1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Se não existice fronteiras no mundo ! ele seria melhor ?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Lewolf3d, 22 Jul 2006.

  1. Lewolf3d

    Lewolf3d Usuário

    Pense bem ... todos os povos vivendo sem fronteira... por suas proprias leis regionais ... sera que teria mais armonia no mundo como conhecemos ou mais caos ?
     
  2. Omykron

    Omykron far above

    vc diz um mundo quase que aos moldes do feudalismo?
    ia ser um "luxo" :tsc:
     
  3. Sano

    Sano Porque né

    Só tornaria o caos e a violência no mundo internacionais.
    E como os países têm leis que deiferem das de outros países... Teria caos no governo tb.
     
  4. Silenzio

    Silenzio Visitante

    O único momento no qual eu lembro da existência de fronteiras é quando sou obrigado a tirar visto.
     
  5. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Vc quer dizer algo do tipo "consuetudinário" com aquele seu "regional"? Porque se formos levar em conta a própria divisão regional teríamos já aí uma fronteira a ser quebrada.
     
  6. Sano

    Sano Porque né

    E além do mais esse negócio de fronteira quem inventou foi o homem então é só uma linha imaginária mesmo. Não existe naturalmente.Então não existe fronteiras q não possamos quebrar com um simples pensar. :D
     
  7. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Cara, se isso acontecesse seria um Caos total e generalizado...
    Realmente, estamos melhor assim.
     
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Se até em casa há brigas por cada um ter seu espaço, imagina no mundo. Até hoje só houve um caso de união dos povos, e registrado só na Bíblia.
     
  9. Phantom Lord

    Phantom Lord London Calling

    Também acho que estamos melhor assim,só lembrando do Iraque,onde
    Sunitas,Curdos e Xiitas não se entendem nem dentro de suas fronteiras.
     
  10. Silenzio

    Silenzio Visitante

    O primeiro que, tendo cercado um terreno, se lembrou de dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas bastantes simples para o acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: "Livrai-vos de escutar esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos, e a terra de ninguém !".

    Rousseau em Discurso Sobre a Origem da Desigualdade
     
  11. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Se houve um, pode haver outro.
    Eu acho bem difícil. Com todo o preconceito, intolerância e os verdadeiros abismos sociais e econômicos que existem entre as várias regiões do mundo, assim que abrirem as fronteiras, também vão abrir fogo. Pra todo lado. E não haveria nem a Suíça pra servir de refúgio.
     
  12. jean

    jean Shhhzup!

    Na minha opinião, no dia em que vacas voarem e eu torcer pro Flamengo. :lol:



    Feudalismo é quase a antítese disso, não? :think:





    Bom, Eu acho que é interessante pensar como a própria semântica de "fronteira" mudou com o avanço desse cosmopolitismo que tentam empurrar goela abaixo da gente... Embora as distâncias tenham diminuído drasticamente com o avanço de meios de comunicação e transporte, o número de "fronteiras", na verdade, só multiplicou.
    Fronteira não significa tão somente uma divisão imaginária do espaço físico... no mundo pequeno de hoje criou-se fronteiras pra tudo que é tipo de coisa: Fronteira fiscal, econômica, monetária, comercial, informativa, 'mercadológica'... são tantas, pra atender a outras tantas e variadas funções!

    Por essas e outras que eu sempre desconfio dos discursos "globalizadores" - e tenho pra mim que o ser humano tem a absoluta necessidade de criar fronteiras.
    Mas não enxergo nisso um hábito nocivo, como diria - muitas vezes contraditoriamente - o já citado JJ Rousseau. Acho a criação de espaços privativos dentro de espaços comuns um dos grandes baratos da humanidade.
     
    Última edição: 23 Jul 2006
  13. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Fronteiras são apenas um conceito ideológico de até onde vão as leis de cada pais... E no caso do Iraque, ele e um pais criado a partir da costura de 3 provincias tuco-otomanas feita pela inglaterra. O mesmo pode-se dizer das fronteiras dos paises da áfrica, feita por potencias européias.
     
  14. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    O que poderia diminuir um pouco a barreira que separa os povos seria um maior aprendizado da história e cultura de cada nação em nossas escolas. E não um estudo raso, estereotipado e limitado a datas e alguns fatos marcantes. Aprender sobre o passado de cada país e seus costumes ajudaria a aumentar a tolerância entre as nações e não simplesmente erguer ainda mais as fronteiras em função das diferenças étnicas. A internet talvez seja um dos caminhos.
     
  15. The_King_Arthas

    The_King_Arthas Usuário

    Fronteiras no próprio sentido da palavra é impossível não existir, pois o preconceito gera fronteiras e o preconceito não vai deixar de existir em qualquer futuro próximo.
    Fronteiras como políticas, seria negar a própria lógica capitalista, o que por si só traria um grande transtorno pro mundo.

    Uma coisa que acho engraçado é o ódio que se sente pelos americanos porque "eles fazem guerras só pra se manter como nação líder". Parece que guerra sempre foi feita porque as pessoas eram más e tinha que matá-las.
     
  16. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    Quando desastres naturais acontecem eles respeitam fronteiras??? A questão de existir várias fronteiras, leis diferentes, povos, costumes, culturas,.... não é o maior problema. O que me preocupa é que é um planeta só pra todo mundo. Hoje põe-se uma barreira e pronto, fome, pobreza, negros, cucarachas ficam do outro lado, mas e a natureza quem é capaz de para-la. Se a humanidade continuar com uma conduta irresponsável em relação ao meio ambiente em breve não será mais necessário se preocupar com fronteiras. Os mortos não ligam pra is
     

Compartilhar