• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se não existice fronteiras no mundo ! ele seria melhor ?

Lewolf3d

Usuário
Pense bem ... todos os povos vivendo sem fronteira... por suas proprias leis regionais ... sera que teria mais armonia no mundo como conhecemos ou mais caos ?
 
Lewolf3d disse:
Pense bem ... todos os povos vivendo sem fronteira... por suas proprias leis regionais ... sera que teria mais armonia no mundo como conhecemos ou mais caos ?
vc diz um mundo quase que aos moldes do feudalismo?
ia ser um "luxo" :tsc:
 
Só tornaria o caos e a violência no mundo internacionais.
E como os países têm leis que deiferem das de outros países... Teria caos no governo tb.
 
O único momento no qual eu lembro da existência de fronteiras é quando sou obrigado a tirar visto.
 
Lewolf3d disse:
Pense bem ... todos os povos vivendo sem fronteira... por suas proprias leis regionais ... sera que teria mais armonia no mundo como conhecemos ou mais caos ?
Vc quer dizer algo do tipo "consuetudinário" com aquele seu "regional"? Porque se formos levar em conta a própria divisão regional teríamos já aí uma fronteira a ser quebrada.
 
E além do mais esse negócio de fronteira quem inventou foi o homem então é só uma linha imaginária mesmo. Não existe naturalmente.Então não existe fronteiras q não possamos quebrar com um simples pensar. :D
 
Cara, se isso acontecesse seria um Caos total e generalizado...
Realmente, estamos melhor assim.
 
Se até em casa há brigas por cada um ter seu espaço, imagina no mundo. Até hoje só houve um caso de união dos povos, e registrado só na Bíblia.
 
Também acho que estamos melhor assim,só lembrando do Iraque,onde
Sunitas,Curdos e Xiitas não se entendem nem dentro de suas fronteiras.
 
O primeiro que, tendo cercado um terreno, se lembrou de dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas bastantes simples para o acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: "Livrai-vos de escutar esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos, e a terra de ninguém !".

Rousseau em Discurso Sobre a Origem da Desigualdade
 
Elring disse:
Até hoje só houve um caso de união dos povos, e registrado só na Bíblia.

Se houve um, pode haver outro.
Eu acho bem difícil. Com todo o preconceito, intolerância e os verdadeiros abismos sociais e econômicos que existem entre as várias regiões do mundo, assim que abrirem as fronteiras, também vão abrir fogo. Pra todo lado. E não haveria nem a Suíça pra servir de refúgio.
 
Lewolf3d disse:
Pense bem ... todos os povos vivendo sem fronteira... por suas proprias leis regionais ... sera que teria mais armonia no mundo como conhecemos ou mais caos ?

Na minha opinião, no dia em que vacas voarem e eu torcer pro Flamengo. :lol:



vc diz um mundo quase que aos moldes do feudalismo?

Feudalismo é quase a antítese disso, não? :think:





Bom, Eu acho que é interessante pensar como a própria semântica de "fronteira" mudou com o avanço desse cosmopolitismo que tentam empurrar goela abaixo da gente... Embora as distâncias tenham diminuído drasticamente com o avanço de meios de comunicação e transporte, o número de "fronteiras", na verdade, só multiplicou.
Fronteira não significa tão somente uma divisão imaginária do espaço físico... no mundo pequeno de hoje criou-se fronteiras pra tudo que é tipo de coisa: Fronteira fiscal, econômica, monetária, comercial, informativa, 'mercadológica'... são tantas, pra atender a outras tantas e variadas funções!

Por essas e outras que eu sempre desconfio dos discursos "globalizadores" - e tenho pra mim que o ser humano tem a absoluta necessidade de criar fronteiras.
Mas não enxergo nisso um hábito nocivo, como diria - muitas vezes contraditoriamente - o já citado JJ Rousseau. Acho a criação de espaços privativos dentro de espaços comuns um dos grandes baratos da humanidade.
 
Última edição:
Fronteiras são apenas um conceito ideológico de até onde vão as leis de cada pais... E no caso do Iraque, ele e um pais criado a partir da costura de 3 provincias tuco-otomanas feita pela inglaterra. O mesmo pode-se dizer das fronteiras dos paises da áfrica, feita por potencias européias.
 
O que poderia diminuir um pouco a barreira que separa os povos seria um maior aprendizado da história e cultura de cada nação em nossas escolas. E não um estudo raso, estereotipado e limitado a datas e alguns fatos marcantes. Aprender sobre o passado de cada país e seus costumes ajudaria a aumentar a tolerância entre as nações e não simplesmente erguer ainda mais as fronteiras em função das diferenças étnicas. A internet talvez seja um dos caminhos.
 
Fronteiras no próprio sentido da palavra é impossível não existir, pois o preconceito gera fronteiras e o preconceito não vai deixar de existir em qualquer futuro próximo.
Fronteiras como políticas, seria negar a própria lógica capitalista, o que por si só traria um grande transtorno pro mundo.

O que poderia diminuir um pouco a barreira que separa os povos seria um maior aprendizado da história e cultura de cada nação em nossas escolas. E não um estudo raso, estereotipado e limitado a datas e alguns fatos marcantes. Aprender sobre o passado de cada país e seus costumes ajudaria a aumentar a tolerância entre as nações e não simplesmente erguer ainda mais as fronteiras em função das diferenças étnicas. A internet talvez seja um dos caminhos.

Uma coisa que acho engraçado é o ódio que se sente pelos americanos porque "eles fazem guerras só pra se manter como nação líder". Parece que guerra sempre foi feita porque as pessoas eram más e tinha que matá-las.
 
Quando desastres naturais acontecem eles respeitam fronteiras??? A questão de existir várias fronteiras, leis diferentes, povos, costumes, culturas,.... não é o maior problema. O que me preocupa é que é um planeta só pra todo mundo. Hoje põe-se uma barreira e pronto, fome, pobreza, negros, cucarachas ficam do outro lado, mas e a natureza quem é capaz de para-la. Se a humanidade continuar com uma conduta irresponsável em relação ao meio ambiente em breve não será mais necessário se preocupar com fronteiras. Os mortos não ligam pra is
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo