• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se Eärendil tivesse escolhido o destino dos homens

Nossa Tilion... que bom ver você postando por aqui. :D

Swanhild... essa frase aparece sim logo depois da frase de Mandos...

Mas eu vejo risco como algo mais genérico do que simplesmente a morte.

A idéia de risco aparece logo antes com Eärendil falando:

Aqui ninguém, a não ser eu, vao pôr os pés para que não caia sobre vocês a ira dos Valar. Mas esse risco eu vou correr sozinho (...)

Acredito que risco nesse caso seria a qualquer punição que os Valar pudessem fazer a Eärendil (incluindo ser mantido em Valinor). Acho que se ele tivesse escolhido ser humano, queria também dizer que ele queria se juntar a outros humanos. Pela frase mostra que ele não iria ser detido por ter estado em Valinor. Como se estar ou não em Valinor não pesasse
na escolha dele.
 
Qual era o risco para um homano violar a interdição? Acredito que a solução encontrada pelos Valar para Ar-Pharazon responde a indagação: a pessoa ficaria presa nas terras imortais, mas não poderia caminhar entre os os Poderes e elfos. É o que aconteceu com o exército de Ar-Pharazon. Ficaram presos nas grutas dos esquecidos, até o final de Arda.

Era a esse risco que Eärendil se expunha.

Mas para se indagar o que aconteceria a Eärendil se escolhesse ser humano precisamos entender o que ele podia escolher... Acho que ajuda citar a sentença de Manwë:

- Nessa questão, o poder de decidir pertence a mim. O risco ao qual ele se expôs por amor às Duas Famílias não se abaterá sobre Eärendil, nem sobre Elwing, sua esposa, que correu o risco por amor a ele. Contudo, eles não voltarão a caminhar entre elfos ou homens nas Terras de Fora. E esta é minha sentença sobre eles: Eärendil e Elwing, bem como seus filhos, terão permissão cada um de escolher livremente a que família seus destinos serão vinculados, e de acordo com que família serão julgados.

Bem... Não creio que alguém discorde que existem 4 decisões de Manwë contidas nessa frase:

1 - Os riscos a que se espuseram Eärendil e Elwing não se abaterão sobre eles;
2 - Eärendil e Elwing não voltarão a caminhar entre elfos ou homens nas Terras de Fora;
3 - Eärendil, Elwing e seus filhos poderão escolher a que família seus destinos serão vinculados;
4 - Eärendil, Elwing e seus filhos poderão escolher de acordo com que família serão julgados.

Sobre os dois primeiros itens não havia margem para opção.
A escolha estava apenas nos itens 3 e 4.
Isso implica que Eärendil nunca mais poderia sair de Valinor, independente da escolha.

Por outro lado, ainda há que se perquirir se Eärendil realmente tinha escolha para ser humano ou elfo...
Acredito que sim.
Ele estava predestinado. É fato. Mas não a ser elfo. Estava predestinado a pisar nas terras imortais e continuar vivo. É o que esclarece Ulmo, em resposta à indagação de Mandos:

- Pisará um homem mortal em terras imortais, e continuará vivo?
- Para isso ele foi trazido ao mundo.

Ele estava predestinado. Desde antes de nascer. Como previu Huor nas Nirnaeth Arnoediad, uma nova estrela nasceria do sangue dele e do de Turgon.

Mas isso significa que Eärendil deveria ser um elfo? Não! Tanto se escolhesse ser elfo, quanto se escolhesse ser humano, a primeira parte da sentença de Manwë impedia Eärendil de caminhar novamente entre elfos ou homens, nas Terras de Fora! E se lhe foi dada a honra de conduzir a estrela como elfo, e sobrevoar a Tera Média, então não haveria impecílio para que o fizesse como humano. A única diferença é que não poderia fazer isso por muito tempo... Mas certamente haveria tempo suficiente para participar da Guerra da Ira, e derrotar Ancalagon.
 
Belo post Olwë...

Mas eu ainda acho estranho. Na época de Eärendil não existia a Interdição, e nem ele era um homem pra ser julgado como tal pelos Valar.

Eu penso que se for olhar simplesmente as sentenças de Manwë:

1-O risco ao qual ele se expôs por amor às Duas Famílias não se abaterá sobre Eärendil, nem sobre Elwing, sua esposa, que correu o risco por amor a ele.

2-Contudo, eles não voltarão a caminhar entre elfos ou homens nas Terras de Fora.

Então eu acho a 1 e a 2 contraditórias.

Eu penso na 2 muito mais como uma previsão, da mesma forma como você disse depois:

Olwë disse:
Ele estava predestinado. Desde antes de nascer. Como previu Huor nas Nirnaeth Arnoediad, uma nova estrela nasceria do sangue dele e do de Turgon.
 
Complementando...

Acho que não deixei meu ponto de vista muito claro acerca de alguns detalhes.

Primeiro, o item 1 do enumerado que fiz no post acima. Ao determinar que o risco a que Eärendil e Elwing se expuseram não se abateria sobre eles, entendo que Manwë decidiu por não aplicar a eles a mesma penalidade que, muito mais tarde, viria a ser aplicada a Ar-Pharazon e seu exército. Quem violava a interdição jamais poderia voltar à Terra Média, mas também não deveria ter permissão para andar entre os eldar e ainur em Valinor. O infrator ficaria em Valinor, mas preso, como Ar-Pharazon e seu exército, até o fim de Arda. Eärendil e Elwing foram poupados dessa pena. Não havia a interdição aos numenorianos naquela época, mas havia uma interdição equivalente, que se estendia também aos elfos (ou pelo menos aos noldor)

Quanto ao item 2, resta esclarecer que não me parece que a vedação impedisse Eärendil e Elwing de sair de Valinor, mas sim de voltar a viver na Terra Média, ou, literalmente, *caminhar entre homens ou elfos nas Terras de Fora*. Isso não os impedia de fazer algo como pilotar a estrela, optassem por ser elfos ou humanos.

Outra coisa... Além de participar da Guerra da Ira e derrotar Ancalagon, o que mais fez Eärendil que influenciou a história da Terra Média?
A estrelinha ficou lá brilhando, e tal... mas, e daí?
Em algum momento alguém engarrafou um pouco da luz da estrela, criando aquela mini-silmaril que, eras depois, Galadriel deu a Frodo. Mas isso seria possível mesmo que a estrela tivesse brilhado no céu somente pelo período de uma vida humana.
Se depois disso a estrela deixasse de brilhar no céu e a silmaril fosse guardada em Valinor, não faria muita diferença prática... Pelo menos para a história da Terra Média.
Não lembro de nenhuma outra interferência de Eärendil no curso da história da Terra Média. Só a participação na Guerra da Ira e a garrafinha de luz que Galadriel dá a Frodo.
Forçando muito a barra, dá para imaginar que o êxodo dos eldar para fora da Terra Média seria acelerado, se eles não tivessem uma silmaril brilhando no céu para lhe reconfortar os corações... Mas era justamente essa falta de luz de Valinor que fez os noldor caírem na armadilha de Sauron e criarem os anéis de poder com uso de necromancia. A história não perderia a coerência por isso.
Eärendil ficou fazendo guarda contra Melkor, mas isso é um fato que não tem conexão com a Terra Média. Se Thorondor ficasse fazendo isso sozinho, daria na mesma para as Terras de Fora...
O resto da história é decorrente da opção de Elros, Elrond e seus descendentes. Isso sim! Como já salientei nos itens 3 e 4 do post acima, ela era independente da escolha de Eärendil e Elwing.
De qualquer forma, no entanto, mesmo se Elrond e Elros escolhessem ser elfos, qualquer um de seus descendentes elfos poderia escolher (irrevogavelmente) vincular-se ao destino dos homens e submeter-se ao julgamento compatível com ele, como escolheu fazer Arwen. Essa escolha podia ser adiada, mas não evitada.
É o que esclarece a carta 153, no trecho que cito a seguir:


In the primary story of Lúthien and Beren, Luthien is allowed as an absolute exception to divest herself of 'immonality' and become 'mortal'; but when Beren is slain by the Wolf-warden of the Gates of Hell, Lúthien obtains a brief respite in which they both return to Middle-earth 'alive'; though not mingling with other people : a kind of Orpheus-legend in reverse, but one of Pity not of Inexorability. Túor weds Idril the daughter of Turgon King of Gondolin; and 'it is supposed' (not stated) that he as an unique exception receives the Elvish limited 'immortality': an exception either way. Eärendil is Túor's son & father of Elros (First King of Númenor) and Elrond, their mother being Elwing daughter of Dior, son of Beren and Lúthien: so the problem of the Half-elven becomes united in one line. The view is that the Half-elven have a power of (irrevocable) choice, which may be delayed but not permanently, which kin's fate they will share. Elros chose to be a King and 'longaevus' but mortal, so all his descendants are mortal, and of a specially noble race, but with dwindling longevity: so Aragorn (who, however, has a greater life-span than his contemporaries, double, though not the original Númenórean treble, that of Men). Elrond chose to be among the Elves. His children; with a renewed Elvish strain, since their mother was Celebrían dtr. of Galadriel; have to make their choices. Arwen is not a 're-incarnation' of Lúthien (that in the view of this mythical history would be impossible, since Lúthien has died like a mortal and left the world of time) but a descendant very like her in looks, character, and fate. When she weds Aragorn (whose love-story elsewhere recounted is not here central and only occasionally referred to) she 'makes the choice of Lúthien', so the grief at her parting from Elrond is specially poignant. Elrond passes Over Sea. The end of his sons, Elladan and Elrohir, is not told: they delay their choice, and remain for a while.

Considero esse trecho essencial para a nossa discussão.

Um outro ponto que gostaria de complementar é que Númenor existiria de qualquer maneira, mesmo se todos os descendentes de Eärendil escolhessem ser elfos, pois não foi apenas um prêmio para os descendentes humanos de Eärendil, mas uma recompensa às três casas dos amigos-dos-elfos.

A queda de Númenor, por outro lado, seria ainda mais provável se não houvessem descendentes de Eärendil na ilha.
As conseqüências de uma Queda sem sobreviventes fiéis, aí sim, é algo que ficaria complicado de imaginar. Nesse caso, talvez Tolkien pudesse fazer qualquer descendente elfo de Elrond ou Elros optar por ser humano, e abdicar da imortalidade justamente para liderar um grupo de numenorianos fiéis... Não seria interessante?

Uma coisa que ainda acho que precisa ser esclarecida é o que significa vincular-se ao destino dos homens ou dos elfos. Não é mesma coisa que vincular-se aos destinos dos homens ou elfos na Terra Media . Ao que me parece, é exatamente o contrário: vincular-se ao destino dos homens para além da Terra Média, ou permanecer em Arda até o seu fim, como um elfo.
É aquela mesma opção dramática da Arwen, e nada mais: viver para sempre em Arda (até o seu fim), ou ir além. De qualquer forma, fosse qual fosse a opção de Eärendil e Elwing, eles nunca mais poderiam interagir com os homens e elfos na Terra Média.

E ainda... Não concordo que optar por ser humano fosse pior do que optar por ser elfo. A imortalidade dos elfos é apenas relativa. Se Eärendil decidisse vincular-se ao destino dos homens, desencarnaria quando envelhecesse, e iria para sabe-se lá onde, para além de Arda. Mas não morreria. Não existe *morte* nas obras de Tolkien.

E uma última observação:
Quanto ao item 4 do enumerado.
Eu não sei o que implicaria submeter-se ao julgamento dos homens ou dos elfos. Não faço a menor idéia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo