• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se Boromir sobrevivesse.

Pandatur

Usuário
Boromir é para mim, um dos grandes personagens de SdA. Ele não é o herói destinado a ser rei, pelo contrário, nunca haveria de ostentar tal título. Mesmo que viesse a governar Gondor, Boromir seria apenas um regente como seu pai, sentado naquela cadeira preta, enquanto o trono de Gondor permaneceria vazio. Boromir era bravo, honrado, mas era um humano e cometeu erros. Foi tentado pelo Anel buscando salvar seu país da ruína iminente, e isso acabou sendo a gota d'água para a fuga de Frodo. Boromir depois reconhece seu erro, e chora solitário. Quando os uruk de Saruman aparecem, o filho de Denethor, luta bravamente para salvar Pippin e Merry mas acaba tombando ferido por dezenas de flechas negras.
Uma dúvida que me ficou na cabeça, e acho que seria interessante se discutíssemos as possibilidades que ela fornece, é:

Antes mesmo do ataque dos orcs, Boromir reconhece seu erro, sabia que fora tentado pelo Anel, e é bem provável que reportaria o fato a Aragorn já que Frodo desaparece. Então, se Boromir sobrevivesse ao ataque dos orcs, e Merry e Pippin fossem levados (afinal havia muitos orcs), que caminho tomaria a sociedade? É claro que Aragorn iria atrás dos amigos, e creio que Gimli e Legolas também, mas e quanto a Boromir? Ele seguiria para Minas Tirith ou iria salvar os hobbits? E que rumo levaria a história a partir de uma dessas escolhas?
 
Ah, meu personagem favorito....

Bom, na minha opinião, Boromir não desviaria do seu caminho até Minas Tirith. Ele ama Gondor acima de tudo e todos os seus atos, sejam corretos, sejam errados, são para defender Gondor.

Se isso acontecesse, talvez, sabendo da existência dos Uruk-Hai, Boromir enviaria uma tropa até Isengard, para ajudar a agora quebrada Sociedade do Anel. Isso evitaria a batalha no abismo de Helm. Então, rumariam para Gondor e lá se preparariam para a batalha, com a força total de Rohan e Gondor.

Claro que isso destrairia Sauron da sua busca pelo Portador do Anel, vendo toda a comoção no oeste da Terra média e lançaria suas tropas com mais pressa do que realmente aconteceu...

Também é de se pensar em Faramir, pois se não encontrasse Boromir, não teria a prova de que Frodo era seu amigo... talvez o que ajudasse um lado (Aragorn e companhia), piorasse para o outro, pois Faramir provavelmente tomaria Frodo, Sam e Gollum por espiões e os mataria ou os levaria para Gondor...

Levando em consideração a primeira hipótese, Faramir encontraria o Um Anel e o levaria para Denethor, o que seria um grande problema, pois se Denethor pusesse as mãos no Um antes da chegada da Sociedade, Sauron descobriria o seu paradeiro e iria com força total para cima de Gondor... bom, a segunda hipótese não é muito diferente da primeira, pois Denethor invariavelmente terminaria com o Anel nas mãos e o oeste teria grandes problemas em derrotar o Senhor do Escuro.
 
Eu sou outro fã de Boromir. Como humano, era fácil ser tentado pelo anel... mas além de bom guerreiro, e um líder nato, capitão querido e respeitado pelos seus soldados, Boromir era nobre.

Eu também poderia dizer que ele não deixaria de seguir para Minas Tirith... mas levando em conta o gênio de Tolkien, seria bem posível que ele "adiasse" a partida para sua cidade, e assim ajudar Aragorn, Legolas e Gimli a resgatar os Pequenos. Acredito mais neste lado, o da nobreza de Boromir, que não iria abandonar todos os companheiros. Afinal, ele morreu lutando para defender Merry e Pippin, e não pra ganhar XP! Temos que levar isso em consideração! :mrgreen:
 
Eu particularmente acho que Boromir seguiria para resgatar os hobbits, e, acabariam ocorrendo os eventos da queda de Isengard e Helm's Deep tais como vimos no livro, mas com a diferença que creio que Boromir iria à Minas Tirith buscar soldados para ajudar Rohan.
A questão sobre Faramir foi bem lembrada pelo Sky... sem ter visto o corpo do irmão morto, Faramir não poderia comprovar que Frodo era amigo de Boromir, e aí as coisas ficariam complicadas para o nosso hobbitzinho... mas será que neste caso, sabendo do Anel, Faramir o levaria a Gondor??
E em Minas Tirith, se Boromir revelasse a verdade sobre o Anel a Denethor, o regente ficaria beeem puto com o filho mais velho, e com Faramir levando o Anel para lá, o velho Denethor mudaria de gosto... passaria a gostar do caçula :mrgreen:
 
Eu não creio que Boromir desviaria de seu caminho. Ele ama Gondor. Ele vive para Gondor. Ele faz tudo por Gondor, pois um dia ansiava por tomar a cadeira do Regente e, no fundo, queria ser Rei. Ele largaria tudo pela sua terra.
 
Mas será que ele largaria os companheiros na mão numa hora dessas? Pippin e Merry seqüestrados! Acho que não, Sky, mesmo amando Gondor, em um momento como este, acho que o sentimento de amizade de Boromir o faria tentar salvar os pequenos. Aragorn, Legolas e Gimli seriam taxativos a uma decisão dessas de Boromir deixá-los e seguir para Minas Tirith.
Mas deixemos o tópico rolar e vejamos mais opiniões, senão só nós dois ficaremos aqui falazando! :mrgreen:
 
Esse lance de "e se..." é meio sacal por não ter base nenhuma de discussão.

Se Boromir tivesse ficado vivo, ele não faria a menor diferença pro BOM final da história, apenas para o MAU. Temos praticamente apenas uma opção: ele juntar-se a Aragorn, Gimli e Legolas, e nesse caso ele não obteria mais do que os três obetiveram, nem em Rohan nem em Minas Tirith e nem ele ajudaria mais ou melhor nos Portões, ao final.

O que sabemos dele é insuficiente pra afirmar se ele teria alguma outra atitude, dependeria de alguma reviravolta de Tolkien mesmo. Boromir morreu porque tinha que morrer. No livro ele é um chute só no filme mesmo é que ele é digno de alguma simpatia, basicamente pelas cenas com os hobbits.
 
Basicamente Denethor não enlouqueceria, só o q posso afirmar com certeza...



PS: Vcs acham q tinha tempo de Boromir enviar uma tropa a Rohan? :eek:
 
pô!realmente euq ueria q o Bormir tivesse sobrevivido... :tsc: axo ele seria capaz de controlar aquele desejo imenso do anel, pela amizade... :disgusti: ele ainda ia ajudar os otros em Gondor, ainda ia rever o irmão e tal... :tsc:
 
Acho que o Deriel disse tudo. O pessoal confunde muito o Boromir do livro, com o do filme. Mas acho que ele realmente iria atras dos hobits com Aragorn e os outros. Pois afinal, ele deu a vida defendendo eles. E no caso, saindo vivo, ficaria com o sentimento de culpa por ter falhado. E a forma de reparar essa falha, seria indo atras deles para salva-los.
 
Deriel disse:
No livro ele é um chute só no filme mesmo é que ele é digno de alguma simpatia, basicamente pelas cenas com os hobbits.

Explica melhor, Deriel, por favor. Não sei, mas no livro mesmo eu sempre percebi a honra de Boromir. Ele comete seus erros, mas para mim isso não o diminui. Toda vez que chego ao fim do livro me bate aquele sentimento, "Boromir poderia estar aqui". É claro que Tolkien o mata porque era essa a função de Boromir na história, e eu não gostaria que o livro terminasse com a Sociedade não sofrendo perda alguma.

deriel disse:
Esse lance de "e se..." é meio sacal por não ter base nenhuma de discussão.

Pode até ser "sacal", mas eu considero que algumas vezes, dependendo do "e se..." podemos imaginar uma série de fatos que poderiam ter ocorrido se o rumo das coisas fosse outro, gerando discussões bem interessantes. Mas você tem a sua opinião e eu a minha, é claro... ainda bem. :wink:
 
Ele tem uma certa horna no livro, claro, com um certo esforço entendemos seus princípios, suas idéias e seu desespero, mas sinceramente acho dificil ir do "entender" pro "gostar" apenas com o livro.

O filme mostra Boromir em uma série de atitudes e gestos que não existem no livro, que nos fazem entendê-lo melhor (ok, sob a ótima PJ da coisa, mas entendê-lo) e vê-lo mais como humano.

Mas continua achando que a maior parte da simpatia que tenho por ele, senão toda, deriva basicamente do filme e da impecável atuação do Sean Bean do que da aparição de Boromir no livro.

E quanto ao "e se..." eu ando meio saturado dele, principalmente nos casos do "e se Feanor lutasse com Biriri quem venceria?" ou "Fingolfin venceria Bororó no mano-mano?", o que são bobagens, uma vez que o poder físico é o que menos importa, no todo, da obra.
 
Eu não gosto do Boromir. Ele me parece extremamente egoísta (no sentido de só pensar em Gondor) e orgulhoso. Além disso, foi o único membro da Sociedade a sucumbir ao Anel. Isso foi um sinal de fraqueza, na minha opinião.

No entanto, e isso é um grande ponto positivo a favor dele, ele passou por uma grande transformação nos momentos finais da vida. Pela primeira vez, ele se preocupou mais com os outros, e percebeu que o Anel não era a salvação dos homens, mas sua perdição. (Talvez aqui eu esteja sendo muito influenciado pelo filme...)


Se ele não morresse, acho que iria para Minas Tirith, pois amava Gondor acima de tudo. Lá, com certeza, haveria um conflito entre ele e Denethor. Denethor estava desiludido e, depois, louco. Boromir, depois da transformação de que eu falei, talvez discordasse do pai. Haveria um conflito entre pai e filho sobre como Gondor deveria proceder. O que emergiria dele, eu não sei.
 
talvez ele seguisse com os três atrás dos hobbits, já q foi ele sentiria q a culpa foi dele por eles terem sido levados. Mas aí poderia acontecer duas coisas: eles acharem os hobbits, já q não ''perderiam'' tempo com o seu funeral e tudo mais. aí os ents provavelmente não atacariam isengard e provavelmente não aconteceria todas as coisas relacionadas a isso e talvez Saruman ou o Sauron dominasse o mundo :twisted: . A outra coisa q poderia ter acontecido é: eles não acharem os hobbits, se encontrarem com gandalf e aí poderi acontecer outras duas coisas: eles irem para minas tirith, o q eu acho muito dificil, pq boromir poderia convencer os três mas nunca o Gandalf. ou eles irem para edoras e tudo correr como relamente acontece. Aí acho q ele não faria mesmo uma diferença, apesar de ser um baita guerreiro.

mas isso tudo, como o Deriel falou, é um bando de ''e se.....'' e eu acho q pra história foi melhor ele ter morrido
 
Sempre me perguntei o que teria acontecido se Boromir não tivesse morrido. Esse tema já me levou a uma grande discussão com Aragorn, sonof Arathorn numa aula de Biologia (a melhor na minha oppinião). Acho que não teria sido muito diferente a história haveria Helm de qualquer jeito. Algo que eu acho que seria diferente é que Denethor não teria se matado já que seu filho preferido ainda estava vivo e talvez seria mais difícil para Aragorn assumir mas isso é mais uma idéia.
Boromir, depois da transformação de que eu falei, talvez discordasse do pai. Haveria um conflito entre pai e filho sobre como Gondor deveria proceder
É bem provável que isso fosse acontecer mas acho que Boromir ainda prevaleceria na discussão pois teria mais apoio
 
Tauron disse:
Sempre me perguntei o que teria acontecido se Boromir não tivesse morrido. Esse tema já me levou a uma grande discussão com Aragorn, sonof Arathorn numa aula de Biologia (a melhor na minha oppinião). Acho que não teria sido muito diferente a história haveria Helm de qualquer jeito. Algo que eu acho que seria diferente é que Denethor não teria se matado já que seu filho preferido ainda estava vivo e talvez seria mais difícil para Aragorn assumir mas isso é mais uma idéia.
Boromir, depois da transformação de que eu falei, talvez discordasse do pai. Haveria um conflito entre pai e filho sobre como Gondor deveria proceder
É bem provável que isso fosse acontecer mas acho que Boromir ainda prevaleceria na discussão pois teria mais apoio

Boromir poderia ter mudado sim boa parte da história, tendo feito com que Denethor continuasse vivo. De qualquer forma, não sei se isso seria bom em todos os aspectos, pois poderia haver maiores desavenças com o retorno de Aragorn. Quanto ao apoio, não sei muito de quem. Se for do povo, então prevaleceria a opinião de Faramir.
 
Acredito que caso Boromir sobrevivesse, a História não mudaria muito, pelo menos não em relação a realização da demanda do portador do anel. Boromir se arrependeu de ter sucumbido a tentação do anel, e não morreu em desgraça. Após o Frodo ter desaparecido, Boromir começou a chorar (lembrando que no livro ele é não é um chorão que nem no filme) e se lamentar. A partir desse ponto, Frodo estaria livre e seguiria seu destino normalmente, enquanto Boromir recuperado e, principalmente, afastado do um anel, permaneceria com a comitiva, mas certamente rumaria para Gondor.

Mesmo que Faramir não tivesse visto o corpo de Boromir, ele não simplesmente não levaria Frodo e Sam para Minas Tirith. Em primeiro lugar porque ele é uma pessoa sensata e compreensiva, não tomaria uma decisão precipitada, especialmente por estar lidando com criaturas estranhas. Ele ouviria a história de ambos e se lembraria de seu próprio sonho sobre os pequenos, e logo acabaria descubrindo o um anel. Sabemos que ele não sucumbiu a tentação, e que por intermedio de Gandalf, sabia um pouco dos perigos desse objeto. Talvez ele argumentasse um pouco, mas acabaria liberando os dois.

A grande questão na minha opinião é saber se com a presença de Boromir, Denethor enlouqueceria. Acho que existe uma pequena possibilidade para isso, de qualquer forma ele não seria tão severo com o Faramir. E provavelmente a passagem do comando de Gondor dos regentes para o Rei não seria tão tranquila.
 
Deriel disse:
E quanto ao "e se..." eu ando meio saturado dele, principalmente nos casos do "e se Feanor lutasse com Biriri quem venceria?" ou "Fingolfin venceria Bororó no mano-mano?", o que são bobagens, uma vez que o poder físico é o que menos importa, no todo, da obra.

Essa coisa do "e se..." levando pro lado de poder físico e coisas do tipo eu também não gosto muito. :mrgreen:
 
Se Boromir sobrevivesse naquela luta contra os Uruks?????? :o?:
Ele iria com certeza morrer no terceiro livro, na batalha do Cerco de Gondor, protegendo o q mais ama!!!!! Ai q lindo!!!!!!!! :grinlove: Hehehehe... :lol:
Alem do mais, Denethor naum iria morrer.
Se Boromir naum morresse no Cerco, ele iria enlouquecer e morrer depois de Aragorn tomado posse de Gondor, sendo rei ou Boromir iria ser amigo do novo rei e receberia um alto posto em Osgiliath e depois iria morrer em paz... 8-)
De qualquer modo morrerá um dia... :(
Do pó viemos, ao pó retornaremos... :lily:
 
Desde a primeira vez q li SDA em 94, Boromir sempre foi o q chamou mais minha atenção. Na minha opinião é o melhor personagem. Quanto ao q poderia acontecer se ele continuasse vivo... São tantas possibilidades... Mas gosto de pensar q ele iria tentar resgatar os hobbits e q depois partiria para Minas Tirith para ajudar seu povo, já q foi isso q ele sempre quis. Tb fico pensando se a Éowyn iria ficar com o Faramir tendo o Boromir por perto... Eu não iria... :grinlove: :grinlove: :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo