• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SdA x Segunda Guerra

Já ouvi varias vezes que Tolkien ao escrever o SdA, fez uma analogia a segunda guerra mundial, alguém sabe me explicar ou tem algum texto que fale sobre isso?
 
Acho que os textos falam mais da experiencia de Tolkien na 1ª gerra e não dela em si, tipo quendo bilbo fica inconciente na batalha dos 5 exercitos, a mesma coisa que aconteçeu com Tolkien, se eu bem me lembro
_____________________________________________________
Corrigindo....
 
BEldar, não sei se vc reparou, mas tem um tópico chamado Alegoria e Aplicabilidade aqui no OBRAS em que a sua dúvida se encaixa perfeitamente...
 
Isso eu sei, mas é q o ragadast postou q o tolkien escrevia os textos baseados na esperiencia dele na 2a guerra....
 
Barlach disse:
ele dizia que naum tinha a ver com as guerras mas é meio óbvio que tinha.....

com certeza, esse negocio de "vamos matar o monstro mal do leste" é meio manjado, heim? ou "os he´róis bonzinhos do oeste"..fora toda a situação de , miséria, fome e frio os quais ele submete os personagens da historia o tempo todo,,,,isso ai é uma condição totalmente de guerra mesmo! 8)
 
Beldar disse:
Já ouvi varias vezes que Tolkien ao escrever o SdA, fez uma analogia a segunda guerra mundial, alguém sabe me explicar ou tem algum texto que fale sobre isso?

Beldar, Tolkien mesmo escreveu que não gostava de alegorias e que não existiam alegorias nas suas obras.

Ou seja, ele não escreveu o SDA como analogia da segunda guerra, foi exatamente o contrário disso.

Muitas coisas do SDA foram escritas antes da segunda guerra, mas é claro que a guerra pode e deve ter influenciado algo na história.

Muita gente diz que as Águias representavam os americanos e que Sauron era Hitler. Mas veja bem, no O Hobbit, que foi publicado muitos anos antes da segunda guerra, Tolkien já usava as águias como aliadas dos heróis da história. Então, acredito que muito das analogias que o pessoal faz é pura "forçassão de barra" (que termo horrível! hehehe) :D
 
EU li no LIVRO (mesmo ) no Prefácio q ele naum estava ligando a Guerra com o Livro e ele explica por que
EH BEM LEGAL

( eu soh tenho a edição q eh dos 3 livros juntos , naum sei ce tem falando isso nas otras )
 
eu acho que o que foi perguntado aqui pelo amigo eh que se ha alguma parte em algum livro de tolkien onde haja uma evidencia com a guerra.

infelizmente eu nao sei responder, na valinor deve ter algo sobre o assunto
 
Todo escritor tem influência sobre os fatos que acontecem ao seu redor, seja diretamente ou indiretamente.

John Ronald Reuel Tolkien pode dizer que não teve influencia direta, mas com certeza indireta. Quando Tolkien lutou na guerra mundial (1º ou 2º ???) ele perdeu grande parte de seus amigos, que foram mortos. No livro, muitos personagnes importantes morreram, como Boromir,...
Numa frase que Tolkien diz: "Muitos que vivem merecem morrer, e muitos que morrem merecem viver", essa pode ser uma referencia a seus amigos e inimigos mortos na guerra, o que pode ter sido influencia indireta.

No livro (se não me engano) SdA - As Duas Torres ele fala de uma maneira que pode se comparar a explosão da bomba atomica: " ... e o nevoeiro formava um guarda-chuva..." ou um cogumelo.

Mas Tolkien teve (penso eu...) influência indireta, pois para escrever o SdA ele estaria destinado a colocar que haveriam batalhas e mortes para se cumprir a missão da Guerra do Anel.


Certo ? 8-)
 
Mas Tolkien teve (penso eu...) influência indireta, pois para escrever o SdA ele estaria destinado a colocar que haveriam batalhas e mortes para se cumprir a missão da Guerra do Anel

é o que eu penso, uma influencia indireta. Por mais que ele negue, ou o filho negue, quando se liga alguns parametros ou coincidencias, isso é notado. O sofrimento, a importancia de amigos, a agonia da guerra.

Os documentarios da National Geographic sobre Senhor dos Aneis se baseam basicamente nisso. Comparação da historia em fatos reais, alguns realmente convincentes e claro, as guerras mundiais sao citadas.
 
lothírel escreveu:
é o que eu penso, uma influencia indireta. Por mais que ele negue, ou o filho negue, quando se liga alguns parametros ou coincidencias, isso é notado. O sofrimento, a importancia de amigos, a agonia da guerra.

Foi até bom Tolkien ter vivido naquela época ( cada um tem seu tempo...) pois foi influenciado indiretamente com a guerra na criação do SdA.

Mas bem que ele poderia ser um elfo imortal, he he :D poderiamos ter histórias infinitas, e várias adaptações cinematográficas, quem sabe ...?
8-)
 
Tolkien mesmo diz no inicio do Senhor dos Anéis ( logo depois de dizer que a obra não era analogia à guerra ) que "os modos pelos quais os germes da historia usam o solo da experiencia são extremamente complexos..." , ou seja , apesar de Tolkien não ter em momento feito analogias diretas a guerra , não se pode saber até onde suas experiencias afetaram a obra.

Quanto a dizer que o leste mal e o oeste bom foi baseado na guerra é bobagem porque:
1 - Foi na guerra fria que houve a separação oeste ( ocidente ) , leste ( oriente ). E a guerra fria começou depois da Segunda Guerra.
2- Essa parte da historia sobre o oeste já estava escrita BEM antes de SDA existir.
 
Acho q Tolkien de uma forma ou de outra fez uma referencia a segunda guerra sim... sei lah, eu tenho essa impressao, sem mtos argumentos e tal....
:o?: :o?:
 
Eu também fiquei com a impressão de que SdA tem referência a Segunda Guerra sim. O ambiente, o clima, as batalhas.... tudo parece ter um pouco de Segunda Guerra citada no livro.
 
A Primeira Guerra Mundial, para ser mais exato, teve uma influência mais forte nas obras de Tolkien. Ele lutou numa das batalhas mais sangrentas dessa guerra (Somme ou Paschendaele, não me lembro qual das duas) e viu muitos amigos morrerem ao seu lado. Essa guerra foi muito impactante para o Professor redigir seus trabalhos, mesmo que, segundo ele, de maneira indireta. Nenhuma alegoria fora feita diretamente, mas as descrições de batalha ou de organizações militares foram de certo influenciadas por essa guerra. Um tanto impossível negar.
 
O mioe sempre influi no pensamento e na obra de um escritor. Não chega a ocorrer uma analogia, pois as coincidências não foram postas lá de propósito pelo professor. Mas as coincidências sempre haverão, claro.

Uma que eu sempre achei muito legal é dos Olog-Ha (trolls que tinham uma "blindagem especial" que lhes permitiam andar sob o sol tornando-os mais resistentes) e os tanques de guerra (veículos com uma blindagem especial que lhes tornava mais resistentes). Percebam que os Olog-Haiu aparecem pela primeira vez na última batalha diante do Morannon, assim como os tanques de guerra só apareceram nas últimas batalhas da 1ª Guerra, a qual Tolkien assistiu "de camarote".

Isso não é, a meu modo de ver, uma analogia, é apenas o meio influenciando o escritor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo