• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SdA:Um preludio da adolescência?

Bem,postei isso aqui pois não sabia outro lugar.OK,Senhor dos Aneis foi escrito até 1947,por aí.Eu estava tendo aula de Portugues,quando me deparei com a frase:
"a adolescência surgiu nos anos 60"
Mas,no SdA diz que Frodo estava na vintenescencia,idade irresponsavel entre a infância e a idade adulta.
Não seria uma previsão da adolescência?
 
:o?:
Mas ein? Sei lá... mas também não me recordo quando Tolkien parou de escrever o SdA não. Publicou em 1954 mas não sei quando foi a última pincelada. De qualquer forma, a data ainda assim é anterior à que você coloca (década de 60). Mas bem... Tolkien não previu nada. O termo já devia existir e sua professora viajou.
Mas o melhor é olharmos o termo original, em inglês. Sei lá como é a palavra que o Professor usou originalmente. Pode ser coisa de tradução.

P.S.: Olha o que eu estou discutindo... Santa Mãe Coxinha... :roll:
 
Ahh? Cada coisa louca hein.... :roll: Acho q ñ tem nada a ver ñ. Tolkien não previu a adolescência :roll: :roll: :roll: .
 
No meu livro de inglês tá dizendo que o termo adolescente (teen) "nasceu" nos anos 50. Mas será que na década de 50 o Tolkien estava escrevendo o começo do livro ainda?
 
Mago do Alvejante disse:
No meu livro de inglês tá dizendo que o termo adolescente (teen) "nasceu" nos anos 50. Mas será que na década de 50 o Tolkien estava escrevendo o começo do livro ainda?

Vc me deixou muito curiosa com essa história da década de 50... eu lembrava vagamente das minha auldas de psicologia do desenvolvimento onde estudávamos os adolescentes, por isso fui procurar na net mesmo. Espero que a fonte seja confiável... coloquei as referências:

DROGAS: UMA SAÍDA POSSÍVEL PARA OS IMPASSES DA ADOLESCÊNCIA?
Sandra Mara Pereira

O termo adolescente, etimologicamente, vem do latim adolescere que significa crescer, brotar, fazer-se grande. Adolescência surgiu no dicionário por volta de 1865 com o significado de passagem, momento.

http://www.terceiramargem.org.br/pubDA03.htm


Outro achado:

A adolescência é um período compreendido entre a infância e a vida adulta, com regras próprias, submetidas a determinações culturais. Adolescência e puberdade não são sinônimos como muita gente pensa. As diversas sociedades e culturas incorporam o termo adolescente ao vocabulário do dia-a-dia. Esse termo e sua conceituação foi criado em 1904 pelo psicólogo americano Stanley Hall. A adolescência e seu conceito surgiria devido a necessidade de reestruturar as diversas fases da vida, abrindo assim um espaço entre a infância e a idade adulta.

http://www.professoramaluquinha.hpg.ig.com.br/projSexAula4.htm
 
acho que tokien não tinha cara que previa a adolescencia,acho que apenas ele construiu os seus personagens cada um interpreta do jeito que quer,não???? :eek:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo