• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SdA... Um épico?

Hoje uma amiga minha ficou discutindo como professor dela de literatura que ficou falando que SdA era um épico, mas apenas até o último capítulo. Segundo ele, para ser um épico, o herói deve ser reconpensado. Bom, eu não sei o que ele quis dizer com isso, visto que o o Frodo foi recompensado com o direito de ir a Valinor, mas ele disse que o que ele queria mesmo era ir pro Condado...

Enfim... Eu achei muita estúpidez não considerar SdA um épico só por causa disso... Me corrijam se eu estiver errada...

O que vocês acham?

Beijos
Lu
 
Fora qualquer regrinha chata das formalidades literárias, claro que a gente pode pensar em SdA e todo o seu background mitológico como um épico. Bom, quer dizer, tecnicamente talvez não seja, mas acho que a obra se encaixa muito bem no conceito de épico que nós leigos conhecemos.

Aliás, acho que esses rótulos assim tão rígidos são meio sem cabimento. SdA conta uma história grandiosa da batalha do Bem contra o Mal, de heróis improváveis que se sacrificam em nome dos seus, de sábios e tolos que alteram o curso da história dos povos, e todas essas coisas. Eu o enxergo como um épico, e não me importo e nem conheço esses preciosismos técnicos, que, afinal de contas, não fazem a menor diferença no que eu sinto por essas histórias fantásticas.

Mas isso sou eu, claro. Se a pessoa se atém a esses detalhes técnicos e discorda de mim, tá tudo em paz, vida longa à liberdade de expressão!
 
Segundo a Super Interessante deste mês ele é sim um épico, mesmo este sendo atribuido ao Harry potter, naõ vou postar isso aí mas se vcs quiserem dar uma olhada eu recomendo!!!(obs: leiam a matértia inteira... sem preconceitos a matéria é a creditada ao livro de J.K.Rowling). no fim de semana eu posto até o trechoque me refiro.
 
Na minha pequena e singela opinião, SdA é sim um épico. Não é um detalhe técnico que, ao menos para mim, tira SdA da lista dos épicos.
 
Eu não só acho como tenho certeza que SDA é um épico, se um livro para ter que ser um épico ter algumas caracteristicas determinadas que ele deve possuir, então quase todos os epicos seriam quase iguais.
 
É óbvio que O Senhor dos Anéis se trata de um épico!
É um livro de culto que metade da população não analfabeta já leu! Eu considero um épico porque o seu Universo é tão vasto que abrange todas as culturas e pode ser lido por qualquer pessoa!!

Não é por acaso que é o meu livro favorito! :grinlove:
 
Mas pelo que eu entendi pela explicação do Tilion naquele outro tópico a definição de épico está em características próprias deste tipo de escrita. Veja só

Tilion disse:
Mesmo com essas mudanças, o SdA não se encaixa no gênero épico em si. O épico (ou melhor dizendo, a epopéia) segue mais ou menos uma fórmula fixa de estrutura e forma, variando (obviamente) no tema: geralmente são na forma de versos decassílabos ou de mais sílabas; há fases distintas no poema: 1) proposição, onde o narrador apresenta o assunto que será tratado; 2) invocação, que geralmente é um pedido de "inspiração" para as Musas; 3) dedicatória, quando o poema é dedicado a alguém (não sendo "obrigatória" essa parte); 4) narração, que é o núcleo da narrativa, onde se desenvolve a ação; e 5) epílogo, onde se conclui a história, geralmente com um tom moralizante; há ainda aspectos básicos, como a própria antecipação que eu já mencionei, além das peripécias, etc.

Viu... ser épico ou não, não é uma mera questão de opiniões mas de estilos a serem seguidos. Nesse caso SDA não seguiu.
 
ah fala seriu!!!!! q diferenca faz se eh epico ou naum? q atire a primera gramatica qm naum goste de senhor dos aneis! :lol: :lol:
 
se naum for épico em que genêro ele se encaixa, simplesmente fantasia ou aventura??? ou tolkien conseguiu criar algo novo realmente?
 
Épico não é um gênero. Pelo menos não pelo que eu entendi. É um estilo de escrita.

Vc pode ter um épico dramático ou de aventura, fantasia ou ação. Oq caracteriza um épico é o estilo de abordagem e não o assunto do livro.

Correto Tilion?
 
"O Senhor dos Anéis" é um romance, como o Tilion bem disse, e como pode ser atestado lendo as partes técnicas do livro. Se ainda dúvida, estudo genêros de escrita e então re-leia SdA para classificá-lo. O livro é um belo romance de aventura.
 
Goba disse:
"O Senhor dos Anéis" é um romance, como o Tilion bem disse, e como pode ser atestado lendo as partes técnicas do livro. Se ainda dúvida, estudo genêros de escrita e então re-leia SdA para classificá-lo. O livro é um belo romance de aventura.
Não sei... Acho que, como falaram, depende muito do ponto de vista de cada um... Acho que Senhor dos Anéis é um épico sim. Conta a história de um herói e um povo (os Hobbits). Na verdade, não só dos Hobbits, mas de vários povos... E é uma grande busca, para salvar não só esse povo, mas a Terra-média toda...

Não acho que poderia se encaixar mais.... Mas, como eu disse, depende muito do ponto de vista!

Beijos
Lu
 
realmente não importa o que seja, pois trata-se de uma leitura inigualavel de qualquer jeito, embora muitos a precedam em seu estilo e muitos se seguirão ela tem algo que nos atrai e nos faz mergulhar em um mundo tão diferente e tão igual ao nosso!!!
 
F¡ngolfin disse:
Épico não é um gênero. Pelo menos não pelo que eu entendi. É um estilo de escrita.

Vc pode ter um épico dramático ou de aventura, fantasia ou ação. Oq caracteriza um épico é o estilo de abordagem e não o assunto do livro.

Correto Tilion?

Na verdade não. O épico (ou épica) é de fato um gênero literário, que segue (ou seguia) um estilo de escrita mais ou menos "padrão", como mostrei naquele post.

O épico geralmente relata algum evento da história de um povo inteiro (como a Ilíada com os gregos, Os Lusíadas com os portugueses, etc), com mais frequência uma guerra e/ou algum feito particularmente heróico (como a viagem de Vasco da Gama n'Os Lusíadas. Esses eram os temas mais comuns.

O épico também servia como formador da indentidade cultural de um povo, cujos exemplos clássicos são os já mencionados Ilíada, Os Lusíadas, além da Eneida (esse último como formador da identidade romana). É notório também o impacto que causou o Kalevala na Finlândia quando da publicação de sua segunda (completa e definitiva) edição em 1849, levando ao surgimento de um nacionalismo nunca antes visto no país, nacionalismo esse que ocasionou mudanças culturais significantes, como a oficialização do idioma finlandês (que antes era usado oficialmente apenas em serviços religiosos e em algumas partes burocráticas; para todos os outros fins, como o literário, o idioma oficial era o sueco). Em suma, os épicos invariavelmente tornavam-se motivo de "orgulho nacional".

Foi com os "descendentes" do épico, o romance e o conto, que o drama passou a ser um tema corrente na literatura. Não existem "épicos dramáticos" propriamente ditos: claro que existe (em grande quantidade) drama em praticamente todos os épicos, mas isso é consequência do curso natural das histórias dos mesmos, parte integrante mas não central da narrativa.
 
Pra mim é um epico e pronto...mais, isso faz alguma diferenca pra vcs? Pra mim nao, eu acho o livro o maximo e pronto, naum importa o que ele seja...
 
Finrond disse:
eh um epico tem todas as qualidades, mas se eu n me engano epico eh em forma de poema :x
Um epico seria um referente a uma epopeia que por sua vez seria um poema que narrasse acoes grandiosas, grandes feitos. Mais assim entao senhor dos anéis cai fora rapidinho dessa clasificacao...
 
Niniel Dernhelm disse:
Pra mim é um epico e pronto...mais, isso faz alguma diferenca pra vcs? Pra mim nao, eu acho o livro o maximo e pronto, naum importa o que ele seja...

Naum é porque o livro é bom que ele tem que ser um épico... SdA naum é um épico, assim como 3 estrofres de 3 versos naum são um soneto.... independente do que eu acho, as formas literais já estão estabelecidas, e naum interessa se eu acho que contos são romances e que novelas são contos, pois eles naum são... isso naum é uma questão pessoal, naum importa o que nós achamos e sim o que é..... a forma do SdA naum se encaixa na forma de uma epopéia, isso é fato, e naum opinião....
 
SDA é na verdade mais uma saga que um épico. Nas sagas sempre há um ato heróico do personagem para cumprir seu destino, muitas vezes abdicando de sua própria vida em nome dos outros.

Sagas geralmente possuem essa conotação mais mágica, ligada a literatura nórdica, grande fonte de inspiração do Professor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo