• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SdA... Um épico?

Niniel Dernhelm disse:
Um epico seria um referente a uma epopeia que por sua vez seria um poema que narrasse acoes grandiosas, grandes feitos. Mais assim entao senhor dos anéis cai fora rapidinho dessa clasificacao...

Você quer dizer que SdA não tem grandes feitos??? :o?: :o?:

Beijos
Lu
 
Lu-thien disse:
Niniel Dernhelm disse:
Um epico seria um referente a uma epopeia que por sua vez seria um poema que narrasse acoes grandiosas, grandes feitos. Mais assim entao senhor dos anéis cai fora rapidinho dessa clasificacao...

Você quer dizer que SdA não tem grandes feitos??? :o?: :o?:

Beijos
Lu

Nao vc me entendeu mal e talvez aconteça como os outros tb...me expressei mal... eu dei a definicão de um epico que é : "Um referente a uma epopeia. Uma epopeia por sua vez seria um POEMA que narrasse grandes feitos, acoes grandiosas" ai eu disse que SdA cai fora da classificacao de um epico. Mais disse isso no sentido dele nao ser escrito em forma de poema e nao que ele nao contenha grandes feitos!!! Entendeu??? O SdA tem os feitos mais grandiosos da terceira era de TM galera, eu disse que nao seria um epico apenas por nao ser em forma de poema!!! :wink:
 
Mas como eu já disse antes, no post do outro tópico, não é obrigatório um épico estar em verso: essa apenas era a forma mais "comum" de escrevê-lo, geralmente porque um texto versificado facilita a memorização, e isso era constante antigamente, uma vez que os épicos eram recitados.

Um exemplo de épico em prosa é a Canção dos Nibelungos.

O que não torna o SdA um épico (literariamente falando) não é principalmente o fato dele estar em prosa, e sim por não preencher os outros pré-requisitos do gênero (que eu já citei) que possuem muito mais peso.
 
Krebain disse:
ah fala seriu!!!!! q diferenca faz se eh epico ou naum? q atire a primera gramatica qm naum goste de senhor dos aneis! :lol: :lol:

:lol: Bwa-hahahahahahahahahaha!! :lol:

Vc leu minha mente, só pode 8-) ...
Regras, regras e mais regras... que, felizmente, não nos impedem do prazer de ler e discutir o universo de Tolkien...
 
vejam isto (trecho de um trabalho de escola que eu estou digitando neste mesmo momento) e digam se as obras de Tolkien não se encaixam mais no gênero de romance:
"Características do espírito romântico:
1. Individualismo e subjetivismo, atitude pessoal e íntimaque adiciona a visão do mundo à personalidade do artista, daí adquirir fundamental importancia a preocupação com o mundo intieror, com o estado d’alma, com o primado da emoção, da imaginação, da paixão, da liberdade pessoal;
2. Ilogismo, segundo o qual, o romântico oscila entre a alegria e a melancolia, o entusiasmo e a depressão;
3. Sentido do mistério;
4. Escapismo ou desejo de fuga à realidade para o um mundo idealizadona imaginação, no futuro ou no passado;
5. Reformismo ou buscade ummundo novo atravéz da revolução e dos movimentos democráticos;
6. Sonho ou temperamento sonhador;
7. Fé, em lugar da razão;
8. Culto da naturaza, fonte de inspiração do homem simples e puro;
9. Historicismo e exotismo -- que levam o artísta ao culto do passado, da tradição nacional, de épocas antigas, envoltas em mistérios, como a Idade Média - valorizados ao lado de paisagens exóticas."
:wink:
 
Niniel Dernhelm disse:
Mais disse isso no sentido dele nao ser escrito em forma de poema e nao que ele nao contenha grandes feitos!!! Entendeu??? O SdA tem os feitos mais grandiosos da terceira era de TM galera, eu disse que nao seria um epico apenas por nao ser em forma de poema!!! :wink:

ahhhhhhhhhhh
Foi mal! ^^ Achei que você estava se referindo aos feitos!

=PP

Beijos
Lu
 
J. Timón disse:
vejam isto (trecho de um trabalho de escola que eu estou digitando neste mesmo momento) e digam se as obras de Tolkien não se encaixam mais no gênero de romance:
"Características do espírito romântico: [...]

Acho que você confundiu um pouquinho as coisas... Um romance é uma narrativa em prosa, mais ou menos longa, na qual se relatam fatos imaginários. O que você descreveu aí são características da escola literária chamada Romantismo. Não necessariamente o romance e o Romantismo estão ligados, por isso que dizer "romance romântico" não é uma redundância...
As características citadas são todas em relação ao Romantismo e o Senhor dos Anéis não tem a ver com essa escola literária.

Acho que os principais pontos totalmente contrários são:
1- O do individualismo e subjetivismo, já que as pessoas mostram um grande senso de coletividade, como o Frodo ao salvar o Condado
2- O escapismo, pois mesmo em momentos em que Sam, por exemplo, se imagina de volta no Condado, isso não chega a ser um escapismo, não há fuga da realidade e dos problemas
3- Não há idealização no SdA, as pessoas são mostradas com qualidades e defeitos, se houvesse idealização todos os heróis seriam perfeitos, o Frodo jamais iria reivindicar o anel
4- E, além disso tudo, não acho que o natureza do SdA seja descrita como a natureza romântica, totalmente pura e imaculada... Uma coisa que mostra isso é a existência do Salgueiro Velho
 
Sei lá... tem algumas características de épico, algumas que não são. Mas acho que pode-se dizer que é um romance... (não romântico)
 
prefiro classificar o sda como uma saga, romance em prosa, do q um epico.
silmarillion se encaixa melhor na classificacao de epico, ja q eh mais resumido varias linhas envolvendo um unico contexto q c cruzam no final. alem de da menos abordagem a caracteristica do personagem, como eh feito no sda.
epico ou epopeia, narra mais historia de um povo, heroi q tem uma missao impossivel ou dificil, geralmente narrado em forma de poema (tolkien ja pensou em escrever sda todo em poema e em elfico), mas tb existe em prosa.
mas epico nao detalha paisagem e os personagens, isso fico pra segundo plano, dando destaque ao eixo narrativo.

agora tem aqueles que consideram épico, aquilo q é grandioso, maravilhoso e sda é assim, por isso q mtos o classificam assim e há a classificacao em genero de ficção fantástica
 
Finrod-Felagund, concordo a respeito do que vc disse, eu mesmo ia postar a respeito de usarmos épico como sinônimo de feitos grandiosos ou obras de proporções gigantescas como os de tolkien
corrijo-me a respeito do meu penúltimo post, embora não tenha me confudido nele a respeito de romance-romantismo, pois sei que um não é o outro, apenas me confundi na hora em que chamei romantismo de romance, e não dei minha decisão a respeito da obra com aquele post, na verdade queria apenas instigar o tópico chamando-os a analizar a obra, obrigado Nandorë por corrigir-me, realmente referi-me mal no trecho que vc mencionou, devia tê-lo revisto antes de postar.
 
Nandorë disse:
J. Timón disse:
vejam isto (trecho de um trabalho de escola que eu estou digitando neste mesmo momento) e digam se as obras de Tolkien não se encaixam mais no gênero de romance:
"Características do espírito romântico: [...]

Acho que você confundiu um pouquinho as coisas... Um romance é uma narrativa em prosa, mais ou menos longa, na qual se relatam fatos imaginários. O que você descreveu aí são características da escola literária chamada Romantismo. Não necessariamente o romance e o Romantismo estão ligados, por isso que dizer "romance romântico" não é uma redundância...
As características citadas são todas em relação ao Romantismo e o Senhor dos Anéis não tem a ver com essa escola literária.

Acho que os principais pontos totalmente contrários são:
1- O do individualismo e subjetivismo, já que as pessoas mostram um grande senso de coletividade, como o Frodo ao salvar o Condado
2- O escapismo, pois mesmo em momentos em que Sam, por exemplo, se imagina de volta no Condado, isso não chega a ser um escapismo, não há fuga da realidade e dos problemas
3- Não há idealização no SdA, as pessoas são mostradas com qualidades e defeitos, se houvesse idealização todos os heróis seriam perfeitos, o Frodo jamais iria reivindicar o anel
4- E, além disso tudo, não acho que o natureza do SdA seja descrita como a natureza romântica, totalmente pura e imaculada... Uma coisa que mostra isso é a existência do Salgueiro Velho

OU SEJA, SENHOR DOS ANEIS SOH EH BOM PQ NAUM TEM NDA DISSO!
HEROIS PERFEITOS!? PERDE A GRAÇA! SAM ABANDONAR A COMITIVA ? SEM SINTIDO! TNATUREZA ROMANTICA E TOTALMENTE IMACULADA? Q SACO!
 
Esse professor que disso pra você é muito ruim, sai logo desse colégio!!!!!

Para ser épico, o livro precisa tratar dos feitos heróicos e dos ideais de um povo, o tema das epopéias. o narrador está na terceira pessoa e fala no passado, de um grande acontecimento de um povo. Por isso mesmo O Silma e o Sda são épicos, ao contrário do Hobit, que é apenas uma história narrativa.

No g~enero épico há um relato da cultura do povo, e a ambientação completa do contexto histórico, sendo ele ficitício ou não. Portamto esse seu professor precisa refazer o ensino Superior ( se é que ele tem), de preferência na UnB aqui em Brasíla.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo