1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sda tem preconceito?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Fharallwad, 18 Set 2005.

  1. Fharallwad

    Fharallwad Usuário

    Pessoal eu sei que tolkien tinha uma visao bem diferente da nossa de hoje em dia, eu vi um outro topico falando sobre preconceito de raças no sda, e fiquei me parguntando por que há tao poucas mulheres nos contos de tolkien, e por que elas tem um papel tao menos importantes que os homes. Sera que é só pelo fato de ser um romance de guerra.


    Pensem e respondam o que voces acham.



    VAleu :mrgreen:
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Recentemente foi lançado um livro pela Devir, chamado "Senhoras dos Anéis: Mulheres na obra de J.R.R. Tolkien". Não pude ler o livro ainda, mas parece ser muito bom.
    Tem uma notícia com informações obre ele
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Sobre o fato dele ser ou não "machista", tem um tópico antigo, mas muito interessante, que merece ser lido por todos. É esse aqui ó:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  3. bm eu acho que ñ e bm por ai por ai ñ...
    tipo que nas historias dele as mulheres tm bastante importancia sim: Luthien na guerra das gemas, Morwen e a sua decisao quanto ao destino de Turin, Éowyn ao derrotar o Rei dos Bruxos, entre outras.
    alem do que tipo que se nos formos prestar + atençao a "epoca" em que se passam as historias do Tolkien nos perceberemos que tem muito de estilo medieval e, se formos pela logica, nessa tempo as mulheres quase ñ eram vistam guerreando ou fazendo muitas coisas "importantes" p/ uma decisao nas batalhas
     
  4. Fabianderson

    Fabianderson elen síla lúmenn omentielvo

    eu acho q eh mais uma questão de situar melhor a historia no meio medieval, como acontece desde o com,eço do silmarilion, acho q o livro ñ vem a ser machista, pq, de certo modo, eh comom os antigos poemas de cavalria, o homeme sai para a guerra, e a imagem da mulher amada eh u q lhe dah força pra lutar, tentar vencer e levantar apos um doloroso golpe, mais ou menos isso, achoq as mulheres tem um papel decisivo, td bem, ñ decisivo, mas importante....
     
  5. lince

    lince Usuário

    Se ele fosse machista mesmo, como Galadriel seria a elfa mais poderosa daTerra-Média na época do Senhor dos Anéis? Mais até do que o próprio marido...E Éowyn cumpriu um papel que nenhum homem havia conseguido até então...Isso sem falar do Silma, onde Lúthien foi mais corajosa do que muitos homens, e encarou Morgoth de frente...além de Haleth ser uma excelente líder...são muitas as mulheres de grandes feitos nas obras dele...tá certo que tem bem mais homens, mas acho que isso era comum no tipo de sociedade que ele criou, de um estilo "medieval", pode-se dizer, e até mesmo no tempo em que ele vivia, na época das guerras mundiais...
     
  6. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Não acredito que houvesse preconceitos, até porque analisando todas as obras de Tolkien, principalmente Silma, nota-se claramente que as mulheres tinham papéis importantíssimos nas tramas.

    Então, quanto a machismo, disso ele não pode ser acusado.

    Em relação a preconceito racial, resguardado o posicionamento do Kabral, acredito que também não houvesse.
     
  7. Smaug

    Smaug Cacho

    Eu não acredito em machismo por parte do autor. Diz o acadêmico e estudioso de Tolkien, Aryk Nusbacher, que a sua mulher nunca tinha lido o Senhor dos Anéis, até eles se casarem. A sua mulher disse que não lia pois o SdA não era um livro que as pessoas encorajavam as mulheres a ler. Muitas vezes, as pessoas preferem um tipo de história em que a "donzela" ou a "princesa" fica esperando por seu amado, ao invés de fazer como Éowyn fez, foi a guerra.

    Acho que é sobre esses aspectos que o livro organizado pela Rosana, As Senhoras dos Anéis, trata: que apesar de existirem poucas mulheres presentes nas obras, as que existem são fortes, guerreiras e destemidas. Quero ler esse livro =]
     
  8. tbm não tinha nenhum negãozinho nas historias......
     
  9. Smaug

    Smaug Cacho

    ...e Beorn?
     
  10. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Os haradrim também eram negros se não me engano.
     
  11. Ai pessoal vcs estao disvirtuando a historia!!!!!
    po tipo que ja tm um topico p/ esse tipo de problema: Tolkien era ou ñ racista????
    po aqui nos estamos comentando se ele era ou ñ MACHISTA
     
  12. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Quanto ao machismo: para mim fica explícito que ele era machista sim. Aquela Carta que ele escreveu ao filho que tanto gostam de citar por aê não deixa a mínima dúvida sobre isso.


    Sobre o racismo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    E com a parte que mais se sobressalta:

    Pelo menos a nível racial não existia um racismo explícito, nada de relacionar negro com mal e branco com bom.

    O que é passível de discussão, pelo meu ponto de vista, é a questão de inferioridade de determinadas linhagens em termos de comparação. Mas nada que indique analogias e mais analogias.
     
  13. Proview

    Proview Go

    Levando em consideração a sua obra e apenas ela, eu digo que Tolkien não foi machista.
    Nas suas obras os sinais de machismo são pequenos (quase imperceptíveis), mas ele como pessoa eu creio que fosse machista sim (pela mesma carta que o Lord Falou).

    Tolkien foi extremamente feliz no que escreveu, do meu ponto vista ao menos, porque não vejo sinais de preconceito que não fossem bem explicados.
     
  14. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Se tokiel não dissesse a cor da pele de seus personagens iam falar q ele era racista por nõ por negros em suas histórias
     
  15. Smaug

    Smaug Cacho

    Ok... eu só quis acrescentar a idéia de Beorn à fala do Eaeodén o Rohirrim, vamos seguir o conselho do Legolas, de Eryn Lasgalen. Desculpe qualquer coisa =]
     
  16. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

    não há preconceito!!
    vejam por esse lado, se Tolkien fosse machista teria ele colocado como maior simbolo de adoração uma mulher? será q ele sendo machista colocaria sua raça mais amada a adorar e clamar a Elbereth por ajuda! acho que não!!
    lembre-se q até mesmo Frodo e Sam foram incentivados a pedir ajuda a ela!! e sam o fez...
    Gildor cantou uma canção a ela, qnd a Comitiva entrou em Lothlórien haviam canticos para ela... a vida dos elfos girava em torno de Elbereth!!
    hamais exemplos..
    a coragem é retratada em Elwin que foi à Guerra mesmo disfarçada, e em Luthien, que se não fosse por ela e seu canto, Beren jamais teria ressurgido!!
    a sabedoria na TM era retratada em Galadriel, que era maior autoridade...
    só pelo fato de Tolkien descrever as mulheres como retratava mostra q ele tem consideração!!! não ha discriminação...
    Bombadil até mesmo clamava e cantava a Fruta d'ouro, louvando-a!!
    Manwë desejava acima de tudo Varda!! sendo assim...
    é só examinar e ver pequenos detalhes!!! ;)
     
  17. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Tem gente q diz q Tolkien era machista... :roll:
    Tem gente q diz q Tolkien era racista... :think:
    Tem gente q diz q Frodo era gay (sim, acreditem!)... :blah:

    Eu não acredito... Mas mesmo se for...

    TOLKIEN ERA ÓTIMO!!

    VIVA TOLKIEN
    :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: :joy:
     

Compartilhar