• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SdA passageiro e contra a igreja??? O que acham?

Glorfindel

Usuário
Estava em aula hoje quando minha professora de portugues (louca) começou a discutir sobre as grandes obras literarias e foi quando citei SdA e ela disse que SdA é um best-seller passageiro que no ano que vem não tem mais ninguem falando do assunto e que nós (alunos) deviamos ler obras como Dom Quixote em vez de best-sellers como SdA e Harry Potter. Ai eu tirei a conclusão de que as professoras falam isso para não terem que ler os livros do SdA o qual ja escutei várias professoras reclamando de serem difíceis.E o que reforçou minha conclusão foi o fato de meu colégio (católico) proibir a biblioteca de emprestar livros do Harry Potter e do SdA alegando que eles vão contra os principios da igreja (desculpa que não tem nada haver).

Queria saber o que vcs acham ????
 
Se ela pensa que é uma moda, então está certa. E se fala que a moda é passageira, então tambem está correta.

Mas o que me mostrou que ela não leu os livros, é que disse que SdA não passa de um best-seller, desses que logo são esquecidos. Meio século de influência não é algo que foi esquecido. Então ela não leu mesmo. Mesmo que não gostasse, admitiria o impacto que a obra teve. Isso se se informasse.

Então, resumindo: Passageiro? não. Contra a igreja??? O Tolkien era contra a igreja? Que complexo se isso fosse assim, não é?
 
Isso me irrita. Outro dia no meu trampo estava com o Contos e uma professora (universitária) me perguntou o que era. Eu disse que se tratava do mesmo autor do Senhor dos Anéis, aquele que virou filme e talz. Aí ela toda pomposa me disse: A, tudo que está na moda eu não leio.

Isso para mim é pura falsa intelectualidade, daquele tipo elitista que se acha diferente da massa (mesmo aqueles que tem por hábito ler vários livros durante o ano). Ai se a pessoa soubesse do que ela está falando...
 
Esse papo de intelectualóide é o mais comédia de todos! Aqueles caras que põe a mão no queixo e fazem cara de pensadores enquanto assistem àqueles filmes franceses sonolentos que não entendem nem a introdução... hahaha

Geralmente quando vejo alguém assim eu vou conversando até o fim, geralmente o cara não tem mais argumentos e faz uma cara feia.
Glorfindel, com a sua professora seria bem fácil argumentar que o livro é uma "moda passageira" desde a década de cinqüenta. Engraçado que ainda não passou... O que aconteceu foi uma superpopularização com os filmes, mas nada que permita alguém chamar o livro de moda. Sobre dizerem que o livro não pe de acordo com um colégio católico, qualquer resumo do resumo da vida de Tolkien diz que ele era católico, e não tem absolutamente nada no livro que seja contra o catolicismo ou cristianismo em geral.

E o Index já não tinha acabado?
 
Nooooossa q piada!!!!tolkien ser contra a igreja!!!!!
bem, ai temos dois dos radicalismos mais nojentos.....um qdo a pessoa se acha melhor q o "povinho"e por isso tem q se sustentar com coisas fora da moda, o q elas não percebem eh q acabam por serem mto mais manipulados pois têm q detestar tudo q estah na moda!!!!eh ridículo!!!!mesmo q gostem lutam contra isso....as vezes eu me vejo fazendo isso...aa!!!respiro fundo e tento arranjar mais infos antes de sair julgando...ou então fico quieta....
o segundo...por ser um livro fantástico em todos os sentidos..possuindo magos e tal eh mto mais fácil para algumas falsas instituições católicas dizerem q eh tudo um lixo sem antes conhcer e analisar as propostas...mas jah ouvi falar de mts elogios sobre o SDA por parte de outras instituições católicas tb,inclusive relacionando muitas partes...mto legal...
 
Por experiência própria (já tentei convencer muita gente boçal a ler Tolkien e Rowling), acho que inventar argumentos intelectualóides é a tática mais fácil para evitar ler um livro de 1200 páginas.
Tenho pena desse tipo de gente. Acho que se lessem Tolkien e Rowling, mesmo que não gostassem, cresceriam no meu conceito.
 
Ah, ela tá certa... SdA é um modinha de 48 anos que passa logo logo. E vocês não sabiam que Tolkien realizava rituais satânicos, INCLUSIVE com o sacrifício de Elfas Virgens, buscando o retorno de Melkor?

(E HP é modinha MESMO)
 
Olá Pessoal.

Bom, se realmente algo que está há mais de quarenta anos maravilhando o mundo que realmente conhece Tolkien, é modismo passageiro.
Sua professora deve estar vivendo numa caverna, talhada de "desenhinhos" malucos mostando a vida dos ancestrais dela.

Quanto há religião, acho uma besteira a "proibição" do emprestimo dos livros de Tolkien e Rowling.

Como já disseram aqui, Tolkien era católico, se eu não me engano estudou em colégio católico ou parecido...

Na própria "bíblia católica" tem um versiculo(não sei qual), que diz que não devemos acreditar e nem venerar imagens...(+ou- isso), e não é a própria igreja católica que inventa um monte de Santos criam a sua imagem e fazem o povo ficar reverenciando a mesma.

Sou católico e procuro "seguir" à religião. Deixo claro que não tenho nada contra nenhuma outra religião ou etnia, respeito todas elas.

Ah Glorfindel, tenta convencer tua professora de ler Tolkien e também teus companheiros de classe, e depois veja se a opinião deles continuará e mesma.

Saudações :!: :!: :!: :wink:
 
Tolkien era católico como poucos hoje em dia e muito e muito amigo de C. S. Lewis um outro autor que era evangelico, e por tras dos seus livros ele pensou em instalar sua ideologia de forma sutil.... tem um livro muito interessante que chama o SdA e a Biblia.... e a bibliografia do Tolkien tambem mostra muito sobre esse fato...
 
Quanto a Harry Potter, é mesmo moda, eu mesmo li os três primeiros livros e me toquei que era ridículo, a maioria das pessoas que eu conheço já se esqueceram de Harry Potter e há um ano eram maníacas pelo tal. As obras Tolkienianas não são, de maneira alguma, passageiras, qualquer pessoa que aprecia um bom livro aprecia tais obras, eu mesmo, nem sabia sobre filmes nem nada relativo antes de comprar SDA, eu ouvi meu colega recomendando à minha colega, ele disse: "Se você gosta de livros grandes e de ler compra um tal de Senhor dos Anéis", e ouvindo a conversa eu me entusiasmei e comprei o livro, só uma semana depois que eu comprei eu ouvi falar do filme, eu achei que era uma obra quase desconhecida, e pelo jeito me enganei redondamente na época. A única coisa que Senhor dos Anéis não é, é uma obra passageira, já que não é qualquer um que se dispõe para ler um livro tão grande .Harry Potter é um livro mais destinado a crianças, enquanto os livros de Tolkien são obras muito mais sérias. Finalizando, qualquer professora que falar mal sobre SDA é uma ignorante e não merecia ser uma educadora.
 
Ainda bem...

Ainda bem que eu, por minha vez, tenha uma professora de literatura mais inteligente. Ela já comentou que prometeu a si mesma ler o Senhor dos Anéis até o fim desse ano. Graças a Deus, ela não acha, como esse hipócritas, que a obra é temporária.
A respeito de Harry Potter. Eu não acho que seja uma obra qualquer, e não acho q seja passageira também. Li os quatro primeiros livros já, e me apeguei muito a eles. Não é possível comparar J. K. Rowling com J. Tolkien, obviamente, pois o último era um professor mestre de universidade, e Rowling é uma britânica comum, sem muita experiência literária. Mas analisando-se as duas obras separadamente, eu daria nota 10 para as duas. Temos de parar de julgar Harry Potter comparando-a com Senhor dos Anéis. De qualquer forma, os livros do bruxinho são bem emocionantes e muito bem elaborados, criando uma incrível atmosfera que me fez até chorar de emoção no fim do 2º e do 4º livro.

Até mais,
Cesar Filho.
 
Jah sou acostumado com esse tipo de coisa...nao é atoa que o Brasil nao tem nenhuma grande obra literária mitológica...a 'elite' soh gosta de romance urbano ambientado em cidades brasileiras no inicio do seculo, bah, que tédio.
 
Aiya!
Pior eh q essas "intelectualidades" nao ocorrem soh nas escolas. Eu estudo na UFRJ e passei por algo parecido. Um professor (Doutor!) de ilustraçao q eu tenho, q me dah aula de ilustraçao E LITERATURA, q alias eu admiro mto, me surpreendeu com um esdrúxulo comentario desse porte! Ah nao! Eu mordo a lingua para nao ir contra ele, tento ser humilde pq ele saca a beça, mas nao falar mal do Tolkien! Aih nao dah pra engolir! "Eh uma obra q nao acrescenta nada.."ele disse!! Depois de uma longuíssima resposta sobre a imensa obra do tolkien, meu prof nao teve nem argumentos e se retirou, sem conseguir se defender! Eh mole?
 
É ridículo afirmar que SDA vai contra os custumes católicos. Tolkien era católico fervoroso, como poucos. Aliás, quando criança ele viveu numa igreja católica, reforçando este catoliscismo nele.
Ainda há o fato que Tolkien que se inspirou em várias religiões e mitos para criar o mundo de SDA, incluindo o catolicismo.
Então essse papo de Tolkien " anti-catolico " não tem o minimo argumento. Vem de pessoas ingnorantes que nem se quer procuraram se informar sobre a obra.
 
aew , eu concordo q harry pops seja uma mania passageira . li os 3 primeiros ..... mas jah de tão saco cheio dele q nem assisti o filme no cinema ... nem em video .... mas dizer isso do SdA ou eh meio burrice .... qnd eu li o hobbit pela primeira veiz tinha 12 anos ... mas tinha preguiça de ler o SdA ... mas qnd sou be q ia ter um filme ... li logo o livro .... meu professor de literatura um dia disse algo parecido sobre o SdA ..... depois de uma longa "briga" (na verdade não muito longa) , eu disse q ele tinha era preguiça de ler o livro ..... isso foi mes passado .. ele tah lendo o livro agora e jah mudou de opinião ... talvez vc devesse tentar fazer sua professora ler o livro , glorfindel ... aposto q ela ia mudar de opinião ....
 
Nada a ver, falar que o SdA e Herry Potter são contra os princípios da Igreja. Quem fala isso é quem ainda não se adaptou há época moderna e sim continua vivendo no passado.
Mas uma coisa, faz um tempinho que não ouço falar de Harry Potter, e nem com a propaganda do filme dele no cinema fez chamar muita a atenção do público não, acredito que logo será esquecido e que não averá um filme para cada livro.
Mas senhor do Anéis eu vejo falar em qualquer lugar, enquanto passava o primeiro filme já tinha gente perguntando sobre o segundo e até hoje eu vejo isso.
Eu acho Glorfindel que a diretoria deveria rever seus conceitos quanto à isso, lembrando que estamos na idade moderna e não na idade média. Ta aí oque você pode mandar para sua diretora como um protesto para poder ter o livro na biblioteca do seu colégio.
 
Já vi mmmmmmmttttttttttoooooooo nêgo alar q é moda e num vai ler pcausa disso. Ah eu tbm odeio moda, mas se eu gostar de algo q for moda, vou deixar de gostar só pq é moda?!?!
E SdA é moda, mas os fãs verdadeiros nunk vão passar, pois já existem fãs de SdA há 50 anos, naum vai ser pke o filme estourou e depois a febre vai passar que SdA vai ser esquecido pelos verdadeiros fãs.
É só chegar p/ essa galera e dizer que SdA foi o 1o livro nesse estilo e lançou uma influência enorme e existe ha 50 anos que os nego calam a boca.
 
essas pessoas que nao sabem necas sobre algum assunto e ficam falando... :evil:
Tolkien anti-católico é um comentario digno de quem nao sabe nada sobre a vida dele...nem se interessou em pesquisar...SdA moda?Perae, ele "tornou-se mais popular por causa do filme", o que é bem diferente!Os livros já eram muito bem quistos muito antes!!!E quando a moda passar, somente os verdadeiros fãs ficam!
Eu nem me canso tentando convencer alguém a ler os livros, principalmente se for um desses professores que se acham os peritos em literatura só porque decoraram os capítulos de Machados de Assis e Josés de Alencar da vida...
esses que sao livros ATUAIS, não? :twisted:
 
Bem, é realmente idiotice falar que o SdA é anti-cristianismo, pois até mesmo nas obras dele, tem histórias que de certa forma são parecidas com a da bíblia, mas são contadas de uma maneira mais "fantasiosa" não necessáriamente no Sda mas como no Silm. e no Contos, sou evangélico e sou fã de Tolkien a anos, li quando tinha 11 anos...sou fã fanático até hoje...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo