1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Pois é, O Senhor dos Anéis virou assunto comentado em Brasília, e isso tudo por um ótimo motivo.
    Em seu discurso no Fórum de Debates do Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará, o Senador Lúcio Alcântara (PSDB/CE) faz elogios a obra de Tolkien e sua capacidade de encantar os jovens das suas últimas gerações.
    O senador ainda lembra que O Senhor dos Anéis teve grande influência no RPG e que os enredos fantásticos deste universo ainda servem de inspiração para a criação de novos enredos por parte desses jovens.
    O discurso foi disponibilizado para os membros do senado em Brasília, o que parece ser de grande ajuda na luta contra o preconceito contra obras de fantasia ou mesmo o RPG, que em um passado recente foi criticado devido a infelizes incidentes acontecidos em fatos isolados.

Agradecemos a nosso colega Diego Profiti Moretti que nos enviou essa noticia.

2. Hellboy_theOld

Hellboy_theOld Usuário

:clap:

3. Como passar o SDA pode passa despercebido no Senado? :o?: As obras magníficas nunca ficam despercebidas, e todo nosso mérito vai para o Mestre Tolkien :clap: :clap: q criou essa fabulosa história q faz sucesso até hoje 8-)

4. e q merece até medalha de Honra de melhor livro de todos os séculos depois da Bília 8-) :mrgreen:

5. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

SDA tinha que virar livro obrgatorio nas escolas brasileiras...
    assim como "O Apanhador do Campo de Centeio" é nos EUA.

Além de ler melhor, hoje eu prefiro 1000 veses ler um livro grande e complicado do que aqueles livros simplesinhos.

6. Ceblanth

Ceblanth Usuário

:dance: PSDB :clap:

Ceblanth :mrgreen:

7. Ceblanth

Ceblanth Usuário

:dance: PSDB :clap:

Ceblanth :mrgreen:

8. Hellboy_theOld

Hellboy_theOld Usuário

Acho que é um livro muito complexo para ser introduzido no ensino fundamental... Talvez no ensino Médio.... :think:

9. Idril

Idril Usuário

Exato, no Ensino Médio cariria perfeito, justamente por ser um livro complexo (não estou querendo dizer que quem é do Ensino Fundamental~nunca entende o livro, muito pelo contrário).

E se bobear, sería capaz até de cair no vestibular.

10. Metz

Metz ...

É muito raro livros desse tipo em vestibulares ou simplesmente na escola, além de estrangeiros. :disgusti:

Mas ia ser tri, ter que ler um livro do Tolkien a trabalho.

11. Engleaf

Engleaf Usuário

Meu gosto muito Do SdA mas discordo totalmente que ele deva virar leitura escolar, isso so pode ser brincadeira neh rsrsrsrssrs

12. Link

Link The Hero of Time

Pelo menos alguém daqui reconhe a obra do Tolkien. Bem que podia cair a trilogia no vestibular. :mrgreen:

13. Ange||us

Ange||us Usuário

Ah nao sei por que isso seria brincadeira, ao meu ver, SDA tem todas as qualidades(e mais algumas) para cair em vestibulares e ser recomendado em escolas do brasil, acho q poderiam ser elaboradas questoes bem complexas sobre o livro !!! E acho q deveria ser introduzido sim nas escolas do brasil, com certeza iria estimular a leitura e abrir as portas para um mundo de livros estrangeiros muito bons, sem nunca, e claro se desfazer da literatura brazuca que tem otima qualidade !!! :D :D :D

14. Ahhhh, mas sabe pq nao poderia ser leitura obrigatória?
    pq se uma professora de literatura caisse na besteira d pedir pra identificar as mensagens que a historia passa, a prova teria q ter 3 paginas pro aluno escrever e durar umas 2 horas!!!! :lol:

15. Roconildon

Roconildon Usuário

[email protected]ë escreveu:
    Essa foi boa!!!! :lol: :lol:

16. Gostei da atitude do senador Lúcio Alcântara!

Temos de acabar com certos preconceitos contra livros de fantasia ou mesmo os filmes que tratam apenas de fantasia.Já estou cheio de pessoas dizerem que SDA é uma obra vazia,que é ruim por "não ter nenhuma relação com a realidade"... :disgusti: ...

Agora,leitura obrigatória????

Calma,calma...isso já é coisa de fanático,e olha que estou quase virando um 8-) ,mesmo assim,sempre fui contra qualquer tipo de livro obrigatório em escolas,mesmo os livros de Machado de Assis ou Carlos Drummond de Andrade.Cada um sabe o livro que lhe agrada...

17. Jivago

Jivago Usuário

Concordo plenamente, SDA é uma leitura ótima mas, muitos gostam e quem gosta adora mesmo, mas quem não gosta não suporta e vcs sabem disso, imagine vc ser obrigado a ler mais de 1000 páginas de um livro que vc não suporta?

E pra gente seria cômodo tb, nem estudar pra prova precisaria, acho que essa é a verdadeira intenção de vcs...... :lol: :lol: :lol:

Jivago

18. Ange||us

Ange||us Usuário

Jivago, voce leu o meu subconciente huauhahuauhahuahuauhahuauhauha :lol:

19. SDA no vestibular? Quem dera!

Que legal! Até o Senado deu atenção à obra de Tolkien! Finalmente uma notícia boa vindo de Brasília! :clap:

Poxa, quem dera se tivesse SDA nos vestibulares... Eu seria primeiro lugar geral! :P
    Mas é claro que isso não vai acontecer, o que se cobra em Vestibular é somente Lit. Brasileira (que também tem obras muito boas) e, algumas vezes, Lit. Portuguesa.
    Literatura estrangeira MESMO, só nas faculdades de Letras e, mesmo assim, não espero encontrar uma disciplina que fale do Tolkien, infelizmente. :(
    Existe ainda muito preconceito com livros de fantasia.
    Quem sabe até chegar minha formatura esse preconceito não acaba?

20. Tilion

Tilion Administrador

Re: SDA no vestibular? Quem dera!

E não vai encontrar mesmo, acredite, nem em cadeiras como Literatura Inglesa (!!!!). :?

Infelizmente, eu não contaria com isso. :|

Compartilhar