• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sda incentiva o fumo???

O quanto isso influencia quem lê ou assiste os filmes eu sinceramente não sei, mas vivemos em épocas tão influenciáveis... :think:
Nisso você tem razão...

Quer maior influência que uma novela?

Se pensarmos assim a influência de Tolkien em relação ao fumo é de 2% enquanto uma nove é de 98%...
 
Eu acho que foi só uma característica dele (de Tolkien) que ele quis colocar na obra... e temos que lembrar também que, naquela época, fumar um cachimbo era um símbolo de status social. E as pessoas se reuniam para fumar, assim como hoje as pessoas se reúnem para beber. Essa tradição continua em países como a Arábia Saudita (os Narguilés). E quando alguém tem um filho homem, distribui charutos para seus amigos. É uma celebração.

Mas substituam os cachimbos e fumos por café, por exemplo. É um vício comum hoje em dia. Totalmente normal escrever um livro em que duas personagens acham grãos de café da mais alta qualidade e bebem café depois de algum dia estressante de trabalho, não é?

Pois então. Acho que, pra época em que foi escrito e a época que relatava, SdA não incentiva o fumo não.

Voltando à comparação com o café: é como se, daqui uns 100 anos, descobrissem que café causa câncer. Um livro relatando o hábito de se tomar café, escrito hoje, teria alguma coisa a ver com isso? =]

Se pensarmos assim a influência de Tolkien em relação ao fumo é de 2% enquanto uma nove é de 98%...
A pior coisa que uma novela pode fazer é viciar alguém em novela. Aí pronto: a pessoa não sai mais de casa na hora da novela, e assiste à TODAS, inclusive aquelas Marias do Bairro...
Isso sem falar no tanto de crianças viciadas em novela.
 
Última edição:
Mmm.. como já foi dito em várias mensagens, Tolkien fumava; conseqüentemente há vários fumantes em suas obras. Como na época de Tolkien fumar era algo muito comum, acho que ele não tenha inserido o ato de fumar em suas obras como que algo maligno ou influenciador, mas sim de uma forma, digamos... Comum? E como naquela época ainda não tinham todas essas precauções e campanhas anti-tabagismo etc que temos hoje, é certo que ele nem tenha pensado em como o fumo entrou em suas obras. Lembremos também que apesar de OSDA não ser um livro épico propriamente dito, de acordo com os costumes apontados em várias partes do livro (como o próprio fumo) nos dá uma idéia, em minha visão, de que a istória se passou há muito tempo, quando não éramos totalmente precavidos contra malefícios à nossa saúde, então, fumar podia ser muito bem aceito em qualquer lugar, por qualquer pessoa.
 
Refletindo melhor, acho que independentemente das intenções de Tolkien, sua época, sua sociedade e etcs.

O real questionamento: "Senhor dos Anéis" como uma obra, um marco na literatura mundial, e admirado por muitos. Se esta obra, nos dias atuais, influencia algumas pessoas a fumarem de acordo com as atitudes de seus personagens, muitas vezes favoritos, para com o fumo.

No caso, todos estes personagens apreciam o fumo como algo bom, devido a "n" motivos discutidos anteriormente. Isso, nos dias atuais, pode influenciar pessoas a fumarem?

Como o Deriel comentou, isso é individual, se deve como cada um se deixa influenciar.
 
Última edição:
Lógico que não. Se Senhor dos Anéis incentiva o fumo, então todos os filmes e livros em que algum personagem fuma também incentivam.
 
Lógico que não. Se Senhor dos Anéis incentiva o fumo, então todos os filmes e livros em que algum personagem fuma também incentivam.
Não se deve generalizar, existe o ditado que se perde a razão ao fazer isso. :obiggraz:

Existem "n" formas de abordar o assunto. Por exemplo:

- José puxou um charuto do bolso do paletó e o acendeu. (ponto)

- José puxou um charuto do bolso do paletó e ao acendê-lo sentiu todo o prazer de se tragar um bom fumo vindo de Cuba. (Isso passa a ser uma visão individual de seu autor, afinal posso classificá-lo de bom ou ruim)

:D
 
Última edição:
A pior coisa que uma novela pode fazer é viciar alguém em novela. Aí pronto: a pessoa não sai mais de casa na hora da novela, e assiste à TODAS, inclusive aquelas Marias do Bairro...
Isso sem falar no tanto de crianças viciadas em novela.

Disso eu discordo veementemente... e provo por A mais B (participei de um estudo na facul sobre isso)

Mas aqui não é lugar de falar sobre isso...depois conversamos :mrgreen:
 
Nao eh incentivo.. seria a msm coisa que dizer que ele
tb incentivava a guerra ou a crença em Deuses falsos..
eh tudo questão de interpretação.. acho que uma pessoa
que eh incentivada por um filme a fumar.. seriam aquelas
que também fazem cirurgia na orelha pra se parecem
com elfos.. ou rezam antes de durmir pra Eru... 8-O

é questão de interpretação..

:mrgreen:
 
É mas nem sempre isso funciona... e os autores deveria tomar mais cuidado pois eles são formadores de opinião.


Estou de acordo. Os leitores DVERIAM ser críticos, mas muitos não são. Mesmo poque, SdA é destinado principalmente ao público jovem, a maioria deles não tem censo crítico. Claro que Tolkien não pretendia influenciar ninguem (mesmo porque ele escreveu a obra a seus filhos!), mas eu vi muita gente desse fórum falar que começou a fumar cachimbo depois que leu SdA. Eu acho que é uma possível má influência, sem intenção.



Obs. Nossa!!!! Fiquei uma tarde sem olhar o tópico e já apareceram quase 30 mensagens!!! Muito boa participação de todos.:joy:
 
Tolkien apreciava fumar. Muitos personagens tolkienianos apreciam fumar. O quanto isso influencia quem lê ou assiste os filmes eu sinceramente não sei, mas vivemos em épocas tão influenciáveis... :think:


Concordo com meu Saitor querido (mas não to puxando saco não!:cool: ). Eu acho que quando mais tempo passa, mai jovens/crianças tem menos atenção dos pais. Tornando mais possível a influencia sobre qualquer obra. Se todos os pais orientassem os filhos, obras como Sda, Hp, entre outras, poderíam ser lidas sem nenhum problema. Mas prestem atenção!! EU NÃO ESTOU DIZENDO que tais obras devem ser abolidas, ou proibidas. Mas, sim, apreciadoas com cuidado, para evitar possíveis más influencias:cool:
 
Claro que Tolkien não pretendia influenciar ninguem (mesmo porque ele escreveu a obra a seus filhos!), mas eu vi muita gente desse fórum falar que começou a fumar cachimbo depois que leu SdA.

Nomeadamente quem? :eh:

Mesmo poque, SdA é destinado principalmente ao público jovem, a maioria deles não tem censo crítico.

Enfim, não se pode condicionar a escrita de uma obra porque esta pode influenciar alguém. Você tem um verdadeiro complexo com influências, não tem Kris? Já no tópico do Harry Potter foi a mesma coisa. :roll: E volto a dizer o mesmo que disse lá em relação às crianças - nenhuma criança sã mentalmente, com uma educação decente e que seja devidamente guiada e vigiada pelos pais vai começar a fumar cigarro só porque Frodo fumava cachimbo nas festas do Condado. Se o fizer há outras razões, e o principal culpado está longe de ser Tolkien - de resto, nunca vemos uma criança fumar no livro, era uma prática associada geralmente a gente velha e erudita.
 
Qualquer um que escreva sobre um determinado tema - que vai contra algum tipo de princípio e/ou crença - e venda bem vai ter que lidar com o "rótulo" de influenciador.
 
Eu acho que foi só uma característica dele (de Tolkien) que ele quis colocar na obra... e temos que lembrar também que, naquela época, fumar um cachimbo era um símbolo de status social. E as pessoas se reuniam para fumar, assim como hoje as pessoas se reúnem para beber. Essa tradição continua em países como a Arábia Saudita (os Narguilés). E quando alguém tem um filho homem, distribui charutos para seus amigos. É uma celebração.
Mas substituam os cachimbos e fumos por café, por exemplo. É um vício comum hoje em dia. Totalmente normal escrever um livro em que duas personagens acham grãos de café da mais alta qualidade e bebem café depois de algum dia estressante de trabalho, não é?
Pois então. Acho que, pra época em que foi escrito e a época que relatava, SDA não incentiva o fumo não.
Voltando à comparação com o café: é como se, daqui uns 100 anos, descobrissem que café causa câncer. Um livro relatando o hábito de se tomar café, escrito hoje, teria alguma coisa a ver com isso? =]
Ah, M'Lady Larissa...

Depois dessa... Nem preciso mais expor minha opinião!!!:clap:
Nao eh incentivo.. seria a msm coisa que dizer que ele tb incentivava a guerra ou a crença em Deuses falsos..
eh tudo questão de interpretação.. acho que uma pessoa
que eh incentivada por um filme a fumar.. seriam aquelas
que também fazem cirurgia na orelha pra se parecem
com elfos.. ou rezam antes de durmir pra Eru... 8-O
é questão de interpretação..
:mrgreen:
Salve, M'Lady Danee!

Ora, há quanto tempo!
Com TODA A CERTEZA...
Meus amigos...
É preciso ter uma massa encefálica se desfazendo para mudar seu comportamento por causa de Livros, Filmes, Novelas, Desfiles e Blá-Blá-Blá...
Conheci o Tabaco antes de conhecer Mestre Tolkien.
Me deu vontade e entrei numa Tabacaria do Mercado Municipal, ora.
Gosto é gosto.
Hum... :think:
Se bem que meu vizinho, há alguns anos, pulou do telhado da casa dele com um pano de pratos amarrado no pescoço depois de assistir "Super Man II"...
E ele já tinha uns nove anos... Quebrou o pulso.
Lady Danee, creio que ele seja um candidato à cirurgia nas orelhas...:lol:


Pós Scriptum: Parabéns pelo Tópico!!! Assunto muito bem escolhido e o pessoal está participando bastante!
 
Última edição:
Salve, M'Lady Danee!

Ora, há quanto tempo!
Com TODA A CERTEZA...
Meus amigos...
É preciso ter uma massa encefálica se desfazendo para mudar seu comportamento por causa de Livros, Filmes, Novelas, Desfiles e Blá-Blá-Blá...
Conheci o Tabaco antes de conhecer Mestre Tolkien.
Me deu vontade e entrei numa Tabacaria do Mercado Municipal, ora.
Gosto é gosto.
Hum... :think:
Se bem que meu vizinho, há alguns anos, pulou do telhado da casa dele com um pano de pratos amarrado no pescoço depois de assistir "Super Man II"...
E ele já tinha uns nove anos... Quebrou o pulso.
Lady Danee, creio que ele seja um candidato à cirurgia nas orelhas...:lol:

Realmente.. como eu disse.. nos veremos sempre por aqui.. :cool:


mais qndo ao seu vizinho... a culpa foi do filme que influenciou ele?
e se ele tivesse assistido jogos mortais? 8-O Acho que pessoas
influenciaveis assim por filmes sao realmente um caso a parte..
nao importa qual o filme/novela/propaganda.. o problema está nela..

:grinlove:
 
Realmente.. como eu disse.. nos veremos sempre por aqui.. :cool:

mais qndo ao seu vizinho... a culpa foi do filme que influenciou ele?
e se ele tivesse assistido jogos mortais? 8-O Acho que pessoas
influenciaveis assim por filmes sao realmente um caso a parte..
nao importa qual o filme/novela/propaganda.. o problema está nela..

:grinlove:
Ah, M'Lady...*Sorri*

Permita que eu faça minhas as suas palavras!:lol:
Quanto ao meu vizinho, isso foi há muito tempo...
Ainda bem que naquela época, a maioria das crianças tinha medo de filmes de Horror...
Jason já havia sido criado...:shock:


 
Como ja foi dito muitas e muitas vezes, em sua época isso era um costume normal, um símbolo de status social, apenas hoje em dia é considerado um costume "ruim" (entre aspas porque não é ruim de verdade...não fumo cigarro, mas prefiro mil vezes mais estar dentro de um quarto fechado com uma pessoa fumando do meu lado do que ter que aguentar a música sertaneja do vizinho no ultimo volume...manias são manias, cada um tem a sua e temos de respeita-las, se fossemos abrir mão de todas as coisas boas do mundo porque fazem mal então deveríamos nos trancar pelo resto de nossas vidas em um quarto hermeticamente fechado e passar a comer apenas alface:tsc: )...em História chamamos de Anacronismo quando se julga o passado de acordo com o presente, e acredite, é a primeira coisa que se é aconselhado a não fazer quando se entra no curso...

mas voltando apenas ao assunto do fumo: não, na minha opinião não há nenhuma apologia, e de qualquer modo, até onde eu saiba SdA nunca foi literatura infantil, então não vejo porque Tolkien se preocuparia com isso...

obs: e já que em sua época era um símbolo de status, então haviam grandes possibilidades dele imaginar seus filhos sentados em uma poltrona ao lado de uma lareira e fumando cachimbo ;-)
 
Como ja foi dito muitas e muitas vezes, em sua época isso era um costume normal, um símbolo de status social, apenas hoje em dia é considerado um costume "ruim" (entre aspas porque não é ruim de verdade...não fumo cigarro, mas prefiro mil vezes mais estar dentro de um quarto fechado com uma pessoa fumando do meu lado do que ter que aguentar a música sertaneja do vizinho no ultimo volume...manias são manias, cada um tem a sua e temos de respeita-las, se fossemos abrir mão de todas as coisas boas do mundo porque fazem mal então deveríamos nos trancar pelo resto de nossas vidas em um quarto hermeticamente fechado e passar a comer apenas alface:tsc: )...em História chamamos de Anacronismo quando se julga o passado de acordo com o presente, e acredite, é a primeira coisa que se é aconselhado a não fazer quando se entra no curso...

mas voltando apenas ao assunto do fumo: não, na minha opinião não há nenhuma apologia, e de qualquer modo, até onde eu saiba SdA nunca foi literatura infantil, então não vejo porque Tolkien se preocuparia com isso...

obs: e já que em sua época era um símbolo de status, então haviam grandes possibilidades dele imaginar seus filhos sentados em uma poltrona ao lado de uma lareira e fumando cachimbo ;-)
Hîr Gil-Galad...

:clap:
 
Já me deu vontade, várias vezes durante a leitura do livro quis "fumar algo"... RSRSRS

Mas não creio que seja apologia, Tolkien era tão viciado em seu cachimbo (pelo menos é o que revela algumas fotos) que acho que seria hipocrisia não remendar seu gosto pessoal à estória, além do que a erva-do-fumo não está apenas lá como um enfeite...

Lembrando que em outras culturas, o fumo (mesmo alucinógeno ) é completamente normal, por exemplo, os Índios brasileiros.
 
Nomeadamente quem? :eh:


Pensei em colocar esse tópico aqui porque já experimentei cachimbo e gostei bastante... mas só por curiosidade, depois que li o SdA.



Eu tenho um cachimbo! Comprido e fino, parecido com o que aparece no filme!
Já, já experimentei!



acho que sou a única 'guria' por aqui que fuma cachimbo, e SIM, comecei enquanto lia SdA...




mas é verdade que ,quando você lê SdA, te dá uma enorme vontade de experimentar.


Enfim, não se pode condicionar a escrita de uma obra porque esta pode influenciar alguém. Você tem um verdadeiro complexo com influências, não tem Kris?


Sim, adoro criticar bastante. Tenho muito censo crítico (talvez até demais). Podem me chamar de Gregório de Mattos Guerra, ou "Boca do Inferno" se quiserem:lol: :lol:

Já no tópico do Harry Potter foi a mesma coisa. :roll: E volto a dizer o mesmo que disse lá em relação às crianças - nenhuma criança sã mentalmente, com uma educação decente e que seja devidamente guiada e vigiada pelos pais vai começar a fumar cigarro só porque Frodo fumava cachimbo nas festas do Condado. Se o fizer há outras razões, e o principal culpado está longe de ser Tolkien - de resto, nunca vemos uma criança fumar no livro, era uma prática associada geralmente a gente velha e erudita.


Eu discordo um pouco....todos esses exemplos foram de APENAS UM tópico (que se chama cachimbos), muitas dessas pessoas (você falou de crianças, mas isso acontece também com adultos) devem ter educação, ou cultura, mas confessaram que foram influenciadas por SdA. Mas claro que Tolkien não é nada culpado. Foi sem intenção. Mas vejamos bem, Lewis foi mais esperto nesse caso, ele também tinha o hábito de fumar, mas não colocou isso em sua obra (se colocou foi muito pouco, mesmo porque eu não percebi nada). Provavelmente, ela foi mais esperto que Tolkien nisso, mais por precaução, para erradicalizar qualquer mal-intendido.:cool:


Falei demais.:oops: :oops: :oops:
 
Última edição:
Lógico que não. Se Senhor dos Anéis incentiva o fumo, então todos os filmes e livros em que algum personagem fuma também incentivam.
não podemos inferir desse jeito.. apesar de eu concordar em parte..

Qualquer um que escreva sobre um determinado tema - que vai contra algum tipo de princípio e/ou crença - e venda bem vai ter que lidar com o "rótulo" de influenciador.
é...e o pior: se o conteúdo que foi vendido for algo muito prejudicial...



eu acredito que isso seja bobagem; mas tudo é possível, não é mesmo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo