• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sda incentiva o fumo???

Mas vejamos bem, Lewis foi mais esperto nesse caso, ele também tinha o hábito de fumar, mas não colocou isso em sua obra (se colocou foi muito pouco, mesmo porque eu não percebi nada). Provavelmente, ela foi mais esperto que Tolkien nisso, mais por precaução, para erradicalizar qualquer mal-intendido.:cool:


Falei demais.:oops: :oops: :oops:
De modo algum, Hîr Kryshnack...

Não falou demais!
Apenas expôs o seu ponto de vista, e é essa a intenção do Tópico, não?
Bem, mas quanto à Clive S. Lewis, em seu ensaio "Três Maneiras de Escrever Para Crianças", ele deixa explícito que escreve PARA AS CRIANÇAS.
Logo, o fato de não abordar ou se preocupar em descrever hábitos de Adultos, se deve à esse fato.
O Senhor dos Anéis, não foi direcionado ao Público Infantil, embora tenha sido lido por várias crianças.
Não vejo Tolkien como "Menos Esperto que Clive S. Lewis".
São focos diferentes.

Pós Scriptum: Boca do Inferno? RSRSRS
 
Não acredito que Tolkien teve qualquer intenção de incentivar o fumo e principalmente não acredito que ele tenha escrito seus livros se preocupando com influências. O fato de alguns de seus personagens fumarem foi pensado para caracterizarem-nos da melhor forma, o que eu sempre achei que foi muito bem feito. Pensar nos hobbits como pequenas criaturas comilonas que apreciam uma boa erva, ou em Gandalf fumando e soltando fumaça em forma de belos aros é algo que só deixa o livro mais belo e rico. As personagens de qualquer livro, principalmente do professor, possuem caracteristicas "humanas" e fumar é uma delas, assim como mentir, ter medo etc. No mundo tantas pessoas fumam que aparecer em um livro citações desse hábito são praticamente irrelevantes, pois se uma pessoa for fraca para deixar-se influenciar dessa forma, deixaria por outros motivos bem mais gritantes e que incentivam o tabagismo.
 
Volto a perguntar:

Claro que Tolkien não pretendia influenciar ninguem (mesmo porque ele escreveu a obra a seus filhos!), mas eu vi muita gente desse fórum falar que começou a fumar cachimbo depois que leu SdA.

Nomeadamente quem? :eh:

Enfim, adiante:

Eu discordo um pouco....todos esses exemplos foram de APENAS UM tópico (que se chama cachimbos), muitas dessas pessoas (você falou de crianças, mas isso acontece também com adultos) devem ter educação, ou cultura, mas confessaram que foram influenciadas por SdA. Mas claro que Tolkien não é nada culpado. Foi sem intenção. Mas vejamos bem, Lewis foi mais esperto nesse caso, ele também tinha o hábito de fumar, mas não colocou isso em sua obra (se colocou foi muito pouco, mesmo porque eu não percebi nada). Provavelmente, ela foi mais esperto que Tolkien nisso, mais por precaução, para erradicalizar qualquer mal-intendido.:cool:

Não é bem assim que as coisas se passam. Como já foi dito, as obras são escritas muito em função da época em que os autores vivem, e quando Tolkien e Lewis escreveram os seus livros fumar cachimbo não era visto como algo nocivo, muito pelo contrário, era até uma actividade social (como hoje há o hábito de tomar café com os amigos, havia o hábito de fumar). Claro que nunca incitariam crianças a fumar, pois até um retardado tem noção de que inalar fumo para os pulmões não é muito saudável, mas também não havia toda a campanha anti-tabaco de hoje em dia; era algo como o café, voltando usar o mesmo exemplo: você não o dá para as crianças, desaconselha, mas também não proíbe veementemente. Assim, se Lewis não introduziu isso na obra, foi um pouco por coincidência - até porque não é propriamente hábito de leões, protagonistas jovens e criaturas sobrenaturais andar fumando cachimbo (enquanto que O Senhor dos Anéis tem o "velho" Gandalf, Bilbo e os seus 111 anos, entre muitas outras personagens de uma faixa etária completamente diferente, e, por sua vez, mais ligada a esses hábitos).
 
Última edição:
Enfim, digo que embora suas intenções não fossem influenciar, influenciam sim! Até também porque no livro tem altas bebedeiras e festas por noite adentro e penso que o Tolkien não era um cara muito, digamos, fanfarrão de que subia em mesas descalço com um canecão de cerveja na mão. Hehehe.
Portanto!, assim como ele não escreveu originalmente pensando em talvez uma expansão para os cinemas é algo que simplesmente acabou acontecendo.

Resumo da ópera: Eu fumo! Realmente, quando o Aragorn ou o Gandalf acendem o cachimbo é muito prazeroso acender um cigarro e "participar da conversa". É demais. Quem me ve lendo também deve pensar que sou louco porque tem tanta coisa engraçada que eu dou umas gargalhadas muito altas quando o Sam solta uma daquelas pérolas!
Sei que fumar junto aos personagens ou quando algo importante tipo um conselho de Gandalf ou uma das lições de Aragorn é citada realmente me aproxima mais do SdA e do mundo criado pelo Tolkien.

Valeu, no more! =]
 
Eu concordo. Acho que por nós sermos tão viciados em SdA e em seus personagens, ALGUNS de nós pode se influenciar. Sem a intenção de Tolkien.
 
O 10º membro da Sociedade;1387278]Volto a perguntar:


Ué....já respondi sua pergunta:yep: citei muitos nomes de pessoas que admitiram ser influenciadas por SdA, todas essas mensagens foram de apenas um tópico, que falei o nome também, não viu??:eek:


Não é bem assim que as coisas se passam. Como já foi dito, as obras são escritas muito em função da época em que os autores vivem, e quando Tolkien e Lewis escreveram os seus livros fumar cachimbo não era visto como algo nocivo, muito pelo contrário, era até uma actividade social (como hoje há o hábito de tomar café com os amigos, havia o hábito de fumar). Claro que nunca incitariam crianças a fumar, pois até um retardado tem noção de que inalar fumo para os pulmões não é muito saudável, mas também não havia toda a campanha anti-tabaco de hoje em dia; era algo como o café, voltando usar o mesmo exemplo: você não o dá para as crianças, desaconselha, mas também não proíbe veementemente. Assim, se Lewis não introduziu isso na obra, foi um pouco por coincidência - até porque não é propriamente hábito de leões, protagonistas jovens e criaturas sobrenaturais andar fumando cachimbo (enquanto que O Senhor dos Anéis tem o "velho" Gandalf, Bilbo e os seus 111 anos, entre muitas outras personagens de uma faixa etária completamente diferente, e, por sua vez, mais ligada a esses hábitos).


Com uma parte concordo. Mas em CN havia personagens, sim, que poderiam ter o hábito de fumar. Sei lá, lá tinha anões (que alguns fumavam em SdA), tinha muitos reis. E ainda, a partir de Príncipe Caspian, começoe a ter muitos homens em Nárnia, muitos deles poderiam sim ter hábito de fumar, pois muitos desses homens já eram de mais idade. Mas concordo com o que disseram anteriormente que CS Lewis escreveu a obra pra crianças, por isso ele omitiu o seu hábito de fumar.:cool:
 
Ué....já respondi sua pergunta:yep: citei muitos nomes de pessoas que admitiram ser influenciadas por SdA, todas essas mensagens foram de apenas um tópico, que falei o nome também, não viu??:eek:

Não, ainda não respondeu, veja lá bem. E desculpe, é que estou mesmo muito curioso por saber quem são essas muitas pessoas do Forum que fumam cachimbo, e por causa da obra. :roll:
 
Realmente para algumas pessoas foi mais Gandalf e Bilbo que incitaram o fumo, não vou discordar disto, e provavelmente não há como negar isso, porque já vi pessoas que começaram a fumar depois. Tolkien não tem nada a ver com o contexto social moderno, ele não poderia prever que o mundo estaria tão mudado hoje :roll:
 
Não, ainda não respondeu, veja lá bem. E desculpe, é que estou mesmo muito curioso por saber quem são essas muitas pessoas do Forum que fumam cachimbo, e por causa da obra. :roll:


Post Original de Lord Tar-Palantir §

Pensei em colocar esse tópico aqui porque já experimentei cachimbo e gostei bastante... mas só por curiosidade, depois que li o SdA.


Bom, aí está claramente escrito que ele já fumou (não está correto dizer que ele FUMA cachimbo, pois quando você diz que uma pessoa FUMA cachimbo, é porque ela tem o hábito de fumar, e não dá pra saber se ele tem esse hábito). Está muito claro também que foi depois que leu SdA. Ou seja, foi influenciado.

Post Original de Fory

Eu tenho um cachimbo! Comprido e fino, parecido com o que aparece no filme!
Já, já experimentei!
Bom, mesma coisa. Ele já EXPERIMENTOU cachimbo. Mas foi influenciado por SdA do mesmo jeito.

Post Original de Inwitári, a elfa
acho que sou a única 'guria' por aqui que fuma cachimbo, e SIM, comecei enquanto lia SdA...

Bom, aí está um pouco diferente. Aí ela diz que FUMA cahimbo mesmo, ou seja, que tem o hábito, por causa da obra. Uma palavra muito importante é o "enquanto", enão está subintendido que ela começou durante a leitura e não parou mais.

Post Original de Idr¡l
mas é verdade que ,quando você lê SdA, te dá uma enorme vontade de experimentar.

Aí ela não experimentou, mas afirmou que sente vontade quando lê SdA, ou seja, mesmo sem ter experimentado, ela foi influenciada pela obra.

Bom, aí tem algumas pessoas que fumam (ou fumaram) cachimbo. Mas não interessa se ela tem o hábito, mas sim, que elas experimentaram pela primeira vez por causa da obra. Se elas continuaram, ou não, não vem ao caso agora. Se alguem quiser ver o tópico com mais calma, ele se chama "cachimbos". É um tópico bem antigão.


Obs. Não sei se expliquei direito Décimo, se não, por favor pergunte novamente. E, é claro, isso vale pra todo mundo que tiver dúvida.:cool:
 
Claro que sim! Creio que Tolkien escreveu O Senhor dos Anéis somente para induzir seus futuros leitores a fumar, e se pensarmos bem ele deve ter sócio de uma fábrica ou uma loja de fumo assim ele ficou rico RáRáRáRá!

Me desculpe mas esse tópico me parece meio hmm deixe-me escolher uma palavra pouco ofensiva... sem-sentido... Os personagens em SDA que fumam, também guerreiam... e um leque de outras coisas.
 
Discordo. Eu acho que uma pequena quantiade de pessoas podem ser influenciadas, como já mostrei anteriormente. Não há nada de sem-sentido nisso. E eu também não disse nada que Tolkien fez isso de propósito, apenas por interesse. Na realidade, eu (e muita gente) falamos completamente o contrário. Eu achei a SUA afirmação sem-sentido. Pode tranquilamente chamar o tópico de sem-sentido, desde que use argumentos verdadeiros. Porque ninguem falou em se aliar a uma empresa de cigarros para ganhar dineiro, esuqceu que SdA foi escrito para os filhos de Tolkien?? Com certeza ele queria o bem de seus filhos.:eek:


Ahh...e não tem problema guerrear, se for por um motivo bom. Mordor era puro mal e ameaçava a TM inteira. Guerrear contra alo assim não tem nada de errado. Vamos dar um exemplo. DIGAMOS que FOI MESMO o Bin Laden que derrubou as torres. Se os EUA fossem guerrear contra BIN LADEN E SOMENTE BIN LADEN, eu aprovaria a guerra. Mas claro que não foi assim. Não podems nem afirmara que mesmo o Bina Laden que mandou derrubar as torres.
 
Última edição:
No geral pode até incentivar, mas acho que cada um sabe de suas vontades. Se começou por que leu e deu vontade, influênciou.
Eu, por exemplo, quando li achei uma descrição muito bonita, mas não me deu vontade porque detesto cigarro e não gosto de ficar perto quando tem alguém fumando.
 
o que eu escrevi ali foi meio que uma teoria da conspirassao, coisa que acho ser na maioria das vezes ridícula...

Os orcs tb fumavam... tb guerreavam... tb faziam o desjejum...

Ahh...e não tem problema guerrear, se for por um motivo bom. Mordor era puro mal e ameaçava a TM inteira. Guerrear contra alo assim não tem nada de errado. Vamos dar um exemplo. DIGAMOS que FOI MESMO o Bin Laden que derrubou as torres. Se os EUA fossem guerrear contra BIN LADEN E SOMENTE BIN LADEN, eu aprovaria a guerra. Mas claro que não foi assim. Não podems nem afirmara que mesmo o Bina Laden que mandou derrubar as torres.

jah ouviu falar que o bem é um ponto de vista?
 
Já. Mas não concordo completamente. Tipo, pena de morte, pode ser bom ou mal, depende mesmo de ponto de vista de cada um. Mas tem coisas que não. Tipo, eu acho que não tem como ter alguma dúvida sobre Mordor. Ele era mal e pronto. Claro que isso quase não tem na vida real. Mas pense no caso do menino João Hélio. Aqueles caras são maus. Eu não vejo nenhum bem no que eles fizeram. Eu acho que todos concordam que os caras são maus. Imagina se fossem os meus filhos, eu defendiria a pena de morte com certeza. Se o governo não implantasse a penas de morte, eu ía lá e matava os caras eu mesmo. E fazia sofrer também. Eu acho que o "bem depende do pnto de vista de cada um" é uma afirmção meio furada. Mas parabéns pea indagação!:yep:
 
Já. Mas não concordo completamente. Tipo, pena de morte, pode ser bom ou mal, depende mesmo de ponto de vista de cada um. Mas tem coisas que não. Tipo, eu acho que não tem como ter alguma dúvida sobre Mordor. Ele era mal e pronto. Claro que isso quase não tem na vida real. Mas pense no caso do menino João Hélio. Aqueles caras são maus. Eu não vejo nenhum bem no que eles fizeram. Eu acho que todos concordam que os caras são maus. Imagina se fossem os meus filhos, eu defendiria a pena de morte com certeza. Se o governo não implantasse a penas de morte, eu ía lá e matava os caras eu mesmo. E fazia sofrer também. Eu acho que o "bem depende do pnto de vista de cada um" é uma afirmção meio furada. Mas parabéns pea indagação!:yep:
obrigado, mas... será que os caras do episódio João Hélio, vc acha que eles se acham maus?
 
Ah..vai saber...mas eu acho que a opinião deles não conta. Mesmo poeque aqueles caras não tem coração, nem sentimentos, nem cabeça. Eu acho que qualquer pessoa que tiver sã da cabeça vai falar que eles são maus.
 
Ah..vai saber...mas eu acho que a opinião deles não conta. Mesmo poeque aqueles caras não tem coração, nem sentimentos, nem cabeça. Eu acho que qualquer pessoa que tiver sã da cabeça vai falar que eles são maus.
Uma pessoa rouba pq ela é má?
 
Ah..vai saber...mas eu acho que a opinião deles não conta. Mesmo poeque aqueles caras não tem coração, nem sentimentos, nem cabeça. Eu acho que qualquer pessoa que tiver sã da cabeça vai falar que eles são maus.

Pois pode me chamar de insano, não acho que eles são maus, mas isso não vem ao caso...

O Senhor dos Anéis pode influenciar uma pessoa, mas isso não quer dizer que temos que ter receio. Foi como eu falei, todas as cousas nos incentivam a fazer algo, mas cabe a nós decidir.
Eu toda vez que vejo um comercial da Coca-Cola, ficou com sede, com vontade de beber Coca-Cola; pode ser de publicidade a mensagem subliminar, mas é minha escolha se eu saio daqui e compro uma Coca, ou não.

Sinceramente, creio que se uma pessoa ler um livro e ficar com desejo de fumar, ela já tinha este desejo em seu íntimo, e o livro foi só um ponto de contato. Parafraseando: "O nosso desejo será contra nós, mas cabe a nós dominá-lo".
 
Pois pode me chamar de insano, não acho que eles são maus, mas isso não vem ao caso...

O Senhor dos Anéis pode influenciar uma pessoa, mas isso não quer dizer que temos que ter receio. Foi como eu falei, todas as cousas nos incentivam a fazer algo, mas cabe a nós decidir.
Eu toda vez que vejo um comercial da Coca-Cola, ficou com sede, com vontade de beber Coca-Cola; pode ser de publicidade a mensagem subliminar, mas é minha escolha se eu saio daqui e compro uma Coca, ou não.

Sinceramente, creio que se uma pessoa ler um livro e ficar com desejo de fumar, ela já tinha este desejo em seu íntimo, e o livro foi só um ponto de contato. Parafraseando: "O nosso desejo será contra nós, mas cabe a nós dominá-lo".

Verdade. Se a pessoa deixar ela vai ser influenciada. Como na frase acima, dominar um desejo que tu não acha correto é a solução.
É como ter amigos que seguem tal coisa; eles te influenciam, cabe a pessoa decidir se ela quer mesmo fazer a mesma coisa ou não.
 
Uma pessoa rouba pq ela é má?


Ora, aí é outra história. Uma pessoa que rouba comida pra não morrer de fome, ou rouba por qualquer necessidade, não é de jeito nenhum má. Agora quatro piá, que assoltou uma família, arrasou um menino por 7 km. Fazendo zigue-zague para se livrar do corpo. Destroçado, desmenbrado, a cabeção explodindo quando passava debaixo da roda, e eles vendo isso com a maior tranquilidade, tentando se livrar do corpo. Eu acho que isso foi um ato de pura maldade. Mas uma pessoa não rouba de jeito nenhum porque ela é má. Depdende muito da situação.:cool:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo