• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SDA II - a continuação (essa vai criar polemica)

Eldarion

Usuário
Estava conversando com um primo que ja leu o SDA e ele me disse uma coisa que eu realmente fiquei pensando, e foi mais ou menos isso:

"-Tu pode ate achar ridiculo, mas acho que vou tentar escrever uma continuaçao pro senhor dos aneis. Pensa bem bem: Quem leu ficou louco pra saber o que aconteceu depois. Eu apenas contaria minha versao, e ela se trnaria apenas isso, uma versao"

Tenho que dizer que por ridiculo e estranho que isso possa parecer, faz sentido, por que vejamos: Quem nao ia querer ler? Por mais que nao se igualasse ao SDA, por mais que fosse ridiculo, todos iam querer ler, nem que fosse por curiosidade. E digo mais, se o cara tiver um MINIMO de competencia, e conseguir dar um pouco de aventura e profundida, baseado no que tolkien fez, esse hipotetico livro poderia nos proporcionar ate algun momentos de prazer. Teriam aqueles que iriam odiar o livro ate mesmo a simples ideaia de que alguem pudesse escreve lo (mas iriam ler!!!), teria aqueles que gostariam, ainda que nem tanto quanto de SDA, e poderiam ate considerar para si mesmo que aquela foi realmente a cintinuação.

Por ultimo fica só uma sugestão:

POR QUE VCS DA VALINOR NAO TENTAM FAZER ISSO? NAO SE TRATA DE TENTAR SE COMPORAR AO VELHO HOBBIT (TOLKIEN), MAS SERIA ALGO SIMPLESMENTE DIVERTIDO E DESCOMPROMISADO (ALGO BEM HOBBITIANO), ALEM DO MAIS, EU GARANTO QUE TERIAMOS MILHARES DE DOWNLOADS, TALVEZ ATE MILHOES SE A NOTICIA SE ESPALHASSE PELA INTERNET.

ESSA PODE TER SIDO UMA MENSAGEM BEM INTERESSANTE COMO UMA BEM IDIOTA. OU NENHUMA DAS COISAS JUNTAS. OU AINDA UM POUCO DE CADA UMA DESSAS COISAS.

:)
 
O filho do Tolkien ainda esta vivo naum esta???e ele naum escreveu nada do senhor dos aneis???talvez ele escrevas alguma coisa...e que texto eh esse " A NOVA SOMBRA" ???
 
A nova sombra é o último texto escrito pelo Tolkien que trata da quarta era da Terra Média após a morte do Aragorn..........

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Vejam, os livros de Tolkien são os livros de Tolkien. Muitos escrevem textos baseados no que Tolkien escreveu. Estes textos são chamados fanfics ou ficção de fã.

Ninguém, além de Tolkien, pode fazer uma continuação oficial do que ele escreveu. Vejam, não é um livro ou sistema de RPG, onde qq escritor pode dar continuidade ou alterar. Seria uma intromissão na criação do autor. É como auterar os livros do Lobato, ou a Biblia ou 2001, uma Odisséia no Espaço.

Seja membro da família de Tolkien ou não, ninguém pode continuar a obra de Tolkien. O máximo que podemos fazer é umas fanfics inspiradas na obra que ele nos deixou :))
 
Nao se esqueca q existe copyright (marca registrada), vc estaria se aproveitando de uma ideia q nao eh sua, e alguem da familia Tolkien (tenho quase certeza q seria Christopher) poderia processa-lo com muita razao... Mas fazer um texto como fa, isso eh outra historia...
 
sei lá.. a nova sombra foi a iniciativa de tolkien começar a escrever a continuação de o Sda, mas o proprio tolkien disse que naum havia mais nada a ser acrecentado...
mas nada impede de escrever uma continuação... seria ateh interessante ja que há taum poucas informações sobre o pós SdA

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Concordo com Deriel!
QQ coisa a mais escrita sobre a Obra de Tolkien não faz parte de abra de Tolkien, mesmo q fosse escrito por seu filho ou seja la quem for! Oq alguem poderia fazer é escrever uma outra Obra baseada na de Tolkien, mas tipo, seria necessario esperar se passarem 100 anos da publicação dos textos de Tolkien! Não tenho certesa se é 100 anos, mas tem um tempo limite para os direitos autorais serem explorados! Apartir dai os textos passam a ser de dominio popular q qq um pode usar nomes referentes aos textos e até publicar as obras sem ter q pagar direitos autorais!

Tentar continuar a obra de Tolkien poderia ser uma boa ideia, mas acho q ela esta longe de ser nova! Só q ninguem pode fazer isso pro enquanto já q existe os direitos autorais!
Eu li em algum lugar um caso de alguns RPGs quererem crirar a raça Hobbit em seus jogos mas o filho de tolkien não deixou pq Hobbit é uma raça criada por Tolkien, e para ser usado esse nome tem q ter atorização!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
Concordo com a maioria das opiniões expostas por último seria uma hresia tentar continuar a obra! Usar elementos , tudo bem, afinal de contas odo mundo pode escrever, mas sair por aí se intitulando , "aquele que continuou a obra de Tolkien"... bem, aí , não dá!
 
Continuar: impossível!
Viajar: aí ja da pra fazer alguma coisa.
O q o primo do eldarion faria nao seria mais q uma fanfic e q poderia vir a ser boa.
Vcs aqui da Valinor deveriam parar de recriminar toda vesz q alguem fala em fazer alguma coisa baseada em Tolkien. PO, parecem xiitas. Ja percebi q topicos q incentivam as pessoas a escrever nao sao vistoa com bons olhos pela maioria aqui.Ja ouvi dizerem a te q eh heresia. Calma la!
Deveriamos era incentivar a escrever. Eh muito dificil (mas nao impossivel) q alguam consiga escrever algo do nivel (ou proximo) de Tolkien, mas, como ja foi dito, nao deixaria de ser uma leitura interessante e contribuiria, quem sabe pra descobrirmos talentos. Um caso eh a Valanice. O livrinho dela e muito legal. Chega a ser emocionante, apesar da historia ser bem curtinha e simples. Eu gostei muito.
Ninguem pode sair dizendo q completou ou continuou a obra de Tolkien. Porem, eu gostaria de saber o q cada um acha q deveria ou o q aconteceu depois da terceira era.
Parem de ser tao radicais!
 
Ta bom...acho que voces desviaram um pouco do foco da minha pergunta: O mais importante nao seria direitos autorias ou etc, mas "Quem nao iria querer ler?". Alem do mais isso de direitos autoriais é absolutamente descartavel. Imagina, se alguem escreve,sem interesses comerciais e coloca na net, para ser downlodeado de graça. Nem que o cristopher quisesse processar num ia dar certo, ainda mais aqui no Brasil. E retorno a outros dois pontos importantes:

-Se alguem que tivesse um minimo de competencia (mesmo que nao chegasse aos pes de Tolkien) essa hipotetica continuaçao poderia trazer bons momentos. Se eu tivesse esse minimo de competencia eu mesmo escreveria e colocaria na internet, sem nenhum interesse, apenas por divertimento. Nem precisaria ser um livro tao profundo como SDA. Poderia ser algo mas leve como o Hobbit, ou mesmo Harry Potter (BRINCADEIRinhA!!!!!!!!!!!!)

- Quanto a que essa continuaçao poderia ser um insulto a obra de Tolkien, bem, iria ler quem quisesse. E dos que lessem, iam considerar a continuaçao de fato apenas aqueles que quisessem. A obra estaria lá, disponivel pegaria quem quisesse. Se fosse ruim, isso absolutamente nao tiraria o brilho do livro. Se fosse boa, provaria o quanto tolkien é imortal, uma vez que mesmo depois de morto sua obra continua fascinando e dando bons frutos

DESCULPEM PELO POST 1/2 GRANDE.

"Ai, Ai, um BALROG..."
 
Eu acredito q qq coisa q quisessem fazer apartir da quarta era seria ruim!
Tem Tolkien conseguiu pensar direito em alguma coisa q pudesse continuar a história!
Até pq na quarta era todas as paradas q eram fantasia da cabeça de tolkien começaram a ir embora e ir desaparecendo já q era a vez dos homens!

Se teu primo quer fazer isso tudo bem, mas acredito q não faria mais sucesso q qq outro desto de fan!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
como falei em outro topico, comecei uma fan-fiction que seria uma continuação de SdA, que comecaria com uma alteracao no final do livro e a partir dai uma continuacao...
quando ficar pronta aviso...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
Maneiro Knolex, vc pretende por na sua pagina pragente pegar?

Adianta ai pra gente q alteração vc fez no final!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
vou liberar por pedidos por e-mail...

o final será parecido com o q eu criei num topico que ta rolando sobre o final... s;o que muito mais elaborado... e trágico... mas a continuação será interessante...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
Ah, aquela q se disse no outro topico?
Então vai ficar maneiro!

Então continua do meio do Retorno do Rei né?
Sem espugo do condado?

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"

Edited by - digo_s on 27 October 2001 16:31:43
 
Nao vai ser extamente como aquele, mas realmente nao vai ter o expurgo do condado...
pelo menos nao do tipo que houve...
deve haver uma pequena confusão, mas isso vcs só vao saber daqui a umas duas semanas...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
Ta blz, agente espera!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
Quanto aos direitos autorais, pelo menos música (acho que deve ser o mesmo caso), após 70 da morte do autor, a obra vira domínio público... Quanto a idéia, eu acho interessante, eu mesmo seria um daqueles que leria, por mais ridículas que sejam suas críticas, mas fazer o q? Curiosiade é f...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo