• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SdA D20 - Defesa

Barlach

Verde. E arqueiro
Eu ia passar esse texto pelo Sky antes de postar, mas como esse fórum é livre (e ele naum é dono do sistema 8-) ) eu decidi postar logo de uma vez. Naum fica chateado, Sky, mas eu achei q seria melhor colocar logo a versão inicial e todo mundo discutir ao invés de só nós dois.

Lógico q isso naum precisa ser necessariamente a versão final. Tô colocando aqui é pra ouvir reclamação mesmo, entaum naum tenham medo de me ofender :D .

Ah, e só lembrando pra creditar devidadente as inspirações. Foi tudo escrito baseado numa matéria da DB 96 (a com o Hulk na capa) escrita pelo Tzimisce, webmaster da Rede RPG (http://www.rederpg.com.br) e da D&D Brasil (http://www.dndbrasil.rg3.net). Os dois sites valem a pena (especialmente o primeiro).

--------------------------------------------------

Defesa para Senhor dos Anéis D20

A regra de defesa no sistema D20 surgiu primeiramente no Star Wars D20, mas foi no The Wheel of Time que elas foram mais bem exploradas. Elas deixam o jogo mais equilibrado em cenários onde o acesso a armaduras e escudos mágicos não é tão grande. Exatamente o caso da Terra-Média.
A Defesa mede a habilidade do personagem em se esquivar de ataques e desvia-los, permitindo que ele se proteja mesmo estando sem armadura. Por isso, essa regra corrige um dos maiores defeitos do D&D, que era o fato de um guerreiro de alto nível possa ser atingido quando sem armadura com a mesma facilidade que um de nível baixo.

Como Funciona a Defesa

Defesa é um tipo de bônus que todas as classes de personagem recebem e que fica maior com o avanço de nível, como funcionam os bônus de ataque e resistência. Assim, cada classe passa a ter uma progressão de Defesa própria, de acordo com as suas características. Ela é usada para determinar a CA, do mesmo modo que a armadura.
Em geral, o bônus de Defesa acumula com todos os outros bônus na CA. As únicas exceções são os bônus de armadura derivados de equipamento. Se um personagem usa armadura, vai contar o bônus da armadura OU a Defesa, o que for maior. Esse bônus é somado à destreza e forma a CA.
A Defesa mede a capacidade de se esquivar e desviar os golpes que o personagem possui. Por isso, a Defesa é usada para calcular a CA contra ataques de toque (corpo-a-corpo ou à distância).
Um personagem mais experiente também reage melhor quando surpreendido, por isso, o bônus de Defesa também conta quando o personagem é surpreendido e perde o seu bônus de destreza.

Defesa e Multiclasse

Quando um personagem assume uma nova classe, seu bônus de defesa é calculado da seguinte maneira: some todos os bônus de Defesa de todas as classes e depois subtraia –2 para cada classe a mais além da primeira. Por exemplo, um guerreiro de 4º nível que compre um nível de ranger passa a ter um bônus de Defesa final +4 (+3+3-2= +4). Um Guerreiro de 7º nível, Ranger de 1º e Ladino de 2º teria um bônus de +7 (+4+3+4-4= +7).
As exceções são as classes de prestígio e classes para NPC. Não há nenhuma penalidade por possuir níveis em classes como aristocrata e Arqueiro Élfico.

Compatibilidade com Armaduras

Algumas classes são treinadas para se defender usando tanto também armaduras e escudos e por isso podem somar os seus bônus de Defesa com os bônus de equipamento. Combatentes ganham essa habilidade no 1º nível, Guerreiros no 3º nível e Guerreiros Haradrim no 4º nível. Isso vale para escudos também.
É importante lembrar que os personagens só acumulam os bônus de armadura com o de Defesa das classes que tenham Compatibilidade com Armaduras. Assim, um Guerreiro 3/ Elementista 3 teria Defesa final +4 (3+3-2= 5). Porém, se ele usasse armadura seu bônus na CA seria de +3+o bônus da armadura. Veja que a penalidade de –2 não é levada em conta nesse caso porque a classe Elementista não tem Compatibilidade com armadura. Se fosse um Guerreiro 3/ Guerreiro Haradrim 4 o bônus levaria em conta essa penalidade.

Compatibilidade Parcial com Armaduras

Algumas classes não possuem Compatibilidade como habilidade de classe, mas podem adquiri-las parcialmente através dos seguintes talentos:

Compatibilidade Parcial com Armaduras [Geral]

Você é treinado para aproveitar melhor a capacidade defensiva de certos tipos de armadura.
Pré-requisito: Bárbaro, Ranger ou Guerreiro Oriental de 4º nível.
Beneficio: Você pode acumular o seu bônus de Defesa com o bônus fornecido pela armadura. Esse talento só pode ser usado com armaduras que o personagem sabe usar no 1º nível como habilidade de classe e não através de outros talentos (armaduras leves para Ranger e Guerreiro Oriental, armaduras leves e médias para Bárbaro).
Especial: Este talento pode ser comprado mais de uma vez, mas cada vez vale para apenas uma classe. Ele deve ser comprado separadamente se o personagem for multiclasse. Se o personagem já for multiclasse quando escolher esse talento, ele deve decidir para qual classe ele irá valer. Não funciona com escudos (ver a seguir).

Compatibilidade Parcial com Escudos [Geral]

Você é treinado para aproveitar melhor o potencial defensivo dos escudos.
Pré-requisito: Bárbaro, Ranger ou Guerreiro Oriental de 3º nível.
Beneficio: Você pode acumular os bônus de escudo e de Defesa.
Especial: Não funciona com armaduras (ver acima). Se o personagem for multiclasse, somente as classes acima serão consideradas como tendo Compatibilidade Parcial com Escudos. Não é necessário comprar mais de uma vez.

Progressão de Defesa para Classes de Prestígio

Classes de Prestígio possuem uma progressão própria para a Defesa, como qualquer classe. A única diferença é que elas não são consideradas na penalidade de –2 na Defesa para personagens multiclasse.
Algumas Classes de Prestígio possuem Compatibilidade com Armadura. Cavaleiros de Rohan recebem Compatibilidade com Armaduras completa como Guerreiros no 3º nível. Guardiões e Arqueiros Élficos podem comprar os talentos especiais como se fizessem parte de algumas das classes do pré-requisito.

Bônus de Defesa por Nível

Nível
1----------+0----------+1----------+2----------+3
2----------+0----------+2----------+2----------+4
3----------+1----------+2----------+3----------+4
4----------+1----------+2----------+3----------+4
5----------+1----------+3----------+3----------+5
6----------+2----------+3----------+4----------+5
7----------+2----------+4----------+4----------+6
8----------+2----------+4----------+4----------+6
9----------+3----------+4----------+5----------+6
10---------+3----------+5----------+5----------+7
11---------+3----------+5----------+5----------+7
12---------+4----------+6----------+6----------+8
13---------+4----------+6----------+6----------+8
14---------+4----------+6----------+6----------+8
15---------+5----------+7----------+7----------+9
16---------+5----------+7----------+7----------+9
17---------+5----------+8----------+7----------+10
18---------+6----------+8----------+8----------+10
19---------+6----------+8----------+8----------+10
20---------+6----------+9----------+8----------+11

A primeira coluna é para Adepto, Combatente, Especialista, Camponês e Aristocrata.

A segunda para Arqueiro Élfico, Guardião e Cavaleiro de Rohan.

A terceira é para Guerreiro, Classes Conjuradoras, Ladino, Guerreiro Haradrim e Nobre.

A quarta é para Bárbaro, Ranger e Guerreiro Oriental.
 
Bom, tu sabe que eu sempre curti esse esquema de Defence no d20...

Mas, viajando um pouco em cima disso... o que acham de, em conjunto com esse sistema de Defence, utilizarmos redução de dano? Essa idéia foi implementada no d20 modern e no SW revised... eu vou dar uma olhada sobre isso e amanhã eu posto maiores detalhes...

(é só um brainstorm)
 
Mas, viajando um pouco em cima disso... o que acham de, em conjunto com esse sistema de Defence, utilizarmos redução de dano? Essa idéia foi implementada no d20 modern e no SW revised... eu vou dar uma olhada sobre isso e amanhã eu posto maiores detalhes...

sobre esse sistema, eu já pensei em adapta-lo para o d&d mas ele é um pouco mais difícil, mas naum impossível.

usar esse sistema teria q tbm usar os wound points, q tbm é uma regra boa....

o problema q eu naum achei solução seria q tem algumas armas q causam um crítico maior no d&d, mas isso naum existe no SW... naum sei como funcionaria, se elas causariam mais de dano no wound points ou se simplesmente ignora isso.... e tbm qto de dano elas causariam a mais.....

outro problema pra usar esse sistema no d&d são as armaduras mágicas, pq elas ajudam tanto a impedir o golpe qto para amortece-lo.... daí eu naum sei se usaria o bônus tanto pra defesa qto para a recução de dano ou se iria só para um e qual seria. mas como no SdA naum tem tanta armadura mágica, isso naum seria um problema tão gde....
 
Barlach disse:
o problema q eu naum achei solução seria q tem algumas armas q causam um crítico maior no d&d, mas isso naum existe no SW... naum sei como funcionaria, se elas causariam mais de dano no wound points ou se simplesmente ignora isso.... e tbm qto de dano elas causariam a mais.....

outro problema pra usar esse sistema no d&d são as armaduras mágicas, pq elas ajudam tanto a impedir o golpe qto para amortece-lo.... daí eu naum sei se usaria o bônus tanto pra defesa qto para a recução de dano ou se iria só para um e qual seria. mas como no SdA naum tem tanta armadura mágica, isso naum seria um problema tão gde....

Isso não é problema, pq a versão final do SdA vai ser independente do D&D...
 
Esse bonus de esquiva na CA já não é bonus de destresa ???

ele é diferente, tanto q os dois são somados para caucular o CA. destreza é algo mais instintivo (tanto q naum depende do nível) enquanto a Defesa é algo q requer treinamento.
 
É tipo a habilidade defensiva que o personagem adiquire por treinamento ???

isso. e isso é representado pelo fato da Defesa subir com o aumento de nível, ao contrário do bônus de destreza q só aumenta se vc aumentar a destreza.
 
Mas se um cara usar uma armadura de batalha, um escudo de corpo e tiver um bom bônus de defesa, fica quase impossível de acerta-lo.
 
LHRangone, é importante salientar que na Terra média não existem praticamente armaduras mágicas (ainda mais na 3a Era), escudos muito grandes e a armadura mais forte é uma chainshirt, ou, no máximo dos máximos uma half-plate...
 
Mas se um cara usar uma armadura de batalha, um escudo de corpo e tiver um bom bônus de defesa, fica quase impossível de acerta-lo.

nm tanto...... p ex, um guerreiro de nível 9 e destreza 13 com uma armadura completa e escudo grande teria um CA 26 (+5 da defesa, +8 da armadura, +2 do escudo e +1 da destraza). um outro personagem exatamente igual (ou seja, ND igual tbm) com força 18 (lembre-se q ele já teria tido dois aumentos de atributo), foco na arma e arma obra prima teria um bônus de ataque +15 e teria q tirar 11 para acertar, o q naum é nm um pouco absurdo. se naum tivesse a defesa, ele teria q tirar apenas 6 para acertar. eu até acho q 11 é pouco.....

por isso q a defesa funciona em cenários sem muita magia. num jogo de D&D normal, esse bônus de +5 da defesa viria de armaduras e escudos mágicos, além de vários outros itens....
 
Mas se o cara tivesse com escudo de corpo seria +4, mas msm assim ainda é facil tirar + de 13... vc tem razão.
 
Comunicado oficial do Supremo Círculo de duas pessoas do Senhor dos Anéis d20

O sistema de Defesa proposto pelo Barlach foi oficialmente aceito e estará presente na versão 2.0.

Palmas para o Barlach!!:cheers:
 
Skywalker disse:
Comunicado oficial do Supremo Círculo de duas pessoas do Senhor dos Anéis d20

O sistema de Defesa proposto pelo Barlach foi oficialmente aceito e estará presente na versão 2.0.

Palmas para o Barlach!!:cheers:

chuif :cry: .... assim eu fico até emocionado, com o supremo conselho me aprovando.... :lol:

q bom q vcs gostaram....
 
Skywalker disse:
Comunicado oficial do Supremo Círculo de duas pessoas do Senhor dos Anéis d20

:lol: auhauhauhaua :lol: , essa foi comedia. Mas foi uma boa ideia sim e nao poderia ficar de fora da proxima versao. :mrgreen:
Vlw pela colaboração Barlach.
 
Olha esse esquema de Defesa eh legal mesmo...pra SdA.

Como se a sutil magia da Terra-Média protege-se seus aventureiros... :wink:

E quando sai a 2.0? 8O
 
Olha, a 1.1 sai (eu acho) até o final da semana que vem... faz tempo que ninguém reporta bug ou sugere balanceamentos, então vou fazer os ajustes e a reedição entre essa semana e a próxima....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo