1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Scans - Certo ou errado?

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Breno C., 13 Dez 2008.

1. Breno C.

Breno C. Usuário

scans são quadrinhos/HQs/mangás/qualqueroutracoisa que foram escaneados e viraram imagens digitais e assim são passados pela internet.

Assim como o mundo da música, o mundo dos quadrinhos também sofre um pouco com os avanços da tecnologia. A maior derrota das editoras de quadrinhos atualmente são os blogs e sites que oferecem scans de graça pela internet. Algumas editoras afirmam que essa cultura de download tem causado um estrago muito grande, pois com o conteúdo das revistas rodando pela internet de graça ninguém quer comprar mais nas bancas e pagar o preço pela a arte alheia, fazendo os eles subirem ainda mais. Mas sempre existe o lado do consumidor, que vem afirmando que a culpa dos scans estarem tão em alta ultimamente é justamente dos preços altos e principalmente a falta de acesso as revistas. É fato mais do que conhecido para quem lê quadrinhos que existe um certo descaso das editoras com os estados mais afastados do Suldeste. Atualmente São Paulo é o centro de impressão e distribuição dos quadrinhos.

A minha opinião quanto esse assunto é bem clara. Eu sou um usuário declarado dos scans e pretendo continuar sendo até quando a minha condição financeira aumentar e me permitir gastar um pouco mais com literatura em geral.

Agora gostaria de saber a opinião de vocês, leitores e não leitores de quadrinhos, sobre essa questão de downloads não oficiais dos quadrinhos.

2. Devotchka

Devotchka Usuário

Eu acho que, mesmo tendo o scan, quem gostou sempre vai querer comprar. Isso é fato, ao menos sob meu ponto de vista. O problema que envolve essa questão é quando não está disponível, como aqui. O preço já é um pouco salgado e não dá pra ficar comprando toda a hora por causa do frete, que é relativamente caro (cerca de 10 reais).

Isso realmente é verdade. Moro em Alagoas, no Nordeste, e isso é uma realidade bem visível. Por várias vezes tentei colecionar mangás, mas desisti. A distribuição é péssima e sempre atrasa muito (quando vem), além de não ter variedade. Quanto aos quadrinhos, raramente os vejo nas bancas de revista, e isso me deixa triste. É claro que o preço atrapalha um pouco, mas o pior fator realmente é a má distribuição e falta de variedade. É por causa disso que sou obrigada a apelar para os scans. Não é algo que eu goste, realmente, mas infelizmente é a única saída pra ler.

3. Anica

Anica Usuário

Eu não gosto de ler, mas mantenho scans das minhas favoritas para quando quero pesquisar algo (é mais fácil) ou pegar uma imagem. Agora, verdade seja dita, tem um monte de hq que só li porque tinha os scans lá do rapadura açucarada, caso contrário babaus. Seja por preço, seja por distribuição, eu simplesmente não teria acesso.

Compartilhar