• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Scadufax é o cavalo de Beorn?

Isso provavelmente entre os homens. No sentido que os peões que semeiam o campo não poderiam montar um dos Mearas, além do fato dessa "raça" ter tido início com um dos cavalos domados por um ancestral dos reis de Rohan, o que não quer dizer que seres superiores à homens comuns não possam ser excluídos dessa regra, afinal Gandalf era bem mais do que um homem nobre, e Scadufax aceitava Gandalf e portanto só ele poderia recebê-lo como um presente já que nimguém mais (se não os reis) poderiam fazê-lo.
Pelo o que me lembro Gandaft passou muito tempo domando o Scadufax e só conseguiu montalo por sua persistencia por que ele pertencia ao senhor dos cavalos.
 
E isso porque ele era um Maiar e não um homem comum. Os Mearas eram extremamente fiéis aos seus senhores, uma linhagem de grandes e poderosos cavalos para uma linhagem de grandes senhores dos homens, não deveriam aceitar serem cavalgados por nimguém "abaixo" de sua nobreza.
 
E isso porque ele era um Maiar e não um homem comum. Os Mearas eram extremamente fiéis aos seus senhores, uma linhagem de grandes e poderosos cavalos para uma linhagem de grandes senhores dos homens, não deveriam aceitar serem cavalgados por nimguém "abaixo" de sua nobreza.


Se os Mearas são extremamente fiéis aos seus senhores, Scadufax volta a ser utilizado por Théoden depois de sua recuperação? Ou ele continua com Gandalf?

Há algum relato nos livros sobre isto?
 
Se os Mearas são extremamente fiéis aos seus senhores, Scadufax volta a ser utilizado por Théoden depois de sua recuperação? Ou ele continua com Gandalf?
Não, não volta. Ele fica com Gandalf. Em um possível Epílogo para o SdA, Tolkien escreve que Gandalf chegou a levá-lo para Aman.
 
Não, não volta. Ele fica com Gandalf. Em um possível Epílogo para o SdA, Tolkien escreve que Gandalf chegou a levá-lo para Aman.

Em uma Carta Tolkien também diz "acreditar" que Scadufax foi para através do Mar com Gandalf,
segue uma parte da Carta...



268 De uma carta para a Srta. A. P. Northey <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
19 de janeiro de 1965<o:p></o:p>

Acredito que Scadufax certamente partiu com Gandalf [através do Mar], embora isso não seja afirmado. Acho que é melhor não afirmar tudo (e, de fato, isso é mais realista, uma vez que em crônicas e relatos de história “real” muitos fatos que algum investigador gostaria de conhecer são omitidos, e a verdade tem de ser descoberta ou adivinhada a partir das evidências que existam). Eu argumentaria desta forma: Scadufax vinha de uma raça especial (II 126,129, III 346<SUP>1</SUP>) sendo, por assim dizer, um equivalente Élfico dos cavalos comuns: seu “sangue” vinha do “Oeste por sobre o Mar”. Não seria inadequado para ele “ir para o Oeste”. Gandalf não estava “morrendo” ou indo por uma graça especial para a Terra Ocidental, antes de passar para “além dos círculos do mundo”: ele estava voltando para casa, sendo claramente um dos “imortais”, um emissário angelical dos governantes angelicais (Valar) da Terra. Ele levaria ou poderia levar o que amasse. Gandalf foi visto cavalgando Scadufax pela última vez (III 276). Ele deve ter cavalgado para os Portos, e é inconcebível que ele [teria] cavalgado qualquer animal além de Scadufax; de modo que Scadufax deve ter estado lá.
 
Em uma Carta Tolkien também diz "acreditar" que Scadufax foi para através do Mar com Gandalf,
segue uma parte da Carta...



268 De uma carta para a Srta. A. P. Northey <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
19 de janeiro de 1965<o:p></o:p>

Acredito que Scadufax certamente partiu com Gandalf [através do Mar], embora isso não seja afirmado. Acho que é melhor não afirmar tudo (e, de fato, isso é mais realista, uma vez que em crônicas e relatos de história “real” muitos fatos que algum investigador gostaria de conhecer são omitidos, e a verdade tem de ser descoberta ou adivinhada a partir das evidências que existam). Eu argumentaria desta forma: Scadufax vinha de uma raça especial (II 126,129, III 346<SUP>1</SUP>) sendo, por assim dizer, um equivalente Élfico dos cavalos comuns: seu “sangue” vinha do “Oeste por sobre o Mar”. Não seria inadequado para ele “ir para o Oeste”. Gandalf não estava “morrendo” ou indo por uma graça especial para a Terra Ocidental, antes de passar para “além dos círculos do mundo”: ele estava voltando para casa, sendo claramente um dos “imortais”, um emissário angelical dos governantes angelicais (Valar) da Terra. Ele levaria ou poderia levar o que amasse. Gandalf foi visto cavalgando Scadufax pela última vez (III 276). Ele deve ter cavalgado para os Portos, e é inconcebível que ele [teria] cavalgado qualquer animal além de Scadufax; de modo que Scadufax deve ter estado lá.

Então Théoden teve que se contentar com outro cavalo, já que Scadufax não estava mais sob suas ordens.
Impressionante o conhecimento de vocês, obrigado pessoal por sanar as minhas dúvidas. :mrgreen:
 
Na verdade Théoden não se incomodou nenhum pouco com isso. Porque quando Gandalf cumpriu sua missão e poderia devolve-lo, o rei já estava morto. E creio que Eomer já possuia um outro meara como montaria.
 
Provavelmente seja viagem minha. Mas eu sempre imaginei a possibilidade de que os Mearas tivessem sangue de Nahar correndo em suas veias. É dito que Oromë trouxe o pai deles de Valinor e que eles tinham uma longevidade muito maior que a dos cavalos comuns e entendiam a língua dos homens.
 
Oromë teria trazido alguns ancestrais dos Mearas para a Terra Média, e os deixou aqui, sendo o primeiro a ser domado e dado origem aos Mearas o tal Felaróf. Só é dito que os ancestrais foram trazido de Valinor, podem ser de origem de qualquer linhagem, até mesmo de Nahar mas nada é especificado. Mas creio que todos os cavalos de Valinor, sendo descendentes de Nahar ou não tinham capacidade de entender os homens e elfos, e longevidade maior.
 
Oromë teria trazido alguns ancestrais dos Mearas para a Terra Média, e os deixou aqui, sendo o primeiro a ser domado e dado origem aos Mearas o tal Felaróf. Só é dito que os ancestrais foram trazido de Valinor, podem ser de origem de qualquer linhagem, até mesmo de Nahar mas nada é especificado. Mas creio que todos os cavalos de Valinor, sendo descendentes de Nahar ou não tinham capacidade de entender os homens e elfos, e longevidade maior.

Nos apêndices está escrito o seguinte pra ilustrar isso daí:

"Foi montado em Felárof qeu Eorl cavalgou para o campo de Celebrant, pois aquele cavalo provou ter uma vida longo como a dos homens, o mesmo sucedendo com seus descendentes. Estes eram os mearas, que não carregavam ninguém a não ser o Senhor da Terra dos Cavaleiros e seus filhos, até a época de Scadufax. A seu respeito os homens diziam que Béma, a quem os Eldar chamvam de Oromë) teria trazido o pai deles do oeste, além do Mar."
 
Oromë teria trazido alguns ancestrais dos Mearas para a Terra Média, e os deixou aqui, sendo o primeiro a ser domado e dado origem aos Mearas o tal Felaróf. Só é dito que os ancestrais foram trazido de Valinor, podem ser de origem de qualquer linhagem, até mesmo de Nahar mas nada é especificado. Mas creio que todos os cavalos de Valinor, sendo descendentes de Nahar ou não tinham capacidade de entender os homens e elfos, e longevidade maior.

Nos apêndices está escrito o seguinte pra ilustrar isso daí:

"Foi montado em Felárof que Eorl cavalgou para o campo de Celebrant, pois aquele cavalo provou ter uma vida longo como a dos homens, o mesmo sucedendo com seus descendentes. Estes eram os mearas, que não carregavam ninguém a não ser o Senhor da Terra dos Cavaleiros e seus filhos, até a época de Scadufax. A seu respeito os homens diziam que Béma, (a quem os Eldar chamavam de Oromë) teria trazido o pai deles do oeste, além do Mar."
 
Tem uma cena no filme que Aragorn, na caçada aos Uruks, diz que algo maligno coloca a vontade daqueles cavalos contra eles...
 
Algo maligno é em relação aos Uruk-hai, não aos cavalos. =]


:lol:
Pode ser... :lol::lol::lol:

Mas, é uma cena estranha. Se eu não me engano, Aragorn fala sobre aquelas serem as terras dos Senhores dos Cavalos (toca até o tema de Rohan!) e aí ele diz isso sobre "o algo maligno"

Fala sério! :D
 
:lol:
Pode ser... :lol::lol::lol:

Mas, é uma cena estranha. Se eu não me engano, Aragorn fala sobre aquelas serem as terras dos Senhores dos Cavalos (toca até o tema de Rohan!) e aí ele diz isso sobre "o algo maligno"

Fala sério! :D

Se não me engano isso só é dito no filme mesmo, no livro só é falado que os orcs/Uruks andam a uma velocidade espantosa.

Mas no filme esse "algo maligno" que Aragorn fala acredito que seja a vontade de Saruman em ação, pois no momento em que os orcs entram na terra de Rohan é o momento em que o domínio de Saruman sobre Théoden atinge seu ápice, então não havia muitas patrulhas nas terras de Rohan para "barrar" os orcs/uruks, somente a guarda de Éomer e que ainda sim havia sido "expulso" de Rohan.
 
Talvez eu não tenha lido... mas quando Gandalf pediu ajuda ao rei de Rohan, ele estava sob encanto de Saruman?
 
Não necessariamente controlado pelo Saruman, mas pelo Gríma :)
depois leia o tópico com calma xD e deixe a preguiça de lado xP
 
Se não me engano isso só é dito no filme mesmo, no livro só é falado que os orcs/Uruks andam a uma velocidade espantosa.

Mas no filme esse "algo maligno" que Aragorn fala acredito que seja a vontade de Saruman em ação, pois no momento em que os orcs entram na terra de Rohan é o momento em que o domínio de Saruman sobre Théoden atinge seu ápice, então não havia muitas patrulhas nas terras de Rohan para "barrar" os orcs/uruks, somente a guarda de Éomer e que ainda sim havia sido "expulso" de Rohan.


Foi o que eu pensei quando assisti ao filme, nesta parte onde Aragorn de algo malígno, fiz a ligação com o envenenamento da mente de Théoden por Gríma.

O que deixava as terras de Rohan sem vigilância e os orcs poderiam transitar sem nenhuma preocupação com a própria segurança, o que levaria ao aumento da velocidade de avanço.

Ou então podemos crer pelo lado "mágico", onde um poder malígno na região de Rohan aumentaria o vigor dos seres das trevas e diminuiria daqueles que fossem portadores de luz.

O que vocês acham?:think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo