1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[SBT] Sete e meio (7 ½)

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Cildraemoth, 7 Mai 2003.

1. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Alguém já viu o novo jogo do Sílvio Santos, chamado Sete e Meio? A idéia é resumidamente essa:

Primeiro os participantes tomam parte em umas provinhas bestas (do tipo responder perguntas que uma criança de 6 anos sabe a resposta) para conseguir dinheiro. No final restam dois, e o valor obtido por eles é que entra em jogo na segunda parte do programa (a parte relevante):

Suponhamos que no total os participantes conseguiram 100 mil reais. Cada participante recebe duas cartas: uma com um sete (7), e outra com um meio (½). Eles deveram fazer a escolha entre uma dessas duas, mas cada um só saberá o que o outro escolheu depois de já ter feito a sua escolha.

Se ambos colocarem ½, cada um levará 50 mil. Se um colocar 7 e outro ½, o que colocou 7 levará 200 mil. E, se ambos colocarem 7, ninguém leva nada. :-)

Tem umas coisas a mais, só que não vêm ao caso no momento.

É fácil de ver que há argumentos a favor do 7 e do ½, e, o principal, que apenas lógica pura e simples pode não levar à melhor conclusão...

O que eu achei legal é que foi adaptado um conhecido paradoxo da Teoria dos Jogos[0], o Dilema do Prisioneiro, e o adaptaram para a TV.

E o que vocês escolheriam, e por quê? Eu nem pensaria e colocaria um 7: a princípio, a probabilidade de ganhar seria a mesma que colocar o ½ --- uma carta do oponente você ganha, outra perde. E, se ganhar, ganha mais. Lembrando que não há nada a perder, o máximo que vai acontecer é não ganhar. E, finalmente, o motivo principal é que se eu perder, o outro também perde. Podem me chamar do que quiserem, mas eu não ia ficar contente ao ver a cara de satisfação do outro que escolheu o 7 e eu o ½, por ter, digamos assim, passado a perna em mim.

A não ser que eu soubesse com certeza absoluta que o outro colocaria o ½. Aí eu seria camarada e dividiria. Mas se houver risco de eu colocar ½ e ele 7, no way.

[0]Deve ter um tópico sobre isso no fórum sobre Ciência.

2. Anonymous_theOld

Anonymous_theOld Usuário

Veja bem, na hora que o mané do Silvio, deixasse eu conversar com o cara, diria:
    " Não adianta!!! vou colocar 7 sem sombra de dúvida!!! Eu não vou dividir nada com os outros colegas!! e sugiro que vc faça o mesmo!!! Ou seja, se vc colocar 7 nós dois perdemos!!! Se vc colocar 1/2 eu ganho 200 mil e divido contigo!!!(100 e 100 mil)!!!" //// Ia ser o mais sincero possível!!! com o cara!! Se ele disse-se: " Tudo bem, mas porque EU não coloco o 7 e vc o 1/2??????" Eu diria: "Eu sou mentor da idéia!! por isso vc é que tem que aceitar!!" Mas seria explicito que iria colocar 7 pra levar os 200 mil e dividir com ele!! Ou perderiamos tudo, só dependeria dele!!!

3. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Acho que o Sílvio não gostaria muito da idéia de dividir por fora o prêmio...

Agora aquela fase em que eles conversam um com o outro é realmente inútil... Ninguém (exceto o Pônei Orelhinha, aparentemente) diria "eu vou colocar o 7", e ninguém pediria ao outro que colocasse 7... Aí fica sempre a mesma coisa: "Eu vou colocar ½." "Eu também."

4. * Lilyris *

* Lilyris * Usuário

Uqndo eu assisti (nem foi inteiro) me pareceu ser legal!!
    Mas acho que nem tem muita audencia, porque já está perdendo a graça esses tipos de programas da SBT.
    É Todos Contra 1, Tentação (q nem existe mais :mrgreen: ), Show do Milhao e etc.. já enjoou. Eu sei que é diferente ese programa, mas acho que a SBT esperava uma repercursao maior qto a audiencia, só que já está enchendo esses programinhas.. é interessantes, mas.. :roll:
    Na TV agora não tem mais o qe se inventar!!
    Como diria Chacrinha

"Na TV nada se cria
    tudo se copia" :roll:

(era issu? 8O )

5. Anonymous_theOld

Anonymous_theOld Usuário

Que o programa é um lixo não resta dúvida, o que estamos discutindo aqui é as atitudes dos participantes em tentar passar a perna ou fazer um acordo um com o outro!!! Com certeza essa atitude minha de fazer a proposta pro cara, não seria vista com "bons olhos" da produção, mas o dinheiro(se ganhase) seria meu, eu poderia dar pra quem quiser!! (o dinheiro, maldosos!!):dance:

6. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Eu achei um dos mais criativos da TV... pelo menos a última parte, se bem que poderia ser mais bem explorada.

Já aquele começo, com aquelas perguntas que uma criança de 7 anos sabe a resposta, é bem besta.

Além disso, acho o programa muito enrolado. A parte final, desde que se define quem são os dois até mostras as escolhas, demora uma meia hora. Tudo bem que precisa segurar a audiência, mas um pouco mais de dinamismo não faria mal não...

Pônei, provavelmente se você fizesse realmente a sua proposta, o programa nem fosse ao ar. Imagino que a produção tentaria convencê-lo a não fazer isso. Se não der certo, eles simplesmente regravam uns pedaços ou todo o programa, e mostram no final um programa "perfeito".

7. Anonymous_theOld

Anonymous_theOld Usuário

Realmente !! eles poderiam fazer isso, né??? Eles não gostam de perder o controle da situação!!! Muito provavelmente esse programa não iria ao ar!!!

8. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Realmente !! eles poderiam fazer isso, né??? Eles não gostam de perder o controle da situação!!! Muito provavelmente esse programa não iria ao ar!!![/quote]

Com certeza. Talvez eles aproveitassem o começo, mas depois escolhessem outros participantes mais "comportados" com relação às regras. Ou então davam um lanche para todo mundo, despachavam-nos embora e gravavam outro. :-)

9. RUSCILLÔNICO

RUSCILLÔNICO Usuário

O programa é uma merda, mas o Patrão se sobressai.

Viva Sílvio Santos! Viva a Jogatina na TV!

:D :mrgreen: :lol:

10. Eu ja vi esse programa um monte de vezes e ainda naum entendi.........sera que sou meio lerdo??

11. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Possivelmente. :mrgreen: Afinal, em todos os episódios o Sílvio reexplica as regras...

12. Mas é serio nunca entendi direito as regras, preciso presta mais atenção......

13. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Eu também as descrevi na primeira mensagem:

14. Kakarotto

Kakarotto Usuário

quandu eu vi pela priemira vez viajei legal!!! Num entendi nada!!!!!

Axo esse programa legal, umpouco tosko, mas divertido!!
    Soh naum gosto do final!!
    Poh, pq o Kra dividiria o premio com o resto?? O Kra respondeu melhor q os outros e teve mais sorte!!! Eh um absurdo!!!!!

15. Alumínio

Alumínio Usuário

A base dessa brincadeira do 7 1/2 eh o que se chama de 'dilema do prisioneiro'

Para ter mais informacoes leia
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

O dilema do prisioneiro eh uma parte da Teoria dos Jogos... eh uma teoria muito interessante.

Quem tiver mais curiosidade leia o livro "Glorioso acidente" do Clemente Nobrega.... muito bom o livro.

Compartilhar