1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sauron Sinistrão

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Riff, 30 Jun 2003.

  1. Riff

    Riff Usuário

    Morgoth perdia seus poderes angelicais qndo controlava outros monstros(ex:dragões), mas o msmo não acontece com Sauron, q com um vasto dominio de servos não vai perdendo seus poderes, pq isso acontece? :eh:
     
  2. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Você acha mesmo que ele não perdia? Tanto Sauron se enfraqueceu que cada vez que ele morria levava mais tempo para se regenerar. E Sauron nunca pôs o seu espírito numa criatura como Gaurung, por exemplo, nem tentou espalhar o seu poder sobre toda a matéria de Arda, como a teoria do Anel de Morgoth diz. Uma parte de tudo o que ele fez foi aproveitar o que Melkor tinha deixado para trás.
     
  3. Riff

    Riff Usuário

    Msmo antes de sua primeira morte na queda de Númenor, Sauron passou 3000 anos usando seu poder pra conquistar aliados e controlar monstros, e ainda tinha a capacidade de mudar sua forma, q Morgoth perdeu rapidin.
     
  4. Tilion

    Tilion Administrador

    Porque Morgoth se "uniu" à materia de Arda e, tamanha foi a dissipação de seu poder, que ele não pode mais mudar de forma.

    Sauron nunca fez isso, motivo pelo qual ainda pôde mudar de forma por muito tempo, mas não para sempre.
     
  5. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Muito do que Sauron fez pode ser creditado as obras de Morgoth que não foram totalmente dissipadas do mundo. Melkor lutou contra criaturas mais poderosas do que as que se opuseram a Sauron sozinho, e para tal, a partir da desfiguração de tudo o que era belo, criou seres que lutariam a seu serviço. Para tal, cedeu muito do seu poder e sua força e as depositou nessas criaturas que corrompia.

    Sauron nunca precisou decepar a própria mão para dar de beber a um criado, como Morgoth fez ao cão Carcaroth, nem confrontou Ungoliant. Sauron não enfrentou a ira de Tulkas e outras coisas que devem ser aqui consideradas como fatores importantes nessa discussão. E se Sauron teve a mão decepada pela Anduril de Isildur, Morgoth teve o pé destruído pela lâmina de Fingolfin. A única vez em que Sauron compartilhou do seu poder para criar algo, que eu me lembre agora, foi na confecção dos anéis do poder.

    Enfim, era óbvio que a decadência de Morgoth seria mais acentuada!

    Cumpre lembrar também que Melkor, a princípio, era capaz de assumir qualquer forma, e passar sem ser visto, a maneira dos outros Valar. Ou seja, no seu estado original, teria escapado ao afundamento de Numenor (ou não?). Pra que lembrei disso. Pra mostrar que Sauron já era mais limitado que Morgoth em todos os sentidos mesmo na sua plenitude, logo, tudo era mais lento e perene no que tangia a ele: e ele forçou menos a si próprio, de modo que seu declínio se deu de forma mais lenta. :wink:
     
  6. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Sauron era um melhor estrategista que Morgoth. Enquanto Morgoth frequentemente insistia em sair para a batalha e enfrentar seus inimigos no pau ou derrotá-los através da força bruta com seus exércitos de orcs, Sauron sempre trabalhava através de agentes ou servos e sempre através de planos e truques.
    E na única vez que Sauron foi sair para lutar no fronte de batalha ele se deu muito mal.
     
  7. Anor £

    Anor £ Usuário

    A relação entre Melkor e Sauron é de Mestre e Padawan, como descrito no livro, o que ocorreu foi um aprimoramento dos ensinamentos de Melkor pela parte de Sauron, que concerteza percebeu que além de estratégias militares era nescessário o fator "psicológico"para subjulgar os povos que viviam na Terra-Média.
     
  8. Mas depois depois de fugir de Valinor sou uma vez Melkor lutou corpo a corpo com alguém (Fingolfim), enquanto Sauron, como servo de Melkor, deve ter lutado antes em algumas das batalhas de Beleriand e temos a certeza que lutou (com magia ou conhecimentos) com Finrod Felagund. Nós não sabemos quantas lutas Sauron travou enquanta estava ao serviço de Melkor, por isso não podemos dizer que lutou mais ou menos que seu mestre.
     
  9. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Será que Sauron era melhor mesmo? Sauron teve um caminho bem mais fácil que o Melkor. Quando Melkor voltou a TM ele rapidamente preparou um ataque a Beleriand e quase a conquistou, isso depois de três eras sem sequer ter informações a respeito da TM. Mas logo ele teve que se defender do ataque dos feanorianos. Aí ele se ferrou, sim, mas temos que lembrar que esses orcs estavam longe de ser as legiões treinadas e experientes que Sauron contou na Segunda e Terceira Eras. E assim desde a primeira batalha contra os noldor ele foi cercado e isolado, ao contrário de Sauron, ele não teve como buscar reforços no leste. E os homens só apareceriam tarde e em número pequeno. Então Morgoth dependia quase que exclusivamente dos orcs que conseguisse criar em Angband e de suas criaturas. E só teve as próprias torres como domínio. E venceu a guerra contra os noldor.

    Sauron por sua vez enfrentou poucos e enfraquecidos noldor e nenhum reino sindarin forte como Doriath e teve muito tempo pra se preparar. Se escondeu em Mordor, uma terra totalmente protegida, e preparou em silêncio suas forças, e escolheu como e quando viria o ataque. E teve a vantagem da surpresa e arrasou de pronto um dos mais poderosos reinos élficos. E pôde aprimorar as criaturas que Melkor deixou de herança, como os trolls resistentes ao Sol da Guerra do Anel. E mesmo assim foi derrotado, não uma, mas três vezes, pelos elfos e numenorianos na guerra de Sauron contra os elfos, no desembarque de Tar-Calion e na Última Aliança, isso só na S.E.. Na T.E. Sauron foi mais bem sucedido, mas desistiu da guerra direta, manobrou as massas humanas contra reinos decadentes. A tarefa de Sauron foi mais fácil e teve mais oportunidades. E na Guerra do Anel, Sauron novamente teve todo o tempo do mundo e amplas terras sobre seu domínio, e muitos humanos como exércitos. E ganharia a Guerra, mas teve a ajuda de Saruman.

    No fim, acho que Sauron foi realmente genial no desmonte do Arnor e Gondor, mas Morgoth também teve seus momentos.
     
  10. Riff

    Riff Usuário

    Morgoth não era estrategista, ele pegava os monstros e jogava emcima dos elfos, o q viesse era lucro, ele só ganhou pela superioridade numérica, e msmo assim levou 500 anos pra varrer Beleriand.
     
  11. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Até parece, e a Dagor Bragolach, e a Nirnaeth? Foi só superioridade numérica? Não mesmo.
     
  12. Riff

    Riff Usuário

    A Nirnaeth foi um pouco mais pensada, msmo q fora a parte da cor dos uniformes a estrategia dele foi bem demente, mas a Bragolach foi um arrastão, ele saiu atacando os noldor em tdo q é canto.
     
  13. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Ringil, Melkor só pôde atacar tão rapidamente na TM porque havia enviado Sauron com antecedência para ir "arrumando o local". 8-)
    E Melkor contou com Orientais sim, não é? Tanto que apesar dos dragões, balrogs e tudo mais, Melkor só venceu pela traição desses na Nirnaeth.

    No final eu acho que os dois tiveram acertos e erros, e que os inimigos de ambos eram "proporcionais" aos seus respectivos poderes. Sauron sozinho contra noldor de Valinor seria covardia para o maia, mas Melkor iria varrer a TM a chutes se seus inimigos fossem uns elfinhos em Lórien, Valfenda e aquela Gondor decadente.

    E ao que me lembro, Tolkien chegou a escrever que Sauron era melhor estrategista. Tem isso na Valinor.
     
  14. Sauron sabia de sua inferioridade em relação ao seu antigo senhor e , por isso, sabia que não podia sair dando martelada em qualquer um como Melkor fazia. Portanto, fez-se obrigatória sua suprioridade na estratégia. Porra, um Melkor adicionado a um exército faz uma puta diferença no combate. Por isso ele saía pra dar porrada. Ele sabia da diferença que ele fazia. Já Sauron não podia se arriscar. Temos também que lembras o seguinte: qualquer vaporzinho que Sauron manda em direção aos humanos faz diferença, enquanto que os vapores de Melkor só fariam diferença para os Noldor se eles estivessem fazendo um piquinique e o céu ficasse escuro. Outra: Os Noldor nunca acabaram com Melkor. Foram os Valar que detonaram com tudo. Já Sauron foi destruido uma penca de vezes por "meros" Primogênitos, Sucessores e Adotados (adotados foi boa, hehehe). Resumindo, nós somos sujos pacas. Comparar Melkor com Sauron? Que injustiça......
     
  15. The Wicht King

    The Wicht King Usuário

    Bem pessoalmente eu acho que nao tem comparação mesmo.
    Melkor era infinitamente mais poderoso e inteligente.
    Sauron enfrentou como ja foi dito inimigos MUITO inferiores alem do que se nao fosse por Morgoth Sauron nao teria Orcs, Trolls, Ou mesmo os Humanos que o ajudaram(pois se me lembro bem é insinuado que a Ambição e maldade dos Homens foi "presente" de Morgoth).
    E mesmo assim Morgoth so foi derrotado porque foi pego de surpresa pelo exercito do Oeste se ele tivesse tido tempo ou tivesse sabido do ataque ele Varreria os elfos do Oeste.
    A voces falam que Morgoth nao era estrategista e que saia batendoem todo mundo.
    Nas guerras de Beleriand so me lembro dele ter saidopra lutar com o Finrod pois foi desafiado nos portões de sua fortaleza e se nao lutasse suas tropas nao mais o aceitariam como Lider(Bem mais ou menos).
    Estratégicamente falando voces nao acham que ja foi muito inteligente Morgoht dissipar seu poder? Assim alem dele ter ganho grande poder e ter podido criar o que criou o mal dele exitiu ate a terceira era e alem.
     
  16. Pearl

    Pearl Usuário

    Sauron aprendeu com os erros de Melkor. Mas não acho que o aprendiz superou o mestre no quesito estratégia. Se pensar que Melkor não foi derrotado pelas forças da Terra-Média. Precisou que mesmo na sua decadencia que os Valar o atacassem (e tivessem dificuldade) e que mesmo depois de exilado continou a influenciar. Sauron sim, perdeu no final da 2a e da 3a Era para forças muito menores do que existiam na 1a Era. E também é difícil comparar, o tempo de existencia o 1o Senhor do Escuro foi muito maior do que o do 2o. Mas realmente havia muito mais paixão em Melkor do que em Sauron (que passava uma frieza muito maior).
     
  17. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Essa frase é fantástica. Realmente Melkor tinha algo que Sauron, como um reles Maia corrompido, não tinha: sentimentos. Melkor tinha a mais variada gama de sentimentos e isso o tornava de uma humanidade assustadora. Assustadora porque muita coisa do que Melkor faz e sente são baseadas em sentimentos que nós mesmos temos.
    Já Sauron era frio como uma máquinha, um dróide. Desde quando ele se entendia por gente/deus ele seguia ordens, seguia um plano confeccionado por uma mente obviamente superior. Entretanto isso não é necessariamente uma coisa ruim. Esse seu background e know-how em planejamento viriam muito a calhar quando ele recebeu o título de Senhor do Escuro. É óbvio que os dois enfrentaram inimigos diferentes, mas as épocas e condições também eram diferentes. Diabos, ele enfrentou os númenorianos, um povo cujo poderio era comparado ao poderio dos mais belos reinos élfico da Primeira Era, ou mais.

    Os sentimentos mesquinhos de Melkor fizeram ele simplesmente não ter nenhum objetivo em sua missão. Ele não tinha uma missão. O que Melkor queria simplesmente era ver a ruina dos elfos e a destruição dos homens. Só isso. Ah, além de ver toda a carne de Arda deformada e contaminada com o seu "Eu" (convenhamos seus méritos nesse quesito). Melkor era como uma criança birrenta que se não podia ter o brinquedo para ele, ele estava disposto a quebrá-lo para que ninguém mais tenha. Ele queria deformar o mundo e a obra de Eru a tal ponto que ela se tornasse irreconhecível para o próprio Eru. Isso, na cabeça de Melkor, provaria que ele tinha o "livre-arbítrio".

    Já Sauron era exatamente o oposto. Sauron não queria o caos ou a destruição mas sim a ordem e progresso na Terra-Média. Ele havia jurado isso aos Valar e honestamente se arrependido de seus crimes na Primeira Era. Entretanto para alcançar essa ordem e progresso ele estaria disposto a interferir diretamente na vida dos Filhos de Iluvatar a ponto de querer controlar mentalmente as pessoas para que elas façam o que ELE achasse que era o certo. Sauron era mais frio e calculista que Melkor e com facilidade reprimia seus sentimentos (ele tb tinha alguns :-P) se com isso ele pudesse atingir seus objetivos. Melkor muitas vezes atuava na raiva e no calor do momento. Já Sauron esperava anos, séculos, milênios maquinando seus planos e aglutinando suas forças. Ele tinha uma paciência hercúlea em contraste com seu mestre que era muito impaciente.
     
  18. Mektar Ambrosius

    Mektar Ambrosius Usuário

    Sauron mostrou grande poder, pois ele apenas era um maiar, enquanto Melkor era um "Valar", msm assim Sauron mostrou ser poderoso, penso que se Sauron tivesse o poder de Melkor ele ia ser mais FODAO, pois como jah disseram ele sabia o q queria, como queria e oq que faria para ter isso, mas ele ia conforme oq estava acontecendo, ele esperava o momento certo para agir.....
     
  19. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Eu falo q Sauron era mais inteligente q Melkor. Ou pelo menos era menos demente, menos bitolado em destruir tudo. Ele era um maia de Aulë, ou seja construtor. Ele queria dominar. Assim, aproveitou os estragos q Melkor fez para dominar tudo sem gastar muito d seu poder.

    Mas mesmo assim gastava, então criou o anel para facilitar o controle. :wink:
     
  20. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Sauron aprendeu com os erros de seu mestre. Isso mostra que ele era bastante inteligente. Mas isso não quer dizer que Morgoth era burro. Muito pelo contrário, se unir a matéria de Arda foi um golpe de gênio, assim, mesmo se ele perdesse a guerra, o mal que ele fez estaria impregnado pra sempre na matéria de Arda (como aconteceu)
     

Compartilhar