• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron sempre se manteve fiel a seu mestre?

Éomer

Usuário
Estava relendo o Akalabeth e vendo que apesar de ter tentado conquistar Numenor e de na verdade ter conseguido, ele ainda se manteve fiel a Melkor, tendo lhe construído um templo e fazendo com que os numenorianos lhe prestassem um culto sangrento. E na época da Guerra do Anel, o seu objetivo final ainda era a libertação de seu mestre tendo como base inicial a TM ou ele tinha se dado conta de que isso seria impossível e desejava apenas um reino onde somente ele fosse senhor e rei de escravos de menor importância?
 
Estava relendo o Akalabeth e vendo que apesar de ter tentado conquistar Numenor e de na verdade ter conseguido, ele ainda se manteve fiel a Melkor, tendo lhe construído um templo e fazendo com que os numenorianos lhe prestassem um culto sangrento. E na época da Guerra do Anel, o seu objetivo final ainda era a libertação de seu mestre tendo como base inicial a TM ou ele tinha se dado conta de que isso seria impossível e desejava apenas um reino onde somente ele fosse senhor e rei de escravos de menor importância?

Não sei se aquilo que ocorreu em Numenor teve algo a ver com fidelidade. É mais provavel que Sauron tivesse simplesmente usado a figura de Melkor para corromper melhor os Numenoreanos: aquele culto todo, do ponto de vista de Sauron, pra mim é mais uma afronta aos Valar e uma forma de marginalizar melhor os fiéis e corromper melhor o restante, e oficializar toda a coisa.
Por outro lado, culto implica em seguidores fanáticos. Deve ter uma boa porção de gente que morreria por Melkor e blá blá blá, e para fins práticos, seria por Sauron.
Suspeito que ele tenha se utilizado de um esquema semelhante na TM. Afinal, Melkor é bem mais adequado para ser um "Deus" do que o próprio S.. Ele não tá lá, pode ser idealizado, e além do mais, tem o conveniente de ser apontado "olha só para mim, olhe como sou foda, e olha lá que eu sou somente um criado de segunda mão do outro cara lá... imagine o que vai rolar quando ele voltar!"

Quanto à fidelidade real de Sauron, tenho duas idéias opostas, ambas mais ou menos fundamentadas.
 
Última edição:
Pode ser Moriel, a figura de um deus distante e poderoso pode sempre convencer melhor que um ser de carne e osso com quem você consegue falar. Mas também pode ser que ele ainda tivesse esperança na reascenção de Melkor, como uma melhor maneira de conquistar a TM ou talvez o reino dos elfos, que ele tanto odiava. Por que eu acho que por mais megalomaníaco que Sauron fosse ele não tinha esperança de conseguir atacar Valinor.
 
Pode ser Moriel, a figura de um deus distante e poderoso pode sempre convencer melhor que um ser de carne e osso com quem você consegue falar. Mas também pode ser que ele ainda tivesse esperança na reascenção de Melkor, como uma melhor maneira de conquistar a TM ou talvez o reino dos elfos, que ele tanto odiava. Por que eu acho que por mais megalomaníaco que Sauron fosse ele não tinha esperança de conseguir atacar Valinor.

Não sei, não sei...
E Númenor?

Por outro lado, a história de númenor pode ter sido somente um jeito de F*der os numenoreanos, que ele odiava, com ajuda dos inimigos: jogar eles contra os Valar, e os Valar que deem um jeito.
 
Eu acho que uma coisa não invalida a outra. Sauron com certeza queria prejudicar os numenorianos e conseguiu. Mas ele tinha consciência que era apenas um Maiar e sabia que só tinha possibilidade de conquistar alguma coisa realmente grande com a ajuda de Melkor, que era um Valar muito poderoso.
 
Eu acho que uma coisa não invalida a outra. Sauron com certeza queria prejudicar os numenorianos e conseguiu. Mas ele tinha consciência que era apenas um Maiar e sabia que só tinha possibilidade de conquistar alguma coisa realmente grande com a ajuda de Melkor, que era um Valar muito poderoso.

Nào sei se ele realmente queria conquistar Valinor. Afinal, os Valar meio que cairam fora, se separaram do resto de Arda e estavam lá na deles.
E ele tinha que escolher entre tentar trazer Melkor de volta, com todas as encrencas e incertezas do negócio, com boas chances de falhar, para depois voltar a ser um tenente do cara, e conquistar a terra média e passar a comandar toda a TM por conta própria, isso um pouco mais simples e mais garantido, e provavelmente mais agradável.

Ele parece ser um bichinho racional, não um megalomaníaco alucinado.
 
Não sei se aquilo que ocorreu em Numenor teve algo a ver com fidelidade. É mais provavel que Sauron tivesse simplesmente usado a figura de Melkor para corromper melhor os Numenoreanos: aquele culto todo, do ponto de vista de Sauron, pra mim é mais uma afronta aos Valar e uma forma de marginalizar melhor os fiéis e corromper melhor o restante, e oficializar toda a coisa.

Concordo...até porque eu acho que ele, que nessa época estava "em alta", não iria querer que os numenorianos adoracem á Melkor e sim á ele próprio.Agora que ele era o único com maldade e poder o bastante para governar, ele não ia querer colocar Morgoth na liderança.

E, eu acho que ele não era tão fiel assim á Melkor, acho que ele o temia.Exemplo, se Melkor voltasse, Sauron lhe serviria como sempre,mas se Melkor estivesse "fora" Sauron não teria o menor problema em tomar a liderança.
 
Pois é... Eu, no lugar dele *cagava e andava* pro Melkor, dominava a TM e reinava la. Se Melkor, por acaso retornasse sozinho... "Mestre, eu ia te libertar, mas fico feliz por você ter se virado sozinho! Veja só, não perdi tempo, dominei praticamente toda a Arda para você" - extendendo a coroa. E voltaria, fazer o que, a ser somente o braço direito :P
 
Eu concorco com a Moriel. Não se a idéia era um culto. Estava mesmo mais para usar a figura de seu mestre a seu favor. Sauron era traiçoeiro, aprendeu muito com Morgoth, foi corrompido pelo poder. Não acho que ele simplesmente abriria mão do poder. Não combina com um Senhor do Escuro. :mrgreen:
 
Eu não sei porque, mas eu tenho a impressão de que o Sauron era fiel ao Melkor. Tudo bem, pode ser só fachada, mas eu sempre acho que um servo do mal é sempre fiel a seu mestre. Eu sei que o Sauron era O senhor traição, mas mesmo assim.
 
Fringway, não concordo com você que "um servo do mal é sempre fiel a seu mestre." Veja o exemplo dos orcs por exemplo, serviam a Morgoth muito mais pelo medo do que por fidelidade.
 
Os seres do mal servem uns aos outros por medo e intimidação. Creio que se não fosse por medo de Melkor, Sauron nunca teria se submetido a ele. E os orcs também odiavam Sauron, mas eram seus escravos por medo. O próprio Sauron não confiava em seus orcs, como é relatado n'As Duas Torres. É isso, acho que Sauron só servia Melkor por medo
E moriel, não creio que Sauron iria convencer Melkor com esse papinho de "dominei tudo te esperando":lol::lol::lol::lol:Afinal os malvados se entendem e sabem quando outro cara do mal tá mentindo né:rofl::rofl:
 
Última edição:
Discordo e ao mesmo tempo concordo com você Luis. Creio que Sauron não servia a Melkor por medo, pelo menos não no começo, pois Melkor havia prometido a quem se juntasse a ele que teriam muito poder, e Sauron acreditou nas promessas de Melkor, talvez depois ele percebeu que não iria ser tao facil conseguir tudo o que Melkor havia falado, mas daí não poderia desistir, pois sabia que se fizesse isso Melkor o destruiria, aí sim ele poderia ter servido Melkor por medo.
Mas creio que Sauron sempre foi fiel a Melkor, e faria de tudo para traze-lo devolta do vazio!!
 
Pode ser que no início Sauron fosse fiel a Morgoth e que também pudesse ter usado seu nome somente para enganar os numenoreanos (o que e bem lógico, aliás), mas mesmo tendo uma fidelidade forte no início e depois tendo feito uso do nome de seu mestre, creio que no fim das contas, se Morgoth se libertasse e voltasse para a Terra-Média, haveria um conflito. Sauron cresceu muito na ausência de Morgoth e se tornou muito poderoso. Quem, sedento por poder e dominação, daria o que conquistou à alguém que foi seu líder e que retorna para tomar tudo? Pode ser que eu esteja enganado, anyway.
 
Talvez não diretamente, mas pensem bem, o que é servir? Sauron com certeza serviu aos ideais de Melkor durante a 3ª era :)

Queira ele ou não.
 
"No entanto, as mentiras plantadas por Melkor, o poderoso e maldito, Morgoth Bauglir, o poder do terror e do ódio, nos corações de elfos e homens, são uma semente que não morre e não pode ser destruída. E de quando em quando ela volta a brotar; e dará frutos sinistros até o último dos dias."

Que Sauron continuou com as obras malignas de seu mestre não existe dúvidas. Acho que olhando por esse lado ele foi fiel a Morgoth.
 
Ele foi fiel aos objetivos de Melkor, não ao próprio Melkor. Garanto que, se Melkor retornasse, Sauron faria duas coisas
1-Gemeria de medo e viraria escravo de Melkor
2-Resistiria ao poder de Melkor, Senhor do Escuro contra Senhor do Escuro(Acho essa mais provável, na Terceira Era Sauron experimentou demais o gosto do poder pra perder o trono assim sem mais nem menos)
 
Uma coisa que enriqueceria nossa discussão era saber se Sauron tinha conhecimento da segunda profecia de Mandos sobre a libertação de Melkor do vazio e da última grande batalha. Se ele sabia poderia ser que ele estivesse agindo para ter condições de tentar a libertação de seu senhor ao procurar recuperar o anel. :think:
 
Vendo pela perspectiva de Sauron como um grande dominador e tirano na Guerra do Anel,acho que ele não teria a intenção de dividir o poder ou devolve-lo de alguma forma para Morgoth/Melkor ou somente se aliar a seu Mestre.Analisando os conceitos literários da obra, Sauron era um tirano e perverso ser, tendo a oportunidade de ter o poder e dominação de toda a TM acho que não pensaria em libertar seu "antigo mestre".Bem,esse assunto e bem interessante e deve ser discutido em mais detalhes se houver intenção de compreender realmente as intenções de Sauron.Bem,pelo menos analisando sob a Guerra do Anel.
 
Última edição:
Se você está falando de Aulë, com certeza não...
Mas você está falando de Morgoth, então eu acho que... não, também.
Não creio que Sauron tenha traído Morgoth de maneira grandiosa, mas uma pequena traiçãozinha deve ter ocorrido, algo que Sauron fizesse para obter mais poder. Não é impossível, pelo contrário, é bem provável. Talvez não tenha nenhum trecho sequer nos livros especificando alguma traição que Sauron tenha feito a seu mestre, mas com certeza deve haver alguma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo