• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron sempre foi mau ou já teve um lado bom?

Sauron já teve um lado bom?

  • Sim!!!!

    Votos: 26 35,1%
  • Mais ou menos,ele foi corrompido!!!

    Votos: 35 47,3%
  • Nunca,sempre foi mau!!!!

    Votos: 13 17,6%

  • Total de votantes
    74
Sauron "era bom", se vc prefere assim. Mas ele era um Maiar de Aulë, o Ferreiro dos Valar. Mas como muitos já disseram ele foi corrompido e se tornou o assistente de Melkor. Quando isso aconteceu, Melkor por sua vez conferiu a Sauron alguns dos poderes extraordinários que recebeu de Ilúvatar. A história de Melkor termina no Silmarillion, quando ele é lançado para fora do universo por Ilúvatar que ja estava cansado dos problemas que ele tinha causado.
Mas as pessoas que conhecem essa história devem se perguntar porque Ilúvatar não faz o mesmo com Sauron. Tolkien sempre acreditou no bem e no mal, e para história continuar teria que haver o mal, por isso que ele fez com que Ilúvatar deixasse o Sauron viver. E aí continua a história, e blablabla...
 
Pois é, e Saurom comparado a melkor não é nada..., por isso mesmo que Iluviatar não interferiu, pois para saurom os homnes bastavam, eram suficientes para derrotar ele, já melkorm foi necessário os proprios valares intervirem, pois ninguém poderia para-lo, a não sor os proprios valar e iluviatar.

No más, em termos de maldade e de sentimentos de inveja, melkor é muito maior, saurom apenas queria governar ao seu modo, isso não quer dizer necessáriamente que ele é mal por querer governar os povos livres, mas o mau está dentro dele, no seu fea corrompido por melkor, eu não sei como aule, também não pendeu por esse lado, seus servos Saruman e Saurom cairam, na mesma intenção.
 
Última edição:
Acho que ele sempre foi mal..só faltava oportunidade de demosntrar isso...

Um ser capaz de se envolver em tanta maldade não pode ser apenas corrompido ..a maldade estava infiltrada nele.
 
Nem, se você partir do ponto que Sauron sempre foi mau, você parte do ponto que ele foi criado mau e que Ilúvatar sabia o que estava fazendo, o que não faz sentido, visto de Sauron e Melkor foram punidos por seus atos, posteriormente.

O mais correto seria dizer que Sauron sempre teve o poder de escolha, até seus últimos anos.
 
Vou ficar com a galera que votou que o Sauron nem sempre foi mau, mas estou realmente indeciso. Acho que se ele fosse 100% do bem ,não ia se deixar levar por Melkor. Pode-se dizer que no começo ele era do bem, mas pendente para o mal.
 
Como algumas pessoas já disseram acima, não creio que Sauron tenha sido sempre mau. Aliás, não gosto de pensar em um ser totalmente bom ou totalmente mau. Como foi citado:

(...)Basicamente, acho que nada nascia essencialmente mal em Arda, acredito que tudo era 50% de cada, pender para um lado ou para outro dependeria das influências externas, e Sauron foi seduzido por Melkor.

Sauron, por ser um Maia de Aulë, já tendia para o desejo de criação. E esse desejo pode ser usado de forma positiva, como pode ser usado de forma negativa. No caso de Melkor, o desejo pela criação criou nele uma frustração, que gerou diversos outros sentimentos negativos, e ele acabou se tornando um ser considerado mau, pois passou a destruir as obras dos outros e desejar dominar tudo e todos.
Mas, seguindo outra citação:

(...)O mais correto seria dizer que Sauron sempre teve o poder de escolha, até seus últimos anos.

E ele escolheu seguir os passos de Melkor, de fato que também passou a ser considerado um ser mau, e com o mesmo desejo por dominar tudo e todos. Apenas tinha pretensões um pouco menores que Melkor, até por ter consciência de não ter todo o poder que seu "Mestre" tinha.

Voto na segunda opção.
 
Olá , encontrei esta imagem do filme não aproveitada, e a achei linda, acredito que quem a fez (ainda não descobri) conseguiu captar como seria Sauron, como Annatar. ok
 
Que isso minha gente!

Nenhum "ser" criado por Eru veio com o proposito de ser mal. Gandalf que é um Maia, disse que nem Melkor "nasceu" mal, e por um preve momento Melkor se arrempedeu, foi uma pequena gota mas comprova o seu "ser interior" ha muitas eras passadas. No momento não me lembro em que capitulo está escrito as palavras de Gandalf no SDA.
 
Será que havia dentro do coração de Sauron algo como nos corações dos Anões?! Tipo assim: Os anões se tornaram artífices habilidosos, Sauron também o era, afinal seu professor foi Aulë. Será que Sauron também desenvolveu um sentimento meio pretencioso pelos seus trabalhos como os anões tinham?

Pois tudo no ínicio é sempre bom, mas depois, com o desenvolvimento das eras cada criatura foi tomando sua forma definitiva...!

Sei lá, acho que estou meio viajando... Mas se alguém entendeu o que eu quis dizer, me ajuda nessa dúvida!
 
Bem... acredito que que Sauron sempre foi "mal" mas não uma "malvadeza" em si mas uma vontade de criar! Quando ele viu que criar era mal ele virou mal mesmo!!! No entanto, no início ele não era mal... apensas... ambicioso!
 
Se for considerar que dentro do Sauron havia aquele mesmo impulso que fez Melkor cantar diferente logo no começo de tudo, então eu acredito que ele tenha nascido mal sim. O que não significa que ele seja 100% mal. Uma pessoa que se volta pra outro lado, sempre tem uma semente que a leva pra esse lado e que nasceu com ela. Vai da pessoa se ela deixa essa semente crescer ou nao. Sauron deixou.
 
Definitivamente Sauron, tal como seu mestre Melkor, não foram maus no inicio, sendo eles uma parte do proprio Iluvatar não poderiam ser criados já sendo maus, há um argumento para cada um no qual Tolkien explicita isto isto:

-Para Sauron, todos sabem o que foi dito, por Elrond ou Gandalf não me recordo, nem ele no principio era mau ele apenas foi corrompido,

-Quanto a Melkor podemos ver que ele no príncipio era bom, pois quando ele pediu perdão a Manwë(depois das 3 eras em Mandos), Manwë se lembrou que no príncipio ele era justo como ele na mente de Iluvatar(e Manwë era de todos aquele que melhor compreendia os designios de Iluvatar),

Gente isto tá nos livros...
 
Eu tava discutindo isso com meu marido ontem, ele falou que Sauron nao havia nascido ruim. E eu falei que claro que sim. Ele disse então que Melkor foi quem corrompeu tudo, e se tudo tem seu lado bom e ruim, é por causa da corrupção dele. Ai nesse momento que eu falei: se tudo que veio depois dos Ainur foi corrompido na criação, então temos os dois lados em cada um. Vai da escolha da pessoa. A semente tá ali, tem o "lado negro" lá dentro. Sauron escolheu esse lado. Sendo Sauron um Maia e considerando que ele foi criado depois dos Valar, assim como todos, vc pode dizer que ele nasceu com a maldade dentro dele, a sementinha. Então, ele não nasceu só mau. Nem tampouco só bom. De resto, foi uma questão de escolha.
Pelo menos eu vejo assim, não sei se to falando besteira.
 
Bom, o que vou dizer pode até parecer uma viagem, mas... Não acredito que Sauron sempre foi mau, era apenas uma criatura totalmente amoral - ou seja, não diferenciava o certo do errado - até determinada etapa da história.

Ser corrompido para o mal aconteceu como mera fatalidade. Ele se afinizou com Melkor, e a partir daí, tomou gosto pela coisa... Acho que ele simplesmente não teve contato com o bem em sua totalidade para ter o direito de comparar o que era melhor, certo ou errado. Ser mau fez parte dele, porque era a única coisa que ele conheceu.

Acredito eu que seja como uma pessoa que nasce com um defeito na visão: ela só descobre que enxergava mal quando põe na cara um par de óculos pela primeira vez... Bom, é o que eu penso... :mrgreen:
 
Bom, o que vou dizer pode até parecer uma viagem, mas... Não acredito que Sauron sempre foi mau, era apenas uma criatura totalmente amoral - ou seja, não diferenciava o certo do errado - até determinada etapa da história.

Ser corrompido para o mal aconteceu como mera fatalidade. Ele se afinizou com Melkor, e a partir daí, tomou gosto pela coisa... Acho que ele simplesmente não teve contato com o bem em sua totalidade para ter o direito de comparar o que era melhor, certo ou errado. Ser mau fez parte dele, porque era a única coisa que ele conheceu.

Acredito eu que seja como uma pessoa que nasce com um defeito na visão: ela só descobre que enxergava mal quando põe na cara um par de óculos pela primeira vez... Bom, é o que eu penso... :mrgreen:

Poooo acho q vc usou uma palavra perfeita: amoral. ^_^
 
Vai da escolha da pessoa. A semente tá ali, tem o "lado negro" lá dentro. Sauron escolheu esse lado. Sendo Sauron um Maia e considerando que ele foi criado depois dos Valar, assim como todos, vc pode dizer que ele nasceu com a maldade dentro dele, a sementinha. Então, ele não nasceu só mau. Nem tampouco só bom. De resto, foi uma questão de escolha.
Pelo menos eu vejo assim, não sei se to falando besteira.

Bom, o que vou dizer pode até parecer uma viagem, mas... Não acredito que Sauron sempre foi mau, era apenas uma criatura totalmente amoral - ou seja, não diferenciava o certo do errado - até determinada etapa da história.

Ser corrompido para o mal aconteceu como mera fatalidade. Ele se afinizou com Melkor, e a partir daí, tomou gosto pela coisa... Acho que ele simplesmente não teve contato com o bem em sua totalidade para ter o direito de comparar o que era melhor, certo ou errado. Ser mau fez parte dele, porque era a única coisa que ele conheceu.

Acredito eu que seja como uma pessoa que nasce com um defeito na visão: ela só descobre que enxergava mal quando põe na cara um par de óculos pela primeira vez... Bom, é o que eu penso... :mrgreen:

Solas e Seiko, acho que vocês sintetizaram muito bem o meu pensamento. Eu acredito que todos nascem com um lado bom e um ruim. As duas sementes estão presentes em nós. O desenvolver mais uma do que a outra, é questão de como vem a educação, o princípio, os valores, a moral, enfim, um conjunto de atributos que criam nosso caráter. Só que tem alguns que, mesmo sendo educados com moral, valores e tal, acabam sendo seduzidos pelo lado do mal, pois ele é sempre mais atrativo no início, com a promessa do poder, da dominação etc
Acho que foi isso que aconteceu com Sauron: ele preferiu o poder, foi corrompido.

Abraços!
 
Solas e Seiko, acho que vocês sintetizaram muito bem o meu pensamento. Eu acredito que todos nascem com um lado bom e um ruim. As duas sementes estão presentes em nós. O desenvolver mais uma do que a outra, é questão de como vem a educação, o princípio, os valores, a moral, enfim, um conjunto de atributos que criam nosso caráter. Só que tem alguns que, mesmo sendo educados com moral, valores e tal, acabam sendo seduzidos pelo lado do mal, pois ele é sempre mais atrativo no início, com a promessa do poder, da dominação etc
Acho que foi isso que aconteceu com Sauron: ele preferiu o poder, foi corrompido.

Abraços!
Não existe isso de nascer com um lado bom e ruim. Isso é uma crença. Você pode acreditar mas não é algo que seja comprovado.

Mas é certo que, crescendo, você sofre vários tipos de influência e ai sim você pode criar um certo "lado negro".
Mas ser ruim ou bom é uma escolha que você faz quando já tem consciência.

Pense como a escolha do seu time. Ninguém nasce flamenguista, santista ou atleticano. Você escolhe isso, por influência dos outros, ou por você mesmo. Mas sempre terá o uso da sua consciência.
 
Não existe isso de nascer com um lado bom e ruim. Isso é uma crença. Você pode acreditar mas não é algo que seja comprovado.

Mas é certo que, crescendo, você sofre vários tipos de influência e ai sim você pode criar um certo "lado negro".
Mas ser ruim ou bom é uma escolha que você faz quando já tem consciência.

Pense como a escolha do seu time. Ninguém nasce flamenguista, santista ou atleticano. Você escolhe isso, por influência dos outros, ou por você mesmo. Mas sempre terá o uso da sua consciência.

Menegroth, a moça não disse que 'é comprovado que as pessoas nascem com um lado bom e outro ruim'. A única coisa que ela disse é que acredita nisto.
Eu particularmente, acho que as coisas acontecem do jeito que vc falou. Adicionaria o fato de que, quando alguem nasce, não existem conceitos de certo ou errado, somente existem necessidades vitais. Após os primeiros ano, quando a criança passa a "saber que existe" e começa a ter consciência das coisas é que as influências e experiências vão incutindo nela o que é certo e errado.
 
Menegroth, a moça não disse que 'é comprovado que as pessoas nascem com um lado bom e outro ruim'. A única coisa que ela disse é que acredita nisto.
Então. Acho que você não entendeu a parte que digo:
Não existe isso de nascer com um lado bom e ruim. Isso é uma crença. Você pode acreditar mas não é algo que seja comprovado.
Sim, isso é uma crença e respeito muito que ela acredite nisso.

Eu particularmente, acho que as coisas acontecem do jeito que vc falou. Adicionaria o fato de que, quando alguem nasce, não existem conceitos de certo ou errado, somente existem necessidades vitais. Após os primeiros ano, quando a criança passa a "saber que existe" e começa a ter consciência das coisas é que as influências e experiências vão incutindo nela o que é certo e errado.
Perfeito.
Foi isso mesmo que eu disse e concordo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo