• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron sempre foi mau ou já teve um lado bom?

Sauron já teve um lado bom?

  • Sim!!!!

    Votos: 26 35,1%
  • Mais ou menos,ele foi corrompido!!!

    Votos: 35 47,3%
  • Nunca,sempre foi mau!!!!

    Votos: 13 17,6%

  • Total de votantes
    74
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Sauron era um Maia de Aulë, portanto não havia motivos para ele se mostrar mal desde o princípio, até que Melkor (sempre ele XD), o corrompeu tornando-o segundo no comando. Então votei na segunda opção.
Basicamente, acho que nada nascia essencialmente mal em Arda, acredito que tudo era 50% de cada, pender para um lado ou para outro dependeria das influências externas, e Sauron foi seduzido por Melkor.
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Eu acho q alguém q se deixa corromper nunca foi algo de valía,pois oque se submete as forças alhei-as naum tem força própria.Ele nunca teve um coração que fosse bom ou ruim ela só simplesmente não tinha algo próprio.Precisava mandar ou ser mandado!!!
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Sauron era um Maia de Aulë, portanto não havia motivos para ele se mostrar mal desde o princípio, até que Melkor (sempre ele XD), o corrompeu tornando-o segundo no comando. Então votei na segunda opção.
Basicamente, acho que nada nascia essencialmente mal em Arda, acredito que tudo era 50% de cada, pender para um lado ou para outro dependeria das influências externas, e Sauron foi seduzido por Melkor.


Não acho q dependesse das ligações externas.Ele deveria agir por si não por qualquer tipo de influência
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Veja bem, acho que Sauron foi corrompido por ser já pretenso ao desejo da criação pois é um Maia de Aulë senhor da Terra forjador das montanhas e que tentou criar um povo muito antes da chegada dos primogênitos (Anões), quem deseja a criação e o domínio está no fio da navalha para se tornar mau, pois foi o desejo de Melkor em criar algo para sí que (individualismo ou egoísmo) inicialmente semeou o mesmo desejo nos que já estavam propensos a receber tais idéias. Como Melkor ficou frustrado em saber que não poderia realmente CRIAR, resolveu então tomar para sí, e no processo dar uns toques pessoais para vamos dizer personalizar suas conquistas (ele queria que tudo fosse do jeito dele). Sauron entrou na onda e vendo como seu chefe era poderoso a ponto de desafiar todos os Valar continuou com seu legado!
 
Última edição:
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Apesar de acreditar que ele não tenha sido criado mau, ele rapidamente foi corrompido por Melkor e foi super fiel à ele.
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Também penso que ele foi corrompido, e perdeu sua chance de redenção por orgulho.
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

A questão é: Melkor não é "mau", e nem Sauron.
Como visto nas palavras do próprio Ilúvatar, nada ocorre sem que faça parte de seus desígnios, sendo assim - anula-se a simples colocação bem e mal. É esse um dos grandes conflitos dentro da obra - pois contraria muitas colocações do autor.
No entanto, Melkor difere dos demais na sua forma de agir e pensar (mesmo sendo parte da mente de Ilúvatar) e atrai outros seres (que inclinados desde o início, ou não, resolvem abraçar sua "causa") durante o Ainulindalë. Não creio que Sauron tenha sido em algum momento diferente do que se mostrou, mesmo porque a semelhança entre Aulë e Melkor (no quesito de lidar com a matéria, e o ímpeto de criar) são visíveis.

Sauron provavelmente encantou-se com Melkor em determinado momento, e isso o fez inclinar para seus objetivos de forma direta, mas não que fosse "bom" a priori.
Porém, Sauron teve Melkor como um exemplo direto, sendo ele um Deus no lugar do próprio Criador, o que manteve sua mente longe do niilismo por um pouco mais de tempo.
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Votei em sim. Ninguém, nem Sauron, nem mesmo Melkor nasceu mal. Assim como ninguém é de todo bem. Mensagem de uma apolínea para o dionisíaco Aracano.:lol:

Só uma dúvida: qual a diferença entre a segunda e a terceira opção? Ambas consideram que Sauron já teve um lado bom, não?
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Mais ou menos... mas ele não seria corrompido se já não tivesse um pouco de maldade...
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Sim.. e pra mim nao existe meio termo..
Ele já teve seu lado bom, nas épocas de seu aprendizado com Aulë.. antes que Morgoth o recrutasse..
Ele nao foi criado como um ser mal.. ele se tornou!
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Sauron, o Maia de Aulë, teve seu lado bom antes de ser corrompido por Morgoth, e a partir dali tornou-se conseqüência do que Morgoth fez, acabando por ser mau. E se não me engano, li em O Silmarillion que há quem diga que Sauron tivesse se tornado bom e arrependido por um momento após a Guerra da Ira, mas como teve medo do julgamento dos Valar, fugiu e se escondeu, remoendo maus pensamentos e voltando ao que era.
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Não é bem assim. Melkor já nasceu para o mal e para enfrentar Os Poderes. E não creio que o ego valha de muito para Sauron, e sim as palavras nefastas que Morgoth proferiu e que "anuviaram" e entorpeceram Sauron.


O ENTORPECIMENTO POR PALAVRAS É O ACESSO AO EGO(ISMO).:think:
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

Eu acho q alguém q se deixa corromper nunca foi algo de valía,pois oque se submete as forças alhei-as naum tem força própria.Ele nunca teve um coração que fosse bom ou ruim ela só simplesmente não tinha algo próprio.Precisava mandar ou ser mandado!!!

Vamos por parte.
Todos valem algo; e existem seres mestres em dominar.
Sobre ele não ser bom ou ruim: ele estava num momento de entender e descobrir, na estrada do discernimento, um momento delicado e foi aproveitado exatamente isso!

Precisar mandar ou ser mandado? que isso? Não necessáriamente, é preciso apenas ter um norte (o que Sauron não tinha na época, certamente).
 
Re: Sauron sempre foi mau,ou já teve um lado bom?

O ENTORPECIMENTO POR PALAVRAS É O ACESSO AO EGO(ISMO).:think:
Tem sentido, mas não se aplica ao caso. O mal não existiria sem Melkor. Ele era o mal. Dele emanava mal. E o mal acessava a qualquer um mais fraco. Mas isso não tem nada a ver com o que cada um reserva para si. E tenha certeza que antes de ter o ego massageado, Sauron foi acometido pelo poder do mal de Morgoth.
 
Acredito que Sauron, como todas criaturas vindas do pensamento de Ilúvatar tenham sido criadas para o bem, para a construção a para a satisfação de seu criador.

Esse por sua vez, concedera poderes à sua criação, que talvez já soubesse da inclinação de alguns a sua contrariedade. Mas ser inclinado ao mal, ou ser corrompido não faz a criatura má desde o seu princípio...

É algo como o "Lado negro" em outra seqüência muito famosa.
 
Não gosto desse conceito de Bem e Mal criado por Tolkien.

Enquanto para os homens livres, Sauron era mal, no conceite DELE, só defendia seus interesses e seus desejos.

É uma questão de que valores e caminhos de vida escolher para seguir. Sauron era um apaixonado pelo poder (influência de Morgoth)e decidiu se tornar um grande governante, ele tinha o desejo de controlar. As maldades exercidas por ele não eram por prazer, a maioria era com um objetivo maior...dominar, conquistar.

Acredito que talvez Morgoth, além de possuir piores sentimentos, como a inveja e o egoísmo, fosse também sadista. Mas não Sauron, suas torturas eram para obter informações ou punir desobediências.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo