• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron revivido

Thorin III

Usuário
Bem, pensando na probabilidade e imaginando que Sauron, senhor do escuro, conseguisse reaver o Um Anel e voltar a ter um corpo físico, ele voltaria mais forte do que era na 2a Era?O Um Anel cresceu em seu poder acumulado ou permaneceu estático em poder?Se Sauron Voltasse com a força igual a que teve, pdoeria ser derrotado ou enfrentado como foi?

Enfim, Sauron voltaria com mesmo poder ou com poder maior?Há algo que fale sobre isso, oficialmente?
 
Thorin, não sei se Sauron voltaria mais forte (como se tivesse ganhado/acumulado um poder maior, pois penso que o poder do Um permaneceu estático, se é que não diminuiu com a detruição do corpo físico de seu mestre), mas tendo em vista que os exércitos da Terra-média na época da Guerra do Anel não eram tão grandiosos como antigamente... Sim , Sauron teria um poder maior e derrotá-lo seria quase impossivel, a não ser que os Valar se manifestassem.


p.s.: agora não sei se há algum registro oficial sobre isso, vou pequisar aqui
 
Bem, pensando na probabilidade e imaginando que Sauron, senhor do escuro, conseguisse reaver o Um Anel e voltar a ter um corpo físico, ele voltaria mais forte do que era na 2a Era?O Um Anel cresceu em seu poder acumulado ou permaneceu estático em poder?Se Sauron Voltasse com a força igual a que teve, pdoeria ser derrotado ou enfrentado como foi?

Enfim, Sauron voltaria com mesmo poder ou com poder maior?Há algo que fale sobre isso, oficialmente?

Thorin, Sauron tinha corpo físico no final da terceira era. Enfraquecido, mas existente. Quanto ao que aconteceu com o mesmo? Das duas uma: Ou foi destruído junto com Barad-dûr ou seu fim foi desencadeado pelo destino do anel.
 
Mas Sauron ficava no topo da torre de Barad-Dur, em forma de Olho.Isto pode ser considerado corpo físico?Corpo físico que quero dizer é no sentido de uma forma física que permite interagir com o mundo físico ao redor.
 
Mas Sauron ficava no topo da torre de Barad-Dur, em forma de Olho.Isto pode ser considerado corpo físico?Corpo físico que quero dizer é no sentido de uma forma física que permite interagir com o mundo físico ao redor.

Acontece Thorin, que diferente do que o PJ mostrou, O Olho era uma representação, e não uma manifestação física própria.
Sauron tinha um corpo semelhante a um humano, porém muito alto e provavelmente trajando vestes negras e aparentemente, carecia de um dedo no mesmo ( de acordo com Gollum ).
 
Eu não sabia (ou não me lembrava) disso.Não sabia que Sauron tinha corpo físico na Terceira Era.Na Segunda Era, eu sabia, mas na Terceira, quase caio para trás.Eu pensava que um dos motivos de Sauron querer o Um era poder ter um corpo físico onde maifestasse seu poder plenamente.
 
Eu não sabia (ou não me lembrava) disso.Não sabia que Sauron tinha corpo físico na Terceira Era.Na Segunda Era, eu sabia, mas na Terceira, quase caio para trás.Eu pensava que um dos motivos de Sauron querer o Um era poder ter um corpo físico onde maifestasse seu poder plenamente.

Ele precisava do anel para reestabelecer seus poderes, mas ele não era tão fraco assim, tanto que não foi destruído com Dol-Gudur durante os eventos de O Hobbit.

Só para constar, ele perde o corpo duas vezes durante a Segunda Era, sendo ambas no seu período final.
 
Devemos lembrar que Sauron é um Ainu... Portanto seu "corpo físico" é um fána, e não um hröa.

Ele tinha um corpo físico sim quando da queda de Barad Dur, mas devido à perda de seu poder na confecção dos anéis, este corpo ou não poderia se manifestar claramente ou seria terrível e deformado demais...

Agora, quanto à eventual retomada do Um Anel por seu Senhor, eu acho (baseado apenas no achismo, sem nenhuma informação oficial) que talvez Sauron conseguisse maior poder.

Será que Um Anel, ao "sugar" a vida de Smeagol transformando-o em Gollum, ficou realmente estático em seu poder? Acho que o Anel sugava e armazenava parte da energia vital de seu portador.
 
Thorin III disse:
[...]conseguisse reaver o Um Anel e voltar a ter um corpo físico


Thorin, sempre quando vc tiver intenção de discutir sobre as obras de Tolkien (qualquer coisa a respeito das obras), deve fazê-lo na seção J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga amigo e entre!). Senão fica uma bagunça...

Aqui na seção De Fã Para Fã existe o "E se...", que serve justamente para discutir os rumos diferentes da história.

Mas gostaria de discorrer sobre Sauron e sua situação na Terceira Era: Sauron, de fato, depois de muitos debates, em vários tópicos semelhantes, tinha um corpo físico, tanto que Gollum diz "Sauron dos nove dedos"...não me lembro exatamente em qual capítulo. Mas é sabido que o próprio Gollum, quando esteve prisioneiro de Sauron, viu-o em sua forma física. O Olho de Sauron é entendido como uma metafora, embora no livro existam certos trechos que dizem "O Olho que tudo vê" etc, dando a entender que de Barad-dûr Sauron enxergava muito além de qualquer outro, mas não se deve levar ao pé da letra. Peter Jackson usou do recurso do Olho pois foi o único modo de satisfazer os dois lados: aqueles que acreditam que Sauron tinha um corpo e aqueles que não acreditam em tal hipótese.

Neste ano já discutimos sobre a questão do corpo físico de Sauron; inclusive, criaram mais de dois tópicos iguais, para discutir sobre o corpo de Sauron e sobre seu poder na Terceira Era, etc.

Dá uma olhada:

Aposentadoria de Melkor. Sujeito sem os pés! Sauron com nove dedos!Autor : Lagduf


Forma física de Sauron em Barad-dûr. Autor: Erkenbrand

Sauron com nove dedos!
 
Última edição:
Desculpe Roy, eu claramente pensava antes que não havia problema em fazer posts desse tipo aqui, mas todo conhecimento e instrução que eu possa receber dos membros mais experientes é bem vindo afinal devemos manter o fórum em ordem.

Obrigado pelas fontes de informação!

Meglin, a última coisa que você escreveu, eu concordo também.Não acho que o poder do Um não mudou.Se Sauron pôde ser derrotado na Segunda Era com aquele poder, na Terceira Era ele poderia ser derrotado também.

Mas afinal se ele reavesse o Um, ele ficaria invencível?Eu não achei em nenhuma parte dos três livros algo assim, só que uma escuridão cobriria e muito provavelmente tudo sucumbiria, mas isso era certeza?
 
Mas afinal se ele reavesse o Um, ele ficaria invencível?Eu não achei em nenhuma parte dos três livros algo assim, só que uma escuridão cobriria e muito provavelmente tudo sucumbiria, mas isso era certeza?

Não por feito "mágico" Thorin.
Se Sauron reavesse seu poder, nenhuma força na Terra Média seria capaz de revidar. Então sim, ela sucumbiria para a sombra, mas por meio da força, exércitos imparáveis de orcs comandandos pelo próprio Senhor do Escuro.
Percebe-se que, não fosse por Frodo, a última grande força de oposição ( já bem minguada ) teria caído facilmente perante os portões negros de Mordor.
 
Sauron não ficaria mais poderoso que antes e o poder do anel também havia aumentado.
O Um tinha como única finalidade controlar os anéis forjados com a ajuda direta ou indireta de Sauron, além de ser um catalizador para o poder morgothiano ainda dissipado pela Terra-Média.
Pra maior compreensão sugiro que leiam esse artigo.

Sauron possuia o mesmo que antes na Terceira Era, ainda que depois de ter criado o Um...
Ele só ficaria mais fraco caso o anel fosse destruído. :D
 
Última edição:
Talvez eu tenha me expressado mal Sauron, mas os efeitos da reconquista do Um seriam os mesmo que eu descrevi. Ninguem seria capaz de parar o poder sobrepujador de SAURON. :metal:
 
Uma outra questão (obrigado por tantas já respondidas): Sauron destruiria tudo?arrasaria tudo, todas raças, povos, cidades?Ou ele os utilizaria para si?

Destruir tudo não é proveitoso.
 
Uma das maiores diferenças entre Melkor e Sauron é que este queria organizar as coisas ao seu próprio modo, enquanto que aquele queria deturpá-las e destruí-las.
O primeiro queria conquistar o mundo para arrasá-lo, o segundo queria conquistá-lo para reinar sobre ele.
 
Uma outra questão (obrigado por tantas já respondidas): Sauron destruiria tudo?arrasaria tudo, todas raças, povos, cidades?Ou ele os utilizaria para si?

Destruir tudo não é proveitoso.

Uma das maiores diferenças entre Melkor e Sauron é que este queria organizar as coisas ao seu próprio modo, enquanto que aquele queria deturpá-las e destruí-las.
O primeiro queria conquistar o mundo para arrasá-lo, o segundo queria conquistá-lo para reinar sobre ele.

Boa questão Thorin...

Sauron, apesar de possuir apenas uma pequena fração do poder que Melkor tinha, era inquestionavelmente um estrategista superior.
Sauron realmente não via objetivo em destruir tudo, não lhe seria proveitoso, e manteria as outras raças mesmo que para usá-las como escravas. Além do mais, diferente de Morgoth, ele não tinha nenhum ódio especial pelos elfos por exemplo...

Acabo de me lembrar, existe um detalhe muito interessante que prova minha afirmação... o encontro com Boca de Sauron. Daqui a alguns minutos pego o livro e transcrevo para vocês.

EDIT: Aqui segue a transcrição, da última edição nacional do Retorno do Rei pela Martins Fontes.
"- Os termos são estes - disse o Mensageiro, sorrindo-os e encarando-os um a um-: a gentalha de Gondor e seus iludidos aliados devem retirar-se imediatamente para além do Anduin, não sem primeiro prestarem juramento de nunca mais atacar Sauron, o Grande, aberta ou secretamente. Todas as terras a leste do Anduin deverão pertencer a Sauron para sempre, e unicamente a ele. A região a oeste do Anduin, até as Montanhas Sombrias e o Desfiladiero de Rohan, deverá pagar tributo a Mordor, os homens de lá não poderão portar armas, mas terão permissão de governar seus próprios anssuntos. No entanto, deverão ajudar a reconstruir Isengard, a qual destruíram por capricho, e essa região será de Sauron, e lá seu tenente deverá morar: não Saruman, mas alguém mais digno de confiança.
 
Última edição por um moderador:
Boa questão Thorin...

Sauron, apesar de possuir apenas uma pequena fração do poder que Melkor tinha, era inquestionavelmente um estrategista superior.
Sauron realmente não via objetivo em destruir tudo, não lhe seria proveitoso, e manteria as outras raças mesmo que para usá-las como escravas. Além do mais, diferente de Morgoth, ele não tinha nenhum ódio especial pelos elfos por exemplo...

Acabo de me lembrar, existe um detalhe muito interessante que prova minha afirmação... o encontro com Boca de Sauron. Daqui a alguns minutos pego o livro e transcrevo para vocês.

EDIT: Aqui segue a transcrição, da última edição nacional do Retorno do Rei pela Martins Fontes.
"- Os termos são estes - disse o Mensageiro, sorrindo-os e encarando-os um a um-: a gentalha de Gondor e seus iludidos aliados devem retirar-se imediatamente para além do Anduin, não sem primeiro prestarem juramento de nunca mais atacar Sauron, o Grande, aberta ou secretamente. Todas as terras a leste do Anduin deverão pertencer a Sauron para sempre, e unicamente a ele. A região a oeste do Anduin, até as Montanhas Sombrias e o Desfiladiero de Rohan, deverá pagar tributo a Mordor, os homens de lá não poderão portar armas, mas terão permissão de governar seus próprios anssuntos. No entanto, deverão ajudar a reconstruir Isengard, a qual destruíram por capricho, e essa região será de Sauron, e lá seu tenente deverá morar: não Saruman, mas alguém mais digno de confiança.
Senpre foi o sonho daqueles que tentam dominar o mundo,voltar e destruir seus inimigos;E se isso acomtecesse, Ele voltaria muito mais forte,pois o que faltava para completar seu poder era a conquista do un anel,Todos queriam ser dominadores da terra média,Melkor não mostrou muita anbição,pois era muito sigiloso, Mais Sauron não perdoaria ninguém devido terem destruido sua preciosa criação; Talvêz se tivesse conseguido o un anel em vida,não dezejasse arriscar seu poder para dominar a terra média,mas depois de queda brusca que sofreu,Eu não queria estar na pele dos elfos.
 
Como já foi comentado acima(acho que pelo Tarik Khalil), o poder de Sauron não seria maior do que na Segunda Era, mas mesmo assim ele seria virtualmente invencível.

O poder de Sauron apenas diminuiu com as destruições e reconstruções do seu corpo e o poder do anel deve ter se mantido estável, não faz sentido ele ter crescido.

Entretanto, os exércitos da terceira era eram bem inferiores aos da última aliança. Não existia mais o reino élfico, Gondor não tinha rei(até Aragorn conclamar o trono) e Rohan tambem estava decadente. Os homens provavelmente seriam derrotados por Sauron mesmo sem ele reencontrar o anel, se o mesmo não fosse destruído, imagine com ele sob o poder do Senhor do Escuro.
 
Senpre foi o sonho daqueles que tentam dominar o mundo,voltar e destruir seus inimigos;E se isso acomtecesse, Ele voltaria muito mais forte,pois o que faltava para completar seu poder era a conquista do un anel,Todos queriam ser dominadores da terra média,Melkor não mostrou muita anbição,pois era muito sigiloso, Mais Sauron não perdoaria ninguém devido terem destruido sua preciosa criação; Talvêz se tivesse conseguido o un anel em vida,não dezejasse arriscar seu poder para dominar a terra média,mas depois de queda brusca que sofreu,Eu não queria estar na pele dos elfos.

Olha só Gildson, sinceramente, eu descordo de você cara... e quase na totalidade do seu post.
Nada do que disse parece muito condizente, além de que...

Melkor não foi em nenhum momento "sigiloso", não dessa forma como você fala, e a ambição de Morgoth nunca foi superada por nenhuma das criações de Eru, portanto, não teria como ser maior do que era.

Como já foi comentado acima(acho que pelo Tarik Khalil), o poder de Sauron não seria maior do que na Segunda Era, mas mesmo assim ele seria virtualmente invencível.

O poder de Sauron apenas diminuiu com as destruições e reconstruções do seu corpo e o poder do anel deve ter se mantido estável, não faz sentido ele ter crescido.

Entretanto, os exércitos da terceira era eram bem inferiores aos da última aliança. Não existia mais o reino élfico, Gondor não tinha rei(até Aragorn conclamar o trono) e Rohan tambem estava decadente. Os homens provavelmente seriam derrotados por Sauron mesmo sem ele reencontrar o anel, se o mesmo não fosse destruído, imagine com ele sob o poder do Senhor do Escuro.

Eu acho que essa afirmação foi mais um consenso entre eu e o Sauron, deve ser mencionado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo