• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron revivido

^Isso, Isso... como estavamos falando do Sauron(personagem) acabei deixando o Sauron(user) de fora, my bad! :wall:
 
Como já foi comentado acima(acho que pelo Tarik Khalil), o poder de Sauron não seria maior do que na Segunda Era, mas mesmo assim ele seria virtualmente invencível.

O poder de Sauron apenas diminuiu com as destruições e reconstruções do seu corpo e o poder do anel deve ter se mantido estável, não faz sentido ele ter crescido.

Entretanto, os exércitos da terceira era eram bem inferiores aos da última aliança. Não existia mais o reino élfico, Gondor não tinha rei(até Aragorn conclamar o trono) e Rohan tambem estava decadente. Os homens provavelmente seriam derrotados por Sauron mesmo sem ele reencontrar o anel, se o mesmo não fosse destruído, imagine com ele sob o poder do Senhor do Escuro.

Por que não faz sentido o poder do anel ter aumentado? Pra mim faz o maior sentido! O Um transformou Smeagol em Gollum... Eu acredito que parte da força de Smeagol tenha sido "armazenada" no Anel.
 
Existem asserções no Contos Inacabados sobre a habilidade dos Ainur e mesmo dos Filhos em transferir seu poder de vida ou uma sina para suas posses. O Anel não pode ser encarado como um sugador de energia, ele continha parte a essência da alma de Sauron e, sendo destruído, Sauron se dissiparia em sombras.

A dominação de seres como Gollum não servia para alimentar o Anel com sua vida mas para sobreviver nas trevas e protegido do perigo até que seu dono se manifestasse. Sentindo essa presença ou mesmo sendo consciente do perigo, podia até abandonar seu portador, como ocorreu com Isildur.

A influência maligna na mente dos seus usuários e mesmo terceiros a quem ele se decidisse a 'tentar' com promessas inconscientes de poder e glória era um instrumento. Ele se servia dos homens como escudo contra as adversidades e transporte para o seu mestre. Se Boromir o tomasse de Frodo e o levasse a Minas Tirith, ou o Anel usaria o rapaz para chegar a Mordor e voltar a seu Mestre, parte de si, ou causaria antes disso um grande rebuliço, intrigas para enfraquecer seus inimigos.

Não é que o Anel se alimente da discórdia ou da vida dos portadores e próximos, mas ele se aproveita de suas vantagens físicas e quando necessita da vontade deles, ele oprime essa vontade intaurando a sua no lugar. Esse é o poder do vazio, da Antiluz, do Mal, sufocar a vontade e instaurar o desejo pelo nada, nesse caso a destruição de si em favor da vontade negra de quem o controla e oprime.

Mas essa opressão da vontade não fortalece o Anel, apenas o permite controlar os homens pelo instilação do mal, que é uma negação da vontade do usuário e uma imposição da vontade do nada, a vontade do mal, com objetivos definidos. A intriga que ele causaria, mesmo que não inconsciente e não-desejável (ele detestaria ir para Minar Tirith estando tão perto do Mestre mas seria útil para Sauron essa aproximação e o mal que ele despertaria pela sua própria essência) seria seu instrumento não fonte de vida a sugar (aff...).

Se o Anel voltasse ao Mestre, a alma seria una e um corpo seria formado. Com a dissipação de seu ser em maldade, vilania, niilismo, Sauron teria um corpo cada vez mais atado à terra mas seria tão horrendo e poderoso como antes até se parecer mais ainda com Melkor em depravação e aparência. Haveria uma diminuição em seu poder imaterial mas sua força seria tão grande como antes.
 
Sempre que começam as discussões a cerca do Um eu recomendo interromper um pouquinho e ler o principal artigo disponível aqui na Valinor.

Muito besteirol, achismos e discussão inútil podem ser evitados ;)
 
Definição? Ok.

Besteirol: 1- gênero de espetáculo leve e humorístico, que extrai sua comicidade do absurdo, do ridículo, do grotesco, da troça e da crítica social, sem compromisso com teses. 2- práticas não artísticas ou humorísticas que se assemelham ao besteirol em seu conteúdo, principalmente no que tange ao ridículo, ao absurdo, ao grotesco e ao descomprometimento com os fatos (1. extraído do dicionário Houaiss da língua portuguesa. 2. Sentido em que eu usei o termo)​

Amigo Caio, de maneira nenhuma insinuei qualquer coisa a respeito de qualquer post anterior ao meu primeiro, principalmente a respeito do seu. Simplesmente quis evitar que este tópico descambasse. Assuntos profuntos a respeito das obras, como é o caso do Um, precisam de leitura complementar para serem melhor discutidos.

Por isso sugeri o (provavelmente melhor) artigo que o Deriel já traduziu.
 
Definição? Ok.
Besteirol: 1- gênero de espetáculo leve e humorístico, que extrai sua comicidade do absurdo, do ridículo, do grotesco, da troça e da crítica social, sem compromisso com teses. 2- práticas não artísticas ou humorísticas que se assemelham ao besteirol em seu conteúdo, principalmente no que tange ao ridículo, ao absurdo, ao grotesco e ao descomprometimento com os fatos (1. extraído do dicionário Houaiss da língua portuguesa. 2. Sentido em que eu usei o termo)
Amigo Caio, de maneira nenhuma insinuei qualquer coisa a respeito de qualquer post anterior ao meu primeiro, principalmente a respeito do seu. Simplesmente quis evitar que este tópico descambasse. Assuntos profuntos a respeito das obras, como é o caso do Um, precisam de leitura complementar para serem melhor discutidos.

Por isso sugeri o (provavelmente melhor) artigo que o Deriel já traduziu.
Não, tudo bem, nem eu quis insinuar nada, foi só uma dúvida.

Mesmo porque as leituras das obras principais deixam certos vácuos com relação a esses assuntos. Interessante o artigo. Monstruoso mas interessante.
 
Excelente artigo que o Deriel fez! Lerei ele com mais calma no fim de semana.

Voltando ao tópico, não creio ser possível que Sauron tenha mais poder para recriar um novo corpo, pois, como está dito em Mitos Transformados, quanto mais Melkor (e por consequencia, Sauron e outros maiar) dissipava seu poder, mais preso ficava em uma forma terrena. E Sauron já havia perdido seu hröa em luta contra Lúthien e Huan na P. E.; o que deve ter-lhe custado uma soma grandiosa de poder para ter se tranformado em lobo de força equivalente ao cão de Valinor, e antes já havia perdido um pouco contra Finrod Felagund em um duelo de canções.

Na S. E. sofreu o mais forte golpe ao subestimar a fúria de Eru que destruiu Númenor e seua bela forma e mal havia retornado e colocado mais poder no Anel Governante, foi derrotado pela espada Narsil de Elendil. Como podem ver, o Senhor do Escuro dissipou muito de sua força nas três eras de Arda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo