1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sauron: poderoso servo ou grande estrategista?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elring, 16 Ago 2005.

  1. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Coloquei este tópico para tentar jogar luz neste Senhor do Escuro. A questão é saber se o grande poder de Sauron estva em sua força ou em sua astúcia. Desde as Guerras das Beleriand Sauron demonstrou não possuir tanto talento para combate, vejam sua derrota para Lúthien e Isildur. Então pergunto: que
    estranhos poderes tinha Sauron para dominar toda a TM por duas eras?
     
  2. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Com certeza ele era um grande estrategista, visto que perdeu para esses que disseste, e para Huam de Valinor.
    Que eu saiba, o poder de Melkor reside na sua capacidade de "doutrinar almas", pois ele consegue dominar o espirito dos seres ao seu favor, coisa que não é tão foda se levarmos emconsideração que um Dragão simplesmente acabou com a vida do Mormegil apenas com essa técnica.

    Sauron é semente de Melkor, creio que ele não fez nada de "maravilhoso" para ter o seu renome. Ele aprendeu em nível inferior os dons de seu mestre, mais mesmo desse modo já é uma grande coisa.

    A questão entre o poder do seu império reside no seguinte:
    Enquanto Melkor enfrentava a fúria dos grandes reinos elficos e dos filhos de Fëanor, Sauron apenas combatia humanos e alguns elfos remanescentes, tanto que, quando os elfos entraram para valer na batalha, que resultou na morte de Gil-Galad e Elendil, ele teve a derrota.
     
  3. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    O que me deixa intrigado é como Sauron adquiriu tamanho poder. Se o Um Anel era tão poderoso assim, por que ele não investiu contra o exercito de Ar-Pharazôn? Mas se o anel foi forjado depois da queda de Númenor, como ele conseguiu enganar os elfos de Azevin e seu mestre Celebrimbor?
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    O Anel foi forjado antes da Queda de Númenor, e sauron enfrentou sim o exército de Ar-Pharazôn, na Terra-Média, e foi não só derrotado, mas também humilhado. Acabou levado para Númenor, onde com sua astúcia passou a ser conselheiro de Ar-Pharazôn, e peça chave para que a queda da ilha viesse a ocorrer.
     
  5. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Sauron é um poderosíssimo guerreiro, isso é dito. Mas ele tem ainda mais astúcia, pois bola estratégias mortais e tem astúcia combinada em malícia para subjulgar seus inimigos, por isso ele é tão terrível.
     
  6. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Creio que a força de Sauron está mais na mente torpe e no terror que coloca nos seres vivos do que no combate. Ele próprio apresentou-se poucas vezes à batalha, preferindo utilizar de feitiços e outros artifícios como os nazgûl, orcs e outras criaturas. Tanto é que ele sempre temeu os descendentes de Isildur e caçou-os sem trégua pois sabia que um grande rei surgiria para por fim ao seu reinado.
     
  7. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Logo, você tem a sua pergunta respondida: grande estrategista! :cerva:

    Por mais poderoso que fosse Sauron, ele realmente temia os dunedain. Ora, um Maia Maior do escalão de Sauron não deveria temer os humanos. Para falar a verade, ele não deveria temer nem mesmo os quendi(tirando os eldar), devido à sua magnitude.
    Se ele o faz, é porque realmente não foi feito para lutar, apenas. Como eu disse, não é aí que o seu maior poder se encontra. É nos artifícies de maldade, magias, perseguições, e estratégias de guerra(coisa que ele não é tão fodão, pois afinal, os descendentes dos noldor que sobreviveram em Arda, em conjunto com os dunedain, conseguiram derrotá-lo com a Narsil, a Espada de Elendil, futura Andúril :grinlove: )

    Acho que Sauron só foi um problema TÃO grande na terceira Era da Terra Média porque os humanos possuem os corações muito fracos, capazes de se corromper facilmente; e porque os quendi que existiam em Arda estavam indo todos para Amam, devido ao feito de Eärendil.

    Fingolfin, Finrod, Turgon e Fëanor já seriam o bastante para acabar com Sauron e um imenso contingente de seu exército...
     
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Agora falou bonito vampiro! Mas não se esqueça que ele travou um duelo memorável contra Finrod na Ilha dos Lobisomens em canções de poder. Um talendo que Felagund era supremo, talvez ate mais que Maglor, filho de Fëanor. Essa luta entre os dois está entre as minhas passagens favoritas do Silmarillion! Valeu Alucard! E como anda sua história?
     
  9. ESPIRITO DE FOGO

    ESPIRITO DE FOGO Usuário

    na verdade saurom nao é tao bom guerreiro mas sim muito esperto..... agia + - assim...."ei cara abaixe essa espada,vamos conversar tem um presentinho pra vc"
    90% das pessoas (homens,elfos,anoes....etc...)são corrompiveis
     
  10. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Eu não consigo me convencer que Sauron era um "Grande" estrategista MILITAR; a única vez em que ele foi mesmo inteligfente neste ponto foi quando lançou Angmar nos reinos dividos que eram Arnor e fez os haradrin atacarem Gondor, impedindo ajuda mútua. Depois disso ele nunca mais usou estratégia, a guerra do Anel é a maior prova: fez o mais óbvio ao usar Saruman pra atacar Rohan e lançou o grosso do exército pra cima de Gondor. Tudo bem que na prática essa guerra não pdoeria ser vencida por estratégia, mas mesmo assim ele foi no máximo um general competente.

    Agora se como estrategista pensarmos no modo como conseguia influenciar "peças" chaves entre seus inimigos e manter o poder, ai sim podemos chama-lo de Grande Estrategista.

    De restoi concordo com o Alucard: Sauron nem de longe enfrentou individuos tão poderosos e em tanto número quanto Melkor; era uma versão "1.0" deste último enfrentando o mesmo do outro lado... O que não impediu de ser uma bela briga!!!
     
  11. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Realmente, Sauron é uma versão miniatura do poderio de Melkor...

    Ele não é tão fodão assim, afinal, poderia ter sido destruido por altos elfos... Mais falando em estratégias, realmente tem-se que tirar o chapel para ele... Na minha opinião... Pois a batalha nos campos de Pellenor foi incrível!!! :cerva:
     
  12. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Sim, e também diabólico ao enviar um ataque violento para Erebor e Valley. Se os homens de Valley e os Anões não tivessem unido força e lutado até o fim, Sauron venceria a batalha, pois os orcs de Gundabad desceria até o Pellennor trazendo a ruina para Aragorn e companhia.
     
  13. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Com certeza, ainda bem que Aragorn foi pela Senda dos Mortos... :cerva:
    Eu escreví dois capítulos novos( :joy: ), mais ainda falta muito para concluir a saga dos Vampiros da Terra Média...
    Pensei que conseguiria disponibilizar no Bardos até esse mês, mais não deu... Postar só dois capítulos também é sem noção... :tsc:
     

Compartilhar