1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sauron: o todo poderoso

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Senhor_de_Gondor, 30 Out 2007.

  1. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Abri esse tópico para discutir assuntos relacionados à Sauron desde que este se tornou o novo Senhor das Trevas, ele era um Maia, abaixo de um Valar como todos sabemos e já estive debatendo em tópicos que dissem que se um maia como Gandalf ou Saruman possuíssem o Um Anel poderiam derrotá-lo, como o Senhor de toda a Escuridão poderia deixar que o anel que ele mesmo criou ir contra a sua vontade e para carregar esse título creio eu que seus poderes foram se aperfeiçoando com o passar das eras, dou à vós um exemplo de minha idéia: assim que Morgoth caiu Sauron fugiu assustado do julgamento dos Valar daí em diante só se ouvem histórias de sua acessão, certo, ele foi derrotado por Ar-Pharazôn mas ainda assim conseguiu destruir todo o Reino de Númenor só com suas habilidades e assim prosseguindo as eras creio eu que o que outrora fora o apenas o tenente de Morgoth(nota: é um bom título, eu sei) agora talvez se equivaleria ao próprio em poder e talvez pudesse se igualar à um Valar, pois meus amigos ser o Senhor das Trevas não é algo de patente que possa ser subjugada por qualquer força existente, dêem vossas opiniões sobre o meu raciocínio por favor^^, obrigado.
     
  2. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Senhor_de_gondor, só tem um pequeno detalhe. Por mais que um Maia se esforce e adquira poder, ele jamais poderá ser comparado a um Vala. Agora, o contrário poderia sim ocorrer, de um Vala dissipar tanto seu poder subcriativo que se limite cada vez mais em suas determinações.

    Veja bem que o grande poder de Sauron nunca esteve na batalha em si, mas sim em ludibriar seus inimigos, acabando com suas defesas e levando-os à ruína. Sauron era sim o Maia mais poderoso, mas também acabou sendo limitado, bem como seu mestre, Eras antes. O poder de Sauron apenas diminuiu, olhando-se de uma distância segura na história.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.
     
  3. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Concordo com vc Aldamar, o grande poder de Sauron está em sua esperteza, e não podemos comparar um Maia com um Valar, pois o grau de poder está bem distante e são dois espiritos bem diferentes na escala hierarquica de Arda!
     
  4. elrohir99

    elrohir99 Banned

    Bem explicado pois Sauron poucas vezes combateu corpo a corpo, gostava mais de semear para colher tal como o seu mestre Melkor.
     
  5. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Concorco com os colegas, Sauron conquistou Númenor através de planos e da difusão da mentira, seu poder era efetivo à semelhança de seu Mestre - por isso o título: Senhor do Escuro.
    No entanto, é válido também lembrarmos que dentre os Maiar ele era o mais poderoso, o que não é pouca coisa, seria um poder que se aproxima de um Vala - que aliado ao "elemento Morgoth" (Um Anel) torna-se ainda mais efetivo no quesito físico - batalhas em si.
     
  6. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Mas Aracáno, estava a pensar...

    Será que um Maia um dia poderia combater com um Vala (um dos fortinhos) e vencer? Ou será que isso só seria possível após uma gigantesca dispersão dos poderes do Vala, deixando-o bem mais fraco? (Como aconteceu depois com Eonwë e Melkor).
     
  7. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Creio que o poder de Sauron era maior no campo mental do que o físico. Basta lembrar que próprio levou uma surra de Huan. Tal era sua crença na força que julgava possuir. Já na Terceira Era, de fato, não havia força que o enfrentasse em pé de igualdade. Talvez Gandalf em seu fána. E olhe lá.
     
  8. Gildor Schapelië

    Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

    Concordo com você e ainda digo mais. Mesmo que alguns de vocês me detestem e esculachem por isso, ainda ouso dizer que, fisicamente, Sauron perde para um Balrog, pois seu poder está em sua malícia, em sua inteligência e não em seu físico, mesmo já sendo ele bem forte também.
    De qualquer modo, discordo da idéia de que ele poderia enfrentar um Vala qualquer, mesmo sendo um Maia bastante poderoso.

    Até mais!
     
  9. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Não discordo, nem esculacharia sua colocação - Melkor foi atacado e ferido por Ungoliant - apenas não cabe ao contexto uma análise desse tipo; no entanto, a pedido do colega Aldamar, responderia que não; Sauron não poderia enfrentar um Vala num combate físico - mas poderia (e o fez) dentro de suas artimanhas.
     
  10. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    é incrível isto não é companheiros? Como um ser consegue atingir um ápice tão alto de poder com a inteligência ao invés de força bruta, isso é até bonito de ser ver, mesmo vindo do Senhor do Escuro.
     
  11. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Depende do que você considera poderoso.
    Pro exemplo. Eu, na porrada, destruiria o Bush em 0.5 segundos.
    Mas ele é infinitas vezes mais poderoso que eu.
     
  12. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Gandalf mal conseguiu conter o poder do Rei Bruxo, não acredito que venceria Sauron.
    Sauron estava muito acima de qualquer maia da TM ou de Aman.
    Como já disseram aqui no forum há algum tempo, Sauron 16º ser mais podereso de Arda, perdendo apenas para os 14 Valar e Melkor.

    Explica melhor o que você quis dizer ao chamar o Um de "elemento Morgoth". Eu não entendi... :ahn?:

    Quando foi que ele enfrentou um Vala?!
     
  13. Gildor Schapelië

    Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

    É uma simples questão de estratégia e manipulação.....
     
  14. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Mas será que Eönwë não teria capacidade de medir forças com Morgoth mesmo quando este não estava tão diminuído? É preciso ter em conta que uma coisa é vencer um Valar, outra é derrotá-lo em combate físico. Foram precisos milénios até que Morgoth fosse definitivamente vencido, mas foi derrotado em combate corpo-a-corpo algumas vezes, até mesmo quando o seu fána ainda continha muito do seu poder, num combate com Tulkas. E como é dito claramente que ninguém em Arda superava Eönwë em perícia com armas, então é possível que mesmo antes de Morgoth ter dispersado o seu poder pela Terra-Média, o Maia conseguisse combatê-lo e talvez ganhar a batalha.

    Não há nada de errado na colocação; é bem provável que Sauron perdesse em luta directa com um Bolrog, pelo menos com Gothmog ou outro mais forte perdia sem dúvida. No entanto, tinha muito mais poder que qualquer Balrog, e não só poder no sentido de exércitos e controlo, mas poder inato, capacidade subcriativa. Podemos ver por exemplo que os Balrogs eram derrotados e morriam em definitivo - até Elfos conseguiam acabar com eles - já Sauron podia ser derrotado, destituído do seu corpo físico (e foi várias vezes), mas voltava a erguer-se.
     
  15. CirdanDoOeste

    CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

    Sauron muitas vezes quis passar para todods a sua força poder se comparando a um Vala, mas sabemos q isso era so conversa pra boi dormir. Ele mesmo sabia disso, na maioria das vezes ele persuadia seus oponentes. Ele deixava todo o seu trabalho para seus servos. Mas na questão de gandalf e Saruman se apossarem do Anel e tenatr combater o própio Sauron isso ai creio q seria meio dificiu mais bem possivel.
     
  16. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Mas devemos ver que o poder subcriativo também poderia entrar em questão na hora do comabte corpo-a-corpo. Eu não sou um grande adepto da teoria de magias estrambólicas em Arda, mas acho que os poderes plenos de um Melkor não preso a uma forma só seriam particularmente devastadores.

    Mas também sou forçado a concordar com você, pois há uma prova irrefutável. Seja lá o que for Ungoliant, Melkor seria derrotado fisicamente por ela, e foi salvo por seus Maiar.

    Mas penso eu: Um Melkor pleno de poderes não poderia adquirir uma forma muito mais forte fisicamente só pra "dar porrada" mesmo?
     
  17. Hagia Sophia

    Hagia Sophia Usuário

    Como todas as respostas acima dizem, não acredito que em poder Sauron se comparasse a um valar, ele era só um Maia. É como pensar que um elfo, ou um humano assumisse o poder de um semi-deus.
    Assim como os acima, concordo que a força de Sauron esta na inteligência, ele mente, faz aliados, semeia a discórdia e assiste enquanto os outros se destroem. Não poderia ser diferente, ele é o típico malvado inteligente das historias, que ao invés de um embate corpo a corpo, ele entra aos poucos no coração das pessoas, e convence-as de seus objetivos, e quando não consegue convence-los, os amedronta de tal forma, que toda terra media fica sob sua sombra. É ai que ele manda seu exercito atacar.

    Pensando nesse tópico, e me lembrando um pouco de Harry potter e as relíquias da morte ( sim de Harry potter, a autora tirou muito de SdA pra escrever HP), será sauron tão inteligente a ponto de ter criado o um anel de caso pensado? Vou tentar explicar. Morgoth, que era mais forte que ele caiu, ele assim como seu mestre pretendia jogar a escuridão sobre a Terra - Media quando ajudou na forja dos outros anéis. É claro que ele deve ter pensado que, ao cutucar todas as raças, mesmo aquelas que tinham uma certa inimizade ( como os elfos e anões) eles se juntassem para derrotar um inimigo maior, para só então voltar a sua rotina normal. Se as três raças aparecessem em massa a sua porta, quem garantiria que não seria derrotado?
    Então ele criou o um anel, e lá colocou uma parte de seu espírito, de modo que ele apenas poderia morrer se o anel e ele fossem destruídos. Caso ele fosse destruído, o anel só poderia ter o mesmo destino na montanha da perdição, que ficava bem nomeio de suas terras. Contando com o orgulho dos elfos, a cobiça dos homens e a indiferença do anão, se algum deles tentasse invadir suas terras para destruir o anel, ele os atrairia, os mataria e pegaria o anel novamente, reintegrando sua alma, e retomando o poder.

    O que acham?
     
  18. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Não sou um fã da teoria do Anel\Horcrux. Na verdade, há vários pontos que fazem dela uma teoria falha.

    O objetivo de Sauron ao criar o Um foi controlar os anéis élficos, e consequentemente os reis elfos dos outrora (os anéis não foram feitos para ser dados aos anões e aos homens, apenas aos elfos, incialmente). Sauron acreditava que não iria precisar combater os elfos, atraindo-os para seu lado através de sua influência maligna. Por isso, durante sua criação, seria estranho Sauron pensar que um dia iria ser derrotado e separado de seu anel.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.
     
  19. Rogério Magno

    Rogério Magno Guarda da Cidadela

    Ser o Senhor do Escuro não segnifica ser o todo poderoso, mesmo em seu apogeu, Sauron não se equiparava a Morgoth durante sua decadência. Ele foi poderoso sim, era temido sim, mas temido por quem? Morgoth lutou contra os grandes Noldor, e mais, contra Melian, contra os Valar, seus inimigos eram infinitamente superiores aos inimigos de Sauron. Apenas uma pequena parte dos Noldor o enfrentou (e já sem o explendor de outrora), seus grandes inimigos foram os humanos, e era nestes que ele causava temor. Ele era considerado o Senhor do Escuro, mas o obteve como herança.
    Tudo na 3ª Era era menor em poder, o Senhor do Escuro também foi. Se Morgoth tivesse apenas Gondor como inimiga, teria tornado-se Senhor de Arda mesmo... Em termos de maleabilidade e inteligencia, talvez fosse melhor que seu mestre, mas Melkor significa: Aquele que se ergue em poder; com ou sem Anél, a Escuridão ainda era de posse de Morgoth Bauglir, Sauron era senhor dela apenas como concessão, nada mais, tanto, que implantou culto ao ex-valar em Númenor.
     
  20. Gildor Schapelië

    Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

    Só gostaria de fazer uma colocação em relação ao post que fala sobre anel/horcrux. Se o anel for destruído, Sauron já era. Não precisa destruir o anel "e" Sauron.

    T+!
     

Compartilhar