• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron, o Covarde?

E qual é a relação do "medo" com a proposta do tópico???


Qualquer um pode ter medo, mas isso não é covardia. Todo mundo na Terra-Média tinha medo que o Um Anel caísse nas mãos de Sauron. Eram todos covardes por isso???
 
Com relação ao medo, eu reitero a minha posição...Fugir hoje, lutar amanha...Não é medo, ta mais pra ardil, Sauron era ardiloso, de maneira nenhuma ele se deixaria derrotar se tem a possibildiade de fugir e lutar depois mais preparado e com mais chances de ganhar...
 
E qual é a relação do "medo" com a proposta do tópico???


Qualquer um pode ter medo, mas isso não é covardia. Todo mundo na Terra-Média tinha medo que o Um Anel caísse nas mãos de Sauron. Eram todos covardes por isso???
O Medo nos motiva, de fato Tolkien as vezes dava a impressão de medo e covardia, mas era extremamente estratégico.
O Mestre constantemente coloca o medo como motivo para lutar, e algo positivo para a formção do carater de seus persongens.
Como dito antes Sauron até poderia ter medo do poder e da furia dos Valar, mas ele usava isso como estragegia de guerra. E não foi somente os Valar com os Numenorianos também.
Sauron era um otimo estrategista, muito inteligente. Inteligente o bastante para usar o proprio medo a favor dele...
 
Não acho que Sauron era covarde era esperto, inteligente e como o Industrial disse usava o proprio medo a favor dele
 
A palavra medo tem significados dependendo do modo como é empregada.

O medo em si é bom e benéfico pois faz uma personalidade pensar mais de uma vez antes de tomar uma atitude e leva o mesmo a ter maior prudência associado a sabedoria.
Até Olórin estava com medo de Sauron quando ele foi escolhido por Manwë para ir a Terra média para cumprir sua missão. Medo é algo natural que grande ou pequenas personalidades de Arda teriam.

Covarde? Sim, pelas suas maldades.
 
good point, Tolfalas.

O fato de ter realizado grandes feitos, muito bem premeditados e calculados não faz de alguém corajoso, ou menos covarde.

A covardia de Sauron reside em seu modo de reagir ao medo. Eu não consigo dissociar egoísmo, vaidade, e submissão de outros seres, da covardia (ainda que fosse necessária muita inteligência e habilidade para conseguir tudo).

Quanto maior é o Poder de um ser, maior é o esforço necessário para não se tornar covarde. Sauron sentia o medo de uma forma covarde, e seu único modo de vencer esse temor era exterminando todos os inimigos e subjugando os demais povos.

Um governante corajoso sabe apreciar a existência de bons inimigos. Anseia pela vitória honrada, ou pela morte em batalha. Nâo vi nem sombra disso em Sauron. Seu apego pela vida era doentio e covarde.
 
Última edição:
Bom, bom, bom...

Sauron, em minha humilde opinião, era muito esperto, ardiloso, oportunista, inteligente, estretegista e tudo o mais q foi dito, tinha medo, claro, e era também covarde.

Taí, o fato de produzir grandes obras e ter renome pelos seus grandes feitos, bons ou não, não tira a covardia de uma pessoa, assim como o medo pura e simplesmente não tira sua coragem. Tudo depende de quem está usando tais facetas de personalidade (se posso chamar essas características assim) e como usa. Usando, sim - Sauron soube, pelo menos até a Guerra do Anel, usar com habilidade tudo o que possuia, mesmo que fosse algo negativo pra ele próprio, ele o "convertia" em algo pra seu próprio benefício. O medo, a covardia "ocasional", a coragem, e todos os outros atributos largamente citados aqui no tópico, tudo foi muito "sabiamente" (ao menos em partes) voltado ao seu favor, pra que ele pudesse permanecer vivo e ter lá suas vantagens (como a destruição de Númenor, da qual ele escapou e, como colocado em um post anterior, sobreviveu pra contar a história).
 
Acho que estao a confundir as coisas.
Se sauron fosse convarde mesmo, como estao a dizer ele nao teria chegado onde chegou. Mas concordo que ele usava uma capa de covardia, muito util mesmo.
Li num post acima que sauron era um convarde porque nao apreciava inimigos, batalhas honradas, etc... concordo, sauron nao era honrado, alias, poucos vilões o são. Ele queria vencer, a qualquer preço.
Se preço da vitoria era parecer covarde, ele o era. Oportunismo era uma marca de sauron, assim como foi de melkor. ambos sabiam muito bem se adaptar a qualquer situação, ambos conseguiam parecer poderosos, ou covardes se assim fosse conveniente pra eles.
Isso nao e covardia, e uma maneira de se vencer uma guerra, se é honrada ou nao, e passivel de discussão, mas que funciona, pode ter certeza que funciona.
 
Tal como o Roger e a My, não vejo um Sauron covarde. Na guerra se recorre a vários meios para se chegar à vitoria. Sauron era um exímio estrategista, exceto pelo fato de não conseguir enxergar os movimentos de indivíduos desprovidos de malicia e ódio, pois é isso que ele enxerga.
Quando Sauron se entrega à Númenor, está dando provas de sua coragem. Entrar na casa do inimigo representa um imenso perigo e prova de astúcia e coragem.
Valores como a honra (mencionado pelo aistano) não deviam entrar nessa discussão, na medida em que a representação social de valores morais são diferentes entre os povos. Um homem-bomba, para o seu povo (seus líderes), é um individuo muito corajoso, enquanto que para a siciedade ocidental tal conduta não passa de covardia.
 
Última edição:
Treville, reafirmo o uso de valores como a Honra pois na minha opinião é esse tipo de valor é que diferencia o que eu vejo como covardia.

Nâo entrei em mérito de culturas, e ousaria dizer que exemplo do homem bomba é excelente, uma vez que, no ponto de vista do bomberman(perdoem o trocadilho), suas atitudes seriam honradas e promoveriam um bem para a sociedade. Coisa que o Mestre do Um não entenderia.

Em guerras existem espiões, ataques surpresa e outros artifícios. Isso não faz dos soldados covardes, uma vez que a maioria acredita estar defendendo sua Honra, e o bem de seu povo e de sua nação. Muitos estão ali realmente dispostos a perder a vida, se o sacrifício for honrado.

Todavia, aqueles(geralmente minoria) que matam sem crença, que apenas obedecem ordens para sobreviver (excluo o pai de família, o filho que cuida da mãe e outros casos), ou para ter algum benefício EXCLUSIVO, são os que eu consideraria covardes, por mais brilhantes que fossem suas atuações, por maiores que fossem seus talentos e seus êxitos.

Sauron não tinha povo nem espécie biológica para perpetuar, não defendia nenhum conceito de honra, e não identifiquei nenhum indício de que ele tinha outra motivação, que não fosse manter-se vivo e forte. É por isso que considero suas incríveis atuações, seus planos mestres, sua estratégia milenar, e todos os seus feitos como resultantes de um medo covarde.
 
Por determinado tempo, Sauron chegou a mudar, após a derrota de seu mestre. Fugiu do julgamento dos Valar e se escondeu, e foi nesse período que mudou sua conduta. Mas, com o tempo, ele ressurgiu com a intenção de dominar, e perpetuar o que Morgoth havia deixado. Ele era leal ao seu mestre, mesmo este estando preso no eterno vazio. Sauron teve todas as oportunidades de permanecer oculto pois ninguém nem os valar o encontrariam, mesmo que quisessem.
Ele tomou a decisão de reaparecer, e é aí que reside sua coragem. Ao meu ver, Sauron não pretendia, em primeira instancia, se salvar de algo ou alguém, pois àquela altura do campeonato ele tinha certeza de que havia sido esquecido. Qual o motivo de seu retorno e desejo de dominar? Se salvar? Creio que não.
 
Última edição:
:think: Bem, eu já ouvi a palavra covardia ser usada num sentido de uma pessoa gostar de ferir pessoas mais fracas, como crianças e mulheres. Num sentido de se aproveitar da força para abusar de alguém usando de crueldade creio que vários atos dele eram covardes, como quando ele mandava homens armados abusar de parentes dos homens das 3 famílias... Imagino que para ele a covardia fosse honrada, numa definição distorcida de honra como as distorções que Melkor costumava fazer.
 
Sauron não pretendia, em primeira instancia, se salvar de algo ou alguém, pois àquela altura do campeonato ele tinha certeza de que havia sido esquecido. Qual o motivo de seu retorno e desejo de dominar? Se salvar? Creio que não.

Manter-se vivo e cada vez mais Forte, destruir inimigos(todos) até que se sentisse realmente seguro, mas sem precisar ficar oculto eternamente. É o que penso. Fora isso, não vi ideal, motivação, ou bravura. Nada por que lutar que não fosse em benefício próprio. O egoísmo é o que me parece atracado com a covardia.

O argumento sobre a fidelidade à Melkor é bom. Poderia estar aí um princípio de ideal. Algo por que Sauron estivesse lutando, que não fosse por si. Mas eu confesso que tenho minhas desconfianças sobre se essa Lealdade ainda era sua motivação ao fim da 3a. Era.
 
Não acho que Sauron ainda se mantinha totalmente fiel a Melkor. Concordo com a dúvida do aistano!

Sauron já tinha perpetrado na mente que já era poderoso o suficiente para se considerar Senhor de si mesmo e não capacho de Melkor. Muitos dizem coisas como "Vcs subestimam a fidelidade de Sauron para com Melkor". Oras, Sauron não é um escravo fraco, um braço direito simplesmente. Sempre vi Sauron como personagem dissimulado. Tolkien mesmo não esclareceu as reais intenções de Sauron, mas creio eu que Sauron não pensava mais em Morgoth na época da Guerra do Anel. Ele agia por si mesmo.
 
Não acho que Sauron ainda se mantinha totalmente fiel a Melkor. Concordo com a dúvida do aistano!

Sauron já tinha perpetrado na mente que já era poderoso o suficiente para se considerar Senhor de si mesmo e não capacho de Melkor. Muitos dizem coisas como "Vcs subestimam a fidelidade de Sauron para com Melkor".
Na sua total arrogancia, Sauron pensou que não poderia mais depender de Morgoth, mas lembrem-se que ele foge dos Valar por que ainda se mantinha preso as vontades do seu Senhor.

Penso como Sauron usaria tal poder na Terceira Era caso ele ganhasse a Guerra do Anel, o Boca de Sauron dá um pequena amostra, mas também chego a pensar que ele não ousaria tentar libertar Morgoth, pois Sauron depois da queda de Morgoth torna-se independente, (coisa que ele sempre foi, pois mantinha guarnições e fortes sem o auxilio de Morgoth na Primeira Era) Mas precisava do auxilo de Morgoth como apoio e Sauron também aprendeu bastante com Morgoth.
Podemos então concluir que a relação Morgoth/Sauron era de puro interesse mútuo, Morgoth precisava de servos para levar adiante seu plano, e servos poderoso (como Sauron), e por sua vez Sauron tinha desejo de poder, e sede de sabedoria, coisa que Morgoth lhe ofereceu.
Então um era interessado no que o outro poderia lhe oferecer, Poder em troca de Sabedoria, e vice-versa.
 
Concordo, Industrial!

Mas o mal por si só é traiçoeiro e SEMPRE, no final das contas, alguém que se ache poderoso demais, irá tentar derrubar seu antigo senhor...

Havia interesse mútuo, mas na época dos acontecimentos da Guerra do Anel, Sauron sabia que já não encontrava muitas adversidades e, consequentemente, não dependia mais de Morgoth para absolutamente nada. Os elfos já tinham ido embora e a força dos homens, esvaido. Então, Sauron esmagaria todos os inimigos e deixaria Morgoth no esquecimento se pudesse (e ele o faria se obtivesse o Anel)!
 
Na sua total arrogancia, Sauron pensou que não poderia mais depender de Morgoth, mas lembrem-se que ele foge dos Valar por que ainda se mantinha preso as vontades do seu Senhor.

Penso como Sauron usaria tal poder na Terceira Era caso ele ganhasse a Guerra do Anel, o Boca de Sauron dá um pequena amostra, mas também chego a pensar que ele não ousaria tentar libertar Morgoth, pois Sauron depois da queda de Morgoth torna-se independente, (coisa que ele sempre foi, pois mantinha guarnições e fortes sem o auxilio de Morgoth na Primeira Era) Mas precisava do auxilo de Morgoth como apoio e Sauron também aprendeu bastante com Morgoth.
Podemos então concluir que a relação Morgoth/Sauron era de puro interesse mútuo, Morgoth precisava de servos para levar adiante seu plano, e servos poderoso (como Sauron), e por sua vez Sauron tinha desejo de poder, e sede de sabedoria, coisa que Morgoth lhe ofereceu.
Então um era interessado no que o outro poderia lhe oferecer, Poder em troca de Sabedoria, e vice-versa.

Discordo. Em todos os quesitos, exceto talvez na sabedoria e inteligência, Morgoth era maior que Sauron. Sauron era seu servo mais confiável, servo esse que ainda levava a cabo missões para seu mestre (infelizmente, o único exemplo disso é a caça aos homens de Barahir, mas certamente Tolkien teria criado outras situações semelhantes àquela se estivesse vivo). Provavelmente foi Morgoth quem mandou Sauron expulsar o povo de Orodreth de Minas Tirith, pois a vigia do Passo do Sirion cortaria o acesso das forças do sul (Brethil, Doriath e Nargothrond) ao reino de Fingon.

A relação entre Morgoth e os Maiar que o ajudavam era mais que uma aliança conveniente. Os balrogs e Sauron enxergavam em Melkor um líder a ser seguido, líder esse que lhes recompensaria com seu próprio poder. E foi isso que Melkor fez (e por isso que ele foi, no final, derrotado pela hoste dos Valar). Mas por muito tempo Melkor lhes garantiu seus desejos: sede de sangue, domínio e glória, coisas de caras maus.

É dito que a vontade de Morgoth continuou guiando seus servos na TM quando o Vala foi aprisionado no Vazio. Sauron era o único servo de grande poder que lhe restava, e o Vala o usou para tentar sua vingança contra os Edain e os Noldor. Já a chamar Sauron de arrogante é outra história. Se ele fosse lá tão arrogante (quanto Melkor era), ele não teria se submetido e humilhado Ar-Pharazôn enquanto ainda sobrasse um orc vivo sequer em Mordor. Mas não, Sauron poupou suas forças de um ataque sem esperanças e buscou outros meios de vencer sua disputa, nominalmente, corromper Ar-Pharazôn e causar a destruição quase completa dos Númenorianos.

Também acho que Sauron não tentaria libertar seu Mestre. Esse feito com certeza está além de suas capacidades. Mas pense bem: a libertação de Melkor estava prevista, era fato consumado. Talvez Sauron não fosse o instrumento de sua libertação, mas se ele tivesse ganho sua Guerra, a Terra-média teria caído em seu domínio, e povoada com os servosde Sauron. Assim, quando Morgoth retornasse, haveria uma bela base de apoio a partir da qual lançar seus ataques e tentar executar sua vingança sobre os Valar. Esse, ao meu ver, era o propósito real de Sauron. Veja bem: seu plano inicial era ajudar os elfos a forjarem Anéis de Poder, e depois submeter todos ao seu Um Anel, e com isso dominar os povos da Terra-média. Mas Celebrimbor escondeu os Três anéis élficos, e então esse plano foi derrubado. Agora Sauron teria de submetê-los não através da vontade ou sedução, mas sim através da força. Eis então a Guerra dos Elfos e Sauron, e a Guerra da Última Aliança.
 
Galera, não acham q Sauron, pelo menos na Primeira Era, foi um tremendo de um covarde? Ele se aliou a Morgoth por medo deste, dpois fugiu com medo dos Valar, dpois emplorou o perdão a Eonwe, dpois não quis voltar a Valinor por medo do julgamento dos Valar. Tdo bem q ele não teve medo de nada q nao seja amedrontador, mas Finfolfin, q era bem menos poderoso, foi mto mais corajoso q Sauron. Deem a opinião ai de vcs.
Dissimulado, ganancioso e sagaz... isso é o que ele foi.
Ele debandava de lado de qualquer forma sem se importar com nada.

Claro que havia medo nele. Aliás todos, até Melkor possuía medo e respeitos pelos Valar.
 
Tudo depende do ponto de vista, e do que pra cada um significa covardia. Pra mim, tudo que ele fez não o tornou um covarde, ele era esperto, em certos momentos até mostrou uma certa "covardia" para conseguir fazer seus planos.
Se formos analisar, todo esperto parece ser um covarde, enquanto todo covarde parece ser esperto, naum significa que o esperto é covarde nem que o covarde é esperto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo