• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron morreu?

sei que é uma dúvida infantil, mas estou sem meus livros e me deu branco sobre o fim de sauron.
qual foi o seu fim após a destruição do anel?
 
Seu espírito foi reduzido à impotência, incapaz de interagir com o mundo físico. Destruído ele não foi, mas foi sob certo aspecto banido.
 
Mais ou menos. Morgoth foi banido mesmo, enviado para o vazio e condenado a ficar lá até o fim dos tempos. Já Sauron ficou reduzido a impotência, uma mera sombra do que ele era antes, incapaz de interagir com o mundo físico. Técnicamente destruído, se você preferir.
 
sei lahj, talvez o saruman foi pros palacios d mandos ou entao foi pro vazio, pq um vala nao iria aceitalo em suas moradias... o sauron e o seguinte, ele passou a maior parte d seu ser sobre o anel, para q esse tivesse poder sobre os outros (tinha q ser mais poderoso q o mais poderoso dos tres, dos sete ou dos nove)... e soh d se separar do anel qdo o isildur arrancou ele (afinal, ele e frodo tem algo wem comum nao?) ele se reduziu a um espectro, o qual passou a t um magnetismo sobre o anel... d qq forma, sauron ainda podia fazer alum mal e se tornou o necromante, um mago.... qdo sua fortaleza foi invadida, ele correu pra mordor e voltou a reorganizar o seu exercito, sentindo q o anel estava proximo d ser reavido... mas frodo o destruiu, e com isso, d certa forma, a maior parte do proprio sauron tb... isso o fez se tornar um insignificante...
 
Na verdade o Anel era apenas uma ligação de Sauron com o mundo físico. Mas eu não vou me alongar porque aqui não é o lugar pra se discutir isso, o lugar certo é aqui:

Sauron e o Anel
 
Exatamente, e destruida essa ligação, ficou impossível de interagir com o mundo físico (pois quase todo seu poder estava contido no Um) com jah disseram.
E alguem mais sabe sobre o fim de Saruman?
 
Tanto Sauson qunto Saruman tiveram o mesmo fim, se tornaram espiritos impotentes sem poder se reconstituir ou mesmo influir no mundo físico, + provavelmente (isso já é achismo) continuaram em Arda
 
Curufinwë disse:
Elrond Meio-Elfo disse:
Seu espírito foi reduzido à impotência, incapaz de interagir com o mundo físico. Destruído ele não foi, mas foi sob certo aspecto banido.
mais ou menos como morgoth?

Mais ou menos...

Morgoth foi realmente banido após sua derrota pelo Exército dos Valar, e enviado para o Vazio, onde cumpre seu exílio de Eä.

Já Sauron foi tão penalizado com sua derrota perante a destruição do Um Anel, que ficou incapaz de interação com o mundo físico, não adquirindo mais forma física, ou não podendo mais exercer nada de seu antigo poder, agora extinto.

FendiOrc
 
Andiara disse:
Tanto Sauson qunto Saruman tiveram o mesmo fim, se tornaram espiritos impotentes sem poder se reconstituir ou mesmo influir no mundo físico, + provavelmente (isso já é achismo) continuaram em Arda

É seguro dizer que com certeza absoluta seus espíritos continuaram em Arda. Isso pois a qualquer Ainu que escolheu penetrar no mundo quando do Início dos Tempos era proibido abandonar ele, e talvez até mesmo impossível sem a permissão de Eru Ilúvatar.
 
Elrond Meio-elfo disse:
É seguro dizer que com certeza absoluta seus espíritos continuaram em Arda. Isso pois a qualquer Ainu que escolheu penetrar no mundo quando do Início dos Tempos era proibido abandonar ele, e talvez até mesmo impossível sem a permissão de Eru Ilúvatar.

Tem um trechinho bem no final do Valaquenta que eu não me lembrava mais e fala justamente sobre isso. Parece mesmo que Sauron foi levado para o Vazio:

"No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao Vazio."

Ao que parece, Sauron foi enviado para Fora de Eä e foi fazer companhia ao seu Senhor.
 
Isso pode ser puramente metafórico, vc tem alguma outra prova para se embasar nisso?

Na Carta 200 Tolkien fala que o espírito de Sauron, por ser indestrutível está preso ao mundo até o fim. Então ele não pode ter sido jogado no Vazio.
 
É aquilo que eu disse, eu nem lembrava daquele trecho. Pode ser mesmo que seja metafórico, mas "Vazio" ali está inclusive com maiúscula. "Vazio" nós sabemos que é um conceito tolkieniano imaginável, e faz sentido no contexto.
De fato, Sauron, por suas próprias ações, não poderia deixar Eä, mas na forma de uma punição de Eru, é possível; seria exatamente a mesma punição dada a Melkor.
 
É possível claro. Mas pessoalmente não acho que seria uma idéia muito boa colocar os dois juntos no mesmo lugar. Imagina Sauron e Melkor tendo uma eternidade para planejar seu retorno. Além de que isso meio que diminui a seriedade da punição de Melkor.
 
Shagrath disse:
Eu acho que o corpo fisico dele foi destruido e seu espirito banido da terra media....

Mas assim.. quando ele foi destruído no final do senhor dos anéis, ela já não estava sem um corpo físico?? o que foi destruído, foi o esperíto dele ou algo assim..

Pelo menos, era assim que eu tinha entendido..

E se Sauron, ou Saruman foram parar nesse "Vazio" que vcs estão falando, eles poderiam voltar então, já que Gandalf tb voltou..

Desculpem, mas to meio perdido nessa questão aí... :)
 
Gandalf não foi para o Vazio, ele foi para Valinor, a Terra dos Deuses. Lá ele recebeu permissão do Rei Manwë para voltar para a Terra-Média e terminar a sua missão. Agora o Vazio é o espaço fora do mundo para onde foi enviado Melkor Bauglir, o Inimigo Escuro.
 
Night Owl disse:
Shagrath disse:
Eu acho que o corpo fisico dele foi destruido e seu espirito banido da terra media....

Mas assim.. quando ele foi destruído no final do senhor dos anéis, ela já não estava sem um corpo físico?? o que foi destruído, foi o esperíto dele ou algo assim..

Não... Sauron tinha corpo fisico na época da Guerra do Anel sim... seu corpo foi destruido e seu espírito reduzido a um espírito insignificante que fica perambulando por aí sem a menor força para interagir com o mundo.
 
O retorno do Gandalf após sua 'morte' foi uma intervenção direta de Eru. Gandalf, por ter sido fiel aos Valar, teria a permissão para o retorno, mas era necessário presteza nisso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo