1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sauron levou o Um Anel para Númenor?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Treville, 8 Out 2008.

  1. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Ontem (07/10/08), no Salão de Fogo, iniciamos uma discussão sobre se o Um teria sido levado por Sauron para Númenor, à época em que ele foi levado cativo por Ar-Pharazon. Muitos disseram que Sauron levou, e que, como Maia, teria poderes para esconde-lo e levá-lo de volta à TM.

    Já eu, lembro de ter lido no Silma, em algum lugar, de Sauron ter deixado o Um em Mordor. Aí, a questão, no debate, foi em quem Sauron confiaria para deixar o Um, se ele não tivesse levado para Númenor.
    Eu sugeri o Rei Bruxo, pois, nos Contos Inacabados (A caçada do Anel) é dito que Sauron tinha pleno domínio dos Nove, e que não temia que qualquer um deles tentassem tomar o Anel para si. E por esse motivo apenas os Nove foram designados a tentar recuperar o Um Anel.
    Não tenho certeza se à época de Númenor os Nove já se encontravam completamente subordinados à vontade de Sauron (acredito que sim).

    Sauron deixou mesmo o Um Anel em Mordor, ou teria levado para Númenor sem que alguém percebesse, ou soubesse do que se tratava?
    Havia o risco de Ar-Pharazon tentar tomar o Um para si?
    E se Sauron deixou o Anel em Mordor, com quem teria deixado?
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    Sauron levou o Um Anel com ele:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    “Ele tinha, naturalmente, o Um Anel, e logo dominou as mentes e vontades da maioria dos Númenorianos” [Carta #211]
     
  3. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Ah, blz!
    Não fiz a leitura das cartas, e esse texto do link, que vc postou, não o li completamente.
     
  4. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Shame on you :mrgreen:
     
  5. Café

    Café O importante é o que importa

    Pessoal, desculpem fugir um pouco do assunto, mas eu estava lendo o link que Deriel postou, e nele falam que Sauron realmente levou o Um Anel para Numenor, mas também é dito que quando Sauron afundou junto a Numenor e sua alma retornou á TM, ele conseguiu trazer o Um de volta das profundezas do mar usando a mente!! se ele realmente fez isso, porque ele não fez a mesma coisa quando descobriu que o Um estava com Frodo?? E se ele por ser um Maiar teria este poder, ele também não poderia te-lo usado para trazer de volta as Silmarills, ou pelo menos uma delas???:think:!!! ( desculpem se fugi do assunto do tópico, mas não sabia se esta dúvida seria o bastante para abrir um novo tópico!!!):oops:
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    Possivelmente pq ele tinha que estar próximo ou em contato com a matéria que estava manipulando. Sabemos que todos os Maiar tinham essa característica, que incluía, dentre outras coisas, a "construção" de um corpo física próprio e tudo mais.

    Não era exatamente uma Telecinese não =]
     
  7. Daewen

    Daewen Elener

    Aparentemente ele podia manipular a matéria. Mas se pensarmos que o Um Anel continha dentro de si, toda a maldade e ambição de Sauron, não duvido que ele se diferenciasse muito da matéria que o Senhor do Escuro tomou depois da Queda de Numenor.

    Excelente discussão. Não tinha parado pra pensar o que Sauron tinha feito com o Um durante sua 'prisão' em Numenor.
     
  8. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Interessante...
    Será que nenhum Numenoriano não desconfiava deste anel que Sauron usava em Númenor?
     
  9. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Acho que os numenorianos aindanão sabiam da existencia do Um.
     
  10. Café

    Café O importante é o que importa

    Mas Galadriel, Celeborn, Elrond, Cirdan,Gil-galad e os demais elfos concerteza sabiam!! Será que quando foi levado como prisioneiro para Numenor estes elfos não avisaram á Ar-Pharazôn sobre o Um Anel???
    Pois foi por causa dele que toda aquela guerra foi deflorada!!!
     
  11. Arathar

    Arathar Usuário

    Ar-Pharazôn não matinha muito contato com os elfos, e se os Numenorianos vissem O UM, acredito que não iriam se importar. Para eles seria apenas um anel qualquer.
     
  12. Café

    Café O importante é o que importa

    Mas se ele não mantinha muito contato com os elfos, porque mandaria um exército inteiro em auxilio a Gil-Galad para subjulgar Sauron!! E por mais que os numeronianos não tivessem contado com os elfos da TM eles de um certo modo eram aparentados por serem o povo de Elros o meio-elfo!!! E mesmo se eles conseguissem ver o Um Anel ( que acredito eu, eles não conseguissem por algum artificio de Sauron ) eles poderiam identifica-lo por serem o maior povo de homens da TM e os mais sábios nas tradições da TM!!!
     
  13. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Eles realmente não mantinham mais contato com os elfos, apenas faziam isso aqueles numenorianos fiéis.
    Na verdade o exército foi enviado para subjulgar Sauron porque as hordas de Sauron estavam destruindo as construções numenorianas nas costas da TM, e mais, Sauron estava reivindicando o título de Rei dos Homens, além de iniciar o movimento de expulsar os numenorianos de volta para o Mar, e se fosse possível destruir Numenor. Isso causou a fúria de Ar-Pharazon que decidiu subjulgar Sauron e reivindicar para si o título de Rei e Senhor dos Homens.
     
  14. Café

    Café O importante é o que importa


    Mas é dito no Silmarillion que na época que Sauron forjou o Um Anel e começaram suas guerras contra os elfos na TM, Gil-Galad recebia auxilio dos numeronianos!!!

    Então presumindo que os numenorianos ajudavam os elfos na época que Sauron forjou o Um, eles saberiam da existencia dele!!! Se não porque toda aquela guerra!!!
     
    Última edição: 17 Out 2008
  15. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Mais ainda fico na intriga de que algum numenoriano mais inteligente e curioso suspeitou de alguma coisa com o Anel que Sauron usava.
    Nem que seja uma mera curiosidade, mais suspeitava do que era aquilo e o que significava para Sauron.
     
  16. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Mas isso se dá apenas no início dos contatos dos numenorianos com os elfos de Lindon. Depois os numenorianos começaram a questionar os valar e os elfos, até que cortaram as relações com eles. Apenas um grupo de numenorianos ainda eram fiéis aos valar e aos elfos, que foram conhecidos como 'fiéis'. Basta vc dar uma lida, um pouco antes, em O Silmarillion, a partir da pg.335 - Akallabêth.
     
    Última edição: 17 Out 2008
  17. Tuor

    Tuor Usuário

    De acordo com o texto na Valinor que Deriel mostrou o link, Ar-Pharazôn desconhecia a importância que o Um tinha. Até gosto de imaginar, mesmo sem saber se é a verdade porque atingi o campo da possibilidade, que Sauron ocultou o Anel, assim como Galadriel fazia, por exemplo, no momento em que revelava coisas através do Espelho, e que Frodo somente o viu por estar em posse do Um.

    “Eu não acredito que Ar-Pharazôn soubesse alguma coisa sobre o Um Anel. Os Elfos mantinham o assunto dos Anéis bastante secreto, tanto quanto podiam. E, de qualquer forma, Ar-Pharazôn não estava se comunicando com ele” [Carta #211], de acordo com o texto.

    É, pode até ter acontecido, mas da forma que Sauron manipulou a concepção da maioria dos numenoreanos com relação à imortalidade, pode ser que tenha se importado menos com esse assunto. Mas é um caso a se pensar. :think:

    Não creio. Os elfos mantinham em segredo toda essa história. E faz até sentido os numenoreanos não saberem porque senão teriam um conhecimento maior sobre o Anel, e o próprio Ar-Pharazôn, muitos anos depois, se manifestaria de alguma forma, podendo nem levar Sauron para Númenor, numa hipótese; somente tomaria o Um e declararia ser poderoso o suficiente para enfrentar os Valar, já que o descontentamento deles era evidente, só necessitando de uma fagulha.

    Gil-Galad recebia auxílio dos Valar porque viram que aquele indivíduo que crescia, guerreava e dominava, estava acabando com os até então amigos, os elfos. Só depois nota-se que houve interesse, pois com os elfos os numenoreanos não mais se importavam, e como já dito neste tópico pelo Treville, Sauron estava ameaçando os interesses que eles tinham na Terra-Média.
     
  18. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Você já leu os Contos Inacabados? Lá tem a história de Eldarion, um rei navegante que auxiliava Gil-Galad em suas guerras. Mas Ar-Pharazôn já não era assim de ajudar, pois isso virou coisa dos fiéis.
     
  19. Café

    Café O importante é o que importa

    Que pena!!:roll:!!
    brigado pessoal pelas explicações!!!!

    Na hipótese de Sauron não ter levado o Um para Numenor, será que ele poderia te-lo deixado aos cuidados do seu chefe dos nazguls o Rei bruxo de Angmar?? Pois acredito que a única vontade dos nazgul era a de seu mestre, e eles não teriam vontade própria, por isso Sauron os enviou para o condado tentar recuperar o anel!!
    Mas e daí vem a pergunta de como ele teria conseguido corromper os numenorianos sem o Um?? acredito que ele tinha poder suficiente para isto mesmo sem o Um, é claro que com ele foi bem mais fácil!!
     
  20. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Arrisco o palpite de que nem mesmo Sauron previa que a Queda de Númenor atingisse tamanha magnitude. Se porventura, tivesse alguma premonição, com certeza ele teria zarpado com o vento nas tranças de Ilha. O que manteve Sauron "ancorado" a este mundo foi justamente o Um Anel. E graças ao tempo que levou para recuperar parte de sua forma, homens e elfos puderam reconquistar muitos territórios.
     

Compartilhar