• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron era ciente do bem e do mal?

Considerando as diversas teorias sobre a obra de Tolkien, eu acho que temos mais ou menos 3 grandes alternativas.

1) Baseada na ideia cristã de bem-mal, ou maniqueísmo, o espírito de Sauron não era forte o suficiente, ou virtuoso o suficiente para resistir à tentação. Ou seja, ele teria a consciência de que o que fazia era errado, mas compensava a si mesmo com as eventuais recompensas que poderia receber.

2) Sauron teria sido tentado de tal forma que sua noção de bem e mal seria distorcida. Assim, ele não teria mais a consciência de que os atos que estava praticando seriam maldosos, já que ele havia se sucumbido à uma força maior que a dele.

3) Mescla das duas anteriores. Ao cair em tentação e se corromper, Sauron voluntariamente negou o que conhecia por Bem e abraçou o que antes considerava Mal. Assim, sua nova visão de mundo não teria sido fruto exclusivo de sua tentação. Ele se tornaria "mau" por considerar que a necessidade de ser "bom" não lhe era satisfatória e que o mal atenderia melhor a seus impulsos.
 
Uma vez que Sauron e os outros Ainur ajustaram suas vozes à Dissonância de Melkor, ficou determinado seus caminhos. Em momento algum Eru interferiu na escolha de cada Ainu, seja para o lado da Canção Magnífica, seja para a Dissonância. E este pensamento foi incorporado a Ëa e naqueles que decidiram fazer parte do mundo material.

Bem e Mal são conceitos relativamente humanos e élficos. O que diferencia um do outro é a vontade de partilhar um bem entre todos e o desejo de submeter a vontade de todos a um único ponto vista, independente de quererem ou não. No entanto, ainda continuam sendo dois caminhos, cada um faz sua escolha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo