• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e seu motivos

Simplesmente, naum há um motivo. Sauron era seguidor de Morgoth, e há uma passagem em O Silmarillion que diz que ele o acompanhou em seu mergulho nas sombras. Creio que Sauron tinha os mesmos motivos que Morgoth, seu senhor, ou seja, motivo nenhum. Ele apenas olhava os povos livres e pensava: eles devem servir a mim. Assim como Morgoth olhou a criação de Arda e falou na maior caraça: Este será meu reino; eu o nomeio como meu!

Resumindo, eles são os caras maus. Caras maus são só caras maus, naum tem que ter motivo prum cara mau ser um cara mau.
 
Creio que Tolkien personificou em Sauron a imagem do mau do coração dos homens: ganância, maldade em si, crueldade, malícia... emfim, todos os defeitos humanos.
O estopin para que Sauron fosse maligno mesmo? Se ele não for um psicopata, pode ser devido ás humilhações que passou enquanto era "aprendiz" de Morgoth, afinal, todos o sacaneavam. Outra visão é que Sauron tem inveja dos homens. Mas ainda assim prefiro acreditar que Tolkien queria colocar na mesa os valores éticos (a Sociedade), o mau do homem (Sauron) e os causadores de guerra, como na primeira guerra o assassinato do príncipe Austro-Húngaro que foi um estopin para a Primeira Guerra (representados pelo Um, afinal, o um causou discórdia entre alguns). Tolkien era católico e pautado nos conceitos éticos da sociedade, ele poderia estar querendo fazer um jogo deste tipo com sua história, artifício muito utilizado por autores como Gil Vicente, autor de O Auto da Barca do Inferno.
 
Creio que Tolkien personificou em Sauron a imagem do mau do coração dos homens: ganância, maldade em si, crueldade, malícia... emfim, todos os defeitos humanos.
Concondo plenamente!!
Sauron era a metáfora da mente maligna humana, ainda mais forte na época em que Tolkien escreveu os livros. Imaginem: quem sofreu os horrores de uma guerra como ele sofreu, uma lembrança nítida que fica na cabeça por muiuto tempo são: morte, sofrimento, poder, domínio sobre tudo e todos.....resumindo, o espírito de Sauron!! Por isso que o Um foi o meio dele conseguir o seu intento, assim como o armamento bélico das nações envolvidas na guerra.
 
como eu não li o Silma (ainda), não sei bem a história toda, mas me parece que Sauron queria memso era poder, dominar...

Sim, tá certinho :yep: Ele queria ser o Senhor da Terra Média e ponto; simples assim.
 
Creio que Tolkien personificou em Sauron a imagem do mau do coração dos homens: ganância, maldade em si, crueldade, malícia... emfim, todos os defeitos humanos.
O estopin para que Sauron fosse maligno mesmo? Se ele não for um psicopata, pode ser devido ás humilhações que passou enquanto era "aprendiz" de Morgoth, afinal, todos o sacaneavam. Outra visão é que Sauron tem inveja dos homens. Mas ainda assim prefiro acreditar que Tolkien queria colocar na mesa os valores éticos (a Sociedade), o mau do homem (Sauron) e os causadores de guerra, como na primeira guerra o assassinato do príncipe Austro-Húngaro que foi um estopin para a Primeira Guerra (representados pelo Um, afinal, o um causou discórdia entre alguns). Tolkien era católico e pautado nos conceitos éticos da sociedade, ele poderia estar querendo fazer um jogo deste tipo com sua história, artifício muito utilizado por autores como Gil Vicente, autor de O Auto da Barca do Inferno.

Cara, nesse caso, acho que o que representa o mau coração humano é o prórpio Melkor, e Sauron é uma personificação do que pode acontecer aos homens caso dêem ouvidos aos maus e injustos, o que um homem se torna quando abandona os bons valores, o homem fraco que acha na maldade o modo de se impor, que prefere comandar, ou receber um posto muito mais alto na injustiça, do que servir à justiça, enfim, o bom e velho valor cristão de que o homem têm de ser justo, e quem é injusto é um Filho da P***, e etc...
 
Penso que quando Tolkien criou Sauron colocou a mesma maldade e perversidade de Melkor, pois já o povo diz "junta-te aos maus e derás pior que eles, junta-te aos bons e seras melhor que eles". No fundo, ele colocou toda a maldade existente no coração humano e mesmo a maldade que pode ser aprendida quando se funciona e aprende a viver desse modo.

no fundo este conceito de quem domina e impoe a sua vontade é mau é transversal as diferentes sociedades e religiões da terra e Tolkien apenas os representou, embora claro, no seu conceito mais cristão.
 
Tanto Melkor quanto sauron queria fazer da TM um lugar melhor. A questão é que ambos achavam que ELES próprios era os úncios com a visão (e o "direito) de fazer isso.

Sauron não era de todo mal. Lembrem que ele chega a se arrepender logo apo´s o ataque dos Valar, mas por medo ele foge...
 
Tanto Melkor quanto sauron queria fazer da TM um lugar melhor. A questão é que ambos achavam que ELES próprios era os úncios com a visão (e o "direito) de fazer isso.

Sauron não era de todo mal. Lembrem que ele chega a se arrepender logo apo´s o ataque dos Valar, mas por medo ele foge...

Mas é exatamente isso que eu queria dizer! Isso no final, toma o conceito de Satanás e sua revolta, como Satanás sendo Melkor, achando que ele seria melhor que Iaweh, no caso, Melkor se julgava superior a Ilúvatar, e Sauron é como o um arcanjo poderoso que Satanás atraiu para si, e que mantinha as idéias de Satanás, se julgando inferior a ele, mas superior a Iaweh...
 
Olha pra mim Melkor não se considerava superior a Eru; mas considerava que ele (Melkor) poderia fazer da TM um lugar melhor pq estaria mais presente, que a forma de Eru governar a tudo não era a melhor... o mesmo com Sauron.
 
Olha pra mim Melkor não se considerava superior a Eru; mas considerava que ele (Melkor) poderia fazer da TM um lugar melhor pq estaria mais presente, que a forma de Eru governar a tudo não era a melhor... o mesmo com Sauron.
Mais que Eru eu ele não se achava não...
MAs ele queria ser um Eru.
Eu fico imaginando Melkor como aquele filho que quer chamar a atenção do Pai fazendo "arte". melkor queria ser o segundo na predileção de Eru. Queria todos ao seu comando como Eru tinha.
Só que a diferença é que Melkor fazia isso pelo medo e pela força.
 
Se sauron fosse perdoado por Eonwë, poderia ele voltar a ser um maía decente, como ossë foi controlado por Ulmo?
Sauron era alguém criativo e que escolheu maus caminhos e acabou sendo corrompido, privado de todo o seu coração por Morgoth, se tornou um elemental que vive da dor e do ódio dos infelizes que atropela, e é incapaz de encontrar satisfação ou felicidade para si por ser demasiado negro por dentro, apodrecido no decorrer das eras.
 
Eu não concordo que Sauron, ou mesmo Melkor, fossem a imagem do que há de mau nos Homens. Creio que para essa imagem Tolkien usou os próprios homens, e alguns hobbits:
- Grima: a traição causada pelo poder
- Boromir: A tentação de usar o mal para fazer o bem
- Denethor: o desespero
- Ted Amarelento: a corrupção causada pelo mau uso da industria
- Os Reis Numenorianos: O orgulho
E muitos outros exemplos.
Por isso acho que Sauron e Melkor são muito mais a imagem dos demónios.


Já o motivo de Sauron é o mesmo que o de Melkor: rebelião contra o designio de Eru, no principio dos tempos.
E Sauron, bem como Melkor, nunca irão ser perdoados, pois como seres muito inteligentes, fizeram a sua decisão consciente para toda a eternidade, e nunca quererão ser perdoados.
E Sauron nunca se arrependeu, foi uma tentativa de enganar os Valar
 
Melkor não era o lado negro dos humanos personalizado, ele era apenas o mal. A representação do puro e simples mal, ou seja, aquilo que vai contra os desígnios divinos, contra a vida e contra a liberdade dos seres.

Sauron é o mesmo que Melkor, mas demostra também a fraqueza a que todos os seres estão submetidos, a tentação do poder. Sauron, então, caiu na maldade e tinha como único objetivo dominar os povos e as terras de Arda.

Vendo por esse lado, Sauron e Saruman mostram aos humanos (aos leitores de Tolkien) o que o escritor acreditava que não devia acontecer conosco, mantendo-nos no lado do bem, em sintonia com a natureza e com Deus.
 
Isso mesmo, não havia humanidade em Melkor, ele era apenas mal, ele queria brincar de ser Eru e destruir tudo o que não foi feito por ele, e recrutou maiar para que o ajudassem, com a oferta de poder vários aceitaram, inclusive Ossë(que se redimiu) e Sauron que foi seu mais poderoso servo.
 
Bom,pra mim a idéia de mal é uma representação daquilo que não é bom no ser humano. Nós, afinal, somos o parâmetro para a definição de bem e mal.

O diabo cristão (e acho que Melkor tb) são apenas a "encarnação" da idéia de mal.Então eu acho sim que Melkor era de certa forma a personalização do lado negro humano.

Sauron? Como muitos disseram aqui, um maia que optou por seguir Melkor e fez o possível pra continuar a sua obra. Não apenas por querer seguir a obra do Morgoth, mas também pela sua própria sede de poder.
'
 
Por isso que eu disse que de certa forma o Melkor é essa encarnação. Pq para o Tolkien não era. Mas, segundo a minha interpretação do cristianismo, eles (lucifer e consequentemente o melkor)são a encarnação do mal.
 
Desculpe se pareço grosseiro, mas... insistir numa interpretação que diverge do autor é claramente um erro. Nas obras que escreveu, Tolkien é o Mestre, logo apenas se pode especular sobre temas sobre os quais não se sabe o que o autor queria.
Não me parece ser esse o caso...

Enquanto é possivel pensar em lucifer como a encarnação do Mal, ao ler e estudar Tolkien não se pode afirmar que Melkor é qualquer coisa que não o que Tolkien queira...

No entanto (e agora contra mim falo) o próprio Tolkien disse que não queria forçar nenhuma interpretação aos leitores, e daí o seu recurso não à alegoria, mas à aplicabilidade.

Mais uma vez peço desculpas
 
Menino, não precisa pedir desculpas não. Você apenas discordou de mim, não me ofendeu. Discutir faz parte de um fórum de discussão. ^_^

Não sei se vc já escreveu aqui, mas... fale sobre a idéia de Melkor pro Tolkien... ou me aponte o post que vc falou (pra eu pensar melhor - pq não refletir sobre as suas idéias, não é mesmo? =P)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo