• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e Saruman realmente "morreram"?

Eönwë

Usuário
No SdA, o fim d Saruman é descrito assim: "Ao redor do corpo de Saruman formou-se uma névoa cinzenta que, subindo lentamente... pairou sobre a Colina como um vulto pailido e amortalhado. Por um momento vacilou, olhando para o Oeste; mas do oeste veio um vento frio, e o vulto se curvou, e com um suspiro dissolveu-se em nada" E logo depois q Frodo destroi o Anel está escrito q os exercitos nos portoes d Mordor viram um grande vulto em forma d mão se debruçando sobre ele e sendo varrido por um vento forte.

Bom, então me surge essa duvida: q eu saiba, um ainu como Sauron e Saruman não morre. Então, oq aconteceu com eles? Será q eu estou errado e eles simplesmente morreram, ou viraram espiritos desencarnados vagando por ai?
 
Segunda opção: "espiritos desencarnados vagando por ai"
A punição de Saruman, que malandramente tentou voltar pro Oeste, foi ficar vagando pela Terra media até quando Manwë tiver vontade.
Sauron, sem o seu poder guardado no Anel e dispersado por aí, se tornou um espírito fraco, incapaz de qualquer ameaça novamente.
 
Eles eram Ainur nao eram? Então o fëa deles, que não podia voltar pra Valinor, ficou flutuando por aí. Mas será que não existia uma outra possibilidade deles conseguirem um corpo?
 
Ainur não morrem, apenas sua forma corporal é destruída, mas seus espíritos persistem e ficam por aí, se não puderem voltar para Aman. Eles não vão para Mandos, para lá só vão os Elfos.
 
Swanhild disse:
Eles não vão para Mandos, para lá só vão os Elfos.

Os homens tb vão para Mandos :D


Provavelmente os espíritos de Saruman e Sauron (assim como dos Balrogs e outros Maiar "assassinados") ainda estão por aí e vagam pelo "mundo espiritual". O mesmo em que os Nazgûl mantinham sua forma.
 
Eu sei, mas no Silma dá a entender que antes de deixarem os Círculos do Mundo, os Homens esperam um breve período em Mandos, mas num local separado do dos elfos. Lembrem-se que Beren foi para Mandos quando morreu e esperou, a pedido de Lúthien.
 
Hm... então, foi uma excessão concedida por Ilúvatar. Beren e Lúthien eram um exceção completa, eles voltaram pra Arda como mortais.
 
Já vi que isso aqui é mais animado de madrugada. Pena que amanha (sábado!!) tenho trampo :(

O Sr. Fëaruin está certo, é claro :) . Só lembrei de uma outra coisa agora. Para onde quer que Beren tivesse que ir, ele tinha que atravessar Ekkaia. Pela lógica do Fëaruin, isso provavelmente vale para todos os Homens.

--

(edit: certo com relação a Beren ir para Mandos. Não dá para saber o que acontece com os outros homens.)
 
Obrigado pelo apoio, ilustre Swanhild!
Se não me engano, numa versão antiga da mitologia de Tolkien, Nienna levaria os homens para fora de Arda numa embarcação, a qual não me lembro do nome.

Eu tenho aula na facul amanhã. Aula no sabadão é um problema.
 
Concordo com o Fearüin. os homens iam pra Mandos antes de partirem pra sua jornada-pós vida. Só por um tempinho.
Mas ainda não me responderam o porque de um feä sem corpo não poder conseguir um outro
Hum....esse corpo era dado pelos Valar? :confuso:
 
Será q não era perigoso deixar os espiritos d Sauron e Saruman vagando por aí, afinal eles continuavam maus? Os valar não podiam ter chamado eles pro Oeste e julgado eles como fizeram com Melkor? Isso seria uma solução melhor...
 
Sam, se os Valar não chamaram Sauron e Saruman de volta, eles deviam saber o que tavam fazendo 8-)

Sério, não aparece em lugar nenhum que os dois voltaram para Valinor, que eu saiba. E por outro lado há essas evidências aí de que eles não voltaram para lá.

Nos humanos, o fëa sem corpo tinha que deixar Arda, depois que o cara morresse. Nos Elfos, os Valar podiam restaurar o hroä do cara, depois de um tempo que ele passasse em Mandos. No caso dos Ainur, o que eles podiam ter era um fána, diferente do hroä dos Encarnados. E para produzir esse fána, eles precisavam despender poder próprio. Sauron perdeu o poder que teria permitido a ele fazer isso com o fim do Anel. Quanto a Saruman, eu não sei.

Fëaruin, aula no sabadão é mesmo um problema 8-)
 
Olha só!

Sauron e Saruman ficaram ali na Terra-Média vagando e os Valar não fizeram nada porque quando Númenor afundou eles não queriam mais se meter tanto nas coisas do lado de Cá, pelo menos foi o que eu interpretei, se eles foram para longe da Terra-Média, é porque queriam ficar menos ligados a ela.

E mesmo assim, Sauron e Saruman não mereciam ir para um lugar tão bom quanto Valinor. E, imagina que desastre colocar os 2 junto com Melkor, seria burrice, colocar as 3 mentes mais diabólicas que jah existiram juntas eh meio idiota.

Sauron e Saruman não morreram e nem precisavam de punição, pois estavam tão fracos, Saruman dava pra ver no fim do livro como tava acabado e Sauron perdeu o poder do Anel, que não podiam criar outro corpo. Então os 2 ficaram vagando por lá sem ter o que fazer para o resto da eternidade.
 
Sauron e Saruman devem ter ficado muito fracos depois de "mortos", e então não ofereciam mais ameaça. Acho que eles até poderiam partir para Mandos, mas num quiseram.
 
Sauron pode até ter sido que não quisesse, por orgulho.
Mas Saruman tanto quis que tentou, quando morre isso fica bem subentendido. Ele ter mudado de caminho eu entendi como uma punição mesmo dos Valar.
 
Num sei de Saruman, mas Sauron com certeza num voltaria, só arrastado. Ele ia morrer de vergonha. Sem contar que eles poderiam jogar o Sauron pra junto do Melkor, além da Porta da Noite.
 
Acho que os Valar iriam perdoar o Sauron... porque o mal original era o Melkor e os outros foram todos corrompidos por ele. Afinal de contas o Sauron não tinha os mesmos planos que o Melkor que era trazer o caos à Terra-Média... o Sauron queria era trazer a ordem. Ordem sob a sua sombra mas ainda assim ordem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo