• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e Saruman realmente "morreram"?

Será que saruman não refez sua fána mesmo? Seu espírito com certeza não foi muito enfraquecido, mas talvez ele estivesse esperando incorpóreamente o perdão dos poderes.
 
Seu espírito com certeza não foi muito enfraquecido

Errrrr, Você se lembra do que Gandalf fez com Saruman em orthanc :?:
Acho que ter todos os seus poderes (a voz não era totalmente um poder, era mais um talento) arrancados de seu corpo deve te deixar bastante enfraquecido né:?: :twisted: :twisted:
 
Ele não teve seus "poderes" arrancado, mas sim sua posição de comando dentro da Ordem dos Istari, o que é algo beeeeeeeeeeeeeeeem diferente e bem mais sútil. Ele agiu como representante dos Valar pra dizer: "nós sabemos oq ue você fez e será punido por isso".

Não sabemos qual e quando foi a punição de Saruman. Mesmo Melkor e Sauron receberam punições para obter perdão e com Saruman não seria diferente. Talvez a punição fosse ficar incorpóreo na Terra-média por algunas Eras... não temos como saber, pois o resultado final só seria conhecido dos habitantes de Aman e depois da Terceira Era (portanto após o final do SdA) não temos quaisquer informações sobre as Terras Imortais.
 
Ele não teve seus "poderes" arrancado, mas sim sua posição de comando dentro da Ordem dos Istari, o que é algo beeeeeeeeeeeeeeeem diferente e bem mais sútil.

Então por que que no final Gandalf diz que ele não tinha mais nenhum poder além da voz (o retorno do rei). E também, o cajado dele não contém algum poder? Que eu me lembre ele foi quebrado.
 
Senta que lá vem história, Pequeno Gafanhoto ;)

Ele realmente não tinha nenhum poder além da voz. Poder não é só algo como bolas de fogo, lightning bolts e tudo mais. É controle. E claro que Gandalf tira isso dele, tira o comando, tira o controle, tira o poder. Saruman não teria mais nenhum apoio dentre os grandes da Terra-média e o corpo físico dele (que era hroa e não fána) não lhe dava qq poder (exceto a voz).

O cajado não tem poder nenhum, lógico que não, ele é apenas um sinal, uma marca. Quebrar o cajado é apenas uma metáfora pra fortalecer a retirada de Poder, a queda da posição de comando.
 
Deriel disse:
Senta que lá vem história, Pequeno Gafanhoto ;)

Ele realmente não tinha nenhum poder além da voz. Poder não é só algo como bolas de fogo, lightning bolts e tudo mais. É controle. E claro que Gandalf tira isso dele, tira o comando, tira o controle, tira o poder. Saruman não teria mais nenhum apoio dentre os grandes da Terra-média e o corpo físico dele (que era hroa e não fána) não lhe dava qq poder (exceto a voz).

O cajado não tem poder nenhum, lógico que não, ele é apenas um sinal, uma marca. Quebrar o cajado é apenas uma metáfora pra fortalecer a retirada de Poder, a queda da posição de comando.

Acho que entendi. Mas o cajado não poderia ser uma forma de ele canalizar a sua capacidade sub-criativa, como o um anel por exemplo?
 
Eu não sei se o cajado não tinha sua valia, pois me parece que o corpo dos istari não podia resistir ao uso direto de seus poderes. Acho que os cajados eram uma forma de canalizar o poder para evitar a destruição de seus corpos mortais.
 
Acho que os cajados eram uma forma de canalizar o poder para evitar a destruição de seus corpos mortais

Também não exagera né? Se fosse assim o "coitado" do Saruman já estaria morto lá em orthanc mesmo. :twisted:
 
mta gente fala, inclusive o deriel, q a magia de tolkien é muito mais sutil e naum algo q se pode ver e dizer q é magia. mas em muito momentos gandalf faz magias, como acender uma fogueira no meio do neve com uma luz verde, iluminar as minas de moria e atacar denethor. eu tbm acho q os cajados eram uma forma de canalizar as magias, pq seus corpos naum resistiriam.
 
Gandalf usa seus poderes de forma bastante fantástica contra os nove. Ele diz que clarões iluminaram a noite, sem contar que o Balrog não era nem um pouco sutil. Mas a magia era em geral, principalmente com os elfos, bastante sutil.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo