• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e os Dragões na Terceira Era

• Criador do tópico Criador do tópico Ephemera
  • Data de Criação Data de Criação

Ephemera

Usuário
Gente eu queria saber porque Sauron não tentou escravisar os dragões de forma que estes lutassem por ele na Guerra do Anel... :o?:

Se não me engano já li alguma coisa sobre isso em algum lugar mais eu não me lembro onde, se alguem souber porque Sauron não fez isso ou tiver algum endereço com algum texto sobre o assunto me mande por favor! :mrgreen:

Guinevere

Ainda existia dragões na 3 Era? Poxa..não lembro....

Até pq não vi citação alguma nos livros do SdA sobre dragões...o ultimo mesmo foi Smaug na Guerra dos 5 Exercitos.

ate mais...

..:Elessar disse:
Ainda existia dragões na 3 Era? Poxa..não lembro....

Até pq não vi citação alguma nos livros do SdA sobre dragões...o ultimo mesmo foi Smaug na Guerra dos 5 Exercitos.

ate mais...

Ah, não sei não mais então não existiam mais dragões na terceira era? Eu acho que deveria existir ainda sim , mais to meio confusa realmente, nem sei... Eu também nao me lembro de citações a dragoes no senhor dos anéis mais isso não quer dizer que não existiam na terceira era, sei la.

Se alguem tiver então algum texto falando sobre o Ultimo dragão já é um passo a frente! :mrgreen:

Smaug e Scatha são dois exemplos de dragões na Terceira Era.

Edit: Smaug aparece bastante no Hobbit; ele foi morto por Bard em Esgaroth em 2941, pouco antes da Guerra dos Cinco Exércitos. Já Scatha só é mencionado nos Apêndices do SdA e numa passagem do Retorno do Rei, quando Éomer e Éowyn se despedem de Merry em Edoras; ele foi morto por Fram, um chefe dos Éothéod, perto do final do segundo milênio da Terceira Era. Os dois são exemplos de dragões que viveram na Terceira Era.

A expedição dos anões para a Montanha Solitária era, de certa forma, uma plano do Gandalf para evitar que Smaug trouxesse problemas futuros. Porque ele traria, cedo ou tarde ia acordar e causar problemas. Sem dúvida Sauron tentaria ir até lá propor uma aliança.

Houve muitos drsgões na TE, Smaug foi o último dos grandes. Esses dragões destruíram reinos anões, e tomaram seus tesouros, inclusive seus anéis.

Swanhild disse:
Smaug e Scatha são dois exemplos de dragões na Terceira Era.

Estou me referindo a dragões que estejam vivos no "imperio de Sauron" digamos, durante a guerra do anel... então acho que Smaug não serve né? Ele já era falecido se nao me engano :think:

Já este Scatha, eu também não estou lembrada dele não, ele é citado no senhor dos anéis? O u em algum texto ou carta de Tolkien que vieram mais tarde? :o?:

Ele está no Apêndice A, na parte II, sobre a Casa de Eorl. A morte e o tesouro de Scatha acabaram sendo importantes para a antipatia entre os rohirrin e os Anões.

Eu li em algum lugar por aqui que apesar de Smaug ser u ultimo grande dragão ainda haviam sobrado outros tanto na terceira quanto na quarta era mas Ñ to lembrando onde... vou procurar depois posto de novo

*guinevere* disse:
.. então acho que Smaug não serve né? Ele já era falecido se nao me engano

isso é verdade... Pois Smaug Morreu em Esgaroth na cidade do lago na batalha dos 5 exercitos pelo humano Bard...

E os dragões foram extintos antes de Sauron usar eles...

e mesmo por q já não tava bom todos aqueles Uruk Hais, Nazgûls, Orcs, e tudo mais ? :lol:

:wink:

Sr. Cachopardo disse:
*guinevere* disse:
.. então acho que Smaug não serve né? Ele já era falecido se nao me engano

isso é verdade... Pois Smaug Morreu em Esgaroth na cidade do lago na batalha dos 5 exercitos pelo humano Bard...

E os dragões foram extintos antes de Sauron usar eles...

e mesmo por q já não tava bom todos aqueles Uruk Hais, Nazgûls, Orcs, e tudo mais ? :lol:

:wink:

Com certeza....para que Dragões sendo que já tinha tudo aquilo.... :lol: :lol:

ate mais...

e mesmo por q já não tava bom todos aqueles Uruk Hais, Nazgûls, Orcs, e tudo mais ?

Não, não estava bom não, tanto que Sauron perdeu a guerra. Talvez se ele tivesse usado mais este artifício, ou seja, os dragoes, ele tivesse tido um pouco mais de sorte. Por que cá pra nós, um dragaozinho só que seja não é pouca coisa não é? :wink:

Essa questao de sorte já foi mto discutida aki.. Sauron tinha sim um exército capaz de dominar a Terra média. Mas talvez, por arrogância e prepotência, se esqueceu q os pequenos seriam capazes de chegar onde chegaram. mas ai já to fugindo do assunto do tópico q é sobre dragões.. :lol: :lol:
sei lá, eu nao sei se existiram dragoes na terceira era, entao nao posso fazer aki uma afirmação concreta.. Mas q devia ter um meio q escondidinho em algum canto devia sim... :D :D :D

Qdo Morgoth perdeu a guerra, e foi aprisionado no vazio, os seus servos, balrogs, dragoes, etc fugiram e se esconderam, como creio que aconteceu com o balrog de moria, Smaug foi o ultimo dos grandes dragoes, porem creio que deveria haver mais dragoes escondidos, deitados em seus tesouros, lembrando dos bons tempos, na terceira era, e na quarta tambem... eles só nao foram achados por Sauron... :wink:

Qdo Morgoth perdeu a guerra, e foi aprisionado no vazio, os seus servos, balrogs, dragoes, etc fugiram e se esconderam, como creio que aconteceu com o balrog de moria, Smaug foi o ultimo dos grandes dragoes, porem creio que deveria haver mais dragoes escondidos, deitados em seus tesouros, lembrando dos bons tempos, na terceira era, e na quarta tambem... eles só nao foram achados por Sauron...

Dos grandes q realmente tinham poder sabe-se q Smaug foi o ultimo a viver... tanto q Gandalf dah um jeito de tirar ele do caminho... entao mesmo q existissem dragoes menores ainda, isso nao seria relevante... pois nao eram "importantes"....

Ah sei lah, dragoes por menos importantes que fossem tinham o poder de intimidar multidoes e ser bem destrutivo... acho que existiam, Sauron so nao teve a oportunidade, ou nao conseguiu, ou nao os achou, sei lah, de recruta-los....

No apendice A, parte III fala:

Mas havia dragoes nas regioes ermas mais alem, e depois de muitos anos eles ficaram fortes outra vez e se multiplicaram, e abriram guerra contra os anoes, saqueando suas minas. Por fim, Dain I, juntamente com Fror, seu segundo filho, foi morto, as portas de seu palacio por um grande dragao-frio.

... e por fim Samug, o Dourado, a maior de todos os dragoes de seu tempo ergueu-se...

Entao, Samug nao era o ultimo, mas o mais poderoso... assim como Gandalf soh considerou este importante, o mesmo deve ter feito Sauron...

Forlindon disse:
Quem é esse tal de Scatha? Onde tem falando sobre ele?
Eu sei eu sei, lá vem a guinevere denovo com este site
http://www.glyphweb.com/arda/

Neste site esta falando
"Of his life little is known, except that he was slain by Fram son of Frumgar (an ancestor of Eorl the Young) in the early days of the Éothéod"
Traduzindo bem toscamente
"De sua vida pouco é conhecido, exceto que ele foi morto por Fran filho de Frumgar (um ancestral de eorl o novo) nos primeiros dias de Eothéod"
Ainda na enciclopedia de arda tem mais informações que nao vou traduzir aqui, se alguem quiser posso enviar por MP.

Estes Eothéod são ancestrais dos Rohirrim nos tempos de Eorl o jovem, então acho que apartir dai posso concluir que na epoca da guerra do anel Scatha já não mais era vivo. :think:

Estão estas informações certas ou estarei eu viajando mais uma vez? :doido:

Sobre a pergunta inicial do tópico, acredito que Sauron teria usado Smaug se tivesse tido tempo. Gandalf temia justamente isso (Quest of Erebor, Contos Inacabados), e ficou muito aliviado quando Smaug foi morto no episódio da demanda dos Anões contado no Hobbit.

Quanto a outros dragões fora Smaug, haveria algum ainda vivo na TM na época da Guerra do Anel? É possível que sim, pois o Tolkien disse na carta 144 que Smaug não foi o último deles. Sauron poderia ter usado algum outro dragão fora Smaug? Eu duvido, primeiro porque não havia outro dragão tão bem posicionado para causar dano ao Norte em caso de guerra, e segundo porque os dragões tinham uma personalidade e independência que não os tornava predispostos a serem convertidos em meras ferramentas de guerra de Sauron contra os povos livres. E eu duvido que Sauron pudesse fazer um tratado com Smaug, por simples falta do que barganhar com este. (Sobre a personalidade dos dragões, temos os dois exemplos das histórias, Glaurung da Primeira Era e Smaug.) Com Smaug o máximo que Sauron podia esperar fazer seria atiçá-lo de algum jeito e lançá-lo contra seus inimigos.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back