• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e o UM Anel...

..:Elessar disse:
Entao podemos concluir que Sauron realmente deixou de ser ofensivo...acho que assim fica legal... :) ....já que, mesmo ainda em espirito (afinal ele é um Maia, não podemos esquecer), ele ainda existia...e seu espirito estava vivo...

mais uma coisa que me deixa curioso...ele colocou parte de seu poder no UM..tipo, colocou essa parte que era fundamental a ele? Ele fez isso achando que jamais alguem poderia pegar seu Anel?
E claro..havia feitiçaria no Anel correto?

Acho que esse assunto realmente gera duvidas... :)

ate mais...


Na Guerra do Anel ele criou um novo corpo para si, ele só perdeu esse corpo na destruição do Anel.
Uma parte que era fundamental, eu não acho muito isso. O Anele era só pra aumentar o alcançe de seu poder e amplificar suas capacidades naturais. Mas digamos que quando o Anel foi destruído, o poder de Sauron meio que teve um "curto-circuito".
E sim, havia feitiçaria no Anel.
 
O problema é que eu não estou me expressando bem, DarkRider
Eu não posso dizer que Sauron não ficou impotente, quando o próprio Tolkien disse isso.

O que eu discordo é:
O Anele era só pra aumentar o alcançe de seu poder e amplificar suas capacidades naturais. Mas digamos que quando o Anel foi destruído, o poder de Sauron meio que teve um "curto-circuito".
Justamente isso.
O anel não causou um curto-circuito (dentro do meu ponto de vista).
O anel, na minha opinião, continha o local de acesso ao poder de Sauron (mas não o poder em si).
Quando o anel foi destruido Sauron perdeu o acesso a seu poder. Logo ele não podia mais "sustentar" suas criações (as que dependiam constantemente de seu poder), como os Nazgûl ou os fundamentos de Barad-dur. Assim ele também foi impedido de interagir com o mundo físico.
Para não complicar, vamos esquecer que eu citei as mortes dos corpos de Sauron, ok? :wink:
 
DarkRider disse:
O 10º membro da Sociedade disse:
DarkRider disse:
..:Elessar disse:
Podemos associar a perda de vários corpos fisicos de Sauron com a impoetencia dele de criar um novo?
:)

Não, não podemos. Se Sauron tivesse sido morto em batalha, até poderíamos crer que ele pudesse fazer um novo corpo. Mas quando o Anel foi destruído, ele perdeu o "canal por onde toda a sua força era ampliada", causando a ele uma coisa que eu gosto de chamar de "curto-circuito". Ele foi reduzido a um espírito maligno, sem chance alguma de cirar um novo corpo. Agora, se ele tivesse sido morto em batalha, só precisaria esperar um pouco, e então poderia criar um novo corpo (como fez depois da Última Aliança).

A expressã0o morto não é correta. É separado do seu corpo. Foi isso que aconteceu.


Quando eu disse morto estava me referindo ao corpo dele. Depois de Elendil e Gil-Galad matarem seu CORPO, seu fëa fugiu e teve muito tempo pra se recompor.

A expressão "matar" só se pode referir a algo que tenha uma vontade própria. O corpo sem a alma não tem vontade própria. Por isso a expressão correta é "destruir". Eles destruíram o corpo de Sauron na Segunda Era. Não o mataram.
Veja o exemplo:
Um miúdo vai a andar de bicicleta, mas é atropelado, e a bicicleta partida. Ele chega a casa e diz: "Mãe, mataram a minha bicicleta!"
Isso parece correto? Não, até porque ninguém o usaria assim. Seria: "Mãe, destruíram (partiram, estragaram, etc.) a minha bicicleta.".
 
Sabemos q na ultima guerra do anel Sauron não estava completamente renovado, e o q o mantinha "vivo" era o poder que existia no anel, acho q por isso qnd ele foi destruido sauron tb sucumbiu. (se eu estiver errada me corrijam, tb to curiosa pra saber oq realmente aconteceu.)
 
Matar não é acabar com algo que tenha vontade própria. Matar é acabar com algo que VIVA. Pois, por exemplo, imagine que exista um homem sem fëa. E de repente algum orc o ataca e enfia uma cimitarra em seu coração. Ele cai e seu corpo para de funcionar. Você vai dizer que eles o mataram ou o destruíram.

Pra mim, matar é acabar com algo que possua vida, mesmo que não tenha alma. No caso de Sauron, seu corpo foi morto, mas seu espírito fugiu. Seu corpo possuía vida, então podemos certamente afirmar que seu corpo foi morto.
 
Não existem homens sem fëa. :wink:

E sim, o corpo de Sauron poderia muito bem ser morto. Agora, ele sempre poderia assumir um novo corpo, visto que era um ainu.
 
Porém após sua última destruição(descrita em Sda), é dito que seu poder de sub-criatividade foi reduzido e enfraquecido a tal ponto que ele não teria mais a capacidade de se reconstituir em um novo corpo, mesmo sendo um Ainu, ficando então de certa forma impotente no meu modo de ver. Ele passou a ser um mero "espírito sem forças" vagueando por aí.
 
Isso porque o Anel foi destruído. O Anel era a ligação de Sauron com Arda. Enquanto o Anel existisse, Sauron existiria. Isso porque, como todos sabem, ele colocou parte de sí mesmo, parte de sua essência no Anel. Isso foi perigoso justamente por isso; se o Anel fosse destruído, Sauron também seria, já que parte dele estava dentro do Anel, e ele não poderia viver incompleto.

Sempre lembrando que apesar disso tudo, Sauron não ficava enfraquecido sem o Um, e também não ficava mais forte com o Um.
 
DarkRider disse:
Matar não é acabar com algo que tenha vontade própria. Matar é acabar com algo que VIVA. Pois, por exemplo, imagine que exista um homem sem fëa. E de repente algum orc o ataca e enfia uma cimitarra em seu coração. Ele cai e seu corpo para de funcionar. Você vai dizer que eles o mataram ou o destruíram.

Pra mim, matar é acabar com algo que possua vida, mesmo que não tenha alma. No caso de Sauron, seu corpo foi morto, mas seu espírito fugiu. Seu corpo possuía vida, então podemos certamente afirmar que seu corpo foi morto.

Não me parece que o corpo de Sauron funcionasse sem a alma. Acho que parava de funcionar.
O que eu disse com vontade própria foi isso mesmo: algo que tenha vida, algo que tenha umaz alma que possa comandar o corpo. A partir do momento em que não se tem alma, o corpo não funciona, e esse ser considera-se morto. Se depois alguém tiver a infeliz ideia de mutilar o corpo já sem vida ( alma ) está a destruí-lo, não a matá-lo. Se um homem, ou seja o quer for, deixar de ter alma, o corpo não se pode mais movimentar, nem nada que se pareça. Ele está morto.
 
Pessoal....

Sauron, na 3 Era não tinha forma fisica e no entanto exercia seu poder tranquilamente. Todos aqui esquecem que, acima de tudo Sauron era um Maia, um "semi-deus", ou seja, tinha muito poder...ele jamais poderia ser morto..nem mesmo com a destruição do UM ele morreu...seu espirito não tinha mais poderes e ele nunca mais poderia assumir forma fisica...de certa forma ele se tornou inutil, mas morrer, isso nunca!

ate mais...
 
Na 3ª Era ele possuía forma física sim. Tolkien confirma isso em uma das suas cartas, a de nº 246 se eu não me engano.
 
O "Olho Que Tudo Vê" é apenas uma metáfora para o próprio Sauron, um dos muitos nomes que ele tinha. Mas ele tinha forma física sim, e aqui tá a comprovação:

Tolkien na carta 246 disse:
Sauron deveria ser resistente como muito terrível. A forma que ele assumiu era de um homem maior que a estatura humana, mas não gigantesco. Na sua encarnação anterior ele pôde ocultar o poder dele (como Gandalf fez) e poderia aparecer como uma figura dominante de grande força física e de conduta e aparência supremamente reais.

Se você quiser ler a carta toda, clica aqui
 
Charlie Brown disse:
O "Olho Que Tudo Vê" é apenas uma metáfora para o próprio Sauron, um dos muitos nomes que ele tinha. Mas ele tinha forma física sim, e aqui tá a comprovação:

Tolkien na carta 246 disse:
Sauron deveria ser resistente como muito terrível. A forma que ele assumiu era de um homem maior que a estatura humana, mas não gigantesco. Na sua encarnação anterior ele pôde ocultar o poder dele (como Gandalf fez) e poderia aparecer como uma figura dominante de grande força física e de conduta e aparência supremamente reais.

Se você quiser ler a carta toda, clica aqui

Ok charlie..não sabia dessa...aprendi mais uma!!

Então ele não poderia mais assumir forma fisica então correto?

ate mais...
 
Charlie Brown disse:
Não existem homens sem fëa. :wink:

Eu sei, foi só pra dar um exemplo. :wink:

Não me parece que o corpo de Sauron funcionasse sem a alma. Acho que parava de funcionar.
O que eu disse com vontade própria foi isso mesmo: algo que tenha vida, algo que tenha umaz alma que possa comandar o corpo. A partir do momento em que não se tem alma, o corpo não funciona, e esse ser considera-se morto. Se depois alguém tiver a infeliz ideia de mutilar o corpo já sem vida ( alma ) está a destruí-lo, não a matá-lo. Se um homem, ou seja o quer for, deixar de ter alma, o corpo não se pode mais movimentar, nem nada que se pareça. Ele está morto.

E os animais? Segundo Tolkien eles não tem fëa. E mesmo assim eles eram mortos. Ficar sem a alma não é garantia de você não viver mais. A alma é a mente, é o que controla. Sem a alma o corpo não pode ser controlado, mas mesmo assim vive. O corpo só não pode mais controlar suas próprias ações, mas os órgãos funcionam, tudo funciona. O ser ainda vive sem a alma, mas não, digamos assim, "se sente", não fica consciente de onde está, quem é, o que está fazendo, essas coisas. Mas vive, só que sem consciência. Vive de instintos, podemos dizer, sem vontade, mas com instintos.
 
Então ele não poderia mais assumir forma fisica então correto?

Não, o que eu disse e o que tá na carta é que podia assumir forma física, e que ele tinha uma forma física na 3ª Era. :wink:
 
Charlie, essa carta se refere à forma física de Sauron no final da Segunda Era, na Guerra da Última Aliança.

Entretanto, a gente tira por trechos dos livros que Sauron provavelmente assumiu forma física na Terceira Era; bastante parecida (senão igual) à essa que ele assumiu no final da Segunda Era.

DarkRider, mesmo os instintos são reflexos do fëa (no caso de criaturas que têm fëar); se você tirar o fëa de um homem, ele pode continuar com as funções biológicas funcionais, mas não vai fazer nada; vai desmaiar de fome excessiva até que morra.

Nas criaturas que têm fëar, é o fëa que move todas as capacidades, conscientes ou inconscientes (como é o caso do instinto).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo