1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sauron e o palantír

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Thais Tûk, 24 Mar 2004.

1. Thais Tûk

Thais Tûk (avulsa)

Oi pessoal,

Minha dúvida: se Sauron não tinha forma física, como ele poderia "olhar" e se comunicar através do palantír?

2. Linda Sacola

Linda Sacola Usuário

Olha, eu não acho que ele precisava de "olhos fisicos" para poder visualizar a Terra Media atraves do Palantir. Afinal ele tinha força o suficiente para muito mais.
    E o olho de Sauron... :roll: Vem de onde?? :wink:

3. Curufinwë ¥

Curufinwë ¥ Usuário

então Sauron podia se corresponder, somente com o seu poder, com outro palantír?

4. Linda Sacola

Linda Sacola Usuário

Absolutamente.
    Não chamaria de poder somente. Mas, sim.
    Ele não faz isso quando Pippin olha no palantir? Fala com ele.

5. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

6. Depende de qual Era vc esta falando...na 3 Era Sauron ja nao tinha mais forma fisica nao.

ate mais...

7. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Tinha sim... E eu já discuti muito sobre isso num outro tópico do obras... :lol:
    Ele tinha forma física sim, Gollum o viu, e disse que na mão negra ele só tem quatro dedos. Ora, se ele tem uma mão, mesmo com quatro dedos apenas, ele tem uma forma física sim.

No filme ele pode não ter forma física, mas todos nós sabemos que o filme não é um bom lugar para se pesquisar, NÃO SABEMOS??? :o?:

8. Sabemos sim!

Mas ate mesmo no livro, em muitos momentos são citados o Olho de Sauron...pode ser que eu tenha esquecido alguma parte! :)

ate mais...

9. Thais Tûk

Thais Tûk (avulsa)

É, acabei de ler um trecho de uma das cartas de Tolkien que diz que ela tinha forma física muito semelhante à humana, porém de maior estatura, mas não um gigante. E, como já disseram, Gollum viu seus nove dedos. De alguma maneira, na terceira era ele ainda deveria ter forma física.

O Olho de Sauron realmente existia ou era uma metáfora?

10. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

O "Olho" de Sauron é linguagem figurada, uma forma de expressar como a vigilância de Sauron era forte. E era um "Olho sem pálpebras", ou seja, mostra que esse olho nunca se fechava, de modo a nunca deixar passar nada, nenhuma informação. O Olho era usado por Sauron como sua insígnia para lembrar aos povos-livres de como sua vigilância era incessante.

Além da mão negra com um dedo faltanto, que o Gollum viu, temos esse trecho da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :

11. Mith

Mith This server is too busy!

Humm...mas eu me lembro de uma parte de RdR, quando Frodo e Sam estão bem perto da Montanha da Perdição, que eles veem o Olho! Não é referido como uma coisa figurada?

12. Linda Sacola

Linda Sacola Usuário

Que parte é essa que eu não me lembro???
    O olho não poderia ser visto. :roll:

Veja se não está confundindo e lembrando daquela parte tosca do filme. Q Sam e Frodo veem um farol com formato de olho. :roll:

13. Mith

Mith This server is too busy!

Humm...pode ser! He he he he he...é que eu me lembro de cada coisa idiota! Mas eu acho que o que eu falei é quase certeza. Alguém pode ver isso para mim? Meu RdR não está aqui comigo. =|

14. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

Interpretações a parte, pra mim, com ou sem "Olho" Sauron poderia sim usar a palantir tranquilamente, afinal ele era ou não era o Senhor do Escuro ?? :roll:

15. Minduim

Ser era, mas não tinha direito algum de usar a Palantír, que era de direito de Aragorn. Mesmo sendo o Senhor do Escuro, ele devia fazer algum esforço pra domar a pedra. E não era fácil pra ele, já que quando ele confronta Aragorn no Palantír de Orthanc ele é repelido pelo direito e pela força de vontade do Dúnedain (mais pelo direito do que pela força, diga-se de passagem).

16. Dante Aqueronte

Dante Aqueronte Usuário

Ele tinha sim uma forma física, ele era o Necromante que aparece no "O Hobbit".

Quanto ao "olho de Sauron", é uma metáfora pra se referir ao palantir que ele usa. Através desse palantir, se não me engano, ele podia ver o que quisesse, mas só uma coisa de cada vez. Por isso falavam tanto em desviar a atenção do olho, ou atraí-lo em uma outra direção.

17. hAlf

hAlf Usuário

Ou não! :obiggraz:

Hum...

Agora fiquei com dúvidas....

18. Minduim

Isso aí era Frodo sucumbindo ao poder do Anel... Lembre-se que a percepção do hobbit foi muito aumentada conforme ele chegava perto de Mordor. Estando tão perto de Orodruim, a percepção de Frodo deveria estar extremamente grande, grande o suficiente pra perceber (ainda que por um breve momento) se eles estavam ou não sendo vigiados pelo "Olho".

Lembrando que o Olho é uma metáfora para Sauron, querendo dizer que nada escapava à sua vigilância (ou melhor, QUASE NADA)

19. Bom..indiferente de ser um Olho ou nao..ele usou sim o Palantir....pq foi com ele que Sauron "dominou" Saruman..correto?!

ate mais...

20. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Falando sobre o Duelo Aragorn x Sauron pela palantir na carta 246 Tolkien diz

A FORMA QUE ELE TOMOU ERA AQUELA DE UM HOMEM DE MAIS DO A QUE ESTATURA HUMANA, MAS NÃO GIGANTESCA

Acho que aqui não deixa nenhuma dúvida.

Compartilhar