Cësárin
Usuário
Eu ultimamente tenho pensado numa coisa um tanto “encucante” a respeito do odiado (mas amado) vilão d’O Senhor dos Anéis: a dimensão do poder de Sauron. Ao reler o SdA pela segunda vez, me dei conta de que o poder de Sauron não poderia ser o de um maia comum. Mesmo levando em conta que entre os maiar existem diferenças de força, o poder de Sauron parece superior aos de qualquer outro da sua estirpe. O que me levou a pensar nisso foi o medo enorme que a simples menção do seu nome causava aos seus inimigos, mesmo aos inimigos que deveriam ser tão poderosos quanto ele (Gandalf e Sarumam). Pensem comigo: todos nós sabemos que a missão dos magos (pelo menos dos que ficaram a no Oeste da Terra-média) era estimular a resistência a Sauron, sem entrar em conflito direto com ele. No entanto, Sarumam voltou-se para o mal e abandonou a missão. Eis a pergunta que não cala: por que Sarumam não se aproveitou da debilidade de Sauron para atacá-lo, tornando suas chances de ser o único dono do Um anel maiores? Afinal, ele já não era mais leal aos poderes mesmo. E não me digam que ele não se atreveria a atacá-lo “porque seu corpo era uma encarnação de pouco poder”, pois posto que ele já estava pouco se lixando para sua missão, nada o impedia de usar todo seu poder de maia. Na minha opinião, ele não fez isso simplesmente por medo, medo do enorme poder de Sauron, um poder grande demais para ele mesmo que debilitado pela falta do Um. Isso quer dizer que o poder de Sauron era muito superior ao de Saruman (que por sinal se submete às ordens dele), e mo entanto eles deveriam, teoricamente, ter mais ou menos a mesmaforça. Eu acho que durante o tempo de serviço que Sauron prestou a Morgoth, seus poderes foram aumentados até chegarem perto dos de um Vala menor, o que seria possível, já que o Silmarillion conta que Melkor dava poderes a seus servos (e poder pra dar era o que não faltava ao maior dos valar, que em seu auge superava todos os outros juntos!). Seria possível então que Morgoth tivesse aumentado os poderes de Sauron como gratificação por seus serviços, tornando-o muito mais forte que um maiar comum? Eu creio que sim, mas gostaria que vocês dessem suas opiniões.