• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saurom ou Morgoth?

Outro dia discuti com meu irmão sobre quem era mais poderoso,Saurom ou Morgoth.Ele dizia ser Saurom pois o bruxo criou mais terror,mais soldados e corrompeu mais gente.Eu acho q é melkor porque ele era um Valar não era?
O que vocês acham?
 
Com certeza Melkor! Ele era o ser, abaixo de Eru, mais poderoso. É dito que ele tinha todos os dons dos outros Valar e mais. O problema é que ele era revoltadinho... :lol:
De qualquer forma, Sauron era servidor do Melkor, era um maiar, apanhou para um cachorro, mas enquanto Melkor ainda procurava "aliados", Sauron fazia exércitos com o medo - ele não tinha aliados, tinha escravos.
Sobre os exércitos, realmente grande Sauron só teve o da 1a guerra do Anel. Pq o no fim da 3era ele ainda não estava pronto, sem o anel o poder dele ainda era limitado. Na guerra do anel, lutaram zilhões de orcs de melkor, contra zilhões de elfos, balrogs, homens maus, anões, dragões, homens de todos os lugares... foi uma guerra de proporções bem maiores. Os exércitos de Melkor eram bem maiores.
 
Óbviamente Melkor, porém o próprio Silmarillion diz o seguinte:

"Entre seus servidores" - os servidores de Morgoth - "que tem nomes, o maior foi aquele espírito quem os Eldar chamavam Sauron, ou Gorthaur, o Cruel. Ao princípio pertencia aos Maiar de Aulë e manteve-se forte na tradição desse povo. Em todas as acções de Melkor, ou Morgoth, sobre Arda, nas suas imensas obras e nos enganos da sua astúcia, Sauron teve participação e foi só menos mau do que o senhor pelo fato de, durante muito tempo, ter servido a outro, e não a si mesmo. Mas em anos posteriores ergueu-se como uma sombra de Morgoth e um fantasma da sua maldade e caminhou atrás dele, no mesmo trajecto ruinoso até ao vazio."
(O Silmarillion - Valaquenta, pág. 36)

Ou seja, Morgoth realmente era o ser mais poderoso vivente em Arda porém, Sauron só não foi mais terrível que ele durante o tempo em que serviu à ele e não a si mesmo...
 
Bagrong disse:
Foi Melkor que corrompeu Sarom?

Já faz um tempo que li o Silma, mas foi sim...Sauron era um Maia de Aule...e foi corrompido por Melkor que o trouxe para seu lado....Sauron era tenente de Morgoth...era poderoso naquele tempo já...mas nunca podemos comparar Morgoth com Sauron....até mesmo no Silma está que Melkor era até mais poderoso que Manwe...ou seja, Morgoth era o mais poderoso dos Ainur...jamais Sauron, um Maia, poderia ser comparado a poder com Melkor!

ate mais...
 
Só 1 coisinha Imrahil, vc colocou q os exércitos de Sauron na 3º era nao estavam prontos, e q seu poder era limitado devido a ele nao possuir o anel. Bom, em primeiro lugar, ele nao perdeu aquela guerra por ter menos ou mais exercitos...
E sim pq não acrediitou q um ser tão pequeno como o Frodo pudesse destruir o anel.. Mas ai já to fugindo do tópico.
Minha opinião, Morghot Bauglir foi mais poderoso, foi o pioneiro da maldade...
 
Saurom pois o bruxo criou mais terror,mais soldados e corrompeu mais gente
Se os exércitos de Morgoth lutassem na Guerra do Anel, nào iria sobrar nem purê de Aragorn, Gandalf, Faramir... :evil:

Pra mim, Morgoth disparado. Sauron (com n, hehehe) era apenas um General para Morgoth, assim como o Rei Bruxo era apenas um General para Sauron...
 
Krebain disse:
Se os exércitos de Morgoth lutassem na Guerra do Anel, nào iria sobrar nem purê de Aragorn, Gandalf, Faramir... :evil:

Concordo!!! o Exército de Melkor era mais f*dão! Sauron podia ter numero maior, mas eram em grande maioria orcs. Melkor não... em suas hostes ele possuia Balrogs e Dragões ... que dizer de seres como Glaurung, Ancalagon e Gothmog?? sinceramente falando, realmente não daria pra Aragorn e compania....
quanto a dizer que era mais forte, acho que não é preciso falar + nd neh? :roll:
 
Tanto que para vencer Morgoth e seus exércitos foi preciso toda a hoste de Valinor.
Se elfos noldorin e os humanos de antigamente não conseguiam vencer Morgoth e sua tropa, que se diga a população da 3º era.
 
Eu acho o Sauron melhor estrategista do que o melkor, apezar do vexame do final da 2° era. Mas em contrapartida eu acho Melkor MUITO mais perverso. Ele sim sabia castigar !!! O que ele fez com Hurin e sua linhagem nem Sauron, o picão faria !!! :twisted:
 
Minha opinião é de que Sauron era mais poderoso do que Morghot...
Em 1º lugar em maldades os dois se equiparavam, tendo em vista que tinha os dois os mesmos objetivos...

Se fosse possivo haver uma luta entre os dois claro que Melkor humilharia Suron, entretato eu acho que Suron sabia persuadir melhor que Morghot, sendo mias passiente e menos direto... Tanto que Sauron chegou mais proximo de dominar o mundo do que Morghot...

Por isso eu digo SAUROM É MAiS PODEROSO QUE MORGHOT
 
Em 1º lugar em maldades os dois se equiparavam, tendo em vista que tinha os dois os mesmos objetivos...
:nope:
Os objetivos dos dois eram mais diferentes do que vc imagina.
Morgoth queria destruir tudo, corremper ARDA inteirinha...
Já Sauron queria dominar os povos livres e só. Bem menor, mas bem mais plausível e possível de ser realizado do que desfigurar Arda.

Sauron realmente chegou mais perto de realizar seu objetivo que Morgoth, mas isso não significa que Sauron era mais poderoso. Era um melhor estrategista isso sim.

E vamos considerar, veja o sofrimento que Morgoth causou aos elfos e humanos de Beleriand (principalmente a Húrin e sua família), diretamente ou indiretamente. Morgoth era muito mais maligno e perveso.
 
Os objetivos dos dois eram mais diferentes do que vc imagina.
Morgoth queria destruir tudo, corremper ARDA inteirinha...
Já Sauron queria dominar os povos livres e só. Bem menor, mas bem mais plausível e possível de ser realizado do que desfigurar Arda.

Sauron realmente chegou mais perto de realizar seu objetivo que Morgoth, mas isso não significa que Sauron era mais poderoso. Era um melhor estrategista isso sim.

E vamos considerar, veja o sofrimento que Morgoth causou aos elfos e humanos de Beleriand (principalmente a Húrin e sua família), diretamente ou indiretamente. Morgoth era muito mais maligno e perveso.

Sim concordo quase que plenamente com você a não ser na parte em que Sauron era melhor estrategista. Observe os inimigos do dois, Sauron tinha humanos "desorganizados" "desunidos" que apesar de terem coragem não tinham quem os liderasse direito vide Aragorn e Gandalf que fora mandado para ser o "estrategista". Já Melkor tinha (como inimigo) exércitos e mais exércitos de elfos, humanos incomparáveis como Tuor e Turin e mais um pouco, todos de certa forma comandados indiretamente por Ulmo que os ajudava e era o "estrategista" (Ex. Tuor e a queda de Gondolin). Compare e veja as proporçoes das batalhas e objetivos como vocês mesmo disseram, compare e veja qual necessita de mais poder e inteligência (estratégia): Melkor lutava batalhas de tal maneira que esmagava todos seus inimigos, Sauron ganhava batalhas para tentar subjulgar seus inimigos.
 
Eu acho Melkor bem mais poderoso que o Sauron. Não tem nem comparação. Melkor era um Ainur, o 2º mais forte, pq perderia para um Maiar?
 
Eu acho Melkor bem mais poderoso que o Sauron. Não tem nem comparação. Melkor era um Ainur, o 2º mais forte, pq perderia para um Maiar?

2º mais poderoso se pensarmos que sua ambição o enfraqueceu e fez com que Tulkas o vencesse pois nem mesmo Manwë era mais poderoso que Melkor como diz o início do Silmarillion.
 
Melkor era MUITO mais forte, não tem nem comparação. Com um chute ele mandava o Sauron de volta pra Valinor por via expressa. E ele também era um grande estrategista, mas assim como Sauron cometeu uns erros que acabaram sendo sua ruína.

Só que o pessoal esquece que o mundo na época da Guerra do Anel tinha decaído muito desde a primeira era. Os homens eram mais fracos e covardes, e os elfos estavam sumindo. Sauron pode ter deitado e rolado na terceira era, mas tenta botar ele na primeira era, enfrentando guerreiros como Fëanor, Fingolfin, Felagund, e vê se ele faz metade do que o Melkor fez.

Além do mais, se não fossem os exércitos dos Valar, Melkor teria conquistado a Terra-Média sem dúvida alguma. No ponto em que estava era só questão de tempo.
 
Em termos de "heróis", Sauron teve inimigos à mesma medida que Melkor. Aragorn e Gandalf eram incríveis.
A questão fundamental é que Sauron e Melkor guerrearam com a mesma "proporcionalidade", não em quantidade. O exército de Melkor debulharia o do Sauron, sem dúvida. Eles eram igualmente cruéis, eu acho, mas o objetivo de Melkor era tudo, enquanto o de Sauron era 50% do de Melkor.

E, por favor né, Melkor era um Vala!!!
 
Em termos de "heróis", Sauron teve inimigos à mesma medida que Melkor. Aragorn e Gandalf eram incríveis.
A questão fundamental é que Sauron e Melkor guerrearam com a mesma "proporcionalidade", não em quantidade. O exército de Melkor debulharia o do Sauron, sem dúvida. Eles eram igualmente cruéis, eu acho, mas o objetivo de Melkor era tudo, enquanto o de Sauron era 50% do de Melkor.
Mas se a questão é saber quem era o melhor ou mais forte, é Melkor com certeza. Aragorn e Gandalf eram muito bons mesmo, mas na época de Morgoth ele teve que enfrentar caras como Húrin e Melian, que eram tão bons ou melhores do que Aragorn e Gandalf, sem contar os reis élficos como Felagund e Fingolfin. Sauron era uma criança perto dele.

E, por favor né, Melkor era um Valar!!!
Valar não, ele era um Vala. Valar é plural de Vala, assim como Maiar é plural de Maia e Istari é plural de Istar. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo