1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Saudações e algumas duvidas

Tópico em 'RPG' iniciado por Samara, 18 Mar 2007.

  1. Samara

    Samara Usuário

    Olá frequentadores do forum de Valinor. Sou novo aqui, tenho 23 anos moro em Porto Alegre/RS e jogo rpg desde os 14 anos de idade. Sou também um Ex-jogador de gurps8-O (porque serah??). Estudo e trabalho. Saudo a todos e agradeço a oportunidade de ingressar neste forum.

    Nos Ultimos tempos meu grupo de Vampire resolveu se aventurar no d20. Acabamos por optar por este maravilhoso sistema. Mas claro, como todos os sistemas surgiram algumas duvidas. Se alguem pudesse responde-las ficaria muito grato. Ai vai:

    1º Ação Preparada: Estou com dificuldades com esta regra, pois em uma partida, em um combate em arena, um arqueiro do grupo ao perder a iniciativa deixa a tal ação preparada. Resultado, atirava e quando o guerreiro estava a 1,5 metros de chegar ele corria, e o guerreiro nunca o alcansava! Acredito que esta errado! Alguem saberia me explicar a "tal ação preparada":think: ?

    2º Imobilizar pessoas: O mestre do meu grupo disse que essa magia deixaria o alvo "imobilizado e indefeso" a ponto de ser possivel realizar um ataque de misericordia! Porém achei forte para uma magia de 2°circulo! Alem disso a magia nao descreve tal possibilidade! Estaria correto este ataque de misericordia no alvo da magia8-O ?

    3ºLutar com duas armas: Esta duvida é talvez a mais banal, ao usar empunhadura primata qual seria a penalidade ao combater com duas armas? A empunhadura tornaria mais dificil, já que o dano aumentaria de forma significativa:roll: ?

    -Agradeço a atenção de todos- Obrigado.
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador



    Só que você não pode correr, pode apenas andar 1,5 m, o que considero ser insuficiente pra não virar arqueiro fatiado



    Sim, dá sim, é só o alvo não passar em um teste de fortitude. A magia torna o alvo paralisado, portanto é considerado passível do "Coup de Grace". Mas é sempre bom destacar usar o ataque de misericórdia neste caso é considerado uma ação má (vide Book of Exalted Deeds) - cuidado com o seu alinhamento



    O "Monkey Grip" não aumenta a penalidade ao se lutar com duas armas, mas é bom lembrar que ele só vale pra uma mão, não pras duas.

     
  3. Samara

    Samara Usuário

    Obrigado pelas respostas, mas ainda nao entendi bem em relação a ação preparada. Tipo poderia dar algum exemplo em combate disso? Na ação preparada você poderia andar apenas 1,5 metros, e nao correr?:think:
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Na "Ação Preparada" você deixa uma ação engatilhada, Por exemplo, eu adio a ação do meu arqueiro,, preparando uma flecha que será disparada se o mago começar a fazer algum feitiço. Você fica ali, pronto, esperando. Nessa espera você só pode se mover 5 pés (1,5 m) e não correr, não é uma ação adiada, mas sim de espera.

    Você também muda sua iniciativa: ela sempre vai ocorrer no mesmo momento que agiu com a Ação Preparada..

    Você pega e arma uma flecha, prestando atenção ao mago, adiando sua ação. De repente o mago começa a agir, gesticulando, você solta a flecha. Sua iniciativa muda (você sempre age antes do mago agora, mesmo que agisse bem antes).
     
  5. Samara

    Samara Usuário

    Entendi bem, foi bem explicativo! Obrigado!
     
  6. Elminster

    Elminster Usuário

    E se um paladino estiver do lado, duvidaria você fazer isto :cool:

    além do que o grupo de aventureiros não visaria usar tais estratagemas malginos demais.
     
  7. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Na verdade, acho que nem o passo de 1,5 m pode dar.

    A ação preparada é necessáriamente uma ação padrão (standart action). Logo você só pode preparar um ataque.

    Assim, quando o guerreiro corre pra cima de você, você vai atirar mas não vai poder se mover depois. É uma ótima estratégia para forçar testes de concentração em magos.

    Quanto a pergunta sobre empunhadura primata, as penalidades se acumulam. Empunhadura primata permite que você use uma longsword large com uma mão só, tomando uma penalidade de -2. Se você não tivesse esse talento, você poderia usar a longsword large com penalidade de -2, mas teria que usar com duas mãos.

    Se além disso você usar duas armas, vai sofrer mais uma penalidade de -2 nos ataques se a arma na outra mão for leve, ou -4 se não for. Ou seja, se usar duas longsword large, sua penalidade total vai ser de -6 - em compensação, você vai dar 2d6 de dano com cada arma.

    ps: odeio o talento Empunhadura Primata. É muito apelativo.
     
  8. Samara

    Samara Usuário

    duas longswords seria -6 e -....?
    Mas afinal um arqueiro ganhando a iniciativa pode executar seu ataque, esperar o guerreiro entrar em carga e executar antes de ele chegar seu deslocamento? O certo seria o arqueiro atirar e correr não é? - passando a vez para por exemplo o guerreiro segundo na iniciativa, e não atirar esperar a carga e a uns 3 metros antes de o guerreiro chegar decidir para onde ele se deslocaria.
     
  9. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Duas longswords large seriam -6 e -6.

    Não pode fazer o que você falou.

    Se ele ganha a iniciativa, tem que declarar a sua ação. Ou ele vai atirar e mover ou ele vai preparar a ação de atirar e quando o guerreiro começar a carga, atirar e depois ficar parado. Isso porque você só pode preparar uma ação padrão e andar e atirar são duas ações (uma padrão e a outra de movimento).

    O arqueiro não pode, inclusive, preparar pra fazer todos os ataques se tiver bônus alto ou Tiro Rápido. Isso porque fazer todos os ataques é uma ação completa e não uma ação padrão.
     
  10. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Desculpa, acho que falei uma besteira lá em cima. Você pode sim se mover 1,5m como parte de uma ação preparada, mas só isso.

    Do SRD:

    READY

    The ready action lets you prepare to take an action later, after your turn is over but before your next one has begun. Readying is a standard action. It does not provoke an attack of opportunity (though the action that you ready might do so).

    Readying an Action: You can ready a standard action, a move action, or a free action. To do so, specify the action you will take and the conditions under which you will take it. Then, any time before your next action, you may take the readied action in response to that condition. The action occurs just before the action that triggers it. If the triggered action is part of another character’s activities, you interrupt the other character. Assuming he is still capable of doing so, he continues his actions once you complete your readied action. Your initiative result changes. For the rest of the encounter, your initiative result is the count on which you took the readied action, and you act immediately ahead of the character whose action triggered your readied action.

    You can take a 5-foot step as part of your readied action, but only if you don’t otherwise move any distance during the round.

    Initiative Consequences of Readying: Your initiative result becomes the count on which you took the readied action. If you come to your next action and have not yet performed your readied action, you don’t get to take the readied action (though you can ready the same action again). If you take your readied action in the next round, before your regular turn comes up, your initiative count rises to that new point in the order of battle, and you do not get your regular action that round.

    Distracting Spellcasters: You can ready an attack against a spellcaster with the trigger “if she starts casting a spell.” If you damage the spellcaster, she may lose the spell she was trying to cast (as determined by her Concentration check result).

    Readying to Counterspell: You may ready a counterspell against a spellcaster (often with the trigger “if she starts casting a spell”). In this case, when the spellcaster starts a spell, you get a chance to identify it with a Spellcraft check (DC 15 + spell level). If you do, and if you can cast that same spell (are able to cast it and have it prepared, if you prepare spells), you can cast the spell as a counterspell and automatically ruin the other spellcaster’s spell. Counterspelling works even if one spell is divine and the other arcane.
    A spellcaster can use dispel magic to counterspell another spellcaster, but it doesn’t always work.

    Readying a Weapon against a Charge: You can ready certain piercing weapons, setting them to receive charges. A readied weapon of this type deals double damage if you score a hit with it against a charging character.


    Preparar é uma ação padrão. Você pode se mover e preparar uma ação, mas nesse caso não vai poder se mover o 1,5m.

    Ex: "Meu personagem vai correr até atrás daquele pilar e atirar no mago assim que ele começar a lançar a magia."

    Se o personagem não se mover, ele pode andar 1,5m.

    Ex: "Meu personagem vai ficar parado do lado da porta. Assim que aparecer um orc no corredor, ele vai atirar e entrar."

    Fica claro aqui que quando você prepara uma ação, tem que especificar o que vai fazer quando a situação acontecer. Não pode deixar pra escolher depois pra que lado vai escapar, por exemplo.

    Ou seja, dá pra andar e preparar a ação, mas dificilmente o suficiente pra escapar totalmente de um guerreiro em carga, só se a sua velocidade for mais que o dobro da dele.
     
    Última edição: 18 Mar 2007

Compartilhar