• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saruman, o fazedor de anéis.

Pandatur

Usuário
Lendo os posts de um dos tópicos do Obras, me deparei com uma frase de Saruman que sempre mexeu com minha cabeça toda vez que lia SdA, mas sempre me esquecia de falar sobre ela aqui.
Quando Gandalf vai à Orthanc e é aprisionado por Saruman, o mago traidor se auto denomina "o fazedor de anéis". No post do Deriel, ele cita uma passagem (que não me lembrava) onde Gandalf diz que Saruman possuía um anel no dedo. Pois então, será que Saruman tentava criar um Anel semelhante ao Um de Sauron? É claro que mesmo sendo um estudioso dos anéis e um istar, provavelmente Saruman não seria capaz de criar anéis tão poderosos como os Três ou o Um (creio eu). Mas dos vários que fez será que aquele que Gandalf viu em seu dedo foi capaz de aumentar os poderes de Saruman?
E tendo conhecimento da forjadura de Anéis de Poder, haveria possibilidade do senhor de Orthanc criar seus próprios Nazgûl e outros escravos sob domínio de Anéis??
 
Anéis mágicos naquela época parecem serem comuns... Um feiticeiro poderoso como Saruman obviamente saberia fazer vários desses, provalvelmente aumentando seus poderes mágicos, senão não vejo maiores utilidades para eles... A não ser que Saruman fosse um mago vaidoso, mas acho que esse não é bem o caso. :mrgreen:
 
No prefacio do Senhor dos Anéis, Tolkien diz o seguinte sobre os rumos que o livro teria seguido caso fosse influenciado pela Guerra do mundo real, fato que ele negava veementemente.

"Saruman, não conseguindo se apoderar do Anel, teria em meio à confusão e as traições da época encontrado em Mordor as conexões perdidas em suas proprias pesquisas sobre a Tradição do Anel, e logo teria feito um Grande Anel para si próprio, com o qual poderia desafiar o pretenso soberano da Terra-Média."

Isto parece indicar que, na concepção do autor, Saruman nunca produziu um anel do poder, e apenas o teria produzido caso o livro tomasse outros rumos. A meu ver, a frase de Saruman tem mais um significado de que ele, enquanto o maior conhecedor das artes da forjadura dos grandes anéis, poderia, caso quisesse, forjar para si um anel do poder.

Mas dos vários que fez será que aquele que Gandalf viu em seu dedo foi capaz de aumentar os poderes de Saruman?

Até onde eu sei, os anéis não aumentavam o poder daquele que o fez, era apenas uma ferramenta para algum fim (dominar outros anéis, etc), pois o anel servia como um "armazem" de poder, e não como um extensor. A não ser se a pessoa usasse um anel feito por outro, ai sim ela ficaria mais poderosa, já que o poder de quem fez o anel passaria para ela.
 
Talvez o anel de Saruman fosse pra dar um boost no seu poder de persuasão, já que a usa voz exercia um poder extraordinário sobre as pessoas...
 
Poisé. Esse anel dele não era um dos Anéis do Poder, com certeza. Saruman nunca chegou nem perto de um deles. Não sabemos que poder o anel do Saruman tinha, mas aquele anel poderia ser apenas um ensaio dele na tentativa de reproduzir as técnicas que os elfos de Eregion haviam usado (e sim, talvez ele tenha tentado dominar outros com esses anéis; mas não há absolutamente nada nos lovris que ateste isso). Essa tentativa acabou se mostrando um fracasso. Saruman, com seu anelzinho, não conseguiu fazer nada para impedir Gandalf de despojá-lo de todo poder depois da batalha de Helm's Deep.
 
O Anel poderia ser apenas uma pequena extensão do seu poder amplificando consideravelmente a magia de sua voz e tals...

Mas,essa terio tem muitos poréns.

Não icaria saurn preucupado com o que seu aliado estava azendo?orjar anéis.....Iriam icando cada vez mais poderosos....

O que vocês pensam sobre essa possibilidade?
 
Bom, nesse ponto, do anel de Saruman, o Peter Jackson se esqueceu... :tsc: Acabei de analisar o filme e conferi q não tinha nenhum anel em nenhuma das mãos de Saruman...
Acho q Saruman ficou fraco depois de ter saido de Orthanc pelo fato de ter se separado do Palantir também... Creio q a pedra naum seja apenas um instrumento para se comunicar por longas distancias, deve ter algum poder oculto q fortalece as pessoas também... E o fato de Saruman ter usado ele para se comunicar com Sauron devia manter um contato mais "íntimo" o qual fortalecia Saruman com os poderes do Senhor do Escuro... Atenção, essa eh uma ipótese q eu fiz agora... :roll: :mrgreen:
 
Thorondil disse:
Acho q Saruman ficou fraco depois de ter saido de Orthanc pelo fato de ter se separado do Palantir também... Creio q a pedra naum seja apenas um instrumento para se comunicar por longas distancias, deve ter algum poder oculto q fortalece as pessoas também... E o fato de Saruman ter usado ele para se comunicar com Sauron devia manter um contato mais "íntimo" o qual fortalecia Saruman com os poderes do Senhor do Escuro... Atenção, essa eh uma ipótese q eu fiz agora... :roll: :mrgreen:

Bom, mas pode descartá-la sem problemas. Os palantir eram apenas meios de comunicação/visualização mesmo, sem nenhum tipo de outro "poder" envolvido. Aliás, eram produtos de lida absurdamente difícil, demandando níveis de concentração e vontade inalcançáveis por "homens comuns".

Mais sobre os Palantiri
 
Provavelmente ele tentava reproduzir o poder do Um ou de alguns doa Aneis do Poder, mais obviamente não conseguiu fazer, isso pois o anel seria algo como dar uma parte de seus poderes a um objeto (Poder que Saruman não tinha, ou pelo menos não poderia usa-lo), a pessoa com o tal objeto ficaria da mesma forma que se não o tivesse feito, ou talvez tivesse trocado uma parte de seus poderes por algum efeito especial, Saruman deve ter tentado fazer varios aneis que resultaram em fracasso, pois ele, ao contrario de Sauron não tinha conhecimento sobre a forma de faze-los (ou muito pouco...).

Quando Saruman se autodenomina o " O fazedor de anéis" ele quer se glorificar dizendo que seu poder poderia se equiparar ao de Sauron
 
Eu acho que devia ser sim...no bom sentido :|
Os anéis sempre foram um símbolo de poder, e o anel que Saruman carregava não devia alterar em nada o seu poder... Mas não que ele fosse uma bijouteria... Devia ser só.... meio inútil.. Deu pra entender? 8O
 
Gwindor disse:
Quando Saruman se autodenomina o " O fazedor de anéis" ele quer se glorificar dizendo que seu poder poderia se equiparar ao de Sauron

No sir, de fato ele faz um Anel de poder! Vide SdA:

(...) For I am Saruman the Wise, Saruman Ring-maker, Saruman of Many Colours!

But I rode to the foot of Orthanc, and came to the stair of Saruman and there he met me and led me up to his high chamber. He wore a ring on his finger

Ele passou alguns séculos estudando os Anéis e não é improvável que ele tenha adquirido razoáveis conhecimentos básicos de como criá-los. É importante ressaltar que nem os Elfos nem Sauron saíram fazendo Anéis poderosíssimos, eles fizeram "inúmeros trabalhos menores" antes de se dedicarem, por décadas, aos trabalhos maiores.

Além do que, Saruman teria que trabalhar em segredo, sob condições de forja longe das ideais. :mrgreen:
 
Poderia Saruman ter criado anéis inferiores e dado a alguns líderes de seu exército uruk-hai para controlá-los durante a batalha em Helm?
 
Duvido... não creio que Saruman estivesse disposto a delegar uma parcela tão grande de poder aos Uruk-Hai, até porque a liderança entre os orcs é algo muito tênue, devido às brigas que ocorriam dentro do grupo e tal.... Saruman não arriscaria perder um anel mágico dando ele prum Uruk...
 
Tbm achu muito difícil Saruman se prestar a entregar á seus Uruk-Hai algum tipo de poder...... sem ser sua criação e armamentos....
:twisted:
 
Saruman perde seu poder quando sai de Orthanc pq Gandalf quebra o seu cajado. Mas Gandalf adverte que ele ainda é perigoso, por sua lábia. Talvez o anel dele conferisse algum poder, mas nada muito extraordinario. E poder de persuadir as pessoas, lembrem que até mesmo Gríma o tinha. Então, não era só por ter um anel, que Saruman tinha tal poder. Pode até ser que com isso, esse poder aumentasse.
 
Não acredito na possiblidade de aneis serem dados a orcs... orcs eram seres despreziveis com comportamento impulsivo e agressivo :x , seu poder estava na violencia. Saruman com certeza adquiriu conhecimentos sobre forjar aneis, e é possivel q ele proprio pudesse cria-los, mas não tinha a capacidade de criar algo como o Um Anel, tanto pela diferença de poder entre ele e Sauron, como tb pelas circunstancias diferentes da epoca em q o Um Anel foi criado.
 
Menello disse:
Saruman perde seu poder quando sai de Orthanc pq Gandalf quebra o seu cajado.

O poder de Saruman não está em seu cajado.

Cajados em mundos de fantasia, servem normalmente para "canalização" do poder/magia, mas o poder é inerente a Saruman. O cajado era mais um símbolo!
 
Cajados em mundos de fantasia, servem normalmente para "canalização" do poder/magia, mas o poder é inerente a Saruman. O cajado era mais um símbolo!

Então Gandalf poderia ter deixado seu cajado com Háma e curado Théoden do mesmo jeito já o cajado era só um símbolo, os cajados tinham algum poder, senão Gandalf poderia curar Théoden sem ele
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo