• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saruman Negro, Por que?

Pq as Sombras dominaram Saruman? Foi a inveja, que Curumo poderia ter de Olórien, foi pq quando Saruman foi investigar sobre o inimigo ele começou a gostar das sombras, ou foi um truque de Sauron, de enfeitiçar Saruman?
 
Acho que foi muito da inveja que ele sentia por Gandalf, que o deixou com raiva de Olórin... e também, é claro, o fato de ele ter se aprofundado muito nas artes do inimigo.
Beijos
Lu
 
Ele meio que estudou Sauron e aprendeu muito sobre ele, e acabou achando que seria impossível vencer... acho que foi isso... Eu não me lembro muito bem... Esqueci desde que li o Silmarillion =/ foi mal....
 
Cúthalion disse:
Ele meio que estudou Sauron e aprendeu muito sobre ele, e acabou achando que seria impossível vencer... acho que foi isso... Eu não me lembro muito bem... Esqueci desde que li o Silmarillion =/ foi mal....

Opa, isso é coisa do filme! No livro Saruman era traidor de Sauron e do Consleho Branco. Ele queria sim o Um para ser Senhor na Terra-Média. Agora, por que esse interesse dele... Saruman se desviou do seu caminho, é uma opção que cabia a qualquer um na Terra-Média. Ele foi tentado pela ambição de ter seus servos próprios, e ser senhor de grandes terras.
Enfim, podemos até sair de Tolkien e entrar na tal aplicabilidade. No nosso mundo real estamos cheios de exemplos de pessoas que preferem sair do caminho certo porque o errado parece melhor para os seus interesses.
 
Ora, mais Saruman já deveria ter muita inveja de Olórien, este, era o mais poderoso, e o mais querido dentre Valar e elfos, mesmo que estes ñ o vissem, mais ouvissem sua voz.
Mas o que deve ter transviado Saruman para o lado da escuridão, foi quando, ele estudou o inimigo, a pedido do Consselho Branco.
 
Maglor disse:
Cúthalion disse:
Ele meio que estudou Sauron e aprendeu muito sobre ele, e acabou achando que seria impossível vencer... acho que foi isso... Eu não me lembro muito bem... Esqueci desde que li o Silmarillion =/ foi mal....

Opa, isso é coisa do filme! No livro Saruman era traidor de Sauron e do Consleho Branco. Ele queria sim o Um para ser Senhor na Terra-Média. Agora, por que esse interesse dele... Saruman se desviou do seu caminho, é uma opção que cabia a qualquer um na Terra-Média. Ele foi tentado pela ambição de ter seus servos próprios, e ser senhor de grandes terras.
Enfim, podemos até sair de Tolkien e entrar na tal aplicabilidade. No nosso mundo real estamos cheios de exemplos de pessoas que preferem sair do caminho certo porque o errado parece melhor para os seus interesses.

Vale lembrar mais algumas coisas:
1 - Saruman estava confinado em um hröa, que o sujeitava a fadiga, a dor e a outras coisas que tornavam penosa por vezes sua estadia na Terra Média, e pessoas sujeitas a males assim são mais sensíveis e seduzíveis por artefatos poderosos.

2 - Saruman era orgulhoso, e creio que num primeiro momento sua intenção foi boa. O problema é que o orgulho dele, na medida em que foi estudando a tradição do anel, fez com que achasse que poderia subjulgá-lo. Talvez, a princípio, com boas intenções.

3 - Saruman desafiou Sauron pela Palantir, expeculo eu, e não duvidaria que fatigado, foi derrotado por ele mediante o contato via artefato e subjulgado, talvez seduzido.

4 - O rancor crescente e a inveja alimentadas pelos anos em relação a Gandalf, sobretudo quando ele descobre que o outro portava o anel do fogo e havia descoberto o anel com um hobbit, foram talvez um dos estopins para a rebeldia de Saruman.

Claro, as consequências aqui listadas são expeculações minhas, apenas os fatos enunciados são baseados nos relatos dos livros.
 
3 - Saruman desafiou Sauron pela Palantir, expeculo eu, e não duvidaria que fatigado, foi derrotado por ele mediante o contato via artefato e subjulgado, talvez seduzido.
Talvez tenha acontecido com Saruman, a mesma coisa que aconteceu com Denethor, ele pode ter sido tomado pelas sombras, quando olhava pela Palantir.
 
Celebrimbor o Forjador disse:
3 - Saruman desafiou Sauron pela Palantir, expeculo eu, e não duvidaria que fatigado, foi derrotado por ele mediante o contato via artefato e subjulgado, talvez seduzido.
Talvez tenha acontecido com Saruman, a mesma coisa que aconteceu com Denethor, ele pode ter sido tomado pelas sombras, quando olhava pela Palantir.

Pior. Como regente de Gondor Denethor ainda tinha alguma legitimidade para usar a Palantir, e sofreu com a loucura mas não foi subjulgado por Sauron. Já Saruman...
 
Dois são os motivos que fazem com que Saruman tenha caído nas sombras. O primeiro foi a seguinte: No conselho dos valar para enviar representantes para fazer frente ao poder de sauron, Curumo (saruman) foi escolhido por Aule, Alatar foi escolhido por Orome, então Manwe perguntou onde estava Olórin (Gandalf). E lhe disse para que fosse como terceiro. Mas a essas plavras Varda ergueu o olhar e disse: - não como terceiro -; e curumo lembrou-se disso.
Apartir de então Saruman sempre o invejou, seja pelas palavras acima ou seja porque Gandalf tinha uma amizade maior com os povos da TM.
O segundo motivo foi que Saruman por ser um maia aprendiz de Aule, o ferreiro, se interessou pelos feitos do inimigo (Orcs, construções faraonicas e etc) e resolveu estudá-lo. Tal fato fez com que saruman exposto aos sentimentos mortais passasse a adimirá-lo e a desejar ser ainda mais poderoso.
 
Dois são os motivos que fazem com que Saruman tenha caído nas sombras. O primeiro foi a seguinte: No conselho dos valar para enviar representantes para fazer frente ao poder de sauron, Curumo (saruman) foi escolhido por Aule, Alatar foi escolhido por Orome, então Manwe perguntou onde estava Olórin (Gandalf). E lhe disse para que fosse como terceiro. Mas a essas plavras Varda ergueu o olhar e disse: - não como terceiro -; e curumo lembrou-se disso.
Apartir de então Saruman sempre o invejou, seja pelas palavras acima ou seja porque Gandalf tinha uma amizade maior com os povos da TM.
O segundo motivo foi que Saruman por ser um maia aprendiz de Aule, o ferreiro, se interessou pelos feitos do inimigo (Orcs, construções faraonicas e etc) e resolveu estudá-lo. Tal fato fez com que saruman exposto aos sentimentos mortais passasse a adimirá-lo e a desejar ser ainda mais poderoso.
Sim, mas ñ tem uma coisa a mais nisto? como uma maia poderoso e bom pode tranviarsse assim, Sauron, foi transviado, mas por um Vala, será Sauron tão poderoso assim para trasviar um ser como o Curunír.
 
Ambição pelo poder. Independente das intenções iniciais de Saruman e de sua relação com Gandalf e os outros Istari, o conhecimento por ele adquirido com suas pesquisas sobre anéis de poder no decorrer dos anos começaram a pesar na sua mente, fazendo com que ele visse que poderia ser "mais do que era" naquele momento.

Pode parecer batida, mas a máxima "o poder corrompe" não só é verdadeira na obra de Tolkien como é constante, com exemplos máximos disso em Morgoth, Sauron e no próprio Saruman.

Sendo providos de livre-arbítrio, os Filhos de Ilúvatar, assim como os Ainur (onde Saruman se enquadra), estão sujeitos a essa "corrupção", optando por ela livremente ou sendo subjugados pela própria idéia de poder imensurável, que muitas vezes se mostra um fardo além das forças daquele que se propõe a carregá-lo.
 
4 - O rancor crescente e a inveja alimentadas pelos anos em relação a Gandalf, sobretudo quando ele descobre que o outro portava o anel do fogo e havia descoberto o anel com um hobbit, foram talvez um dos estopins para a rebeldia de Saruman

Quando/Como Saruman descobriu que Gandalf possuía esse anel? Eu achava que ele só tinha revelado isso nos Portos Cinzentos.
 
mxyzptlk disse:
Quando/Como Saruman descobriu que Gandalf possuía esse anel? Eu achava que ele só tinha revelado isso nos Portos Cinzentos.

É verdade... eu achoq ue o Saruman não sabia desse anel... Aliás, eu tenho quase certeza!

Beijos
Lu
 
Eru disse:
1 - Saruman estava confinado em um hröa, que o sujeitava a fadiga, a dor e a outras coisas que tornavam penosa por vezes sua estadia na Terra Média, e pessoas sujeitas a males assim são mais sensíveis e seduzíveis por artefatos poderosos.

3 - Saruman desafiou Sauron pela Palantir, expeculo eu, e não duvidaria que fatigado, foi derrotado por ele mediante o contato via artefato e subjulgado, talvez seduzido.

O 1 é legal. Mas eu não colocaria como sujeitos a 'artefatos' especificamente. O Radagast falhou também, de uma outra forma. Ele também foi seduzido, mas não pelo Mal ou pela ambição, foi pela natureza. Talvez iso tenha razão com seu pensamento de istar, sem a recordação e o conhecimento plenos dos Valar que ele deveria ter em sua forma natural em Aman.
Mas isso pode não ser certo, afinal, o que não falta são exemplos de maiar não-encarnados que foram totalmente arruinados.

Eu não me lembro mesmo, se isso existe, perdão - mas é dito que Saruman chegou a desafiar Sauron pelo Palantír? O que eu me recordo é de que ele sempre procurou manter um jogo duplo, traindo os dois lados.

E realmente o Contos Inacabados é bem direto sobre a inveja que Saruman tinha de Gandalf, pois este tinha maior confiança entre os povos da Terra-Média. (editado)

Isso está no Contos, capítulo Os Istari:

"No entanto o mensageiro Branco (que tinha habilidade para descobrir todos os segredos) após certo tempo se deu conta desse presente, e teve inveja. Foi esse o começo da malevolência oculta que tinha em relação ao Cinzento, e que mais tarde se tornou manifesta."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo