• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saruman deixou de ser Branco?

Sim, Saruman era o mais poderoso dos Istari, como o próprio Gandalf admite em conversa com Frodo, bem como o mais hábil e o mais conhecedor (Curunír significa "homem de perícia") - mas acima de tudo, era também aquele que tinha maior estatuto em Valinor, e que portanto foi incumbido de representar a Ordem pelo próprio Manwë.

Mas a sua ganância, orgulho e sede de poder acabaram por levá-lo a cometer erros que levaram à sua queda, e então Gandalf, mais sábio, sensato e bondoso, e único que permanecia fiel à siua missão, sucedeu-lhe.
 
Sim, Saruman era o mais poderoso dos Istari, como o próprio Gandalf admite em conversa com Frodo, bem como o mais hábil e o mais conhecedor (Curunír significa "homem de perícia") - mas acima de tudo, era também aquele que tinha maior estatuto em Valinor, e que portanto foi incumbido de representar a Ordem pelo próprio Manwë.

Mas a sua ganância, orgulho e sede de poder acabaram por levá-lo a cometer erros que levaram à sua queda, e então Gandalf, mais sábio, sensato e bondoso, e único que permanecia fiel à siua missão, sucedeu-lhe.

Porque único que permaneceu fiel a sua missão? Sei que outros magos não entraram diretamente na guerra do anel, mas mesmo assim eles existiam e acredito que continuavam cada qual com a sua missão, ou não?:think:
Mas é claro que o mais apto para suceder Sauruman era Gandalf.
 
Primula

os Azuis se "perderam" 9Tolkien afirma que não sabe o que houve com eles), Radagast fica mais preocupoado com bichos do que com os Povos que deveria ajudar (se fosse mais "Ligado" em gente que em bicho teria sacado o jogo duplo de Saruman, ajudado diretamente na Guerra do Anel.. enfim teria sido útil) e Saruman vc já sabe.

Logo dos 5 magos apenas Gandalf cumpriu (e nunca desistiu/esqueceu/largou) a missão original da Ordem.
 
Obrigado pessoal... Só vi as várias respostas hoje! Hum... E o que seria um "fana" e o "oposto" deste?
 
Um fána é um corpo que permite ao "espirito", ou fëa, fazer um maior uso dos seus poderes. Um hröa, como o que Gandalf inicialmente possuía, é um corpo "normal", como o que qualquer animal tem, e limita o uso de quaisquer tipo de poderes, estando sujeito ao cansaço e a necessidades fisiológicas.
 
Quem mais possuía um fána?
Os maiar? Ou os elfos também (afinal eles tinham certos poderes)?
 
Os elfos possuíam um hröa. Podiam ter alguns "poderes", mas estavam sujeitos ao mesmo que os Homens e outros animais. Todos os filhos de ilúvatar tinham um fëa (espírito) e um hröa (corpo).

Que eu saiba, quem tinha um fána eram os Valar e alguns Maiar (a maior parte, se não estou em erro, ou até todos, tirando os Istari que vieram para a Terra Média).
 
10º está correto. Os maiar todos tinham Fána... só usaram hröa os que vieram pra cá.

Mesmo em Valinor os Valar usavam Fána pra interagir com os elfos de lá... era um corpo fisico mas que permitia que se usasse boa parte dos "poderes" pessoais do individuo.

Sauron também usava um fána.
 
Os Balrogs deviam usar um fána, tenho a certeza quase absoluta disso. A vastidão de magias e poderes desse género ao seu dispor (o controle sobre fogo e sombra, por exemplo) é prova disso, bem como o facto poderem envolver o seu corpo de chamas - algo que um corpo normal (hröa) jamais aguentaria.
 
Melian também usava um fána, né?
Tanto o fána quanto o hröa mostravam alguma característica psicológica, ou do espírito daquela entidade? Por exemplo, Tulkas se mostrava como um homem forte e grande, como um lutador, e Oromë como um caçador. O mesmo acontecia com Balrogs, Melian e os Istari?
 
Melian também usava um fána, né?
Tanto o fána quanto o hröa mostravam alguma característica psicológica, ou do espírito daquela entidade? Por exemplo, Tulkas se mostrava como um homem forte e grande, como um lutador, e Oromë como um caçador. O mesmo acontecia com Balrogs, Melian e os Istari?

Obviamente. =] (Ou, no caso dos Istari, mostravam-se numa forma que fosse adequada à sua missão - eles deviam ser conselheiros, que não centrassem muito poder sobre si e não chamassem muito a atenção do inimigo, então apareceram na forma de velhos.)
 
Melian também usava um fána, né?
Tanto o fána quanto o hröa mostravam alguma característica psicológica, ou do espírito daquela entidade? Por exemplo, Tulkas se mostrava como um homem forte e grande, como um lutador, e Oromë como um caçador. O mesmo acontecia com Balrogs, Melian e os Istari?
Melian não... ela teve uma filha, lembra? (é uma das boas questões pra se procurar nos textos e artigos aqui da Valinor. Vale a pena!).

Eu diria que ela assume um hröa depois de se casar justamente pra ter a filha; antes devia ser um fána mesmo...

Não... o faná assumia a forma que o dono QUISESSE! Lembrem de Sauron ficando "bonitão" como Annatar. Um maiar (e]ou valar) podia assumir a forma que quisesse... Nos exmplos que vc citou (Tulkas e Oröme) eles apenas assumiram as formas parecidas com os elfos. Pra poderem interagir melhor.

Obviamente. =] (Ou, no caso dos Istari, mostravam-se numa forma que fosse adequada à sua missão - eles deviam ser conselheiros, que não centrassem muito poder sobre si e não chamassem muito a atenção do inimigo, então apareceram na forma de velhos.)


Obviamente nada! :obiggraz::obiggraz::obiggraz::obiggraz:

E lembra que os Istari NÃO usavam fána, usavam hröa. Mas as formas (homens/elfos) altos, velhos... foi planejada pra não assustar ninguém e ao memso tempo "mostrar" que eram sábios (por isso a velhice).
 
Eu mesmo disse:
Obviamente. (Ou, no caso dos Istari, mostravam-se numa forma que fosse adequada à sua missão - eles deviam ser conselheiros, que não centrassem muito poder sobre si e não chamassem muito a atenção do inimigo, então apareceram na forma de velhos.)

Obviamente nada! :obiggraz::obiggraz::obiggraz::obiggraz:

E lembra que os Istari NÃO usavam fána, usavam hröa. Mas as formas (homens/elfos) altos, velhos... foi planejada pra não assustar ninguém e ao memso tempo "mostrar" que eram sábios (por isso a velhice).

Ups, expressei-me mal. O que queria dizer é que os Valar e Maiar escolhiam um corpo que quisessem ou fosse adequado aos seus objectivos (e era normalmente um fána, apenas os Istari foram excepção). No caso dos filhos de Ilúvatar e outros animais que possuíssem hröa, o corpo que tinham era ditado por características da espécie e hereditárias.
 
Ups, expressei-me mal. O que queria dizer é que os Valar e Maiar escolhiam um corpo que quisessem ou fosse adequado aos seus objectivos (e era normalmente um fána, apenas os Istari foram excepção). No caso dos filhos de Ilúvatar e outros animais que possuíssem hröa, o corpo que tinham era ditado por características da espécie e hereditárias.

Isso, isso, isso... :lol::lol::lol::lol::lol:
 
Cheguei tarde para essa discussão, se divertindo sem mim hein Rama...
Melian teria a princípio um fána, como os demais Maiar, era ela nada menos que um Ainu aparentado a Yavanna, que vivia em Lórien.
Quando Elwë a viu, ele pode contemplar a Luz de Valinor em seu rosto, o que não parece adequado a um hröa. É dito que Melian concedeu poderes a Elwë, e que através dela a linhagem dos Ainur misturou-se aos elfos, e uma nova e bela linhagem surge desta união. Entraríamos em uma questão delicada, da reprodução dos Ainur neste caso, e então diriam que ela assume então um hröa, e não mais um fána, mas não me recordo de nenhuma menção que comprove isso.

Abraços.
 
Como faria pra ser nolyon deste meu querido amigo que é você Rama?
Desculpe, mas mal lembro-me de como funcionavam as coisas por aqui.

Abraços.
 
Última edição:
Gente saimos do tópico mais uma vez uhahahahah,como geralmente ocorre heheh, mas, todavia, no entanto, entretanto, essa discursão se tornou interessante, mas sair de como saruman poderia ser o branco para fana e hoa é diffil em uhahaha.
 
Dificil? Uma vez eu lembro que uma discussão sobre Balrogs acabou sobre a influência da Biblia e do cristianismo na educação pública brasileira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo