Agora quem dá bola é o Santos!
Foi uma redenção. A campanha do Santos no Campeonato Brasileiro despertou torcedores adormecidos, já descrentes quanto à possibilidade de ver o time do coração ganhar um título para valer. Dezoito anos de jejum que fizeram o santista tornar-se um sujeito cético.
Mas, na realidade, o alvinegro estava louco de vontade de sorrir. Gargalhar.
Para isso, eram preciso molecagens. Era preciso uma nova geração identificada com o clube . E como milagre, ela surgiu, graças ao trabalho de Emerson Leão.
Garotos surpreendentes que fizeram ressurgir santistas dos mais esquecidos rincões do país. Meninos que não cansaram-se de desbancar favoritos até chegar à decisão contra o Corinthians. E se você é santista, sabe que não existe nada melhor do que ser campeão sobre o arqui-rival.
Foram 18 anos de espera. Mas 216 meses, 6583 dias depois, o título chegou.
Finalmente.
Que venham muitos mais!
O santos dos meninos
Ponha meninos em campo e tente torná-los tristes. Ninguém vai conseguir. Foi por isso que o Santos virou sinônimo de futebol alegre, mesmo tendo um dos sistemas defensivos mais sólidos do Campeonato Brasileiro.
Os dois volantes marcavam forte. Mas saíam para o jogo. Eram Paulo Almeida e Renato. E o time tinha três meias. Elano pela direita, Diego pelo meio, Robinho pela esquerda.
Meia, Robinho, que se juntava rapidamente a Alberto formando uma dupla de ataque.
O Santos jogou um futebol envolvente, incisivo, irresistível. Mas foi marcador como poucas vezes se viu. E, como nunca se viu no futebol brasileiro, repetiu a formação de times como o Real Madrid e o Milan.
Sistema que se chamou de 4-2-3-1. Dois volantes, três meias, um atacante.
Importa? Não, o que importa é envolver o adversário.
E isso o Santos fez sempre.
Os meninos heróis
No começo, a meta era evitar o rebaixamento. Quando todos abriram os olhos, a garotada de Emerson Leão já estava brigando pelo título. Apoiado na criatividade de Diego, nos dribles de Robinho, nos gols de Alberto, na marcação implacável da dupla Paulo Almeida e Renato e na segurança de Alex, o Santos desbacncou os favoritos São Paulo, Grêmio e Corinthians para conquistar o primeiro título brasileiro de sua história.
SAAAAAANNNNNNTTTOOOOOOOSSSSSSSSSSSS
SAAAAAANNNNNNNNTTTTOOOOOOOSSSSSSSSS
É CAMPEÃOOOOOOOOOO 