• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sangue menstrual pode ter uso terapêutico

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A medula óssea ainda é uma das principais fontes de células-tronco, mas a variedade de métodos não para de crescer. Cientistas apostam agora no sangue menstrual como alternativa.

O material, normalmente desprezado nas pesquisas tradicionais, é a matéria-prima da pesquisadora Regina Coeli Goldenberg, da UFRJ, a pioneira da técnica no Brasil.

Resultados em laboratório mostram que o sangue menstrual tem capacidade de diferenciação (ou seja, de assumir o papel de vários tecidos) semelhante à da medula.

"O sangue menstrual é uma fonte excelente porque é eficaz e não invasivo. Isso o diferencia de outros métodos alternativos, como a retirada do tecido de gordura",
diz.

A coleta é muito semelhante ao de um exame de urina. No dia de maior fluxo menstrual, as voluntárias colhem o sangue usando um potinho redondo com antibióticos e anticoagulantes.

De acordo com a cientista, as mulheres têm sido bastante receptivas, e o projeto já tem 12 voluntárias regulares.
"Elas realmente dão o sangue pela ciência",
brinca.

O estudo contempla todos os tipos sanguíneos. A única restrição é quanto às boas condições de saúde.

Os resultados do trabalho, que começou há quase três anos, são promissores, de acordo com Goldenberg. Entre outras coisas, as células já se mostraram capazes de substituir os fibroblastos de camundongos, células que hoje são a "cama" de cultivo de outras células-tronco.

Fonte
 
Interessante. A vantagem é que é uma técnica não invaziva, ao contrário da retirada da medula, que exige a realização de uma pequena cirurgia. Tomara que os estudos avancem logo e que o método possa ser usado em cultivos de células humanas.
 
Super interessante essa matéria sobre o sangue menstrual. Na verdade os estudos estão sendo realizados na célula tronco, células estaminais do líquido menstrual do corpo durante o ciclo menstrual. Para que possam ser usadas em vários tipos de tratamentos. Tais células também podem se diferenciar em outros tipos de células, incluindo células de ossos, cardíacas, neurais, gordura e cartilagem. Essas células-tronco servirão de base para muitas outras terapias personalizadas regenerativas. Esperança para que os estudos dêem certo, por isso eu digo ''vocês homens não são nada sem nós mulheres'' Hain rsrsrs :lol:
 
Ja pensou esse sangue sendo útil para várias coisas? Alguns problemas de saúde sendo amenizados pelo sangue mestrual.

Realmente é sensacional!

Tá vendo mulheres! O que seria da humanidade sem vocês? :mrgreen:
 
Realmente, a mulher tem grande poder na vida do ser humano, primeiramente somos espermatozóides mais fortes (Eita genética eim), segundo somente nós mulheres temos a capacidade de amamentar (Podemos citar o poder feminino dos animais mamíferos também, como a vaca que nós fornece o leite, e através deles obtemos seus derivados) terceiro, nós mulheres temos um útero quentinho e confortável para abrigarmos nossos filhotinhos =). E claro tirando esses e demais fatores pelos quais nós mulheres somos as mais ''importantes'' para a vida e o ecossistema, o sangue menstrual realmente tem que ter algum valor, porque se os homens soubesse a dor de uma cólica menstrual, aí aí .... (Nunca tive filho, porém sabemos que a dor do parto é muito dolorosa) E a dor do parto, vocês homens que se acham os machões não seriam capazes e muito menos teriam forças para ser uma ''MULHER''.:lol:
 
Eu não menstruo... Tô ferrada no mercado de single ladies então. :rofl:

Sei não, tô bem reticente quanto a isso... Sangue menstrual só tem célula inutilizada de endométrio que levou surra de progesterona e não serve mais. Onde essas células se pareceriam com células-tronco totipotentes?
 
Realmente, a mulher tem grande poder na vida do ser humano, primeiramente somos espermatozóides mais fortes (Eita genética eim), segundo somente nós mulheres temos a capacidade de amamentar (Podemos citar o poder feminino dos animais mamíferos também, como a vaca que nós fornece o leite, e através deles obtemos seus derivados) terceiro, nós mulheres temos um útero quentinho e confortável para abrigarmos nossos filhotinhos =). E claro tirando esses e demais fatores pelos quais nós mulheres somos as mais ''importantes'' para a vida e o ecossistema, o sangue menstrual realmente tem que ter algum valor, porque se os homens soubesse a dor de uma cólica menstrual, aí aí .... (Nunca tive filho, porém sabemos que a dor do parto é muito dolorosa) E a dor do parto, vocês homens que se acham os machões não seriam capazes e muito menos teriam forças para ser uma ''MULHER''.:lol:

Primeiro, todos os seres vivos foram "mulheres" antes de alterar o XX para XY, e realmente, eu odeio unha encravada, nem imagino a dor do parto, vocês mulheres nem de longe são o sexo frágil.
 
Ainda bem que existem as mulheres, e quem disse que quero ser importante, que vocês sejam, eu só quero o melhor de vocês!!! Negócio de sentir dor, de ter utero de amamentar isso tudo fica para vocês mesmo!!! Mulheres realmente são nossas razões de viver ou da vida XD!!!

Bem quanto a pesquisa vi ai que alguém respondeu o que eu pensava, se ja é sangue coagulado, onde pode ter a utilidade quanto a céluas tronco?? Isso não foi explicado!!!
 
Tbm achei interessante isso
mas tá meio q mal explicado...
Mas tomaraq seja veridica!
Seria otimo ter uma utilidade p/ esse sangue, afinal seria uma fonte mais acessivel né...
 
O que dirima as velhas crendices sobre o sangue mestrual da mulher, qual homen nuca ouviu as histórias XD?? Agora assim derrepente acharam uma boa utilidade :)
 
Explicando a duvida de muitos. Isso que dá ser estudante de medicina -VETERINÁRIA- :lol:.
Vejamos uma famosa frase do francês Lavoisier, "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Pois bem, essa frase pode ser aplicada nessa nova pesquisa que está sendo realizada, néh!.
Primeiramente, vamos entender do que se trata CÉLULAS- TRONCO:
célula-tronco é uma denominação para todas as células que apresentam capacidade de se diferenciar em diversos tecidos do corpo. Elas são encontradas em dois estágios:

- Embrionárias, presentes naturalmente no embrião humano e que têm máxima potencialidade, sendo capazes de formar qualquer tipo tecido.

E adultas - encontradas, por exemplo, na medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, líquido amniótico e placenta -, que apresentam diferenciação limitada. As mesenquimais estão entre elas.

Agora explicando a duvida de vocês, os pesquisadores, estão pesquisando sobre as células- tronco, derivadas do sangue menstrual (Células-tronco embrionárias que podem estar presentes também no sangue menstrual-Por isso elas ainda estão sendo pesquisadas, como uma auto-confirmação).
Mas como um material ''sujo'' contem células-tronco?
O sangue menstrual é um material descartado, que é obtido sem gerar prejuízos ou desconforto.Portanto a estudos que mostram que células-tronco mesenquimais apresentam uma espécie de privilégio imunológico e, portanto, não seriam rejeitadas quando injetadas nos pacientes"- Sendo uma célula tronco mesenquimais-proveniente da célula do embrião-pode conter privilégios imunológicos para outras células e tecidos-sendo uma descartada, está pode ser eficaz em outros tecidos-células-derme. Mas nada ainda foi confirmado, AINDA... mas os pesquisadores estão com as mãos na massa, agora é torce para os resultados das pesquisas serem positivos. :yep:
 
Última edição por um moderador:
Tbm achei interessante isso
mas tá meio q mal explicado...
Mas tomaraq seja veridica!
Seria otimo ter uma utilidade p/ esse sangue, afinal seria uma fonte mais acessivel né...

Concordo com a moça Melian.

Resultados em laboratório mostram que o sangue menstrual tem capacidade de diferenciação (ou seja, de assumir o papel de vários tecidos) semelhante à da medula.

Não sabia disso..
O sangue menstrual tem capacidade de mutação? 8-O

A única coisa que penso ao ler esse artigo ai, é que tudo isso não passa de uma suposição ainda.
Até porque a ciencia sempre esta descobrindo, inventando novas coisas, como tbm desmentindo coisas que disse no passado.
Como o adoçante por exemplo e os ovos...

E mesmo assim, esse artigo do site (fonte) não cita nenhuma fonte, não diz de onde tirou essas informações, é muito fácil sair falando as coisas e publicar. Não acho que seja de grande mérito, informações assim, desses sites que não sejam realmente de publicações científicas.
Por exemplo, onde esta o resultado da pesquisa da pesquisadora Regina Coeli Goldenberg, da UFRJ?

Mas enfim, esses são apenas meu questionamentos básicos sobre a informação. Não sei muito sobre as variações de sangue e tauz. É um estudo novo pra mim, isso.
Espero que isso tudo, sangue ter capacidade ser semelhante à da medula, possa realmente ser verdade e funcionar.
Mas que acho meio nojento. Eu acho!:oops:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo