1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sangue Errante (James Ellroy)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 6 Ago 2011.

1. Meia Palavra

Meia Palavra Usuário

Por mais que alguns possam torcer o nariz, eu concordo com Horace Engdahl, membro da Academia Sueca de literatura e uns dos responsáveis por decidir quem há de receber o Prêmio Nobel de Literatura: apesar da grande influência estado-unidense em praticamente todas as áreas da cultura humana, na literatura eles encontram-se em uma posição insular, pouco privilegiada em relação à Europa (e América Latina, Ásia e até África – quanto a Oceania não sei dizer), e participam pouco do ‘grande diálogo literário contemporâneo’. Isso, é claro, não impede que surjam alguns grandes escritores por lá.

É o caso de James Ellroy, nascido em 1948 na cidade de Los Angeles, e dono de um passado complexo: ainda criança, seus pais se separaram e ele passou a viver com a mãe, que foi assassinada quando ele tinha dez anos de idade. Seguiu-se a isso uma juventude de drogas, furtos e prisões. Depois disso, parece um conto de fadas: reabilitado, trabalhando como caddy partiu para a literatura, e não apenas revolucionou a literatura policialesca e transformou-se em um dos escritores mais influentes de seu país, mas teve diversos livros adaptados para o cinema, como Dália Negra – só para citar o mais recente. Apesar de tudo isso, eu não o conhecia.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Compartilhar