• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam, o Esperto!

Segue abaixo a descrição do terceiro parágrafo sumido (os outros dois foram apelidados por mim de "O Anel de Saruman" e "Tom Bombadil Gagá") de quatro encontrados até o momento e como ficaria uma possível tradução em português. E registro que a discussão e descoberta foi obra de uma pessoa da lista, da qual eu tive participação meramente marginal e de "juntar os caquinhos". Foi Solange Belba Pai DOuro.

Seguindo em frente, o que detectamos foi que a edição nacional de SdA deixa de fora um parágrafo importante. Na versão original em inglês o trecho é o seguinte, do qual eu coloquei um parágrafo antes e um após o trecho faltante:


`Still, there may be no connection between this rider and the Gaffers stranger, said Pippin. `We left Hobbiton secretly enough, and I dont see how he could have followed us.

`What about the smelling, sir? said Sam. `And the Gaffer said he was a black chap.

_ I wish I had waited for Gandalf,Frodo muttered. `But perhaps it would only have matters worse.



Em português, temos (segundo tradução da Martins Fontes):


"... - Ainda assim, pode não haver ligação alguma entre o sujeito estranho do Feitor e este cavaleiro_ disse Pippin. – Saímos da Vila dos Hobbits em segredo, e eu não vejo como ele possa nos ter seguido.

- Devia ter esperado Gandalf – murmurou Frodo. – Mas talvez isso só piorasse as coisas."



Notem que a frase esperta de Sam é completamente perdida na tradução. O parágrafo ficaria, em português, segundo minha tradução pessoal e livre, da seguinte forma:


E o farejar, senhor? disse Sam. `E o Feitor disse que era um tipo escuro.


Os trechos acima citados encontram-se no capítulo "Três Não é Demais".

[Agradecimento especial à Solange Belba Pai DOuro]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo