• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam foi mesmo para as Terras Imortais?...

Bom, já que estamos no terreno do "acredite se quiser", acredito que nem Tolkein sabia se ele chegou ou não!:eek:

Oiça... É tudo muito relativo. E você está a complicar as coisas. Tolkien diz, na sua narração, que "Se diz que Sam foi para os Portos Cinzentos e de lá partiu para as Terras Imortais". Ora, ele não diz expressamente o que aconteceu, não só por estar no papel de narrador não participante, mas para deixar uma aura de mistério à história, ou seja, você pode acreditar no que quiser, mas eu acho que podemos assumir perfeitamente que o Sam foi realmente.
 
Oiça... É tudo muito relativo. E você está a complicar as coisas. Tolkien diz, na sua narração, que "Se diz que Sam foi para os Portos Cinzentos e de lá partiu para as Terras Imortais". Ora, ele não diz expressamente o que aconteceu, não só por estar no papel de narrador não participante, mas para deixar uma aura de mistério à história, ou seja, você pode acreditar no que quiser, mas eu acho que podemos assumir perfeitamente que o Sam foi realmente.

Exato. Assim como também podemos assumir que ele nunca chegou lá. Essa é a graça do 'acredite no que quiser'. :mrgreen:
 
Oiça... É tudo muito relativo. E você está a complicar as coisas. (...)

Sérá, 10º?... Pense de novo e leia {retirado da Carta 211}:

"14 de Outubro de 1958 - Merton College, Oxford
"Cara Senhorita Beare,
...
(...) Eu não sei todas as respostas. Muito do meu próprio livro me confunde; em todo caso muito dele foi escrito há tanto tempo atrás (qualquer coisa até 20 anos) que o leio agora como se fosse escrito por uma mão estranha.
...
Questão 3: Quais eram as cores dos dois magos mencionados mas não nomeados na trilogia dos Anéis?
Eu não citei suas cores porque não sei quais são. Duvido que eles tivessem cores distintas. A distinção só foi requerida no caso dos três que permaneceram na área relativamente pequena do Norte-Oeste. (sobre os nomes, veja a questão 5) Eu realmente não sei nada a respeito dos outros dois - uma vez que eles não concernem a história penso que tenham ido como emissários para regiões distantes, Leste e Sul, longe e fora do alcance Númenoriano: eles foram como missionários em terras 'ocupadas pelo inimigo', como estas eram. Que sucesso eles tiveram também não sei; mas receio que falharam, como Saruman falhou, entretanto de modos diferentes; e suspeito que eles foram fundadores ou iniciantes de cultos secretos e 'tradições mágicas' que sobreviveram a queda de Sauron."
 
Para mim seria impossível Sam ir para as terras imortais,porque não teria navio para levá-lo.Afinal os Portos Cinzentos já haviam sido desocupados à bastante tempo.
 
Alanië!

Intrometando-me onde não sou chamado, acho que fica bem claro que TODOS OS PORTADORES DO ANEL (exceto Gollum que mó-reu) deixaram a TM no seu devido tempo. Lá no capítulo dos Portos Cinzentos, quando Frodo entrega a Sam o Livro vermelho, ele diz ao amigo: " - Não, Sam. Pelo menos por enquanto, não além dos Portos. (...) O seu tempo pode chegar."

Por isto, mais o que foi dito nos Anais dos Reis e Governantes, Sam foi sim, pois o último navio ninguém sabe quando partiu, mais é certo que não foi o que levou Frodo, Galadriel e Mithrandir.

abraços
 
Acredito que não pq se dizia que só com os barcos e com permissão se pode chegar lá ele não poderia ir apenas nadando....
 
eu li em algum lugar (não sei onde) que nas Cartas Tolkien afirma que Sam chegou mesmo nas Terras Imortais, sera que alguem que leu pode confirmar isso?
mas ainda to em dúvida de quem autorizou Sam ir?
foi tb a pedido de Gandalf que ele teve permissão?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo