• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam foi interesseiro?

  • Criador do tópico Não Registrado
  • Data de Criação
Eu não acredito que ele tenha sido interesseiro, mas com certeza o fato de que ia ao encontro dos elfos lhe deu mais força para seguir. Acredito que foi um grande companheiro pro Frodo e a partir de certo ponto só queria retornar são e salvo com seu amigo para casa.
 
Se o interesse de Sam fosse apenas em conhecer elfos, ele nem precisaria ir até Valfenda. Antes mesmo de saírem do Condado eles encontram elfos que - se não me engano - iam para os Portos, não é?

Então.... se ele só quisesse conhecer elfos, sua pequena jornada estaria completa e ele poderia voltar pra casa.

Sam é um verdadeiro amigo. Um dos poucos que - na vida real ou na ficção - conhecia o verdadeiro sentido de lealdade e honra. Só o compararia como igual nesse sentido a Faramir.

É até triste que a dedicação a um amigo que, em alma, é um irmão seja sempre motivo de piada, ironia e malícia. Uma amostra de como nosso mundo está corrompido!!!
 
Última edição:
Na verdade, poderíamos discutir o que significa a palavra INTERESSEIRO para assim definirmos o perfil de Sam baseado na expressão interesseiro dentro do contexto do SDA.
 
Acredito que ele era curioso, isso sim. Mas não vejo como interesseiro. Arriscar-se tanto só para conhecer os elfos, afinal ele conheceu e continuo sua jornada. Acho que a curiosidade acabou tornando ele corajoso.
 
Não acho que o Sam tenha sido de maneira nenhuma interesseiro... ele era curioso, como todos os hobbits -ou a maioria deles- são. E essa curiosidade trouxe consequências...
Mas, afinal de contas, quem não ficaria interessado em ouvir o que um mago estaria conversando com seu amigo/patrão?
Eu ficaria, e no lugar do Sam teria feito o mesmo!
 
Não acredito que tenha sido interesseiro, afinal, podia ter dado pra trás em alguns momentos, mas foi bastante curioso, talvez demais, creio.
 
Sam queria apenas conhecer os Elfos por curiosidade mas esse é claro não esse foi o motivo de ter acompanhado Frodo. Imagino que mesmo que ele não tivesse ouvido nada da conversa entre Gandalf e Frodo teria ido atrás de seu mestre quando este deixasse o Condado mesmo que fosse direto para a morte.
 
Acho que ele pode ter sido um tanto curioso sim, mas não acho que tenha sido interesseiro não. Ele acompanhou Frodo por que ele era seu mestre e continuou porque quis ajuda-lo e sabia do tamanho do fardo que ele tinha de lidar.
 
Sabemos que Sam, como uma punição por bisbilhotar a conversa de Gandalf com Frodo sobre o Um Anel,foi nomeado companheiro de Frodo em sua empreitada até Valfenda/Rivendell. ( Sendo um acaso ou não )
Também sabemos que o grande desejo dele era conhecer os elfos, portanto que quando ele foi nomeado por Gandalf para ser companheiro de Frodo, ele se entusiasmou pelo fato de conhecer os elfos.
Já em Valfenda/Rivendell, Sam escuta escondido o Conselho de Elrond, onde recusa-se a deixar Frodo ir sem ele até Mordor.( isso seria porque o sonho dele era realmente conhecer os elfos )
Inicialmente, Sam só foi um bom companheiro, caracterizado pelo interesse em Elfos e talentoso na declamação e composição de poemas. Posteriormente ele se mostra muito corajoso, não deixando de cumprir suas responsabilidades como companheiro, protetor e amigo, seria isso uma verdade ou não?? ( citação de http://pt.wikipedia.org/wiki/Samwise_Gamgee )

Mesmo sendo uma punição Sam acompanhar Frodo (punição mesmo, acompanhar aquele mala...), mas Gandalf tinha meio que uma ideia de que Sam era leal ao seu patrão e nunca o deixaria na mão.
Já o fato dele ser entereceiro, não vejo mal algum já que ele tem de ir a Valfenda, ele não posso realizar um ou dois sonhos ué.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo