• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam encontrou Frodo qdo foi para os Portos Cinzentos?

eu acho que é bem possível o sam ter encontrado o Frodo, porque frodo não pode ter vivido tanto tempo menos que san
 
Swanhild disse:
Se não fosse pelo fato de que se pode interpretar a simples ida de Frodo para Aman como um tipo de morte (Tolkien fala isso num comentário não traduzido ainda ao Diálogo de Manwë e Eru, HoME 10) eu diria que Frodo morreu pouco tempo depois de ir para Aman, já que Saruman previu que ele viveria pouco.

Quando eu li o Senhor dos Anéis pela primeira vez, ao terminar, fiquei com a sensação de que Frodo iria morrer logo. Talvez tenha sido isso mesmo que Tolkien tentou passar - embora eu só esteja falando de uma sensação minha...
De qualquer modo, os ferimentos - físicos e não físicos- que pesaram sobre Frodo podem muito bem ter encurtado a sua vida, mesmo ele indo para Aman. O que eu acho que poderia ter acontecido é que Frodo passou seus últimos poucos de vida em paz nas Terras Imortais, o que já é uma grande coisa pra quem passou por tantas provações.

Portanto, quanto a Sam encontrar Frodo, no meu achismo, seria improvável.
Mas não tem como eu conseguir uma tradução dessa HoME?
E quando Saruman previu a curta vida de Frodo?
 
"Mas não espere de mim que lhe deseje saúde e vida longa. Não terá nemhuma das duas coisas. Mas isso não será por obra minha. Estou apenas prevendo."

SDA, O Expurgo do Condado, página 1080.
 
É dificil saber. O provável é que sua vida tenha sido encurtada, talvez pelos os desentendimentos entre o fea e o hroa.

Veja o Mitos Transformados, ele fornece maiores explicações para o assunto. :wink:
 
Portador do Anel disse:
mas o fato de Frodo estar em valinor não prolongaria a vida dele um pouquinho?? :o?: :(

Nao tem porque aumentar e sim ao contrario. Bem, pelo menos diz a lenda que a luz de lá faz com que isso aconteça em mortais...
 
tava lendo uma passagem no Silma q diz q os mortais q iam pra Valinor murchavam como insetos nas lâmpadas, ou coisa parecida. não seria um fim muito triste pra nosso Frodo? então quer dizer q os portadores do Anel foram pra lá pra morrer mais rápido e não pra se curar e ter uma vida em paz? ou será q os Valar concederam algumas regalias à Frodo e Bilbo? :o?:
 
Portador do Anel disse:
então quer dizer q os portadores do Anel foram pra lá pra morrer mais rápido e não pra se curar e ter uma vida em paz?

Realmente a ida dos Portadores do Anel pra Valinor deve ter encurtado o tempo de vida deles. Mas eles não foram pra lá almejando cura. A questão é que, em Valinor, o fardo de ter sido um Portador do Anel e o ferimento de Frodo feito pelo Nazgûl tornavam-se mais suportáveis.
 
Concordo com a MoonWitch, deve ter sido isso mesmo, e estar em Valinor deve ter encurtado o tempo de vida deles pois imagina esta em um lugar onde nada morre, tudo e belo eternamente, e vc vai envelhecendo, e tudo... isso deve ter deixado os hobbits meio caidos... conforme eu entendi do que disseram ai em cima... :wink:
 
Portador do Anel disse:
tava lendo uma passagem no Silma q diz q os mortais q iam pra Valinor murchavam como insetos nas lâmpadas, ou coisa parecida. não seria um fim muito triste pra nosso Frodo? então quer dizer q os portadores do Anel foram pra lá pra morrer mais rápido e não pra se curar e ter uma vida em paz? ou será q os Valar concederam algumas regalias à Frodo e Bilbo? :o?:

Eu tenho a impressão de que as coisas não funcionavam exatamente dessa forma, embora eu esteja há um bom tempo sem ler o silma.

Apesar de a luz ter um certo efeito, considerando o caso de Beren e Lúthien, me parece que o grande motivo para a interdição para os mortais não era o efeito dela em si, e sim o desejo que ela despertava nos homens, fazendo-os se apaixonar pela beleza das terras élficas e impedindo-os de seguirem o seu destino original, que era abdicar da vida de livre e espontânea vontade quando sentissem que era o momento.

Mas isso era uma conjectura de Manwë e, por isso, acredito que não deve ser tomada como verdade incontestável. Estando Bilbo e Frodo lá, eles provalmente sofreriam o efeito da luz, mas considerando que ambos não desejavam muito mais do que paz e um lugar tranqüilo, eles não sucumbiriam ao desejo da imortalidade e glória dos eldar.

Provavelmente não foi concedida nenhuma regalia adicional em valinor por parte dos Valar, principalmente se considerado que eles abdicaram o controle do mundo e de seus habitantes após o incidente de Númenor.

Bilbo pode ter vivido mais alguns anos para se encontrar com frodo uma última vez (e caso tenha acontecido, pode-se considerar a hipótese de ser uma intervenção do própio Iluvátar), ou então ter vivido um período mais curto, apenas curando suas feridas e dores em Valinor. Frodo faria o mesmo e, mais tarde, Sam tb.

No fim das contas, a própia estada em valinor para a cura de dores e feridas já era em si uma regalia gigantesca, concedida apenas aos portadores do anel, até onde se sabe (não existe nenhuma evidência concreta de legolas e gimli terem de fato chegado a valinor).
 
Acho que eles chegaram sim, acho que o Legolas não levaria o Gimli pra morrer no meio do mar. Provavelmente foi concedida a Gimli a oportunidade de ver Galadriel mais uma vez, que era o seu grande desejo. Provavelmente Galadriel mexeu uns pauzinhos em Valinor pra isso acontecer.
 
"Mas conta-se que Gimli partiu tambem movido pelo desejo de rever a beleza de Galadriel, pode ser que ela , sendo poderosa entre os eldar, tenha conseguido tal graça para ele."
Isso pode ser lido no fim dos "Anais dos reis e governantes", SdA.
 
Não temos como saber com certeza. Mas existe uma coisa importantíssima. A Luz de Aman não encurtava a vida dos Homens (e hobbits), isso teria sido uma punição ao pobre Frodo. A vida dos mortais tornaria-se ruim no continente Abençoado caso eles recusassem abandonar suas vidas, caso invejassem a imortalidade élfica.
A vida seria "curta" em Aman apenas relativamente, pois lá tudo é ajustado ao ciclo de vida dos elfos (e dos Ainur). Um ano dos valar é de aproximadamente 144 anos do Sol; assim um homem viveria praticamente todo seu tempo de vida no equivalente a meio ano (72 anos do Sol), e isso sim era um problema. Ele deveria ser plenamente consciente da sua natureza mortal - como o eram o Bilbo e Frodo - para que a vida com aquele ritmo alterado não se tornasse ruim.

E em Aman Frodo, Bilbo e Sam conseguiram cura. Frodo viveria pouco na Terra-Média, onde sofria com a picada da Laracna e a punhalada do Rei-Bruxo. Mas em Aman ele viveu na plenitude da saúde e do vigor, até o momento em que deixou livremente a vida, e de bom-grado, assim como Aragorn.
 
Simples. Em Aman o tempo passava diferente, tudo era mais devagar. Um ano em Aman equivale a 144 anos na Terra Média (o ano élfico chama-se yén, ou seja, um yén equivale a 144 anos nossos). Assim, um mortal em Aman veria tudo e todos sempre belos e na plenitude do vigor enquanto somente ele definhava. Isso poderia acarretar tremenda tristeza nele, e poderia fazer com que ele se apegasse á vida além do normal, o que poderia fazê-lo sofrer muito.

Acontece que Frodo (e todos os portadores do Anel) só poderiam ser curados da lembrança do Anel em suas mentes em Aman. Por isso a eles foi dada a graça de morar em Aman. Porém, acho que eles aceitaram a morte natural destinada a eles quando esta chegou, sem se apegar desnecessariament a vida.

Entendeu agora?
 
Portador do Anel disse:
dá pra explicar de novo? :o?:

Você lembra do Apêndice A, no conto de Aragorn e Arwen? Aragorn morreu de que? Na nossa realidade sempre existe uma causa de morte no atestado de óbito; já o Aragorn morreu por qual motivo?

Não existe uma resposta física para isso, porque aconteceu que o espírito dele simplesmente abandonou o corpo, pois ele entendia que não havia chegado a hora de seguir para o destino que Ilúvatar havia reservado aos Homens. Atrasar e procurar prorrogar isso era decorrência das mentiras de Melkor. Os Homens foram criados mortais, e os elfos eram eternos; um Homem procurar a vida élfica é mostra de mácula.
 
Maglor disse:
pois ele entendia que não havia chegado a hora de seguir para o destino que Ilúvatar havia reservado aos Homens.

Maglor, acho que você dizer dizer que havia chegado a hora de seguir... ao invés de não havia chegado, certo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo