• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam encontrou Frodo qdo foi para os Portos Cinzentos?

Qnd Sam decidiu ir p/ Aman, vc quis dizer né?

Boa pergunta....acho que se o Frodo ainda estivesse vivo, provavelmente sim....
 
Acho que não. Sam viveu muitos anos depois que Frodo foi para Aman. Provavelmente Frodo já tiunha morrido. Há um texto na Valinor que diz que um mortal que pisa em Aman morre mais rápido do que na Terra Média, porque lá só ele iria envelhecer e morrer, e isso o deixaria sem vontade de viver.

[edit]Infelizmente eu não consegui achar o texto, ams eu tenho quase certeza de que foi na Valinor que eu lí. Se alguém encontrar deixa o link aí[/edit]
 
O texto é o Mitos Transformados, Minduin. Mas eu acho que ele não diz bem isso, se a memória não engana. Acho que o mortal sofreria se ele tentasse prolongar por tempo demais a sua vida, por mais tempo do que seria natural para ele.

Frodo foi curado de todas as suas doenças físicas quando esteve em Aman, por isso eu acho possível que tenha vivido até rever o Sam.
 
Faz muito tempo que eu lí esse texto, por isso pode ter sido uma falha de memória minha também Maglor. Mas valeu por indicar o nome do texto, vou reler e ver qual é o correto.
 
valeu!! vou ler!

gosto de pensar q Sam reencontrou Frodo, o velho amigo, depois de tanto tempo. acho q esse é um dos motivos de sua partida, tirando o fato dele ter sido um portador tb.
 
Pode ser q sim e pode ser q naum. Mas axo q todo mundo pensa ( e gosataria ) q sim! Se Tolkien não escreveu nd sobre isso é pq eu axo q ele queria q nós imagenassemos o q aconteceu após...... e eu imagino q além de Sam, Legolas e Gimli tb se encontraram com Frodo, afinal, é dito nos apendices q eles tb fizeram um barco e seguiram pelo mar.
 
[_Fëanor_ disse:
]Pode ser q sim e pode ser q naum. Mas axo q todo mundo pensa ( e gosataria ) q sim! Se Tolkien não escreveu nd sobre isso é pq eu axo q ele queria q nós imagenassemos o q aconteceu após...... e eu imagino q além de Sam, Legolas e Gimli tb se encontraram com Frodo, afinal, é dito nos apendices q eles tb fizeram um barco e seguiram pelo mar.

legal. seria um final feliz. :lol:
 
Seria frustranten se o Sam chegasse lá, velhinho, depois de ter esperado tantos anos e saber q o Frodu morreu. Acho q foi só pcausa dele que o Sam foi pra Aman.
 
Frodo não foi levado a Aman por causa de seus ferimentos físicos. O problema dele, percebido por Arwen ao negociar a partida, era seu desejo de posse do Anel. Esse "pecado" deveria ser expiado em um local afastado da Terra Média, onde ocorreu, e onde as memórias pudessem ser diluídas (por isso Aman). No caso de Sam isso também ocorreu, só que numa escala muito, muito menor, ele ficou como anel por um dia, não por vários anos.
 
Se não fosse pelo fato de que se pode interpretar a simples ida de Frodo para Aman como um tipo de morte (Tolkien fala isso num comentário não traduzido ainda ao Diálogo de Manwë e Eru, HoME 10) eu diria que Frodo morreu pouco tempo depois de ir para Aman, já que Saruman previu que ele viveria pouco.
 
Swanhild disse:
Se não fosse pelo fato de que se pode interpretar a simples ida de Frodo para Aman como um tipo de morte (Tolkien fala isso num comentário não traduzido ainda ao Diálogo de Manwë e Eru, HoME 10) eu diria que Frodo morreu pouco tempo depois de ir para Aman, já que Saruman previu que ele viveria pouco.

Concordo com você. Acho que a única maneira de Frodo descansar a se curar seria a morte. E, se ele fosse morrer, que fosse em aman, acho que lá a morté deve ser menos dolorosa pra um mortal.
 
Acho que Frodo morreu mais cedo pelo simples fato de que era um mortal em Terras Imortais. Lembram que Luthien, tornada mortal, morreu rápido porque estava exposta a silmaril que era um resquício da luz das árvores, das terras imortais que os mortais não tinham condições de suportar? Acho que é por aí.
 
Eru disse:
Acho que Frodo morreu mais cedo pelo simples fato de que era um mortal em Terras Imortais. Lembram que Luthien, tornada mortal, morreu rápido porque estava exposta a silmaril que era um resquício da luz das árvores, das terras imortais que os mortais não tinham condições de suportar? Acho que é por aí.

Essa era uma suposição dos elfos, e eu não creio que fosse verdade. A Luz não poderia ser ruim para Homens. Tormento seria a recusa em abandonar a vida em seu tempo devido. E numa realidade em que a percepção do tempo é totalmente diferente, como Aman, acabaria acontecendo o que está no texto traduzido, o fëa se torna cada vez mais "inquieto" no hröa.
 
Concordo com maglor. Mortais são mortais e mesmo tendo um corpo super saudavel, um dia o "espírito" ia ter de abandona-lo. não acho que em valinor eles morreriam mais cedo mas sim no tempo em que deveriam morrer.

Não gosto de acreditar que Sam foi para aman. Gosto mais de pensar que ele foi até os portos Cinzentos e lá ele ficou olhando para o mar até o seu fim... acho que ele foi lá para morrer... apesar de ser mais triste eu sempre achei essa idéia mais poetica.
 
Maglor, acho que a Luz podia ser ruim para os Homens pois eles não foram criados para viver sob ela. E o que mais poderia ter causado a morte de Lúthien? A pedra não a feria e nem a Beren. Um dado interessante que eu vi quando estava fazendo aquela linha do tempo com o Pandatur foi que eles levaram menos de um ano para morrer depois de Beren ter tomado o Nauglamír.

(Sei que eu já escrevi sobre isso aqui, mas vai achar agora onde está o post... :disgusti: )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo