• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam em Valinor?

Com certeza. Depois de Sam, somente algusn últimos Eldar e Avari foram.

Fiquei pensando, vejam bem: Dos Nove membros da Sociedade:
Gandalf, Frodo, Gimli*, Sam* e Legolas forma para Valinor = 5
Merry, Pippin e Aragorn não foram = 3
Boromir morreu =1

Os Três que ficaram, não foram por que?
Talvez por não carregarem o Um né?
 
Eles também tinham a opção de ir ou não para a Valinor, mais creio que não tinham permissão para partir, que eu saiba não tem nenhuma citação sobre se eles poderiam partir assim como Sam.
 
Acredito que sim, como é dito, foi aberto apenas uma exeção no caso dos portadores. Talvez mais ou menos assim: os que conseguiram carregar o anel e se render a ele(Bilbo,Frodo e Sam) ganharam uma recompença pela "ajuda", como uma premiação, já que tiveram papel importante para que o anel não fosse adquirido por Sauron. Não desmerecendo toda a sociedade mais acho que é isso.
 
Gente, pensem bem:

Frodo: Porque foi o portador mais importante do anel até seu fim

Bilbo: Outro importante portador

Sam: Porque foi o maior companheio nas horas mais duras e dificieis possiveis, ficou ao lado do seu amigo e o carregou até a montanha, essa amizade e lealdade contaram muito, mas ele demoru a ir pois uma missão a cumprir na Terra-Média, a de constituir uma familia, o que a muito ele queria, depois de ficar velho e feliz, teve o direito de morrer ao lado do seu Amigo Frodo, no qual ele nunca esquecera.

Merry e Pippin: Ficaram porque tabem tinham a mesma vontade de constituir uma familia, e foram um dos maiores representantes da Sociedade na Terra-Média, e eu afirmo que eles não foram, por que não quiseram, pois Pippin, lutou bravamente ao Lado do Gandalf e fez o possivel para avisar Gandalf sobre Faramir, e nem se fala de Merry, que tirou a imunidade do Witch-King ( Rei-Bruxo ) que desencadeou a morte do mesmo.

Aragorn II ou Elessar: Esse, mesmo que queira, não dava MESMO, porque ? veja bem: O Cara FINALMENTE vai poder viver em paz com sua amada Elfa, FINALMENTE vai ter um novo Alto-Rei para as terras do Reino-Unido ( Gondor e Arnor ) e entre outras coisas, que sem o Elessar, não tem como, a Terra-Média ia ser uma desordem.

Gandalf: Uma Maiar na Terra-Média, que ja cumpriu sua missão, e está voltando para Valinor.

Shadowfax ou Scadufax: Esse Mearas, sem duvida, tinha o direito de ir, convenhamos pessoal, o bixinho ajudou bastante né ?

Gimli: Tinha todo o direito de ir, e mais a afeição da Galadriel, se foi, foi "legalmente", se não foi, não foi porque quis.

Legolas: Com Galadriel sem Galadriel, esse é Elfo, e vai quando quer, quando quiser, mas alem de tudo, foi da Sociedade, oque agrava ainda mais seu "Passaporte"

Boromir: Após sua fraqueza ao anel, morreu heroicamente defendendo Merry e Pippin, tenho certeza que o " Ser Supremo " ( Deus ) o perdoará nas Terras-Celestiais ( Céu ).

Não vou comentar dos Elfos, porque sabemos os motivos.



Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuis
 
Gente, pensem bem:

Frodo: Porque foi o portador mais importante do anel até seu fim

Bilbo: Outro importante portador

Sam: Porque foi o maior companheio nas horas mais duras e dificieis possiveis, ficou ao lado do seu amigo e o carregou até a montanha, essa amizade e lealdade contaram muito, mas ele demoru a ir pois uma missão a cumprir na Terra-Média, a de constituir uma familia, o que a muito ele queria, depois de ficar velho e feliz, teve o direito de morrer ao lado do seu Amigo Frodo, no qual ele nunca esquecera.

Merry e Pippin: Ficaram porque tabem tinham a mesma vontade de constituir uma familia, e foram um dos maiores representantes da Sociedade na Terra-Média, e eu afirmo que eles não foram, por que não quiseram, pois Pippin, lutou bravamente ao Lado do Gandalf e fez o possivel para avisar Gandalf sobre Faramir, e nem se fala de Merry, que tirou a imunidade do Witch-King ( Rei-Bruxo ) que desencadeou a morte do mesmo.

Aragorn II ou Elessar: Esse, mesmo que queira, não dava MESMO, porque ? veja bem: O Cara FINALMENTE vai poder viver em paz com sua amada Elfa, FINALMENTE vai ter um novo Alto-Rei para as terras do Reino-Unido ( Gondor e Arnor ) e entre outras coisas, que sem o Elessar, não tem como, a Terra-Média ia ser uma desordem.

Gandalf: Uma Maiar na Terra-Média, que ja cumpriu sua missão, e está voltando para Valinor.

Shadowfax ou Scadufax: Esse Mearas, sem duvida, tinha o direito de ir, convenhamos pessoal, o bixinho ajudou bastante né ?

Gimli: Tinha todo o direito de ir, e mais a afeição da Galadriel, se foi, foi "legalmente", se não foi, não foi porque quis.

Legolas: Com Galadriel sem Galadriel, esse é Elfo, e vai quando quer, quando quiser, mas alem de tudo, foi da Sociedade, oque agrava ainda mais seu "Passaporte"

Boromir: Após sua fraqueza ao anel, morreu heroicamente defendendo Merry e Pippin, tenho certeza que o " Ser Supremo " ( Deus ) o perdoará nas Terras-Celestiais ( Céu ).

Não vou comentar dos Elfos, porque sabemos os motivos.



Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuis

Belo post Nolyon, mas o cavalinho, acho que não foi não.
E Aragorn foi o que se deu melhor, pensem bem: Casou com a "encarnação" de Luthien (veja bem, estou dizendo que a beleza de Luthien voltou em Arwen, só isso), que nunca envelhecia! Esse sim é um homem de sorte.:D
Mas, e Gimli, foi só por causa de Galadriel? Tudo bem que ela foi o Noldo mais poderoso de Arda, talvez no mesmo nível de Fëanor (se não for mais), mas fazer um Anão ir para lá.... (creio que pode ter sido uma força de AUlë né?)
 
Eu disse que ele ja era da Sociedade, ja valia alguma coisa, e a Galadriel, tinha uma afeição por ele, ela deve ter carimbado o passaporte dele, sei lá, acho que ela deve ter conversado com o povo de lá
 
Não acho que tenham ficado por opção.Foi,a meu ver uma gratificação oferecida aos portadores pelo fardo que haviam carregado.Imaginem quantos ,se levassemos em conta a bravura na luta contra Sauron teriam esse direito.Já Gimli,creio ter aceitado fazer a viagem devido ao amor pelo amigo(e a vontade de rever Galadriel:mrgreen:).Mas, desconheço a identidade de quem interviu para que ele pudesse entrar .
 
Dúvida pertinente:
estive relendo, e não vi dizer explicitamente nos livros que todo esse povo não-elfico foi eztamente à Valinor, e sim para as terrar imortais. Em interpretações antigas eu tinha chegado a conclusão que eles devem ter ficado em Aqualönde, que de certa maneira não fere o princípio que mortais não dever pisar em Aman.

Lembro-me ainda que os hobbits quando foram para lá ja tinham uma idade considerável tambem (Frodo ainda era jovem com 53 anos, bilbo com seu mais de 130 e Sam com mais de 70), dessa maneira não sofreriam por causa da imutabilidade das terras imortais ( aquela história da mariposa em uma luz muito forte ...)

fica aí meu questionamento.
 
Última edição:
Eu disse que ele ja era da Sociedade, ja valia alguma coisa, e a Galadriel, tinha uma afeição por ele, ela deve ter carimbado o passaporte dele, sei lá, acho que ela deve ter conversado com o povo de lá

:cerva: Tranquilo. Boa colocação.

Não acho que tenham ficado por opção.Foi,a meu ver uma gratificação oferecida aos portadores pelo fardo que haviam carregado.Imaginem quantos ,se levassemos em conta a bravura na luta contra Sauron teriam esse direito.Já Gimli,creio ter aceitado fazer a viagem devido ao amor pelo amigo(e a vontade de rever Galadriel:mrgreen:).Mas, desconheço a identidade de quem interviu para que ele pudesse entrar .

Exato. Mas Elessar poderia ir (talvez) já que era marido de Arwen (sei lá)...

Dúvida pertinente:
estive relendo, e não vi dizer explicitamente nos livros que todo esse povo não-elfico foi eztamente à Valinor, e sim para as terrar imortais. Em interpretações antigas eu tinha chegado a conclusão que eles devem ter ficado em Aqualönde, que de certa maneira não fere o princípio que mortais não dever pisar em Aman.

Lembro-me ainda que os hobbits quando foram para lá ja tinham uma idade considerável tambem (Frodo ainda era jovem com 53 anos, bilbo com seu mais de 130 e Sam com mais de 70), dessa maneira não sofreriam por causa da imutabilidade das terras imortais ( aquela história da mariposa em uma luz muito forte ...)

fica aí meu questionamento.

Mas lá também tinha um brilho forte, e creio que, depois de um tempo, os elfos possam passar para amam (ou, posso estar falando uma grande besteira).

Pippim e Merry foram para as terras imortais tb.....alguém pode me responder!!!!

Não. Eles forma grandes Hobbits, os dois mairoes da história aliás. Depois foram com grandíssima honra enterrados em Minas Tirith, ao lado dos Grandes Reis de Gondor.

eles morreram e foram enterrados um ao
lado do outro



. ^^

:hanhan: Que lindo!

:lol:
 
A questão da "recompensa" caberia àqueles que tinham pelo que ser recompensados.
E neste quesito enquadram-se os Nove membros da Sociedade do Anel, porém cada qual com sua particularidade. Para que Endor fosse salva foi necessário cada ato, cado demonstração de bravura de cada membro.
Frodo, e Bilbo, cansados e imersos numa concepção de "novo e belo" mundo élfico, estariam sendo muito bem compensados, após contribuir para que o Reino dos humanos se instaurasse, e o último Senhor do Escuro perecesse, podendo ir até as Terras Imortais. Lá, ambos feridos e cansados de suas jornadas, jornadas nas quais eles acabaram sendo enredados de forma "inusitada", puderam encontrar repouso até que a dádiva de Eru chegasse finalmente até eles (a morte).

Os demais membros, cada quais com suas particularidades, devem seguir como "símbolos", da renovação de Endor, e da beleza que um dia existiu. Legolas partiria mais tarde, como seria costumeiro dos elfos, devolta às Terras Imortais.
Gimli, mesmo especulando-se, acreditamos que tenha ido com seu amigo. O respeito e amor ostentados pela pessoa de Galadriel, claro, são fatos, porém, acima disto está o fato de sua participação no último embate com o Senhor do Escuro, e por isso era merecedor de tal recompensa; acalmar seu coração que foi abalado pela vista da Nobre Galadriel, e de tudo aquilo que fora belo no início dos tempos.

Aragorn II era o representante dos "Povos grandes", dos Homens do Ponente, e sua luta era para reinstaurar a honra, a glória dos humanos, luta a qual nem ele mesmo percebeu por completo até seus últimos momentos de provação. Buscou a felicidade ao lado de Arwen, a qual por longos anos ficaram separados por infortúnios, Aragorn representa a "humanidade", e após a superação dos eventos teria de assumir seu lugar em Arda, era o Reinado dos Humanos que se inciava, jamais ele teria ido para Valinor num momento como aquele.

Olórin, como Gandalf, ou Mithrandir, estava de "passagem", cumprindo uma missão.
Boromir, o prodígio Filho de Gondor, sucumbiu a um Poder deveras grande para qualquer humano manusear, e sua queda talvez tenha significado a "purificação" da mácula deixada pelos númenorianos na época da reinvidicação de Valinor por Ar-Pharazôn, mesmo que Boromir não tivesse morrido, ele jamais iria até Valinor, jamais deixaria Gondor.

Os demais Hobbits, bem, de certo mereceriam está dádiva, mas seria necessário que a história fosse continuada, que o Condado não voltasse a seu estado de perfeita "alienação", e com a voluntariedade de Merry e Pippin isso de fato tendeu a diminuir. Aclamados como guerreiros, faziam queimar o "fogo" interior que ansiava por aventura dentro dos Hobbits, fizeram parte da administração do Condado, e os costumes que antes eram comuns, foram mantido de forma consciente, clara, sabendo da existência de um Rei em Endor, e sabendo da existência de um "mundo exterior", que era necessário ser atento para com ele.

Samwise fora o parceiro, o sustentáculo de Frodo em sua jornada, era tão merecedor quanto Frodo ou Bilbo deste "prêmio", porém, não poderia deixar sua vida, o Condado que tanto amava e lutara por ele. Somente iria a Valinor no findar de sua vida.

Abraços.
 
A questão da "recompensa" caberia àqueles que tinham pelo que ser recompensados.
E neste quesito enquadram-se os Nove membros da Sociedade do Anel, porém cada qual com sua particularidade. Para que Endor fosse salva foi necessário cada ato, cado demonstração de bravura de cada membro.
Frodo, e Bilbo, cansados e imersos numa concepção de "novo e belo" mundo élfico, estariam sendo muito bem compensados, após contribuir para que o Reino dos humanos se instaurasse, e o último Senhor do Escuro perecesse, podendo ir até as Terras Imortais. Lá, ambos feridos e cansados de suas jornadas, jornadas nas quais eles acabaram sendo enredados de forma "inusitada", puderam encontrar repouso até que a dádiva de Eru chegasse finalmente até eles (a morte).

Os demais membros, cada quais com suas particularidades, devem seguir como "símbolos", da renovação de Endor, e da beleza que um dia existiu. Legolas partiria mais tarde, como seria costumeiro dos elfos, devolta às Terras Imortais.
Gimli, mesmo especulando-se, acreditamos que tenha ido com seu amigo. O respeito e amor ostentados pela pessoa de Galadriel, claro, são fatos, porém, acima disto está o fato de sua participação no último embate com o Senhor do Escuro, e por isso era merecedor de tal recompensa; acalmar seu coração que foi abalado pela vista da Nobre Galadriel, e de tudo aquilo que fora belo no início dos tempos.

Aragorn II era o representante dos "Povos grandes", dos Homens do Ponente, e sua luta era para reinstaurar a honra, a glória dos humanos, luta a qual nem ele mesmo percebeu por completo até seus últimos momentos de provação. Buscou a felicidade ao lado de Arwen, a qual por longos anos ficaram separados por infortúnios, Aragorn representa a "humanidade", e após a superação dos eventos teria de assumir seu lugar em Arda, era o Reinado dos Humanos que se inciava, jamais ele teria ido para Valinor num momento como aquele.

Olórin, como Gandalf, ou Mithrandir, estava de "passagem", cumprindo uma missão.
Boromir, o prodígio Filho de Gondor, sucumbiu a um Poder deveras grande para qualquer humano manusear, e sua queda talvez tenha significado a "purificação" da mácula deixada pelos númenorianos na época da reinvidicação de Valinor por Ar-Pharazôn, mesmo que Boromir não tivesse morrido, ele jamais iria até Valinor, jamais deixaria Gondor.

Os demais Hobbits, bem, de certo mereceriam está dádiva, mas seria necessário que a história fosse continuada, que o Condado não voltasse a seu estado de perfeita "alienação", e com a voluntariedade de Merry e Pippin isso de fato tendeu a diminuir. Aclamados como guerreiros, faziam queimar o "fogo" interior que ansiava por aventura dentro dos Hobbits, fizeram parte da administração do Condado, e os costumes que antes eram comuns, foram mantido de forma consciente, clara, sabendo da existência de um Rei em Endor, e sabendo da existência de um "mundo exterior", que era necessário ser atento para com ele.

Samwise fora o parceiro, o sustentáculo de Frodo em sua jornada, era tão merecedor quanto Frodo ou Bilbo deste "prêmio", porém, não poderia deixar sua vida, o Condado que tanto amava e lutara por ele. Somente iria a Valinor no findar de sua vida.

Abraços.

Belo post!
Mas, fica a dúvida: Legolas era um avari, nunca tinha ido (nem seu povo) à Valinor, por que seu povo, que abandonaram os Eldar, na segunda cisão foram para Valinor?
 
É mostrado, no decorrer de O Senhor dos Anéis, os vários momentos nos quais Legolas sente seu coração sendo impelido para ir além mar, e talvez seja essa a forma de Tolkien mostrar a recuperação perante a "queda" que os moriquendi sujeitam-se no momento da negação do Oeste, porém, ao menos é isso que parece-me subentender-se nesta idéia, Legolas não conhecia o mar, mas seu coração ansiava por ele.

De certa forma, era necessário que todos os elfos fossem a seu local "natural", e todos os humanos herdassem Endor.
 
Belo post!
Mas, fica a dúvida: Legolas era um avari, nunca tinha ido (nem seu povo) à Valinor, por que seu povo, que abandonaram os Eldar, na segunda cisão foram para Valinor?

É dito em algum lugar que Legolas faz parte do povo que veio de Menegroth, portanto ele é Sindar, então ele não é Avari ...


e como foi dito pelo Aracáno, todos os elfos tem dentro de si o desejo pelo mar e as terras além ...
 
A questão da "recompensa" caberia àqueles que tinham pelo que ser recompensados.
E neste quesito enquadram-se os Nove membros da Sociedade do Anel, porém cada qual com sua particularidade. Para que Endor fosse salva foi necessário cada ato, cado demonstração de bravura de cada membro.
Frodo, e Bilbo, cansados e imersos numa concepção de "novo e belo" mundo élfico, estariam sendo muito bem compensados, após contribuir para que o Reino dos humanos se instaurasse, e o último Senhor do Escuro perecesse, podendo ir até as Terras Imortais. Lá, ambos feridos e cansados de suas jornadas, jornadas nas quais eles acabaram sendo enredados de forma "inusitada", puderam encontrar repouso até que a dádiva de Eru chegasse finalmente até eles (a morte).

Os demais membros, cada quais com suas particularidades, devem seguir como "símbolos", da renovação de Endor, e da beleza que um dia existiu. Legolas partiria mais tarde, como seria costumeiro dos elfos, devolta às Terras Imortais.
Gimli, mesmo especulando-se, acreditamos que tenha ido com seu amigo. O respeito e amor ostentados pela pessoa de Galadriel, claro, são fatos, porém, acima disto está o fato de sua participação no último embate com o Senhor do Escuro, e por isso era merecedor de tal recompensa; acalmar seu coração que foi abalado pela vista da Nobre Galadriel, e de tudo aquilo que fora belo no início dos tempos.

Eu não penso que ir para valinor fora uma "dadiva especial" per se.
O anel tinha um poder incrivel sobre quem estava perto dele, e sua influencia sente-se como uma semente negra dentro dos corações dos portadores. Livrar-se dele nao quer dizer livrar-se do residuo malefico que ele causa. Assim como a lamina envenenada do Bruxo Rei, o anel tambem possua o poder de permanecer e amargurar a vida dos portadores deles.

Nesse contexto, a vida de Frodo levava o martirio desse residuo penoso, Sam igualmente, levava esse sentimento e essa dor dentro de si, em menor porção, acredito. Assim como Bilbo curava-se (ou aliviava-se) em Rivendel, os velhos e cansados hobbits sentiriam a dor de permanecer longe de qualquer auxilio elfico (seja via anel, seja via magia).

Por isso os valar devem ter concedido o exilio para um local onde as dores poderiam ser curadas, ou no mínimo, aliviadas.

Se pensarmos de outra forma, seria injusto para Boromir (ele carregou, por pouco igualmente, o anel), maior seria a a injustiça para o pobhre Gollum. Ambos foram traídos pelo anel, entretanto ambos contribuiram, cada um a seu modo, para que o anel chegasse a seu devido fim.

Não creio que o anão tenha ido para as terras imortais, pelo simples motivo de ele não ser digno disso: ele não foi criado por Eru nem Eru deu a eles status de dignidade para se equipararem aos seus filhos. Por isso creio que Legolas tenha vivido até o fim dos dias de seu irmão de armas, ao fim voltando para as terras infinitas, tambem curar a tristeza da ausencia de seu bom amigo. Caso contrario, igualmente, seria injustiça com todos os outros membros da sociedade.

A morte não era considerada derrota, por isso, a "benção" nada mais é do que uma outra forma de deleitar-se com algo bom. Privar os homens, anoes e outras criaturas de Valinor não é penalidade, mas uma recompensa para aqueles que tinham a honra de ser efemeros e tão mais cheios de espirituosidade do que os elfos.
 
Última edição:
Mesmo os anões não tendo surgido pelas mãos de Eru,este se refere a eles como "os filhos de minha adoção" e nos apêndices é colocado um questionamento sobre a partida de Gimli para Valinor :a cerca de sua recepção pelos eldar e da pemissão dos Senhores do Oeste para tal,sugerindo que Galadriel pode ter conseguido esta graça.Creio que Tolkien com esse parágrafo demostrou a possibilidade de Gimli ter seguido com Legolas.
 
É dito em algum lugar que Legolas faz parte do povo que veio de Menegroth, portanto ele é Sindar, então ele não é Avari ...


e como foi dito pelo Aracáno, todos os elfos tem dentro de si o desejo pelo mar e as terras além ...

Hummm acho muito dificil esa hipótese...o reino da floresta das trevas é antigo..e é citado no silma, que muitos elfos se separam da marcha para o Oeste nos vales do Anduim..e foram para o norte, ou sul....
Ja ouvi essa hipótese, pelo fato das cevernas de Thranduil serem parecidas com Menegroth, mas isso não é base suficiente para dizer que eles eram Sindarin, até porque, é dito que muitos Sindar partiram para Amam, os que ficaram, foram para Eregion, Lórien ou permaneceram em Limdon....não sei não...mas, certeza eu não tenho.
 
"A questão da "recompensa" caberia àqueles que tinham pelo que ser recompensados"

Acho que esse é o cerne da questão, mesmo concordando contigo amigo Denethor.
Eles não pensam nessa "recompensa" de forma "justa", porém, é um fato que Bilbo, Frodo (e talvez Sam) tenha recebido essa "dádiva" de ir a Eressëa pelo papel desempenhado na luta contra Sauron, o último Senhor do Escuro.
Como já coloquei em outros posts, creio que os hobbits (ou o símbolo da "queda em si" da moralidade humana) tivessem que ser, de certa forma, levados junto das "lendas" de um passado distante, que agora se reconfigurava com o Reino Re-Unido de Gondor e Arnor.
Aragorn e Boromir seriam símbolos da retomada da moralidade humana, um pagando pelos "crimes" de seus antepassados, outro como símbolo do novo ideal que deveria ser o humano da Quarta Era - o Homem Ideal.
Obviamente, essa idéia é puramente idealizada.
O próprio autor, no texto The New Shadow, acaba reformulando (parcialmente) essa questão, porém, inacabada.

Quanto a Gimli, é uma especulação, tanto quanto a idéia de Sam, que provavelmente foi criada devido a afeição do Anão para com Galadriel, e devido a sua amizade com Legolas.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo